Uma das habilidades mais estratégicas para geração de resultados dentro de uma empresa é a gestão de pessoas. Essa não é uma habilidade necessária apenas no time de recursos humanos, mas também em líderes, chefes e até mesmo nos liderados. Hoje, aprenderemos através de livros sobre gestão de pessoas!
A gestão de pessoas surgiu como campo de pesquisa no final do século XIX,juntamente com o movimento da administração científica incentivado por Frederick W. Taylor e Henri Fayol.
Desde então, muitos autores e pesquisadores têm mostrado como o gerenciamento de pessoas tem relevância dentro das organizações.
Prepare sua agenda de leitura para adicionar alguns desses livros de gestão de pessoas e vamos lá!
Agora, você conhecerá os 15 principais livros sobre gestão de pessoas que ajudarão você a conhecer os melhores insights sobre o tema e prepará-lo para liderar um time de maneira eficaz.
Vamos ao primeiro da lista!
A obra de Stephen R. Covey trata de 7 hábitos para você cultivar e atingir o desenvolvimento na sua vida profissional e pessoal.
Como esse livro é importante para a gestão de pessoas? Por meio dos ensinamentos de Covey, os líderes conseguem entender como pessoas não eficazes funcionam e podem ajudar o time a alcançar a alta performance.
O livro Como fazer amigos e influenciar pessoas é bastante conhecido e muito aclamado por líderes e gestores em diferentes áreas.
A obra de Carnegie ensina você a habilidade de ouvir e dar feedbacks e como comunicar-se com clareza para gerar conexões por meio de persuasão e empatia com as pessoas ao seu redor.
E como gerenciar pessoas se você não conseguir conectar-se com elas para entendê-las verdadeiramente?
Se você sente que precisa melhorar suas habilidades de comunicação, podemos ajudar no seu desenvolvimento.
Agora, iremos apresentar o terceiro livro dessa lista, que ainda fala sobre a soft skill comunicação necessária para gestores de pessoas. Siga a leitura!
O livro Comunicação Não-Violenta ganhou muita popularidade e as organizações têm experimentado os resultados trazidos por meio da aplicação das boas práticas apresentadas na obra.
Rosenberg ensina como os gestores podem criar um ambiente de trabalho no qual a comunicação entre funcionários, tanto o pedido de demandas quanto a entrega de feedbacks, seja encorajadora e permita o crescimento dos colaboradores.
Mais um livro de comunicação! Não estranhe, a comunicação é um recurso fundamental na gestão de pessoas. A falta desse recurso, impossibilita que qualquer tipo de metodologia de gerenciamento efetiva flua de maneira plena.
A obra “Como dizer? A arte de dar e receber feedback”, de Eliana Pita, mostra como usar o feedback como ferramenta de motivaçãodentro da equipe e, assim, ajudar os funcionários a desempenharem melhor.
Depois de ler esses livros, você certamente terá bons insights sobre estratégias de comunicação na gestão de pessoas. A partir daqui, os livros trarão as pautas a desenvolver sua liderança como princípio de gestão de pessoas.
“A autêntica liderança se apoia sobre a autoridade e não sobre o poder” (James C. Hunter).
Essa frase é uma das máximas do livro “O monge e o executivo: uma história sobre a essência da liderança”. Na obra, o autor apresenta como um gestor pode tornar-se um líder com autoridade positiva para que ele possa guiar um time em torno de uma visão estratégica.
As boas práticas de liderança fazem os colaboradores sentirem confiança, motivação e engajamento. Esses são comportamentos que devem ser cultivados e monitorados no gerenciamento de pessoas.
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A obra de John Kotter mostra como transformar uma organização por meio dos sentimentos dos funcionários. No livro, o autor guia você como conduzir uma empresa a atingir mais resultados, focando no gerenciamento do comportamento das pessoas e não só no gerenciamento de projetos.
Saindo um pouco do foco na liderança e na comunicação como pilares no gerenciamento humano, agora vamos conhecer alguns livros sobre gestão de pessoas com metodologias propriamente ditas.
Esse livro do Chiavenato é uma verdadeira referência sobre gestão de pessoas. O autor apresenta casos vivenciados por profissionais de diferentes áreas e em seguida mostra uma metodologia para gerenciar pessoas em organizações.
A metodologia consiste em:
Mais um livro metodológico, “Grandes decisões sobre pessoas” de Fernández-Aráoz é um dos grandes destaques dessa lista.
O autor foi nomeado pela revista norte-americana BusinessWeek como um dos consultores de pesquisa do campo corporativo mais influentes do mundo. Não é por acaso que a obra em questão é considerada a “Bíblia dos Recursos Humanos”.
No livro, Fernández-Aráoz apresenta uma série de conceitos teóricos fundamentais na área, seguidos de aplicações práticas mostrando como você pode adotar as metodologias apresentadas na sua empresa.
No livro “Competência – A Chave do Desempenho”, Cecília Whitaker mostra como fomentar a colaboração individual dos integrantes do time e como isso impacta na performance geral da organização.
Além disso, a autora fala sobre a importância de incentivar a paixão dos funcionários pelo trabalho que desempenham.
O livro da autora Maria Diva da Salete Lucena é focado em ensinar como desenvolver elementos da área de recursos humanos, como planejamento estratégico organizacional, sistema de treinamentos, planos de sucessão e outros.
Mais um dos livros sobre gestão de pessoas que é sucesso na área! O grande diferencial da obra “Administração de Recursos Humano” é que as autoras trazem a perspectiva de como aplicar tecnologia no gerenciamento de pessoas.
Elas apresentam os pontos fortes e fracos da aplicação da tecnologia nessa área e como isso pode colaborar no desenvolvimento dos profissionais.
Você que tem o perfil analista com certeza gostará desse livro!
Nele, Marr mostra como utilizar big data e inteligência artificial desde a fase de contratação até a gestão de pessoas em organizações.
O autor mostra como os dados podem ser utilizados para a agilidade e alta performance de uma empresa por meio da otimização de processos e melhorias em tomadas de decisão.
Agora, para desenferrujar o inglês, vamos indicar alguns livros que vale a pena conferir
A obra de Steve Browne (que pode ter o título traduzido para “O propósito no RH: Desenvolvendo a paixão por pessoas deliberadamente”) fala sobre como trazer a gestão de pessoas por meio da inspiração.
Os gestores devem ter qualidades e bons comportamentos à vista para guiar os colaboradores. Na obra, o autor traz histórias reais que irão guiar você e com certeza darão bons insights para agir de modo inspirador diante do seu time.
Pia-Maria Thoren é especializada em lideranças ágeis, é a fundadora do movimento Agile People e é a autora do livro de mesmo nome.
Na obra, Thoren incentiva os gestores e líderes a assumirem uma postura ágilna forma de lidar com as pessoas. Preparando, dessa forma, as equipes para lidar com o mundo VUCA - um desafio do presente e do futuro.
Para tanto, os líderes e gestores devem ser os agentes de mudança. Precisam expandir a visão sobre como tratar funcionários, adotando um comportamento flexibilidade e fluidez no ambiente de trabalho.
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Grad. em Engenharia Mecânica pelo Instituto Federal do Piauí (IFPI). Foi bolsista PIBIC/CNPQ na área de Engenharia dos Materiais e voluntário em desenvolvimento de projetos de pesquisa. Participou do treinamento Sebrae Like A Boss para ideação de negócios e startups pelo SEBRAE/PI. É Líder de Projetos na equipe Sol do Equador Aerodesign/IFPI e atuou, inicialmente, como analista de Estabilidade e Controle. Voltado ao desenvolvimento de competências em liderança, gestão e tecnologia. Possui certificação em White Belt em Lean Seis Sigma, Marketing de Conteúdo, Produção de Conteúdo para web e Copywriting. Especialista na produção de conteúdo na área de Pesquisa e Desenvolvimento do Grupo Voitto.
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