Os 8 Desperdícios do Lean Manufacturing
Por que combater os 8 Desperdícios doLean Manufacturing?
Xô desperdício!
Seja um profissional cobiçado no mercado!

Conheça os 8 Desperdícios do Lean Manufacturing e como evitá-los

Entenda quais são os 8 Desperdícios do Lean Manufacturing, a importância de evitá-los e quais são as melhores ferramentas para combatê-los!

Thiago Coutinho
Por: Thiago Coutinho
Conheça os 8 Desperdícios do Lean Manufacturing e como evitá-los

Para começarmos o nosso assunto, queremos saber: o que você entende como “desperdício” nas empresas?

A filosofia de gestão Lean Manufacturing explicita que o desperdício é tudo que gera custo ou gasta recursos sem agregar valor ao cliente.

As indústrias buscam diariamente pela eficiência no atendimento de uma demanda no mercado. Para isso, procuram aperfeiçoar seus processos,  realizar a gestão de qualidade, reduzir erros e eliminar desperdícios.

Fácil de se entender, mas difícil de se aplicar, pois muitos não conseguem identificar de forma clara os pontos considerados como desperdícios nas linhas de produção.

Neste artigo você aprenderá sobre os 8 desperdícios do Lean Manufacturing e como evitá-los nos processos para trazer uma série de vantagens para o seu negócio. Acompanhe os tópicos:

  • Os 8 Desperdícios do Lean Manufacturing;
  • Por que combater os 8 Desperdícios do Lean Manufacturing?
  • Xô desperdício!

Vamos lá?

Os 8 Desperdícios do Lean Manufacturing

Os 8 desperdícios do Lean Manufacturing.

1. Processamento impróprio

Este desperdício compreende o processamento excessivo, além do que o cliente pede, ou seja, a falta do cumprimento de uma sequência lógica de funcionamento do processo.

A falta de padronização inibe o gerenciamento e controle eficaz de um processo e não agrega valor.

Para eliminar esse desperdício, é preciso reconhecer o que realmente o cliente necessita, evitar retrabalhos, ter cuidado com atividades desnecessárias e implantar processos padronizados.

Ah, legal! Mas como posso identificar quais são as atividades que agregam valor e padronizar a sequência ideal de operação?

Existe uma ferramenta que pode auxiliar muito: o Mapeamento do Fluxo de Valor (MFV), que basicamente tem como finalidade identificar, sob o ponto de vista do cliente, quais atividades do processo agregam valor ou não ao produto comercializado.

Cliente.

2. Produção excessiva

Neste desperdício vem à tona aquele debate muito comum: qualidade ou quantidade?

Esse desperdício diz sobre produzir em excesso, ou seja, obter mais saídas de materiais ou informações que o necessário.

E o que isso pode acarretar? Mais estoque, mais defeitos, mais transporte, mais movimentação e por aí vai...

Para combater a produção excessiva existe a ferramenta SMED (Single Minute Exchange of Die) - também chamada de TRF (Troca Rápida de Ferramentas), que consiste em uma ferramenta empregada para reduzir o tempo gasto com setup.

Aí você pode me perguntar: mas o que isso tem a ver com este desperdício? Pense assim: "Se eu tenho no meu processo um setup muito demorado, ou seja, uma operação inflexível, eu vou querer produzir o máximo possível deste mesmo produto antes de iniciar a produção do próximo".

E é exatamente esse pensamento que a SMED procura eliminar: processos mais flexíveis resultam em empresas mais competitivas.

Então, respondendo à pergunta, a qualidade é mais essencial! Pois a quantidade pode gerar muito materiais supérfluos, não gerando qualidade para a produção.

3. Estoque

Você já imagina no que consiste este desperdício, não é mesmo? Ele está ligado ao armazenamento excessivo de insumos, matérias-primas, produtos intermediários e produtos acabados.

Estocar materiais em excesso impede a descoberta mais eficaz de problemas decorrentes do processo produtivo, dificultando assim o desenvolvimento de atividades que busquem melhorar o desempenho empresarial.

Vale a pena lembrar sempre, "estoque é dinheiro parado"!

Para organizar a movimentação e a estocagem de materiais no processo, a ferramenta Kanban do Lean é a mais indicada, além, é claro, do sistema de administração da produção, o Just in Time, ou seja, produção por demanda, só produzir o que realmente é necessário.

4. Transporte

Este desperdício é atrelado ao transporte dispensável de materiais, funcionários e informações no processo.

Vale lembrar que todo transporte é um desperdício, pois não agrega valor ao produto, no entanto, muitas vezes ele é necessário ao processo. Sendo assim, já que é um mal necessário, ele deve ser minimizado.

Para combatê-lo é preciso ter todos os componentes próximos, escolher bem o percurso analisando os custos totais e as possibilidades de trabalho, além de buscar o fluxo de um único produto.

Indico para auxiliar na eliminação desses desperdícios uma ferramenta bastante eficaz: o 5S. Essa ferramenta ajuda a criar a cultura da disciplina, identificar os problemas e gerar oportunidades de melhoria.

5. Movimentos desnecessários

Este desperdício  se refere à movimentação demasiada e desnecessária, seja dos equipamentos ou dos colaboradores no processo.

O tempo gasto com esses movimentos poderia ser utilizado de forma a aumentar a produtividade da empresa e a agregar valor ao produto ou serviço. Afinal, tempo é dinheiro!

Existem algumas formas para eliminar este desperdício, por meio de uma boa organização do trabalho, uma otimização do layout e principalmente, deixando os materiais e ferramentas próximos ao local de realização do processo.

6. Defeitos e retrabalho

Este desperdício considera a produção de produtos defeituosos gerados pelo processo, que são posteriormente retrabalhados ou sucateados. Nem preciso comentar sobre a gravidade deste desperdício, certo?

Pois é! Nada pior do que fazer um trabalho todo, gastar um tempo com aquilo e no final ter que fazer tudo de novo, gerando gastos, tanto de materiais, quanto de recursos e mão de obra.

Para impedi-lo de ocorrer, trabalhando na prevenção e não na correção do problema, existem 3 ações fortemente recomendadas: a aderência ao CEP (Controle estatístico de processos), ao uso de dispositivos Poka-Yoke e a ocorrência de eventos Kaizen.

Ainda falando de defeitos, existe uma metodologia que atua principalmente acima do controle e melhoria contínua de processos, buscando sempre um número de defeitos por milhão de unidades menor que 3,3%, a metodologia Lean Seis Sigma.

7. Espera

Este desperdício faz referência à inoperância de funcionários, máquinas fabris e demais recursos no processo.

Sabemos que cada etapa de um processo possui diferentes capacidades.

E para gerenciar e otimizar este fluxo, existem 2 conceitos do Lean: o Takt Time e o Just in Time, que auxiliam na organização e distribuição das atividades, criando um fluxo de trabalho. Além de produzir apenas aquilo que é necessário, no tempo certo.

8. Conhecimento (pessoas)

Este é um desperdício decorrente do conhecimento intelectual e habilidades de colaboradores que não são bem aproveitadas.

Os colaboradores algumas vezes são tratados como robôs, que são programados apenas para fazer aquela determinada função.

Isso não é interessante para o processo. Incentivar o intelectual humano é uma das grandes estratégias de motivação profissional.

É papel do gestor identificar as atividades mais propícias para cada trabalhador. Além disso, procurar sempre motivar e desenvolver os colaboradores.

A empresa ganha muito em resultados quando esses profissionais estão motivados e são incentivados a propor ideias.

Para facilitar esta decisão, buscando ser o mais eficaz possível, o programa de Gestão por Competências pode te ajudar.

Chegamos ao fim do nosso tópico sobre os 8 desperdícios do Lean Manufacturing, mas gostaríamos de deixar uma sugestão de vídeo para que você fixe ainda mais o conhecimento:

Por que combater os 8 Desperdícios doLean Manufacturing? 

Existem bons motivos para combater com eficácia os 8 desperdícios do Lean. Vamos elencar os três principais abaixo para a sua melhor compreensão.

Antes é importante ressaltar que dentro de uma empresa pode ocorrer apenas um desperdício isoladamente ou um "efeito cascata" deles. O acontecimento de um único desperdício dentro de um processo pode ser o gatilho para o acontecimento de outro e assim por diante.

Com isso o problema no processamento seria ainda maior e muito mais difícil de se combater.

Maiores ganhos financeiros

O aperfeiçoamento dos processos e o combate aos desperdícios influenciam diretamente sobre as finanças da sua empresa. Afinal, produzir mais com menos é fundamental!

Com a redução de custos e excessos de produção, a empresa poderá reinvestir o capital financeiro em treinamentos para a equipe, o que contribui para a satisfação dos colaboradores, mantém os profissionais especializados e retidos na organização, a fim de se evitar o absenteísmo.

Além disso, a organização também poderá investir em mais tecnologia e melhorias para a produção.

Aumento da competitividade

Eliminando de forma contínua os desperdícios gerados ao longo de todo o processo, você conseguirá aumentar seu nível de competitividade e, consequentemente, manter-se mais sustentável no mercado.

Melhoria da gestão

Essa prática constante de mitigar e eliminar desperdícios irá se tornar rotineira em seu negócio, sendo enraizada e praticada por todos da empresa, sendo assim, aplicada com maior rapidez e naturalidade na gestão da empresa.

Xô desperdício!

Como você pode perceber, os 8 desperdícios do Lean Manufacturing são muito mais frequentes dentro de uma organização e até mais fácil de serem identificados do que você imaginava.

Se eles não forem solucionados rapidamente, poderão refletir negativamente para a empresa. Afinal, quando recursos são gastos além do necessário, a competitividade e a saúde financeira da sua empresa são prejudicados.

Além disso, a depender do tipo de recurso consumido e do produto manufaturado pelo seu negócio, poderão surgir impactos prejudiciais para a ecologia e até os seus stakeholders serão afetados.

Com isso, é importante se atentar ao máximo em todo processo, tentar enxergar algum desperdício e procurar resolvê-lo, pois o recomendado - e ideal - é que a empresa funcione com zero desperdícios!

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Thiago Coutinho

Thiago Coutinho

Thiago é engenheiro de produção, pós-graduado em estatística e mestre em administração pela UFJF. Especialista Black Belt em Lean Six Sigma, trabalhou na Votorantim Metais e MRS Logística, onde foi gestor e especialista em melhoria contínua. Com certificações MOS® e Auditor Lead Assessor ISO 9001, atuou em projetos de consultoria e ministrou treinamentos e palestras em congressos como ENEGEP e Six Sigma Brasil. Professor nas áreas de Gestão e Empreendedorismo, é fundador do Grupo Voitto e mentor de empresas, dedicando-se à liderança executiva da Voitto, com a visão de torná-la a maior escola online de gestão do Brasil.

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