Brand Experience, ou experiência de marca, é uma abordagem estratégica que engloba a interseção entre a identidade da marca e as percepções, emoções e interações dos consumidores em todos os pontos de contato.
Desde o primeiro contato com a marca até a experiência pós-compra, cada interação desempenha um papel fundamental na formação da percepção e lealdade do consumidor.
Em um cenário empresarial cada vez mais competitivo e influenciado pela rápida evolução digital, o investimento em experiências de marca autênticas e memoráveis é essencial para garantir a diferenciação e o sucesso a longo prazo.
Neste contexto, compreender e aprimorar a brand experience é fundamental para as organizações que almejam não apenas sobreviver, mas prosperar em um ambiente de mercado dinâmico e exigente.
Com isso, existem técnicas e métodos de formar laços emocionais com os clientes, que vão desde o contato remoto em e-commerces a atendimentos presenciais de qualidade, além de produtos bem desenvolvidos e uma identidade de marca autêntica.
Ficou interessado em entender mais sobre Brand Experience? Continue a leitura do texto que se desenvolverá através dos seguintes tópicos:
Tenha um excelente aprendizado!
Brand experience é uma técnica utilizada para fidelizar e aumentar a interação entre uma marca e um público-alvo, fazendo com que exista uma consolidação da imagem desejada pela corporação, indo além do momento da compra ou aquisição de produtos.
A criação de um bom brand experience gerar ou fortalecer os laços com consumidores, fazendo com que os mesmos se tornem promotores da marca ao realizar a indicação para outras pessoas.
Um ponto importante, é que Brand Experience não pode ser confundido com Customer Experience, visto que este se preocupa com a venda de produtos e com a experiência que o cliente adquire quando recebe o mesmo.
Existem alguns elementos-chave importantes para criação e permanência de um Brand Experience de sucesso, confira:
Agora que você já conferiu como dar os primeiros passos no brand experience, confira qual a importância de colocá-lo em prática em seu negócio.
Confira a seguir o que torna o Brand Experience uma ótima oportunidade para fidelização e humanização de marca no mercado, gerando consumidores que reconheçam valor na relação marca-consumidor.
Ao investir fortemente em uma boa experiência de marca, pode-se criar um senso de pertencimento aos clientes, além de laços emocionais e consequentemente gerando a fidelização.
Outro ponto positivo, é que quanto mais satisfeitos estejam os clientes, mais chances existem de continuarem comprando e recomendarem a marca para seus amigos e familiares.
O diferencial competitivo é outro motivo que torna o desenvolvimento de um bom brand experience fundamental para consolidação de marca. Isso ocorre devido a saturação do mercado em relação a produtos e serviços similares.
Dessa forma, investir em diferenciais para sua marca é fundamental para ultrapassar a concorrência e se destacar positivamente.
Empresas que investem na criação de experiências de marca positivas geralmente experimentam um melhor desempenho financeiro. Isso pode se manifestar em aumento das vendas, margens mais altas, maior participação de mercado e valorização da marca.
O valor obtido vai muito além do monetário, visto que quanto melhor o investimento no brand experience, maior será o valor agregado aos produtos vendidos.
A experiência de marca envolvente é memorável e pode aumentar o engajamento do cliente. Isso pode se traduzir em interações mais frequentes com a marca, maior participação em eventos, mídias sociais e outras atividades relacionadas à marca.
Confira alguns exemplos de Brand Experience que são um sucesso para se inspirar:
A famosa marca da maçã é um ótimo exemplo de brand experience de sucesso. Isso porque a Apple garante muito mais que qualidade de produtos, toda experiência antes e pós aquisição de produtos se aproximam emocionalmente dos consumidores.
Durante a visita em lojas físicas, a Apple faz com que seus consumidores tenham uma experiência diferenciada, visto que podem utilizar os produtos antes de realizarem a compra, além de todo atendimento personalizado.
Outro ponto importante, é que até mesmo as embalagens do produto são pensadas para que os clientes tenham uma experiência premium.
O Starbucks é uma marca de cafés conhecida em todo mundo, o que muitos não sabem é que toda experiência criada pela marca, que vai desde as decorações das lojas, pedidos personalizados, programas de fidelidade e produtos (como copos por exemplo), fazem parte de um Brand Experience de sucesso.
Essa estratégia adotada pela queridinha dos amantes de café, possui como objetivo criar laços emocionais e gerar senso de pertencimento aos consumidores. Ou seja, ao consumirem os produtos, os clientes se sentem valorizados pela marca.
Para manter essa consolidação no mercado, o Starbucks está constantemente investindo em ideias inovadoras, treinamento para colaboradores e parcerias que se aproximam do perfil da persona do grupo.
Além dos exemplos citados acima, existem outros cases de sucesso que podem servir como estímulo para te auxiliar no processo de criação de um Brand Experience.
A marca de óculos já investe em tecnologia e inovação em seus produtos há muitos anos, porém, a nova loja de Nova Iorque agora conta com uma impressora 3D para que os clientes tenham a oportunidade de criar suas próprias armações, totalmente personalizadas.
Além de ativar a criatividade dos consumidores, é um grande marketing da marca. Como uma forma de se aproximar ainda mais dos clientes, a marca disponibiliza um oftalmologista em que as consultas são agendadas pelo site, e após a consulta já saem com o diagnóstico e indicação personalizada dos melhores produtos para cada caso.
Consolidada no mercado há décadas, a Coca-Cola é um exemplo clássico de marcas que se aproximam de seus consumidores através de boas lembranças e experiências.
Mas como uma marca consegue chegar onde a Coca Cola chegou? O sucesso da marca de refrigerantes começa com um bom posicionamento e comunicação com seus consumidores.
Uma campanha que fez muito sucesso foi as latas personalizadas com nomes, incentivando os consumidores a postarem suas latinhas e contarem suas histórias. O sucesso foi tão grande que em muitos locais o estoque acabou em menos de 24 horas.
Para construir uma brand experience memorável, é essencial adotar estratégias que envolvam todos os aspectos da interação entre a marca e o consumidor. Confira alguns deles:
Antes do lançamento da marca ou, até mesmo, se a marca já for consolidada no mercado, é necessário conhecer a fundo a persona envolvida. Por isso, trace o perfil ideal do seu público alvo.
Defina os gostos, costumes, quais as necessidades e os desejos do cliente ideal e através disso, será possível definir outros pontos importantes que levarão sua marca ao sucesso.
Como abordado anteriormente, uma marca bem consolidada necessita de consistência. Dessa forma, existem alguns pontos que são fundamentais para o sucesso, confira:
O atendimento ao cliente é uma ótima estratégia de fidelização. Seja no atendimento presencial ou remotamente, isso porque, quanto melhor for a experiência do cliente em determinadas situações, maiores as chances de promoção da marca.
Além disso, um atendimento humanizado e personalizado se torna ainda mais importante. Para isso, é necessário o investimento em treinamento para os colaboradores como uma forma de garantia de que o contato com o cliente se torne uma boa experiência.
Para ter certeza que as estratégias adotadas estão dando certo, é necessário realizar um acompanhamento contínuo de todo processo e além disso, realizar avaliações periódicas.
Isso porque, através das avaliações será possível identificar os ajustes necessários às técnicas aplicadas e desenvolver uma constante evolução, fazendo com que a Brand Experience fidelize a longo prazo os consumidores, sempre com relevância e eficácia.
Vivemos um momento de intensa digitalização das mais diversas atividades. No entanto, muitos negócios não compreendem o que isso afeta nos padrões de consumo de seus clientes e como lidar com isso. Pensando nisso, desenvolvemos nosso Programa de Formação em Marketing e Vendas.
Voltado a você, empreendedor que deseja escalar seu negócio, mas que tem encontrado muitos desafios, tanto no meio físico, quanto no meio digital, este programa trabalha com os principais fundamentos de Marketing, Vendas e Growth Hacking, conhecimentos aplicados com sucesso em empresas de alto nível.
Não perca essa oportunidade! Saiba mais clicando na imagem abaixo:
Thiago é engenheiro de produção, pós-graduado em estatística e mestre em administração pela UFJF. Especialista Black Belt em Lean Six Sigma, trabalhou na Votorantim Metais e MRS Logística, onde foi gestor e especialista em melhoria contínua. Com certificações MOS® e Auditor Lead Assessor ISO 9001, atuou em projetos de consultoria e ministrou treinamentos e palestras em congressos como ENEGEP e Six Sigma Brasil. Professor nas áreas de Gestão e Empreendedorismo, é fundador do Grupo Voitto e mentor de empresas, dedicando-se à liderança executiva da Voitto, com a visão de torná-la a maior escola online de gestão do Brasil.
Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade.
Respeitamos sua privacidade e nunca enviaremos spam!