Você sabia que problemas emocionais, como a depressão, estão entre as principais causas de incapacitação no trabalho? A saúde emocional é um dos componentes do bem-estar e deve ser considerada também no ambiente corporativo, onde as pessoas passam grande parte do seu tempo na vida adulta.
Portanto, buscar uma relação equilibrada entre trabalho e saúde emocional é fundamental para viver bem.
Quer saber mais sobre a importância da saúde psíquica no trabalho e como esse ambiente pode afetar o emocional? Acompanhe este artigo produzido pelo Blog Fepo e fique atento nos seguintes tópicos:
A saúde emocional tem a ver com o controle que cada pessoa tem sobre suas emoções e sentimentos. É a capacidade de lidar com diferentes sentimentos sem deixar que eles tragam grandes prejuízos para o bem-estar.
Para entender como funciona a saúde emocional, é importante compreender que a mente também pode adoecer, assim como o corpo físico. Se não há o controle das próprias emoções e a pessoa é fortemente afetada por elas, a mente fica mais vulnerável e isso pode levar a transtornos de humor, como depressão e ansiedade, ou desordens psicológicas, como a Síndrome do Impostor.
No ambiente empresarial, a saúde emocional tem o poder de "filtrar" as emoções para lidar de forma resolutiva com as diferentes situações que surgem. É importante lembrar que no trabalho podem haver fatores de risco para a saúde, como o estresse, por exemplo — por isso, a necessidade de atenção e cuidados.
A importância da relação entre trabalho e saúde emocional não é difícil de compreender. Sem boa disposição física e psíquica, não há motivação, bom desempenho, confiança, proatividade, liderança, convívio agradável e, principalmente, bem-estar — atributos necessários para uma rotina de trabalho de qualidade.
A verdade é que todos precisamos estar saudáveis para lidar com diversas situações e garantir nosso próprio equilíbrio.
Portanto, cuidar do emocional é essencial para que a equipe de trabalho esteja focada, empenhada, comprometida e motivada a conquistar os objetivos pessoais, aliados aos da empresa. O emocional da equipe é de grande importância não só para cada um, individualmente, mas para o próprio desempenho das tarefas.
É por isso que, atualmente, muitos empreendedores e donos de negócios têm investido em garantir um ambiente organizacional saudável que estimule o desenvolvimento da equipe e reforce a importância de cada um para a empresa.
Para isso, há práticas benéficas que desenvolvem a saúde emocional no dia a dia — e que refletem diretamente na qualidade do trabalho.
Está gostando do artigo até aqui? Esperamos que sim! Ficaremos muito felizes em te ajudar nessa jornada de Autoconhecimento e Autogerenciamento emocional. Por esse motivo, gostaríamos de saber, você realmente sabe os impactos de ter sua inteligência emocional desenvolvida? Se não, olha só o que temos para você!
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O cuidado com a saúde emocional é vantajoso para todos, já que o objetivo é desenvolver os seguintes aspectos:
Nas organizações, ter colaboradores emocionalmente saudáveis significa contar com um time mais preparado, equilibrado, que sabe trabalhar em equipe e está pronto para alcançar os objetivos, fortalecendo o desejo de evoluir sempre mais.
Todos devemos cuidar da saúde emocional para lidar da melhor forma possível com as emoções que podem surgir em nosso cotidiano. Mas isso não significa que os colaboradores devam fazer isso sozinhos.
O empregador pode ajudar a promover cuidados com a saúde emocional ao inserir práticas simples dentro do ambiente de trabalho.
Confira, a seguir, dicas para auxiliar na saúde emocional dos colaboradores:
O primeiro passo é analisar os fatores internos e externos que podem contribuir ou prejudicar a saúde emocional do seu time. Faça uma lista com influências positivas e negativas para saber quais fatores devem ser evitados em sua empresa e quais devem ser estimulados.
Neste momento, é importante que haja participação de todos os colaboradores, para que eles sejam verdadeiramente ouvidos e suas impressões consideradas na hora de planejar as melhorias. A partir deste diagnóstico, fica mais fácil encontrar soluções e tomar decisões que sejam positivas para todos.
O estresse, por exemplo, é um fator que pode vir de dentro e de fora da empresa, mas que deve ser evitado. Para combatê-lo, a empresa pode aderir a métodos que aliviam este sentimento dentro do trabalho. Vamos sugerir alguns no próximo tópico.
O ambiente de trabalho quase sempre é o local onde as pessoas passam mais tempo em seu dia. Logo, é preciso que a empresa forneça atividades que promovam o bem-estar dos colaboradores: esta é uma preocupação que envolve a saúde mental, física e emocional.
Algumas práticas que podem ser desenvolvidas para reforçar o bem-estar dentro da empresa são ações de motivação ou de conscientização, que permitem cuidar da equipe como um todo e trazem ótimos resultados para o desempenho de cada um.
Abaixo, confira sugestões que podem ser implementadas para melhorar o convívio e estimular a saúde emocional:
Por fim, uma ótima estratégia é oferecer apoio psicológico para os colaboradores. Se o objetivo é cuidar da saúde emocional de todos, nada melhor que contar com profissionais para esse tipo de acompanhamento.
Neste caso, a empresa pode oferecer esse apoio por meio de parcerias com consultórios e plataformas de terapia online, como a Fepo. Assim, os funcionários podem contar com psicólogos preparados para auxiliar em sua jornada de autoconhecimento, desenvolvimento e cuidado com a saúde emocional.
A relação entre trabalho e saúde emocional exige atenção e cuidados permanentes para ser produtiva e gerar bons resultados. Por isso, convidamos você a conhecer a Fepo, uma plataforma que possibilita realizar terapia online com psicólogos qualificados. É uma forma rápida, fácil e funcional para desenvolver a saúde emocional de toda a equipe.
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