O 5G na saúde já é uma realidade em vários países. Em breve, também poderá ser aplicada no Brasil.
Apesar de ser uma tecnologia muito associada a dispositivos móveis e acesso à internet, a velocidade de transmissão de dados pode revolucionar a medicina.
Com ela, será possível inovar diversos procedimentos médicos, monitoramento de pacientes e propor novos estudos sobre abordagens menos invasivas, por exemplo.
Por isso, preparamos um conteúdo especial sobre o 5G na saúde e como essa nova tecnologia pode inovar a forma de cuidar dos seus pacientes.
O 5G é a quinta geração de tecnologias de telecomunicação e internet móvel.
Em outras palavras, ela representa a evolução dos dispositivos anteriores, de 3G e 4G. Isso significa que será possível ter maior velocidade, alcance e conexões mais estáveis em diferentes plataformas.
Inclusive, não apenas em dispositivos móveis, mas também eletrodomésticos, eletroeletrônicos, circuitos de segurança, e, certamente, equipamentos médicos.
Com a aplicação do 5G na saúde, poderá ser possível trazer ainda mais avanços na medicina, principalmente ao promover conectividade entre máquinas a longa distância ou exames complexos em menor tempo.
Com o KIT Ferramentas de Gestao para Salvar seu Negocio, você terá acesso aos eBooks: "Business Model Canvas", "Planejamento de metas para empresas", "5 práticas exemplares de liderança"; as planilhas "Análise SWOT", "Diagnóstico empresarial", "Planejamento estratégico", "Plano de negócios" o vídeo "10 livros que todo gestor deveria ler" o Workshop "Planejamento de metas para empresas" e a Websérie "Mundo Empreendedor".
Se interessou? Não perca tempo e baixe agora mesmo seu kit completo!
A evolução de máquinas e equipamentos acompanhará a implantação do 5G na saúde, proporcionando uma série de benefícios.
Separamos alguns dos principais para você conhecer.
Uma das principais características dessa nova tecnologia é sua velocidade.
De fato, ela promete ser até 100 vezes mais rápida que a conexão do 4G.
Sendo assim, diversos procedimentos poderão ser realizados em menos tempo, o que aumenta a produtividade médica.
Diagnósticos e exames que normalmente demoram minutos ou horas para serem feitos, poderão retornar resultados em questão de segundos.
Assim, toda a instituição médica será otimizada. Maior produtividade apresenta resultados mais positivos, menores custos e melhora na qualidade dos serviços oferecidos.
Resultados mais rápidos também significam um atendimento melhor para os pacientes. Entretanto, o 5G na saúde traz outras possibilidades nessa área.
Por exemplo, essa tecnologia permitirá atendimentos remotos em tempo real, igualmente eficientes.
Afinal, a velocidade das conexões promove uma maior conectividade entre pacientes e médicos ou até mesmo entre unidades limitadas e grandes centros de saúde.
Além disso, a rede 5G promete maior cobertura, o que significa atendimento a regiões com acesso remoto.
Isso permite uma assistência médica mais completa, e, assim uma melhora no atendimento geral de saúde.
A tecnologia 5G na saúde vai proporcionar maior armazenamento de dados e velocidade na troca de informações.
Ou seja, e de dados em questão de segundos. Dessa forma, unidades de saúde poderão compartilhar diagnósticos com maior eficiência e rapidez.
Assim, profissionais terão um acesso facilitado a diferentes informações. Por exemplo, prontuários e receituários compartilhados, dados de pesquisa ou novos procedimentos.
Com isso, todo o atendimento poderá ser otimizado, e os médicos terão maior segurança em seus diagnósticos.
É possível aplicar o 5G na saúde em diversos campos de estudo e inovação, mesmo sendo uma tecnologia pioneira de operadoras de telefonia.
Confira as principais áreas de aplicação do 5G na medicina do futuro.
A inteligência artificial já é uma realidade, especialmente na medicina. Essa tecnologia, que simula a inteligência humana, poderá operar com muito mais rapidez, graças ao 5G na saúde.
Tratamentos de doenças e monitoramento de pacientes são apenas algumas das aplicações do IA na saúde.
Com o 5G, será muito mais rápido identificar um sintoma ou desenvolver um diagnóstico preciso.
Além disso, médicos poderão contar com sistemas de IA para recuperar dados e acessá-los em tempo real durante cirurgias, por exemplo.
Com a implantação de inteligências artificiais, a assistência robótica durante os procedimentos também poderá melhorar com o 5G na medicina.
Esses equipamentos responderão muito mais rapidamente a comandos, inclusive serem acompanhados a longa distância.
Dispositivos minimamente invasivos poderão realizar cirurgias com rapidez e segurança, graças a um sistema superior de conexão estável.
O conceito de Internet das Coisas, ou (IoT) já auxilia no atendimento médico de diversas instituições.
E, uma vez que o 5G vai impactar diretamente na velocidade da internet, dispositivos diversos conectados responderão quase que instantaneamente.
Marcapassos cardíacos, lentes de contato inteligentes e prontuários digitais são apenas alguns dos equipamentos que se tornarão mais velozes.
Será possível implantar até mesmo óculos de realidade virtual para pacientes com depressão, graças ao 5G na saúde.
Por outro lado, muitas pessoas podem questionar os riscos que o 5G na saúde podem trazer. Isso porque essa tecnologia funciona a partir de ondas eletromagnéticas.
No entanto, entidades como a Organização Mundial da Saúde e o Departamento de Saúde dos Estados Unidos já afirmaram que os níveis de radiação do 5G não representam riscos para humanos.
A exposição ao celular ou dispositivos com essa tecnologia não causam câncer, ou outras doenças relacionadas.
Além disso, a radiofrequência emitida pelas antenas de transmissão do 5G promovem radiação ainda menor que o 4G e o 3G.
Dessa forma, é garantido afirmar que o 5G na saúde não promove riscos aos pacientes que tenham contato com a tecnologia.
Neste artigo, você aprendeu um pouco sobre a tecnologia 5G e como ela pode auxiliar no atendimento médico.
Outra forma de auxiliar no trabalho e nos atendimentos médicos, é estar em dia com a gestão da clínica médica. Para isso, é preciso fazer uso de ferramentas apropriadas e estar por dentro das melhores práticas.
A fim de trazer esse conteúdo para a sua realidade, preparamos para você o nosso e-book de Gestão para Médicos. Nele você aprenderá como gerir e organizar a clínica, como fazer a gestão financeira do estabelecimento.
Não vai perder essa oportunidade de aprendizado, não é mesmo? Aproveite e faça o download agora mesmo
Thiago é engenheiro de produção, pós-graduado em estatística e mestre em administração pela UFJF. Especialista Black Belt em Lean Six Sigma, trabalhou na Votorantim Metais e MRS Logística, onde foi gestor e especialista em melhoria contínua. Com certificações MOS® e Auditor Lead Assessor ISO 9001, atuou em projetos de consultoria e ministrou treinamentos e palestras em congressos como ENEGEP e Six Sigma Brasil. Professor nas áreas de Gestão e Empreendedorismo, é fundador do Grupo Voitto e mentor de empresas, dedicando-se à liderança executiva da Voitto, com a visão de torná-la a maior escola online de gestão do Brasil.
Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade.
Respeitamos sua privacidade e nunca enviaremos spam!