O que é Scrum?
Como implementar o Scrum?
Como disseminar o Scrum na empresa?
Quais fatores devem ser considerados ao implementar o Scrum?
Quais as vantagens de aplicar o Scrum?
O passo a passo para projetos ágeis

Como Aplicar o Scrum na sua empresa? Aprenda o que deve ser levado em consideração

Aprenda a identificar pontos importantes sobre Como Aplicar o Scrum na empresa e quais os benefícios desta metodologia que transforma gestões.

Técia Carvalho
Por: Técia Carvalho
Como Aplicar o Scrum na sua empresa? Aprenda o que deve ser levado em consideração

Mudanças acontecem a todo momento principalmente no âmbito de negócios. Empresas são desafiadas quase todos os dias a acompanharem esse ritmo com práticas de melhoria contínua. E nesse contexto, surge a metodologia Scrum.

Pensando nessas mudanças, no ano de 2001, um grupo com 17 desenvolvedores de software se reuniram e resolveram mudar o modelo existente na elaboração de projetos com um documento chamado Manifesto Ágil.

Hoje em dia, as Metodologias Ágeis são usadas em todo lugar do mundo, e, cada vez mais, vêm ganhando espaço e visibilidade.

Portanto, é importante que os gestores entendam quando é necessária e possível a implementação da metodologia Scrum em sua empresa, e neste artigo, você saberá como.

Para isso, separamos para você os seguintes assuntos:

  • O que éScrum?
  • Como implementar o Scrum?
  • Como disseminar o Scrum na empresa?
  • Quais fatores devem ser considerados ao implementar o Scrum?
  • Quais as vantagens de aplicar o Scrum?

Então vamos começar entendendo conceitos básicos. Continue lendo o artigo, para que entenda melhor a metodologia Scrum!

O que é Scrum?

Scrum é um framework, ou seja, um conjunto de práticas, criado por Jeff Sutherland e Ken Schwaber, que possibilita otimização no processo de criação e construção de produtos.

Como dito anteriormente, o Scrum surgiu em meio a indústria da tecnologia, mas hoje é difundido em empresas de diversos setores, sendo utilizado como uma forma de gerenciamento de projetos para o desenvolvimento de diversos produtos.

Uma das grandes características da metodologia Scrum é a sua flexibilidade para se adaptar a diferentes exigências que possam surgir durante um projeto, devido a capacidade dessa metodologia em tornar os processos mais claros, por meio de entregas rápidas e com foco total nas exigências dos clientes.

Mas essa é apenas uma pequena introdução do que é o Scrum. É importante que você entenda que essa é uma metodologia com diversos conceitos e possibilidades, portanto é necessário estudá-la mais a fundo para que sua implementação seja feita de maneira adequada.


Veja a seguir, quais são os passos para implementar a metodologia Scrum.

Como implementar o Scrum?

A seguir, você aprenderá em 10 passos como implementar o Scrum em sua empresa.

1. Escolha um Product Owner

Lembre-se que o Product Owneré quem será responsável por ter a visão do que a equipe irá produzir baseado nos requisitos dos clientes.

2. Selecione uma equipe de desenvolvimento

Selecione um grupo de pessoas multifuncional que tenha as habilidades necessárias para executar as atividades do projeto.

3. Escolha um Scrum Master

Lembre-se que o Scrum Master é quem treinará todo o resto da equipe na estrutura Scrum, portanto procure alguém que domine esse framework.

4. Crie e ordene um backlog do produto

É o momento de criar, de acordo com as prioridades, a lista de tudo que precisa ser construído ou realizado para atingir o objetivo final.

5. Refine e estime um backlog

É o momento de estimar o quanto os itens da lista demandam de esforço, vendo o que realmente é necessário e factível como objetivo.

6. Planeje a Sprint

É a primeira reunião do Scrum, em que a equipe deve olhar para o backlog e prever quantas tarefas conseguirão realizar no sprint.

7. Torne o trabalho visual

Você pode fazer isso criando um quadro com três colunas: “A fazer”, “Fazendo” e “Feito”, e ir movendo as atividades com post-it.

8. Realize reuniões diárias

Diariamente deverá ser realizada uma reunião de no máximo 15min, a Daily Scrum, analisando o que foi feito ontem, o que fará hoje e os impedimentos.

9. Revise o Sprint

É o momento de mostrar o que foi feito durante o sprint e qualquer pessoa poderá participar.

10. Faça uma retrospectiva do Sprint

É o momento de pensar no que deu certo, no que poderia ter sido melhor e no que pode ser melhorado para o próximo Sprint.

Tendo em mente todos esses passos de implementação, é importante conhecer maneiras de disseminar o Scrum por toda a empresa. A seguir te mostrarei algumas dicas!

Como disseminar o Scrum na empresa? 

Para aplicar o Scrum em uma empresa, a presença de coaches para a disseminação da metodologia é de grande importância. Abaixo, iremos conhecer as principais vantagens de um coaches externos e internos em uma empresa.

Interno

  • O coach interno conhece o ambiente e as pessoas da empresa
  • Ele sabe identificar rapidamente os apoios e as resistências que surgem 
  • Além disso, ele entende rapidamente os pontos de melhoria a serem trabalhados. Ou seja, o profissional sabe onde precisa atacar para gerar a transformação para o mindset ágil.

Externo 

  • O coach externo tem uma visão imparcial da empresa, que o ajuda a não se envolver em aspectos políticos e pessoais
  • O profissional externo que ajudará a aplicar o Scrum em sua empresa ganha um diferencial por adquirir experiências em sessões de coaching realizadas em outras empresas.

Independente da escolha sobre ter um coach interno ou externo, o objetivo sempre será o mesmo: auxiliar a equipe no processo de desenvolvimento e na aplicação do ágil para toda a empresa.

Quais fatores devem ser considerados ao implementar o Scrum?  

Qualquer mudança que acontece dentro de uma organização, sejam mudanças físicas, de cultura ou até mesmo na elaboração de projetos, geram resistências. No caso da aplicação do Scrum, essa resistência pode se mostrar mais difícil, por ser uma metodologia que exige maior integração das equipes.

A seguir vamos conhecer alguns fatores que podem surgir na hora da sua aplicação da metodologia Scrum.

1. Resistência à implementação 

Por ser uma metodologia que precisa ser aplicada por toda a empresa, haverão opiniões positivas e negativas quando surgir o assunto de mudança.

2. Não é possível prever o produto final

Quem já aplica o Scrum sabe que, a médio e longo prazo, os resultados finais são satisfatórios. Mas, para uma empresa que está começando com a aplicação do mindset ágil e pretende mudar toda a sua rotina, podem ocorrer inquietações que atrapalhem o produto final.

3. O sucesso não é de uma hora para a outra

Quando você muda os projetos e o mindset da empresa para o framework ágil, isso não significa que, de uma hora para a outra, os seus projetos se tornarão ágeis. É necessário ter paciência e conhecimento para entender se a mudança está de acordo com as práticas da metodologia. Além disso, mudanças complexas acontecem a médio e longo prazo.

4. O Scrum é totalmente diferente do gerenciamento tradicional

A diferença vai, desde a apresentação do projeto, até os requisitos exigidos e prazos de entrega. Por esses motivos, empresas que estão mudando de uma metodologia tradicional para a Scrum podem sentir muito a diferença e achar que a nova metodologia não vai atender aos requisitos exigidos para os clientes.

5. As melhores práticas são as mais arriscadas

Como as mudanças dependem de um relacionamento humano e as relações são marcadas por diversos traços de personalidade, elas podem fracassar antes mesmo de ter uma chance de implementação.

Para não criar esse problema, o responsável pela mudança do ágil na organização precisa ter suas soft skills bem trabalhadas, pois essa habilidade ajudará os outros membros da equipe.

6. A necessidade da mudança está acontecendo mais rápido do que nunca

Como foi dito na introdução do artigo, mudanças são essenciais e acontecem a todo tempo. E, quando falamos de mudanças no gerenciamento de projetos, a metodologia Scrum já vem conquistando espaço e se mostrando muito eficiente nesta atividade.

Então, é muito importante estar sempre atento às novidades do mercado, principalmente em metodologias que estão sendo aplicadas e já apresentam resultados satisfatórios para as empresas.

7. Urgência na disseminação do Scrum

É necessário entender o nível de urgência em que a empresa se encontra quando decide aplicar o Scrum. Para te auxiliar com isso, falaremos da urgência alta e baixa e quais passos podem ser seguidos conforme o seu nível.

Urgência alta 

Quando existe uma alta urgência, a transição deverá acontecer rapidamente. Portanto, é necessário o acompanhamento de um coach, interno ou externo, para evitar que a disseminação de conhecimentos seja feita de forma equivocada em Scrum. Caso sua empresa já tenha um profissional Scrum Master, ele pode ser o coach que vai trabalhar essa mudança.

Além disso, é necessário levar em consideração os conhecimentos técnicos da equipe. É importante que parte da equipe já seja familiarizada com a metodologia.

Por último, é necessário observar a sinergia das equipes, pois algumas criam grandes vínculos e separá-las pode trazer mais prejuízos do que benefícios para o processo de disseminação.

Urgência baixa 

Deve-se levar em consideração conhecimentos técnicos no momento da divisão e acompanhar de perto cada característica do profissional. No caso da urgência baixa, o trabalho de implementação será de médio ou longo prazo, mas o acompanhamento de coaches ainda é necessário.

Por último, assim como no tópico de urgência alta, você deve evitar quebrar equipes que trabalham de forma sinérgica.

Quais as vantagens de aplicar o Scrum?

As vantagens da aplicação da metodologia são inúmeras. A seguir, confira as principais:

  • Diminui custos
  • Aumenta a produtividade 
  • Melhora o engajamento e satisfação do time
  • Aumenta a qualidade
  • Aumenta a aprovação dos stakeholders
  • Gera um Time-To-Market mais rápido
  • Promove a eficiência e eficácia dos processos
  • Melhora a comunicação das partes envolvidas no processo
  • Foca na satisfação do cliente
  • Agrega alto ao produto.

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Técia Carvalho

Técia Carvalho

Grad. em Ciências Econômicas pela Universidade Federal de Juiz de Fora. Integrante do GET Economia, onde desenvolve pesquisa e artigos sobre Tecnologias Sociais e Desenvolvimento Local. Certificação em White Belt Lean Seis Sigma, Produção de Conteúdo Web e em Marketing de Conteúdo. Estagiária na área de Pesquisa e Desenvolvimento do Grupo Voitto.

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