Ter membros da equipe que trabalham em prol de um mesmo objetivo pode não ser uma tarefa fácil. Afinal, envolve um ambiente de cooperação e um clima organizacional favorável. Mas, mesmo com os desafios, é possível alcançar alinhamento com um Time Multifuncional Scrum.
Com pessoas auto-organizadas, esse modelo de trabalho favorece a autonomia e autogerenciamento. Por isso, caracteriza-se por pessoas que se dirigem e definem suas entregas de acordo com os prazos estipulados em conjunto.
Além disso, um Time Multifuncional Scrum é composto por membros da equipe capazes de completar todo o trabalho sem depender de outras pessoas. Afinal, possuem todas as competências necessárias para isso. Tendo assim toda a responsabilidade do processo.
Quer saber mais sobre Time Multifuncional Scrum e suas características? Acompanhe esse conteúdo até o final e confira os tópicos a seguir:
Um Time Multifuncional Scrum é composto por um Product Owner, uma equipe de desenvolvimento e um Scrum Master. Essa é a base para todos os times Scrum. No entanto, o que diferencia essas duas vertentes é justamente o foco nas competências dos membros da equipe.
Durante o manifesto ágil e no aumento de empresas que usam essa metodologia de trabalho, é possível notar que o desenvolvimento de um bom projeto está altamente ligado ao sentimento de responsabilidade.
Por isso, a equipe Scrum Multifuncional passa a compartilhar os desafios. Ou seja, os resultados individuais fazem parte do projeto global e impactam no alcance de metas e objetivos de todos, favorecendo o trabalho em equipe.
No entanto, todo o time de desenvolvimento possui competências para iniciar e finalizar um projeto completo, sem depender da contribuição das demais pessoas. Tornando o processo mais ágil e assertivo.
Mas vale ressaltar também que caso um desenvolvedor inicie um projeto, qualquer outro será capaz de assumir essa posição e finalizá-lo, se for necessário. Sempre potencializando a produtividade, criatividade e flexibilidade do processo.
Como você viu acima, existem três papéis em um Time Multifuncional Scrum. Para que você entenda melhor as características de cada um deles, confira o tópico a seguir!
O desenvolvimento ágil tem como premissa características como: organização, responsabilidade e autonomia. Por isso, as funções de um Time Multifuncional Scrum estão altamente alinhadas a isso.
Mas para que você conheça quais são essas atribuições, separamos no detalhe para cada um dos papéis de uma equipe que trabalha nesse modelo:
O Product Owner é responsável pelo planejamento e preparação de cada sprint. É comum que essa responsabilidade também fique em linha com a definição de prioridades dentro das entregas e dos seus requisitos.
Diante disso, pode-se elencar como atividades do escopo de trabalho do Product Owner:
Outro papel importante dentro de um Time Multifuncional Scrum é o chamado Scrum Master. Ele é responsável por tornar o dia a dia da equipe mais fácil, aumentando a autonomia individual e favorecendo uma comunicação integrada.
Em outras palavras, pode-se dizer que o Scrum Master é focado na gestão do projeto, mas não com um papel de gerente. Ou seja, é ele quem irá motivar a produtividade, buscar a melhoria contínua dos processos e averiguar a qualidade do que é desenvolvido.
Com esse papel de liderança facilitadora, o Scrum Master é responsável por:
Em um Time Multifuncional Scrum, o Scrum Master também precisa ser neutro, buscando sempre aumentar a responsabilidade de cada membro da equipe. Isso faz com que eles tenham maior capacidade de resolver problemas sozinhos.
Apesar da equipe possuir outras funções, o maior diferencial de um Time Multifuncional Scrum está nos desenvolvedores. Afinal, essas são as pessoas que terão as características imprescindíveis para realizar um projeto de ponta a ponta.
Por isso, para montar um equipe de desenvolvimento, é preciso de atentar a algumas habilidades, como:
Esses três pilares são essenciais para garantir que as responsabilidades do time de desenvolvimento sejam cumpridas com alto nível de qualidade e agilidade.
Alinhado a isso, cabe ao time de desenvolvimento desempenhar as seguintes funções:
Agora que você já conhece a fundo quais são os papéis e funções dentro de um Time Multifuncional Scrum, é hora de entender mais sobre a importância dessa estrutura na metodologia ágil e no gerenciamento de projetos com o Scrum.
As equipes multifuncionais são consideradas como a base de uma metodologia ágil bem aplicada. Isso acontece porque elas possuem todas as competências e habilidades necessárias para desenvolver um trabalho de ponta a ponta, sem depender de mais pessoas.
Mas isso não significa que o trabalho em equipe será menos importante. Muito pelo contrário! Como todos possuem responsabilidades iguais para executar tarefas que irão juntas formar as entregas do projeto, é preciso que todos se comprometam e colaborem.
Sendo assim, uma equipe multifuncional tende a aumentar a sua efetividade, devido ao sentimento de pertencimento e ao ambiente que maximiza as oportunidades de feedbacks.
Você entende qual é a importância da agilidade para a realização de uma gestão efetiva?
O segredo para otimização de projetos está em usar um método ágil! O framework Scrum, por exemplo, é um método usado para o gerenciamento de projetos, baseado no desenvolvimento de software, que beneficia a empresa e os clientes com agilidade e flexibilidade em sua elaboração.
Quer saber como funciona a metodologia Scrum e entender como sua flexibilidade para se adaptar a diferentes exigências se dá por meio de entregas rápidas e com foco total nas exigências dos clientes?
Preparamos para você o curso de Introdução ao Agile Scrum para que você se desenvolva profissionalmente e ainda possa conhecer a nossa plataforma! É só usar o cupom BLOG100 e começar a se capacitar gratuitamente!
Esperamos você para estudar com a gente e depois publicar o certificado no LinkedIn, hein? Clique no botão abaixo e saiba mais a respeito!
Thiago é engenheiro de produção, pós-graduado em estatística e mestre em administração pela UFJF. Especialista Black Belt em Lean Six Sigma, trabalhou na Votorantim Metais e MRS Logística, onde foi gestor e especialista em melhoria contínua. Com certificações MOS® e Auditor Lead Assessor ISO 9001, atuou em projetos de consultoria e ministrou treinamentos e palestras em congressos como ENEGEP e Six Sigma Brasil. Professor nas áreas de Gestão e Empreendedorismo, é fundador do Grupo Voitto e mentor de empresas, dedicando-se à liderança executiva da Voitto, com a visão de torná-la a maior escola online de gestão do Brasil.
Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade.
Respeitamos sua privacidade e nunca enviaremos spam!