15 livros sobre gestão de pessoas para desenvolver essa habilidade
Depois da leitura é hora de partir para a ação!

Veja os 15 livros sobre gestão de pessoas para desenvolver a performance da sua equipe

Conheça quais são os livros sobre gestão de pessoas que podem ajudar você a ter os melhores insights para o desenvolvimento da sua equipe.

Sávio Vale
Por: Sávio Vale
Veja os 15 livros sobre gestão de pessoas para desenvolver a performance da sua equipe

Uma das habilidades mais estratégicas para geração de resultados dentro de uma empresa é a gestão de pessoas. Essa não é uma habilidade necessária apenas no time de recursos humanos, mas também em líderes, chefes e até mesmo nos liderados. Hoje, aprenderemos através de livros sobre gestão de pessoas!

A gestão de pessoas surgiu como campo de pesquisa no final do século XIX,juntamente com o movimento da administração científica incentivado por Frederick W. Taylor e Henri Fayol.

Desde então, muitos autores e pesquisadores têm mostrado como o gerenciamento de pessoas tem relevância dentro das organizações.

Prepare sua agenda de leitura para adicionar alguns desses livros de gestão de pessoas e vamos lá!

15 livros sobre gestão de pessoas para desenvolver essa habilidade

Agora, você conhecerá os 15 principais livros sobre gestão de pessoas que ajudarão você a conhecer os melhores insights sobre o tema e prepará-lo para liderar um time de maneira eficaz.

Vamos ao primeiro da lista!

1. Os 7 hábitos de pessoas altamente eficazes (Stephen R. Covey)

A obra de Stephen R. Covey trata de 7 hábitos para você cultivar e atingir o desenvolvimento na sua vida profissional e pessoal.

Como esse livro é importante para a gestão de pessoas? Por meio dos ensinamentos de Covey, os líderes conseguem entender como pessoas não eficazes funcionam e podem ajudar o time a alcançar a alta performance.

2. Como fazer amigos e influenciar pessoas (Dale Carnegie)

O livro Como fazer amigos e influenciar pessoas é bastante conhecido e muito aclamado por líderes e gestores em diferentes áreas.

A obra de Carnegie ensina você a habilidade de ouvir e dar feedbacks e como comunicar-se com clareza para gerar conexões por meio de persuasão e empatia com as pessoas ao seu redor.

E como gerenciar pessoas se você não conseguir conectar-se com elas para entendê-las verdadeiramente?

Se você sente que precisa melhorar suas habilidades de comunicação, podemos ajudar no seu desenvolvimento.


Agora,  iremos apresentar o terceiro livro dessa lista, que ainda fala sobre a soft skill comunicação necessária para gestores de pessoas. Siga a leitura!

3. Comunicação Não-Violenta (Marshall B. Rosenberg)

O livro Comunicação Não-Violenta ganhou muita popularidade e as organizações têm experimentado os resultados trazidos por meio da aplicação das boas práticas apresentadas na obra.

Rosenberg ensina  como os gestores podem criar um ambiente de trabalho no qual a comunicação entre funcionários, tanto o pedido de demandas quanto a entrega de feedbacks, seja encorajadora e permita o crescimento dos colaboradores.

4. Como dizer? A arte de dar e receber feedback (Eliana Pita)

Mais um livro de comunicação! Não estranhe, a comunicação é um recurso fundamental na gestão de pessoas. A falta desse recurso, impossibilita que qualquer tipo de metodologia de gerenciamento efetiva flua de maneira plena.

A obra “Como dizer? A arte de dar e receber feedback”, de Eliana Pita, mostra como usar o feedback como ferramenta de motivaçãodentro da equipe e, assim, ajudar os funcionários a desempenharem melhor.

Depois de ler esses livros, você certamente terá bons insights sobre estratégias de comunicação na gestão de pessoas. A partir daqui, os livros trarão as pautas a desenvolver sua liderança como princípio de gestão de pessoas.

5. O monge e o executivo: Uma história sobre a essência da liderança (James C. Hunter)

“A autêntica liderança se apoia sobre a autoridade e não sobre o poder” (James C. Hunter).


Essa frase é uma das máximas do livro “O monge e o executivo: uma história sobre a essência da liderança”. Na obra, o autor apresenta como um gestor pode tornar-se um líder com autoridade positiva para que ele possa guiar um time em torno de uma visão estratégica.

As boas práticas de liderança fazem os colaboradores sentirem confiança, motivação e engajamento. Esses são comportamentos que devem ser cultivados e monitorados no gerenciamento de pessoas.

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6. Liderando Mudanças (John Kotter)

A obra de John Kotter mostra como transformar uma organização por meio dos sentimentos dos funcionários. No livro, o autor guia você como conduzir uma empresa a atingir mais resultados, focando no gerenciamento do comportamento das pessoas e não só no gerenciamento de projetos.

Saindo um pouco do foco na liderança e na comunicação como pilares no gerenciamento humano, agora vamos conhecer alguns livros sobre gestão de pessoas com metodologias propriamente ditas.

7. Gestão de Pessoas: o novo papel dos recursos humanos nas organizações (Idalberto Chiavenato)

Esse livro do Chiavenato é uma verdadeira referência sobre gestão de pessoas. O autor apresenta casos vivenciados por profissionais de diferentes áreas e em seguida mostra uma metodologia para gerenciar pessoas em organizações.

A metodologia consiste em:

  • Agregar;
  • Recompensar;
  • Desenvolver;
  • Monitorar;
  • Manter;
  • Aplicar pessoas.

8. Grandes decisões sobre pessoas (Claudio Fernández-Aráoz)

Mais um livro metodológico, “Grandes decisões sobre pessoas” de Fernández-Aráoz é um dos grandes destaques dessa lista.

O autor foi nomeado pela revista norte-americana BusinessWeek como um dos consultores de pesquisa do campo corporativo mais influentes do mundo. Não é por acaso  que a obra em questão é considerada a “Bíblia dos Recursos Humanos”.

No livro, Fernández-Aráoz apresenta uma série de conceitos teóricos fundamentais na área, seguidos de aplicações práticas mostrando como você pode adotar as metodologias apresentadas na sua empresa.

9.  Competência – A Chave do Desempenho (Cecília Whitaker Bergamini)

No livro “Competência – A Chave do Desempenho”, Cecília Whitaker mostra como fomentar a colaboração individual dos integrantes do time e como isso impacta na performance geral da organização.

Além disso, a autora fala sobre a importância de incentivar a paixão dos funcionários pelo trabalho que desempenham.

10. Planejamento de Recursos Humanos (Maria Diva da Salete Lucena)

O livro da autora Maria Diva da Salete Lucena é focado em ensinar como desenvolver elementos da área de recursos humanos, como planejamento estratégico organizacional, sistema de treinamentos, planos de sucessão e outros.

11. Administração de Recursos Humanos (Alda Carlini e Rita Tarcia)

Mais um dos livros sobre gestão de pessoas que é sucesso na área! O grande diferencial da obra “Administração de Recursos Humano” é que as autoras trazem a perspectiva de como aplicar tecnologia no gerenciamento de pessoas.

Elas apresentam os pontos fortes e fracos da aplicação da tecnologia nessa área e como isso pode colaborar no desenvolvimento dos profissionais.

13. RH Data-Driven: Como usar analytics e métricas para impulsionar performance (Bernard Marr)

Você que tem o perfil analista com certeza gostará desse livro!

Nele, Marr mostra como utilizar big data e inteligência artificial desde a fase de contratação até a gestão de pessoas em organizações.

O autor mostra como os dados podem ser utilizados para a agilidade e alta performance de uma empresa por meio da otimização de processos e melhorias em tomadas de decisão.

Agora, para desenferrujar o inglês, vamos indicar  alguns livros que vale a pena conferir

14. HR on Purpose: Developing Deliberate People Passion (Steve Browne)

A obra de Steve Browne (que pode ter o título traduzido para “O propósito no RH: Desenvolvendo a paixão por pessoas deliberadamente”) fala sobre como trazer a gestão de pessoas por meio da inspiração.

Os gestores devem ter qualidades e bons comportamentos à vista para guiar os colaboradores. Na obra, o autor traz histórias reais que irão guiar você e com certeza darão bons insights para agir de modo inspirador diante do seu time.

15. Agile People: A Radical Approach for HR & Managers, That Leads to Motivated Employees (Pia-Maria Thoren)

Pia-Maria Thoren é especializada em lideranças ágeis, é a fundadora do movimento Agile People e é a autora do livro de mesmo nome.

Na obra, Thoren incentiva os gestores e líderes a assumirem uma postura ágilna forma de lidar com as pessoas. Preparando, dessa forma, as equipes para lidar com o mundo VUCA - um desafio do presente e do futuro.

Para tanto, os líderes e gestores devem ser os agentes de mudança. Precisam expandir a visão sobre como tratar funcionários, adotando um comportamento flexibilidade e fluidez no ambiente de trabalho.

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Sávio Vale

Sávio Vale

Grad. em Engenharia Mecânica pelo Instituto Federal do Piauí (IFPI). Foi bolsista PIBIC/CNPQ na área de Engenharia dos Materiais e voluntário em desenvolvimento de projetos de pesquisa. Participou do treinamento Sebrae Like A Boss para ideação de negócios e startups pelo SEBRAE/PI. É Líder de Projetos na equipe Sol do Equador Aerodesign/IFPI e atuou, inicialmente, como analista de Estabilidade e Controle. Voltado ao desenvolvimento de competências em liderança, gestão e tecnologia. Possui certificação em White Belt em Lean Seis Sigma, Marketing de Conteúdo, Produção de Conteúdo para web e Copywriting. Especialista na produção de conteúdo na área de Pesquisa e Desenvolvimento do Grupo Voitto.

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