Os processos de recrutamento com a análise preditiva
Como fazer uma analise preditiva no rh?
O papel do business intelligence na analise preditiva

Análise preditiva dentro do RH: o que é, e como fazer uma?

Descubra o que é, e como realizar uma análise preditiva dentro do rh. Aprenda agora mesmo a gerir pessoas interpretando dados!

Cindy Guerson
Por: Cindy Guerson
Análise preditiva dentro do RH: o que é, e como fazer uma?

Sabe quando você tem aquela intuição de que algo não vai dar certo e precisa recalcular a sua rota? Hoje em dia você pode deixar de lado os achismos e partir para as probabilidades de uma situação acontecer baseada em dados estatísticos!

A área de recursos humanos é a responsável por gerir pessoas e recrutar novos talentos, visto isso, uma importante ferramenta usada para prevenir futuros problemas na corporação é a análise preditiva.

A análise preditiva é um conjunto de técnicas que envolvem o raciocínio lógico para interpretar dados de forma estratégica. 

Dentro de um processo seletivo, ela é de extrema importância. Através do People Analytics, o auxílio do big data e o famoso machine learning na inteligência artificial, o recrutador pode ser capaz de avaliar se determinadas características de um candidato poderão ou não ser benéficas para a empresa a longo prazo.

Interessante, não é mesmo? Confira os próximos tópicos e saiba mais sobre a análise preditiva no rh junto com a gente!

  • Os processos de recrutamento com a análise preditiva
  • Como fazer uma analise preditiva no rh?
  • O papel do business intelligence na analise preditiva

Vamos lá?

Os processos de recrutamento com a análise preditiva

No setor de recursos humanos a análise preditiva se torna mais presente nos processos de recrutamento de novos colaboradores. Um rh estratégico, por sua vez, visa basear as suas informações em dados.

Esses dados usados pelo profissional de rh são coletados através de softwares adeptos ao people analytics, uma metodologia que visa coletar o máximo de informações de seus colaboradores, para que as decisões sejam baseadas em probabilidades estatísticas.

O people analytics auxilia o setor de recursos humanos para que através da interpretação de dados a tomada de decisão seja mais certeira e benéfica para a corporação.

A análise preditiva então, pode ser considerada o movimento que o profissional faz para se anteceder a elementos futuros e que podem ser prejudiciais para a cultura organizacional da empresa.

Como o departamento de recursos humanos visa manter o clima organizacional bom, geralmente são feitas avaliações de desempenho e a disponibilização de questionários NPS para que informações como: satisfação do colaborador e sugestão de melhorias possam ser apontadas e coletadas.

Visto isso, no processo de recrutamento, são levados em consideração todos esses aspectos.

Se a cultura organizacional de uma empresa preza por inovação e criatividade e um candidato é identificado como uma pessoa de mindset fixo e acomodada, uma análise preditiva que se pode fazer com base nesses fatos é de que essa pessoa não serve para trabalhar na corporação.

A linha de raciocínio da análise preditiva é essa, e claro, sempre baseada na coleta de informações e dados trazidas por um software de sua preferência!

Como fazer uma analise preditiva no rh?

Para realizar uma análise preditiva dentro dos processos de RH, como visto anteriormente, é necessário o domínio da interpretação de dados.

O people analytics, por meio de um software especializado, é a melhor das opções.

Contudo, o primeiro passo para fazer uma análise preditiva é ter um problema em mãos para resolver. Com uma resolução esperada de você, entenda que:

O que você quer saber do futuro está baseado no passado

Pegar experiências passadas como aprendizado requer muita inteligência emocional, e para solucionar um problema, analisar o que deu errado antes e o porquê deu errado é a melhor forma de se prevenir no futuro.

A partir dos insights criados, é interessante traçar mais de uma rota

Com certeza você já ouviu falar que todo plano A, precisa ter um plano B. Nos modelos preditivos a análise precisa ser clara e objetiva, não descartando a possibilidade de ter que traçar uma nova rota para encontrar resultados melhores.

Nem sempre você acertará nas decisões, mesmo baseada em estatísticas e probabilidades matemáticas, ainda existe uma margem de erro para essas situações. O certo a se fazer é considerá-las e se prevenir elaborando novos caminhos caso elas venham a acontecer.

Você quer aprender a fazer uma análise preditiva de sucesso? Para se tornar um grande profissional de rh no mercado de trabalho, especializado na tomada de decisões certeiras e estratégicas, você pode começar lendo o nosso ebook de Dashboards de Power BI!

Aprenda junto conosco!

Confira o nosso eBook gratuito Dashboards de Power BI e se especialize no assunto!

Com Dashboards de Power BI, você aprenderá o que são e como utilizá-las para gerenciar bancos de dados de forma realmente estratégica e efetiva na sua empresa.

Aproveite e baixe agora mesmo!


dashboards de power bi

O papel do business intelligence na analise preditiva

Agora que você já sabe que o Business Intelligence te prepara para a tomada de decisão baseada em dados, vamos falar um pouco sobre o seu papel na análise preditiva.

Tudo o que se refere a dados, a gestão de pessoas e caminhos a serem traçados, se refere também ao Business Intelligence.

O Business Intelligence, traduzido para o português como "inteligência empresarial", reúne um conjunto de práticas que permitem que a empresa utilize dados coletados para gerar mudanças internas e se adaptar frente às mudanças do mercado.

Além disso, o BI auxilia no descobrimento de erros, no acompanhamento do desenvolvimento empresarial, na análise competitiva e assim também, na análise preditiva.

A análise preditiva só existe se o Business Intelligence existir. É através dele que a interpretação de dados passa a ter valor para se anteceder a eventos futuros e dá origem ao que chamamos e aprendemos hoje de análise preditiva.

E aí, vamos embarcar nessa jornada juntos?

Se especialize e se garanta na análise preditiva!

Como você se sente quando percebe que Excel hoje é um pré-requisito para o mercado? Se você fica confuso com algumas funções ou formatações do Excel e não sabe transformar dados em informações realmente relevantes, não se preocupe!

A Voitto criou o curso Fundamentos de Excel para ajudar você a aprender o necessário para conseguir utilizar esse software de forma proveitosa. Você aprenderá desde formatação de células até um entendimento de tabelas dinâmicas.

Está esperando o que para começar sua experiência no software mais usado em empresas do mundo todo e ainda conhecer a plataforma da Voitto?

É só usar o cupom BLOG100 e começar a se capacitar gratuitamente! Esperamos você para estudar com a gente e depois publicar o certificado no LinkedIn, hein? Clique no botão abaixo e garanta seu acesso GRATUITO ao curso Fundamentos de Excel!

[curso] Power BI aplicado a negócios - [TEMPORARIAMENTE EXCEL]

Cindy Guerson

Cindy Guerson

Grad. em Psicologia pela Universidade Nove de Julho (UNINOVE) e atual membro da Liga Acadêmica de Psicanálise e Patologia (LAPP). Especialista na área de Pesquisa e Desenvolvimento do grupo Voitto. Possui certificação em produção e interpretação de textos (UNINOVE), Recrutamento e Seleção (GUPY), copywriting, marketing digital e conteúdos para a web (VOITTO). Acredita que um bom desempenho pessoal depende da nossa percepção sobre o mundo.

Fundamentos do PowerBI - Inscreva-se agora!

QUER RECEBER CONTEÚDO VIP?

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade.

Respeitamos sua privacidade e nunca enviaremos spam!

voitto.com.br

© Copyright 2008 - 2024 Grupo Voitto - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.

[Curso Gratuito] Fundamentos De Power Bi

Para baixar o material, preencha os campos abaixo:

Possui graduação completa?

Concordo em receber comunicações de acordo com a Política de Privacidade.