O que é AIDA?
Objetivos e vantagens do modelo AIDA
As 4 etapas do funil de vendas AIDA!
Exemplos do método AIDA
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Aprenda como a técnica de vendas AIDA pode ajudar o seu negócio!

Você sabe o que é AIDA? Aprenda como a união dessas quatro letras pode ser um elemento importante para melhorar as vendas da sua empresa.

Thiago Coutinho
Por: Thiago Coutinho
Aprenda como a técnica de vendas AIDA pode ajudar o seu negócio!

O método AIDA foi criado no final do século XIX pelo norte-americano Elmo Lewis. O tempo passou, surgiram novas tecnologias, veio o Marketing Digital e o AIDA não perdeu a sua relevância no mundo dos negócios.

Portanto, é interessante notar o quanto essas quatro letrinhas são úteis para o empreendedor que quer chamar a atenção do seu público-alvo.

Graças ao modelo AIDA é possível fisgar os clientes e, não por acaso, ele é parte importante para o funil de vendas e também para a elaboração de qualquer estratégia de Marketing.

Por isso, neste artigo, falaremos sobre o que é a AIDA seguindo os tópicos:

  • O que é AIDA?
  • Objetivos e vantagens do modelo AIDA;
  • As 4 etapas do funil de vendas AIDA;
  • Exemplos do método AIDA.

O que é AIDA?

AIDA é um acrônimo que explica um modelo composto por quatro estágios: Atenção, Interesse, Desejo e Ação. Essas etapas constituem o Funil de vendas AIDA, e servem como um guia sobre como o imaginário do clientefunciona e deve ser conduzido no processo de venda e em sua jornada de compra.

Com mais de 100 anos de idade, o AIDA continua firme e forte, sendo um dos vendedores mais eficientes do planeta. As técnicas de persuasão e atração que ela proporciona são ideais para conseguir a atenção do público.

Sendo assim, o modelo mostra desde o instante em que consumidor se deparou com o produto (prestou atenção - o primeiro estágio do funil) até o momento em que ele parte para a ação de compra ou alguma outra atividade capaz de proporcionar engajamento.

Por isso, a Voitto preparou para você um Kit de Planilhas totalmente gratuito e focado em Marketing e Vendas, que lhe permite mapear essa jornada de compra e facilitar a aplicação do método AIDA na estruturação dos funis.

Desde a pesquisa de mercado ao registro de reclamações, você possuirá 8 planilhas totalmente padronizadas como as principais ferramentas para esses setores indispensáveis no modelo de negócios atual.

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Se você quer conhecer os benefícios do modelo AIDA, continue a leitura!

Objetivos e vantagens do modelo AIDA

Os benefícios que o modelo AIDA traz para uma empresa são vários, mas o principal deles é facilitar que o empreendedor ordene o processo de vendas.

Hoje sabemos que nem sempre esse processo de compra é linear, ainda mais levando em conta as características do mundo moderno, que era distinto da época em que o método AIDA foi desenvolvido.

Contudo, esse modelo ainda se mostra eficiente e relevante, mostrando que pode ser um ótimo aliado quando é inserido nos meios de conversão do Marketing Digital. Por sua versatilidade, o método AIDA se encaixa perfeitamente com as principais estratégias atuais, tais como a utilização de landing page e e-mail marketing.

Dessa forma o modelo perpassa os seguintes questionamentos para construir uma jornada de compra efetiva:

  • Como o cliente pensa?
  • O que ele realmente deseja?
  • Quais são seus requisitos indispensáveis para comprar?

Continue lendo este artigo para entender como cada uma dessas respostas funciona nas etapas que o lead percorre ao aplicar o modelo AIDA detalhadamente.

As 4 etapas do funil de vendas AIDA!

Etapas funil AIDA

Fonte: freepik.com


Para saber mais sobre a AIDA, é importante estar a par dos detalhes de cada uma das etapas que ela oferece. Vamos ver com mais detalhes a seguir cada uma delas?

1. Atenção

É o momento, no funil AIDA, em que você tem que dizer para a sua persona "olha, eu estou aqui e tenho algo que vai solucionar os seus problemas".

Não é por acaso que a atenção é a primeira etapa do processo, pois ela determina o contato inicial entre o consumidor e o produto. Para elaborar essa fase de maneira eficiente você deve optar pelos canais adequados.

Hoje em dia, depois que a internet entrou no jogo, muito se fala na utilização de multicanais em estratégias de venda. Desse modo, é possível aliar a mídia offline e a online para atrair a atenção do público.

Porém, não custa lembrar que a escolha dos canais deve ser feita mediante um bom planejamento, pois apenas assim será possível fisgar a sua persona de maneira eficiente.

A utilização do e-mail marketing pode ser um exemplo de estratégia adequada para essa fase, pois assim você tem a possibilidade de segmentação, atraindo um público que realmente almeja conhecer o seu produto.

2. Interesse

Você conseguiu chamar a atenção da sua persona, agora é a hora de mantê-la interessada. E não pense que é fácil manter o público com os ouvidos e olhos atentos para o que você tem a dizer, viu? Requer muita dedicação e estratégia!

Entretanto, é aí que entra em cena algo que há muito tempo os principais empreendedores dizem que é o "rei" na internet: o Marketing de Conteúdo entregue com qualidade.

Nesse estágio, para manter o seu público atento, vale criar conteúdo em blogs, vídeos e também não esquecer das redes sociais. Lembre-se que é praticamente impossível encontrar alguém hoje em dia que não faça parte do Facebook ou Instagram.

Além do mais, para transformar a atenção em interesse, o seu conteúdo deve informar e educar.

Imagine, por exemplo, que o seu negócio venda soluções em eletrodomésticos. Nesse caso, uma postagem em um blog mencionando as qualidades de uma smart TV pode manter o interesse do visitante.

Os vídeos, inclusive, também demonstram ser uma excelente ferramenta para manter o cliente interessado, ainda mais se levarmos em conta o fato de que eles podem ser acessados de qualquer lugar.

A prova disso é a popularidade dos dispositivos móveis, tais como os smartphones, que permitem esse acesso rápido ao conteúdo em vídeo.

Dependendo do perfil do seu negócio, a elaboração de e-books, audiobooks e outros infoprodutos também pode aparecer como uma boa alternativa.

3. Desejo

Depois de conseguir a atenção e manter o público interessado, o próximo passo no modelo AIDA é fazer a persona desejar o que você tem para oferecer. Ela já conhece o seu produto ou serviço, mas não necessariamente ainda o deseja.

Portanto, para tornar o conteúdo interessante a ponto de fazer o público desejá-lo, é pertinente utilizar recursos como promoções e brindes, por exemplo.

Além disso, se o consumidor chegou até essa fase da jornada, a adoção de gatilhos mentais funciona como um empurrãozinho para transformar o desejo em ação.

Frases como "você precisa conhecer" e "aproveite as vantagens" são apenas alguns exemplos desses gatilhos.

4. Ação

A ação, dentro do funil AIDA, depende dos objetivos do seu negócio, mas ela não se limita apenas ao ato de comprar um produto ou serviço. Em alguns casos, a ação pode ser a persona efetuar o cadastro para receber um e-mail marketing ou a participação em um seminário, por exemplo.

Vale mencionar ainda que hoje em dia muito se fala no que acontece após a ação. Por isso a questão do pós-venda, do remarketing e do retargeting estão cada vez mais em voga no atual contexto do marketing digital.

Além disso, a AIDA pode ser relevante e atuante também em estratégias para o comércio online.

Independente de qual seja o seu objetivo, é na etapa de ação do modelo AIDA que você consegue um engajamento mais completo do seu público consumidor.

Exemplos do método AIDA 

Uma boa analogia para explicar uma aplicação do modelo AIDA seria um roteiro de cinema, pois toda produção obtém sucesso de acordo com sua performance. Não há investimento que garanta a aprovação do público, sem uma entrega de fluidez e emoção que um filme exige.

Da mesma forma, a Netflix utiliza com maestria o método para conversão de tantos a nossa volta. Para garantir a atenção, ela utiliza anúncios no Youtube, porém de maneira muito mais personalizada: Há alguns vídeos diferentes para cada país, elencando figuras comuns para identificação do público.

Para atacar o interesse, há a simples disponibilização de uma avaliação gratuita. Pontos como resolução, exclusividade, download e liberdade de anúncios conquistam o desejo do usuário, quando é levado a agir contratando uma assinatura com os primeiros 30 dias grátis.

Também em textos simples, o modelo AIDA faz a diferença. Numa página da Airbnb, há o convite: “Ganhe dinheiro como anfitrião do Airbnb” (Atenção), seguido de uma calculadora para seu possível ganho (Interesse), uma ressalva escrita da segurança do processo (Desejo) e um botão de “Comece já” (Ação).


E aí, aprendeu bem o modelo AIDA? Hora de colocar em prática!

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Thiago Coutinho

Thiago Coutinho

Thiago é engenheiro de produção, pós-graduado em estatística e mestre em administração pela UFJF. Especialista Black Belt em Lean Six Sigma, trabalhou na Votorantim Metais e MRS Logística, onde foi gestor e especialista em melhoria contínua. Com certificações MOS® e Auditor Lead Assessor ISO 9001, atuou em projetos de consultoria e ministrou treinamentos e palestras em congressos como ENEGEP e Six Sigma Brasil. Professor nas áreas de Gestão e Empreendedorismo, é fundador do Grupo Voitto e mentor de empresas, dedicando-se à liderança executiva da Voitto, com a visão de torná-la a maior escola online de gestão do Brasil.

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