Como fazer com que sua marca tenha um grande destaque? Essa é a pergunta que certamente todo negócio que almeja crescimento e reconhecimento deseja ter a resposta!
Mas, para que uma marca cresça e atinja um patamar mais elevado, apenas uma resposta não é suficiente, pois, para isso é necessário que diversas estratégias sejam aplicadas.
Pensando nisso, hoje vamos falar de uma estratégia que deve ser aplicada em qualquer negócio que queira se destacar: a Brand Voice. Você sabe do que se trata essa ferramenta poderosa?
Neste artigo, saiba mais sobre os principais conceitos dessa estratégia e ainda, aprenda a aplicá-la em questão de 5 passos! Logo, acompanhe os seguintes tópicos para aprender sobre:
Vamos à leitura?
Primeiramente, vamos definir o que é Brand Voice, ou “Voz de marca”, como uma estratégia de comunicação em que se dá uma voz para sua marca com o intuito de atingir positivamente o consumidor.
Essa estratégia de Brand Voice está muito relacionada com o Inbound Marketing, em que a criação de conteúdo para a web é a principal forma de disseminar a mensagem que a marca pretende.
Dessa forma, ter uma voz para a sua marca se torna cada vez mais imprescindível para que ela se torne mais reconhecida e consiga se posicionar diante da sociedade para consolidar os seus valores.
Muito interessante, não é mesmo?
Depois de alinhar qual é o conceito de Brand Voice, é preciso saber quais são as diferenças dele com a Brand Persona, para conseguir distingui-los com assertividade. Logo, confira o próximo tópico!
Como já foi dito no tópico anterior, o conceito de Brand Voice consiste na criação de uma voz para a sua marca, o que por sua vez viabiliza uma estratégia de comunicação muito mais eficiente.
Um conceito semelhante a esse e que por vezes pode causar dúvidas é o Brand Persona. Você já ouviu falar nele e sabe o que ele significa?
O Brand Persona é a criação de um porta voz para a estratégia de comunicação de sua empresa, ou seja, um personagem ideal para representar a sua marca e os ideais que ela deseja refletir.
Dessa forma, apesar da Brand Voice e a Brand Persona terem propósitos semelhantes, elas não representam a mesma coisa, mas sim, estratégias complementares de marketing digital.
Afinal de contas, para passar uma mensagem com eficiência, ter uma figura humanizada é uma forma de aproximação no e-commerce muito interessante e aumenta as chances de identificação do cliente.
Além disso, o impacto e engajamento da Brand Voice quando aplicado em conjunto com a Brand Persona é muito mais considerável, o que reforça a ideia de que o uso dessas duas estratégias juntas é uma excelente escolha.
Mas, por que o Brand Voice é fundamental para o seu negócio? A resposta para essa e outras questões relacionadas a esse assunto podem ser encontradas no próximo tópico, não deixe de conferir!
Para que você consiga assimilar melhor a importância da prática da Brand Voice para o seu negócio, listamos quais são as principais vantagens da sua aplicação, veja a seguir:
Com tanta competitividade entre as marcas, se destacar se torna cada vez mais uma missão mais difícil e ao mesmo tempo almejada por todo negócio.
Diante disso, a Brand Voice contribui para que sua marca, pois a aplicação dessa estratégia de marketing digital proporciona um aumento de identificação da sua persona com seu produto ou serviço.
Você já deve ter escutado a expressão “o marketing é a alma do negócio”, certo? Ela ressalta o quanto as estratégias de marketing são imprescindíveis para o sucesso da sua marca.
Por isso, a assertividade no marketing de conteúdo é essencial para que os resultados almejados para o seu alcance e visibilidade se concretizem. Portanto, a Brand Voice te auxilia nessa missão, direcionando melhor suas estratégias.
Os clientes são a base de qualquer negócio de sucesso, pois além de consumir o produto ou serviço que sua marca pode oferecer, ele ainda é muito importante para a valorização e promoção de sua marca.
Logo, fidelizar seus clientes é o segredo para o crescimento constante do seu negócio e através da aproximação dos mesmos que a Brand Voice proporciona, isso é cada vez mais concreto.
Coca-Cola: a impressão de nomes nas latas de Coca Cola foi um dos Brand Voices mais marcantes dessa marca, afinal, foi inesquecível a procura pelo seu nome em uma lata, não é mesmo?
Agora ficou bem mais claro como o Brand Voice proporciona grande impacto para o seu negócio, não é mesmo? E não acabou por aqui, no próximo tópico entenda como colocar isso tudo em prática!
Colocar o Brand Voice em prática pode ser uma tarefa desafiadora para quem está começando, mas, isso não precisa ser um problema para você! Confira o passo a passo:
Para se comunicar com seu público é necessário conhecer muito bem para quem a mensagem pretendida vai chegar!
Diante disso, o seu público alvo é o seu ponto de partida para começar sua estratégia de Brand Voice, de forma que é necessário mapear quais são as principais características do mesmo.
Com o público-alvo mapeado, chegou o momento de definir a sua persona para a estratégia de Brand Voice, ou seja, criar uma “pessoal ideal” para receber a mensagem pretendida.
Para isso, é interessante se basear nas características do seu principal público-alvo para chegar a uma definição clara e coerente de para qual persona seu conteúdo de Brand Voice será dirigido.
Instagram. Tik Tok. Facebook. Youtube. As redes sociais são canais muito eficientes para que a sua Brand Voice tenha sucesso, pois, é uma forma de alcançar diversas pessoas, usar variadas estratégias e disseminar as principais ideias com eficácia.
Diante disso, é necessário selecionar quais redes sociais serão mais adequadas para o alcance do propósito estabelecido pela sua estratégia de marketing.
Estabelecer uma tabela de tom é muito interessante, pois padroniza o conteúdo de forma agradável e facilita tanto para o emissor quanto para o receptor de uma mensagem.
Além disso, definir o tom de voz correto é importante para delimitar os posicionamentos, afinal, é o tom que definirá a interpretação das pessoas nas redes sociais, o que deve evitar ambiguidades.
A humanização de marca é algo cada vez mais adotado pelos negócios, visto que traz impactos muito positivos para a mesma, afinal, pessoas gostam de pessoas e isso alcança um nível emocional interessante.
Logo, essa estratégia aproxima ainda mais os clientes da marca, aumenta a identificação com os valores da empresa e ainda, pode ser promovida através de estratégias como o Brand Persona, que já foi citado anteriormente.
Thiago é engenheiro de produção, pós-graduado em estatística e mestre em administração pela UFJF. Especialista Black Belt em Lean Six Sigma, trabalhou na Votorantim Metais e MRS Logística, onde foi gestor e especialista em melhoria contínua. Com certificações MOS® e Auditor Lead Assessor ISO 9001, atuou em projetos de consultoria e ministrou treinamentos e palestras em congressos como ENEGEP e Six Sigma Brasil. Professor nas áreas de Gestão e Empreendedorismo, é fundador do Grupo Voitto e mentor de empresas, dedicando-se à liderança executiva da Voitto, com a visão de torná-la a maior escola online de gestão do Brasil.
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