Gerir uma equipe é a missão mais importante dos líderes de uma empresa. Logo, para isso é necessário compreender a Importância de Delegar.
Mas você já se perguntou qual o significado de delegar? Pois é, muitos líderes atualmente precisam passar a exercer essa função e não sabem muito bem como agir.
Todavia, saber delegar é fundamental para uma boa gestão. Mas você sabe realmente o que isso significa ou qual é a melhor forma de conduzir essa tarefa?
Caso a resposta tenha sido não, continue a leitura a seguir que vou te explicar tudo o que você precisa saber sobre a Importância de Delegar!
Vamos lá?
Antes de entender qual é a Importância de Delegar, é necessário compreender qual o significado dessa palavra.
Sendo assim, de acordo com o dicionário, delegar é o ato de transferir poderes ou obrigações para alguém, ou seja, é nomear alguém para realizar certas tarefas como seu representante.
Dessa forma, fica claro que o ato de delegar é uma tarefa fundamental no processo de gestão de uma empresa pois é algo que está diretamente ligado à capacidade do líder de avaliar a equipe e tomar decisões.
Além disso, delegar tarefas é uma característica fundamental para um bom líder, uma vez que reconhecer que não é possível fazer tudo sozinho é fundamental para o crescimento da empresa e bom andamento da equipe.
Portanto, agora que você entendeu o que significa delegar, que tal compreender a importância dessa atitude para um líder?
Como já foi dito anteriormente é extremamente importante que um líder saiba delegar.
Pensando nisso, iremos te explicar tudo o que você precisa saber sobre a Importância de Delegar.
Sendo assim, é possível afirmar que é muito comum que líderes de pequenas ou grandes equipes estejam sobrecarregados. Isso porque, na maioria das vezes, esses líderes não aprenderam ou têm receio em delegar.
Esse receio vem do hábito de confundir delegar com dar ordens. Ou seja, ao delegar uma função um líder não está simplesmente ordenando que um colaborador exerça alguma função, mas sim que ele contribua para a equipe de maneira positiva.
Todavia, para que o colaborador entenda essa diferença, a postura do líder é fundamental.
Durante o processo de delegação um líder bem sucedido deverá buscar atribuir tarefas específicas a membros da equipe específicos. De modo que cada colaborador tenha como função e carga de trabalho, algo que seja compatível com o seu perfil.
Ao delegar dessa maneira os membros dessa equipe estarão satisfeitos com a suas demandas e saberão que por mais que o líder tenha que delegar, o dele sabe fazer isso de maneira correta.
Além disso, delegar tarefas também é essencial para a gestão do tempo de um líder, uma vez que além de realizar suas tarefas, o mesmo ainda tem que gerir e liderar os membros de uma equipe.
Bem, agora que você já entendeu a Importância de Delegar, que tal aprender algumas dicas de como colocar isso em prática? Então, continue a leitura abaixo.
Mas antes, se liga nessa oportunidade que preparamos pra você!
Todos nós conhecemos exemplos de líderes de sucesso em nossa sociedade. Mas deveríamos nos perguntar: será que todos eles possuem características em comum? Trabalham da mesma forma?
Pensando nisso, Barry Posner e James Kouzes, após anos de entrevista e análise de líderes altamente eficazes, perceberam a existência de algumas práticas em comum entre esses grandes gestores.
Assim, chegou-se a conclusão de que existem cinco práticas básicas em comum adotadas por grandes líderes no mundo, que serão explicadas em nosso Ebook 5 práticas exemplares de liderança.
Além disso, no nosso Ebook 5 práticas exemplares de liderança é possível perceber ações concretas que podem ser utilizadas no seu dia-a-dia para melhorar sua atuação como líder e, consequentemente, o resultado de sua equipe.
Gostou? Então não perca essa oportunidade e baixe agora o nosso Ebook 5 práticas exemplares de liderança!
Agora que você já entendeu a importância de delegar e sabe que para sua equipe e, consequentemente, sua empresa crescer é necessário cumprir essa tarefa com excelência, que tal aprender algumas dicas de como delegar?
Vamos lá!
Como já foi dito anteriormente, conhecer a sua equipe é uma função obrigatória para você como líder.
Sendo assim, antes de delegar as tarefas para a sua equipe reflita sobre as características de cada membro da equipe e suas preferências.
Por exemplo, se Maria gosta de produzir relatórios e João gosta de fazer análise de dados, atribua as tarefas para eles de acordo com as suas preferências.
Ao levar em consideração as preferências da sua equipe, ela trabalhará mais engajada e, consequentemente, renderá bons frutos para a empresa.
Como o próprio título já diz: seja claro ao delegar suas tarefas, ou seja, repasse de forma clara e objetiva qual demanda deve ser cumprida e, ainda, como executá-la.
Muitas vezes acreditamos que determinada demanda está muito fácil de ser compreendida ou executada, porque fomos nos que a elaboramos. Mas, na verdade, não está tão claro assim para outras pessoas.
Portanto, ao repassar certa demanda ou tarefa para um membro de sua equipe não tenha preguiça em explicar. Seja claro, objetivo, direto e por fim, certifique-se que o colaborador compreendeu a demanda.
Ao delegar uma tarefa esteja atento ao prazo! Se você delegar uma função que demora 8 horas para ser realizada e pedir que ela seja entregue em 4 horas, é possível que sua equipe se sinta desmotivada!
Além disso, é necessário ter em mente que nenhum colaborador está à toa no momento do expediente. Logo, ao solicitar que determinado trabalho seja realizado, esteja ciente da ordem de prioridade de cada atividade.
Por fim, mas não menos importante, seja solícito! Essa é uma característica essencial para os líderes no dia de hoje, até mesmo no momento de delegar.
Não é interessante para a empresa, para o líder e muito menos para o colaborador, ter um líder temido. Pelo contrário, atualmente, cada dia mais as empresas estão buscando líderes que lidem bem com a sua equipe.
Portanto, busque sempre manter um bom relacionamento com a sua equipe e demonstre que as portas estão abertas para qualquer dúvida ou inquietação que surgir!
E aí, gostou de saber mais sobre a importância de delegar? Então não deixe de conferir essa surpresa que preparamos especialmente para você!
Você sabe o que é um Líder Kaizen?
Bem, a Formação de Líderes Kaizen ocorre quando um profissional se torna qualificado para liderar uma equipe em projetos de melhorias ágeis que duram até 5 dias. Para isso, ele utiliza conceitos como Takt Time, Tempo de Ciclo, Jidoka, Ciclo PDCA, tudo amarrado com a implementação da filosofia através de uma liderança firme e bem desenvolvida.
Sendo assim, com o curso Formação de Líderes Kaizen você aprenderá uma abordagem prática que te levará por uma introdução dos conceitos e o passo a passo de cada um dos 5 dias de um evento kaizen.
Além disso, você ainda receberá templates exclusivos em Excel para aplicar os conceitos estudados na sua empresa!
Muito importante, não é mesmo? Então, não perca tempo e se inscreva agora no nosso curso de Formação de Líderes Kaizen!!
Graduanda em Marketing Digital pela faculdade Estácio de Sá, graduada em Ciências Humanas e graduanda em Ciências Sociais pela Universidade Federal de Juiz de Fora. Possui Formação de White Belt em Lean Seis Sigma, Inbound Marketing, Copywriting, produção de conteúdo para Web e aprofundamento em Seo. Atuou como estagiária da Câmara Municipal de Juiz de Fora, foi bolsista no Programa de Iniciação à Docência (PIBID) pela UFJF e voluntária no projeto “Café Sociológico”. Pretende impactar pessoas positivamente produzindo conteúdo de qualidade.
Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade.
Respeitamos sua privacidade e nunca enviaremos spam!