Você sabe o que são unicórnios brasileiros? Não, esse termo não tem nenhuma relação com os animais mágicos que aparecem nos filmes. Ele diz respeito às startups de sucesso do Brasil e é muito importante conhecê-lo.
Com certeza você já deve ter lido ou ouvido falar sobre uma ou mais startups. Elas são companhias e empresas de pequeno porte que buscam trazer inovação para o mercado com o qual se propõem a trabalhar.
Mas como isso se relaciona aos unicórnios brasileiros? Para entender mais sobre o assunto e usá-los como referência para crescer no mundo dos negócios, serão abordados os seguintes tópicos:
Em definição informal, os unicórnios são empresas que utilizam-se da tecnologia, da inovação e de uma estrutura simples e objetiva para se diferenciar da concorrência.
Geralmente, são consideradas unicórnios empresas que possuem um valor de mercado de mais de 1 bilhão de dólares. Essa definição, inclusive, surgiu em 2013 por uma investidora do Vale do Silício, Aileen Lee.
Em suma, empresas que fogem dos padrões tradicionais de negócios e que obtém sucesso em seu mercado, mesmo que ainda enxutas, podem ser consideradas unicórnios.
A fim de compreender como fugir dos padrões esperados pelas empresas que se mantém no óbvio, é interessante contar com as ferramentas certas de mensuração, análise e execução, como o kit de marketing e vendas que nós disponibilizamos gratuitamente para você. É só clicar na imagem abaixo:
A listagem de unicórnios brasileiros com destaque deste ano inclui as seguintes empresas:
A 99, por exemplo, que se tornou um unicórnio em janeiro de 2018, tem sido destaque até hoje. Ela é uma criação de Ariel Lambrecht, Paulo Veras e Renato Freitas.
Eles são três brasileiros que ousaram ir mais longe, mesmo tendo como concorrência o serviço concorrente da norte americana Uber.
Tendo sido fundida com a Grin, a Yellow, se tornou a Grow, buscando otimizar a mobilidade urbana. A Grow, por sua vez, conquistou o título de unicórnio em 2019 e mostrou que a união pode, sim, trazer força para as empresas.
A startup de reformas e aluguéis de imóveis atingiu o posto de unicórnio em 2019 a partir do aporte feito pela SoftBank Latin America Fund, bem como da General Atlantic, dos Estados Unidos.
Aqui, a importância de compilar necessidades parelhas em um só local – ou aplicativo – se mostra clara.
A famosa rede de entrega alimentícia passou a fazer parte dos unicórnios do país em novembro de 2018 e, desde então, tem apenas otimizado seu crescimento, mostrando que personalização de serviços é o foco para o futuro.
Outra empresa que se mostrou um grande foco dos investimentos do mercado de us é a PagSeguro, pertencente à UOL. Seu grande destaque surgiu após suas aberturas de capital, que aumentaram amplamente seu valor de mercado.
Essa revolucionária Fintech é considerada o terceiro unicórnio do Brasil e atingiu seu bilhão antes de sua rodada de investimentos ser revelada, o que mostra que otimizar taxas e juros é algo fundamental para o consumidor atual.
A Ebanx gerencia serviços como o Spotify e Airbnb e é um grande destaque da categoria de unicórnios no país. Esses são mais dois exemplos que mostram a importância da personalização de serviços para os cidadãos.
A Arco Educação chegou a valer 2,57 bilhões depois da última rodada de investimentos feita apenas esse ano, demonstrando o quão fundamental é investir!
Essa empresa de desenvolvimento de games para smartphone também teve sua conquista do título de unicórnio em 2019, por meio de um grande investimento feito, majoritariamente, pela Benchmark Capital. Afinal, lazer sempre será um foco – à um clique de distância, então...
Esses são os principais destaques deste ano, que estão aumentando seus aportes de us por meio de investimentos consideráveis. Elas todas valem US 1 bilhão para mais.
Há muito o que ser aprendido por essas empresas, especialmente no que diz respeito a pegar dores que já são solucionadas na atualidade, mas trazer respostas mais rápidas, personalizadas e eficazes para seus públicos-alvo.
O primeiro grande ensinamento que uma empresa brasileira considerada unicórnio no Brasil pode oferecer é que é possível faturar com ideias inovadoras no país.
Sim, isso pode acontecer mesmo em momentos de crise. Porém, para que isso aconteça, é preciso contar com algumas características:
É difícil se sobressair em um mercado tão concorrido quanto o atual sem fazer bons investimentos em tecnologia.
Isso é dito uma vez que é por meio dela que se torna possível criar e oferecer a um determinado público-alvo/persona soluções que atendam suas exigências de agilidade, funcionalidade e eficiência.
Para atingir esses três pontos, mais um grande fator deve estar envolvido no aprendizado que se tem junto a uma empresa unicórnio: inovação.
Assim como as empresas unicórnio ensinam a usar a tecnologia a favor da empresa, elas também se focam na importância de mostrar inovação ao oferecer soluções, produtos e serviços.
Se os serviços das startups que mais ganharam destaque no país, que serão listadas abaixo, não fossem inovadores, elas correriam um grande risco de serem ofuscadas por concorrentes, fazendo mais do mesmo.
As empresas inovadoras do momento reforçam o aprendizado que diz que o cliente é o ponto mais importante de qualquer negócio.
Sim, focar-se no cliente, em suas dores e em suas necessidades é a melhor forma de garantir que um projeto qualquer tenha sucesso, independentemente de seu porte.
Especialmente as startups devem ter isso em mente, conciliando seus conhecimentos em sua área com boas práticas de UX Design e UI Design.
As startups brasileiras que se destacam são pioneiras em seus nichos e mercados. É fundamental buscar o pioneirismo se você está aprendendo algo com elas. Confira a lista de unicórnios por meio dos quais todos os pontos citados podem ser referenciados!
O futuro das startups no Brasil tende a ser cada vez mais recheado de unicórnios. Afinal, atualmente, o Brasil é o terceiro país que mais conta com eles – e projeta-se o surgimento de pelos menos mais 7 empresas desse tipo em 2020.
Cada vez mais os gestores e líderes buscam se profissionalizar em seus serviços – o que é praticamente uma obrigação para quem busca crescer.
Nos próximos anos, espera-se que a formação empreendedora seja uma tendência para as organizações que desejam se tornar referências de mercado.
Compreendendo que os unicórnios brasileiros se mostram grandes referências e focos de aprendizado para empresas que desejam crescer, entende-se que inovação, tecnologia e o foco no cliente são imprescindíveis.
Para conquistar tais características, estudos constantes e foco em soluções pontuais e personalizadas são essenciais, características que apenas grandes empreendedores – que se mantém atualizados – possuem.
O caminho para tornar sonhos e ideias em um negócio promissor é árduo e exige disciplina. Para te ajudar nessa missão, oferecemos para você o curso de Formação Empreendedora!
Com essa formação, você será capaz de compreender melhor o ambiente de mudanças no mundo, identificar oportunidades, chances de melhoria, definir propostas de valor para seu negócio, utilizar ferramentas para mapear o mercado e desenvolver modelos de negócio.
Clique na imagem abaixo e inscreva-se!
Thiago é engenheiro de produção, pós-graduado em estatística e mestre em administração pela UFJF. Especialista Black Belt em Lean Six Sigma, trabalhou na Votorantim Metais e MRS Logística, onde foi gestor e especialista em melhoria contínua. Com certificações MOS® e Auditor Lead Assessor ISO 9001, atuou em projetos de consultoria e ministrou treinamentos e palestras em congressos como ENEGEP e Six Sigma Brasil. Professor nas áreas de Gestão e Empreendedorismo, é fundador do Grupo Voitto e mentor de empresas, dedicando-se à liderança executiva da Voitto, com a visão de torná-la a maior escola online de gestão do Brasil.
Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade.
Respeitamos sua privacidade e nunca enviaremos spam!