Que tipo de bateria a Tesla quer adquirir?
A negociação da Tesla com a EVE
Por que escolher baterias de ferro?

Tesla pode anunciar empresa chinesa como nova fornecedora de baterias

Veja quem é a possível nova parceira da Tesla no fornecimento de baterias e quais motivos podem ter levado Elon Musk a tomar essa decisão.

Gregory Thainã
Por: Gregory Thainã
Tesla pode anunciar empresa chinesa como nova fornecedora de baterias

Segundo rumores do mundo da tecnologia, a com a EVE Energy, empresa chinesa de soluções energéticas, pode ser a nova fornecedora de baterias da Tesla.

O objetivo dessa parceria é adicionar a EVE à rede de insumos da Tesla em Xangai. O produto pretendido pela empresa de Elon Musk são as baterias de fosfato de ferro-lítio.

Neste artigo, veremos um pouco mais sobre essa parceria a partir dos seguintes tópicos:

  • Que tipo de bateria a Tesla quer adquirir?
  • A negociação da Tesla com a EVE;
  • Por que escolher baterias de ferro?

Que tipo de bateria a Tesla quer adquirir?

A Tesla busca a parceria com a EVE para a obtenção de baterias de fosfato de ferro-lítio. São baterias muito famosas pela sua grande segurança, proveniente do seu perfil químico que é muito estável.

Além da grande estabilidade química, essas baterias também apresentam uma grande resistência às mais adversas situações, podendo responder de forma satisfatória no frio congelante ou no calor de um deserto, por exemplo.

Além disso, outro ponto que lhe confere grande segurança no seu uso é o fato de que esse tipo de bateria não explode nem pega fogo em um curto circuito, por exemplo.

Outra vantagem muito significativa é o desempenho dessas baterias, que tendem a apresentar uma vida útil de cinco a dez anos maior que a de uma bateria de íon de lítio. O seu tempo de recarga também é significativamente menor.

Como consequência desse maior tempo de vida, essas baterias tendem a ter um menor impacto no meio ambiente, uma vez que precisam de manutenção menos constante. Além disso, o material químico encontrado nela não é tóxico, o que faz da escolha pelas baterias de fosfato de ferro-lítio uma escolha ambientalmente consciente.

A questão ambiental também já se mostrou como um dos pontos de outra decisão recente da Tesla: a de não aceitar mais bitcoins como forma de pagamento. Segundo Musk, a emissão de carbono para a mineração de bitcoin está se tornando insustentável e a Tesla não irá mais apoiar isso.

Por fim, o último ponto que pode ter despertado o interesse da Tesla nessas baterias é o fato de que elas são mais baratas, devido ao fato dela usar ferro em sua composição ao invés de níquel e cobalto. Porém, essas baterias têm menor desempenho que a sua alternativa mais cara.

Agora que você já sabe os benefícios da bateria que a Tesla está adquirindo, podemos ver maiores detalhes sobre a negociação dela com a EVE.

A negociação da Tesla com a EVE

Ao que tudo indica, a Tesla está em fase avançada na sua negociação com a EVE, da China, para o fornecimento de baterias para os seus carros.

Caso a parceria seja concretizada, a empresa chinesa se tornará a empresa a fornecer o dispositivo de armazenamento de energia para a empresa de Elon Musk (a primeira é a também chinesa Contemporary Amperex Technology).

Segundo a Reuters, a empresa chinesa está realizando testes finais em suas baterias para a Tesla e a parceria deve acontecer no terceiro trimestre de 2021. Com a notícia, as ações da EVE Energy tiveram um aumento de 10%.

Por que escolher baterias de ferro?

Conforme já foi citado anteriormente, essas baterias têm um custo de produção menor que as suas concorrentes. Aparentemente, esse é um dos fatores que Elon Musk está levando em consideração para a decisão.

Segundo o dono da Tesla e SpaceX, sua empresa de carros elétricos está atenta à mudança para as baterias com ferro em sua composição devido a futuras complicações com o fornecimento de níquel para aumentar a produção das suas baterias.

Acredita-se que a Tesla possa começar a usar as baterias da EVE em seus carros dentro dos próximos seis meses e que a empresa chinesa já está pronta para produzir a demanda necessária.

Gregory Thainã

Gregory Thainã

Grad. em Engenharia Elétrica na Universidade Federal de Santa Maria. Participou do Movimento Empresa Júnior atuando em consultorias, gerenciamento de equipes e no setor de marketing pela ITEP Jr. Bolsista de iniciação científica na área de eficiência energética. Possui formação em Excel avançado, Gerenciamento de Projetos, Fundamentos de Scrum, Produção de conteúdo, Marketing de conteúdo, Copywriting e Revisão de conteúdo. Especialista na produção de conteúdo na área de Pesquisa e Desenvolvimento do Grupo Voitto.

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