Se temos visto, já por algum tempo, a internet ganhando destaque como um meio muito forte de fazer dinheiro, das mais diversas maneiras, a pandemia reforçou ainda mais este destaque. E, dentro dessas diversas maneiras, podemos citar como uma das principais, o trabalho do Afiliado Digital.
Este é um trabalho inovador, criativo e muito lucrativo, que permite ao afiliado a utilização de sua criatividade para explorar os mais diversos meios e canais de comunicação para aumentar seus ganhos, e que permite à empresa um crescimento exponencial de seu número de vendas, com um número tão grande de "vendedores" espalhados pelo mundo.
Vamos entender melhor como esse trabalho funciona?
Veja nos tópicos:
Vamos aprender?
O afiliado digital é um "vendedor" que, por meio da internet, afilia-se a uma marca, empresa ou site, e busca os mais diversos canais e meios para divulgar, promover e "vender" os produtos e serviços daquela marca.
Contudo, você pode perceber que escrevia a palavra "vendedor" entre aspas. Isto porque este agente não tem algumas responsabilidades e atribuições que um vendedor comum deve ter.
Por exemplo, ele não tem qualquer autonomia sobre a oferta ou o preço em si, devendo respeitar os valores repassados a ele pela empresa, assim como não tem qualquer domínio sobre as formas de pagamento e a concretização da venda.
O afiliado atua na verdade promovendo o produto, criando a necessidade, persuadindo e convencendo o cliente para que este chegue até o momento da compra. Sendo assim, sua missão consiste na busca e nutrição do público qualificado para um nicho ou produto em específico.
Antes de tudo, o programa de afiliados necessita de uma plataforma que reúna empresas e afiliados.
Nesta plataforma, empresas que desejam aumentar seu faturamento se encontram com pessoas que têm facilidade de promover produtos e encontrar compradores, ou seja, pessoas que desejam trabalhar como afiliado digital de seus produtos.
Sendo assim, antes de tudo, o afiliado deve buscar por produtos que se adequem ao seu perfil de trabalho e aos seus canais de comunicação. Afinal, não adianta sair oferecendo uva para quem quer uma maçã.
É nesta plataforma que será possível encontrar os produtos, verificar preços, obter links de venda, obter especificações e receber a remuneração proveniente das suas vendas.
Nada do que vou citar a partir daqui é regra, tudo varia de acordo com cada programa de afiliado digital e cada um possui a sua própria política específica de remuneração e outras peculiaridades.
Mais ainda assim, veja agora quais são os principais tipos de remuneração do mercado de afiliado digital:
Existe ainda uma classificação para os tipos existentes de afiliado digital. Eles se dividem em afiliado árbitro e afiliado autoridade.
O afiliado árbitro tem seu foco em estratégias que visam conversões (venda) imediatas. Para isto, realiza investimentos em campanhas patrocinadas e anúncios nos mais diversos lugares, indo de blogs à redes sociais.
Desta maneira, este afiliado consegue atingir bons resultados, mesmo sem ser autoridade em um nicho.
Se você está lendo com atenção, já deve imaginar o que faz este afiliado. Diferentemente do primeiro, este precisa ser uma autoridade no assunto para conquistar os seus ganhos.
É preciso construir organicamente uma audiência. Isto pode ser feito em um blog por exemplo, mas pode-se utilizar também as redes sociais.
Este tipo de afiliado é ótimo pois os leads atingidos com ele tendem a ser mais nutridos e propensos a serem convertidos.
Quanto maior o tráfego deste afiliado, maior tende a ser seu preço e seus ganhos.
É interessante ressaltar que o mais recomendado é que se utilize as duas estratégias em conjunto para atingir um crescimento orgânico, escalável e alavancado ao mesmo tempo.
Desde 2018, foi adotada a necessidade de que os produtores de conteúdo que desejam trabalhar como afiliados digitais fizessem isso como Pessoa Jurídica.
Isto porque, para receber a sua remuneração proveniente de seu percentual nas vendas ou nas outras formas de remuneração já citadas, é necessário que se tenha um CNPJ, e que esteja habilitado a emitir nota fiscal de prestação de serviços.
Para o profissional de vendas, o céu é o limite!
Além de receberem salários fixo em torno da casa dos R$ 4 mil, recebem comissões para cada venda que fazem. É importante ressaltar que esses salários e comissões se tornam exponencialmente mais altos quando se tratam de grandes empresas e multinacionais. Ou seja: quanto mais você vende, mais você ganha.
Com a Formação em Vendas da Voitto você tem acesso a 7 cursos, suporte técnico e de conteúdo, liberdade para aprender de onde quer que você esteja e te garante certificados com validade em todo o território nacional!
Com desconto de 88%, exclusivo para as primeiras turmas, em comparação ao preço dos cursos sendo vendidos separadamente, a Formação tem o Selo de Qualidade Voitto: teste a nossa autêntica metodologia de ensino e, caso suas expectativas não sejam atendidas no prazo de 30 dias, reembolsamos 100% do valor investido.
Aperfeiçoe-se e caminhe para o sucesso! Clique na imagem abaixo e saiba mais!
Grad. de Engenharia Elêtrica com habilitação em Sistemas de Potência pela UFJF e técnico em Eletromecânica pelo IF Sudeste MG. Possui formação de White Belt em Lean Seis Sigma, Construção de Websites, Linguagem HTML, Padrões W3C, Recursos de Formatação, Marketing de Rede e Excel Intermediário. Foi bolsista como monitor das disciplinas Cálculo I e Análise de Investimentos em Engenharia e Gestão de Obras na UFJF. SEO Funcional Manager e head da equipe de produção de conteúdos na área de Pesquisa e Desenvolvimento do blog da Voitto.
Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade.
Respeitamos sua privacidade e nunca enviaremos spam!