O que é Brand Voice?
Qual a diferença entre Brand Voice e Brand Persona?
Qual a importância da Brand Voice para o seu negócio?
Como criar uma Brand Voice para o seu negócio?
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Como aplicar a Brand Voice para potencializar seu negócio? Aprenda 5 passos!

Quer implementar uma estratégia de marketing em seu negócio e alcançar melhores resultados? Conheça então a Brand Voice!

Thiago Coutinho
Por: Thiago Coutinho
Como aplicar a Brand Voice para potencializar seu negócio? Aprenda 5 passos!

Como fazer com que sua marca tenha um grande destaque? Essa é a pergunta que certamente todo negócio que almeja crescimento e reconhecimento deseja ter a resposta!

Mas, para que uma marca cresça e atinja um patamar mais elevado, apenas uma resposta não é suficiente, pois, para isso é necessário que diversas estratégias sejam aplicadas.

Pensando nisso, hoje vamos falar de uma estratégia que deve ser aplicada em qualquer negócio que queira se destacar: a Brand Voice. Você sabe do que se trata essa ferramenta poderosa?

Neste artigo, saiba mais sobre os principais conceitos dessa estratégia e ainda, aprenda a aplicá-la em questão de 5 passos! Logo, acompanhe os seguintes tópicos para aprender sobre:

  • O que é Brand Voice? 
  • Qual a diferença entre Brand Voice e Brand Persona? 
  • Qual a importância da Brand Voice para o seu negócio? 
  • Como criar uma Brand Voice para o seu negócio? 

Vamos à leitura?

O que é Brand Voice? 

Primeiramente, vamos definir o que é Brand Voice, ou  “Voz de marca”, como uma estratégia de comunicação em que se dá uma voz para sua marca com o intuito de atingir positivamente o consumidor. 

Essa estratégia de Brand Voice está muito relacionada com o Inbound Marketing, em que a criação de conteúdo para a web é a principal forma de disseminar a mensagem que a marca pretende.

Dessa forma, ter uma voz para a sua marca se torna cada vez mais imprescindível para que ela se torne mais reconhecida e consiga se posicionar diante da sociedade para consolidar os seus valores.

Muito interessante, não é mesmo?

Depois de alinhar qual é o conceito de Brand Voice, é preciso saber quais são as diferenças dele com a Brand Persona, para conseguir distingui-los com assertividade. Logo, confira o próximo tópico! 

Qual a diferença entre Brand Voice e Brand Persona? 

Como já foi dito no tópico anterior, o conceito de Brand Voice consiste na criação de uma voz para a sua marca, o que por sua vez viabiliza uma estratégia de comunicação muito mais eficiente. 

Um conceito semelhante a esse e que por vezes pode causar dúvidas é o Brand Persona. Você já ouviu falar nele e sabe o que ele significa?

O Brand Persona é a criação de um porta voz para a estratégia de comunicação de sua empresa, ou seja, um personagem ideal para representar a sua marca e os ideais que ela deseja refletir.

Dessa forma, apesar da Brand Voice e a Brand Persona terem propósitos semelhantes, elas não representam a mesma coisa, mas sim, estratégias complementares de marketing digital. 

Afinal de contas, para passar uma mensagem com eficiência,  ter uma figura humanizada é uma forma de aproximação no e-commerce muito interessante e aumenta as chances de identificação do cliente.

Além disso, o impacto e engajamento da Brand Voice quando aplicado em conjunto com a Brand Persona é muito mais considerável, o que reforça a ideia de que o uso dessas duas estratégias juntas é uma excelente escolha.

Mas, por que o Brand Voice é fundamental para o seu negócio? A resposta para essa e outras questões relacionadas a esse assunto podem ser encontradas no próximo tópico, não deixe de conferir!

Qual a importância da Brand Voice para o seu negócio? 

Para que você consiga assimilar melhor a importância da prática da Brand Voice para o seu negócio, listamos quais são as principais vantagens da sua aplicação, veja a seguir: 

Proporciona destaque no mercado

Com tanta competitividade entre as marcas, se destacar se torna cada vez mais uma missão mais difícil e ao mesmo tempo almejada por todo negócio. 

Diante disso, a Brand Voice contribui para que sua marca, pois a aplicação dessa estratégia de marketing digital proporciona um aumento de identificação da sua persona com seu produto ou serviço. 

Ajuda na orientação assertiva do marketing

Você já deve ter escutado a expressão “o marketing é a alma do negócio”, certo? Ela ressalta o quanto as estratégias de marketing são imprescindíveis para o sucesso da sua marca.

Por isso, a assertividade no marketing de conteúdo é essencial para que os resultados almejados para o seu alcance e visibilidade se concretizem. Portanto, a Brand Voice te auxilia nessa missão, direcionando melhor suas estratégias.

Promove a fidelização de clientes 

Os clientes são a base de qualquer negócio de sucesso, pois além de consumir o produto ou serviço que sua marca pode oferecer, ele ainda é muito importante para a valorização e promoção de sua marca. 

Logo, fidelizar seus clientes é o segredo para o crescimento constante do seu negócio e através da aproximação dos mesmos que a Brand Voice proporciona, isso é cada vez mais concreto.

Tem cases de sucesso comprovados 

  • Nike: A expressão “Just do it” é familiar para você? Saiba que isso é o resultado de um Brand Voice bem executado pela Nike, que transformou uma expressão estrangeira em algo valorizado e associado automaticamente à marca. 

Coca-Cola: a impressão de nomes nas latas de Coca Cola foi um dos Brand Voices mais marcantes dessa marca, afinal, foi inesquecível a procura pelo seu nome em uma lata, não é mesmo?

impressão de nomes nas latas de coca cola

Agora ficou bem mais claro como o Brand Voice proporciona grande impacto para o seu negócio, não é mesmo? E não acabou por aqui, no próximo tópico entenda como colocar isso tudo em prática! 

Como criar uma Brand Voice para o seu negócio? 

Colocar o Brand Voice em prática pode ser uma tarefa desafiadora para quem está começando, mas, isso não precisa ser um problema para você! Confira o passo a passo:  

1. Conheça seu público alvo

Para se comunicar com seu público é necessário conhecer muito bem para quem a mensagem pretendida vai chegar!

Diante disso, o seu público alvo é o seu ponto de partida para começar sua estratégia de Brand Voice, de forma que é necessário mapear quais são as principais características do mesmo.

2. Defina sua persona

Com o público-alvo mapeado, chegou o momento de definir a sua persona para a estratégia de Brand Voice, ou seja, criar uma “pessoal ideal” para receber a mensagem pretendida.

Para isso, é interessante se basear nas características do seu principal público-alvo para chegar a uma definição clara e coerente de para qual persona seu conteúdo de Brand Voice será dirigido.

3. Escolha seus canais de comunicação

Instagram. Tik Tok. Facebook. Youtube. As redes sociais são canais muito eficientes para que a sua Brand Voice tenha sucesso, pois, é uma forma de alcançar diversas pessoas, usar variadas estratégias e disseminar as principais ideias com eficácia.

Diante disso, é necessário selecionar quais redes sociais serão mais adequadas para o alcance do propósito estabelecido pela sua estratégia de marketing.

4. Estabeleça boas práticas de tom de voz

Estabelecer uma tabela de tom é muito interessante, pois padroniza o conteúdo de forma agradável e facilita tanto para o emissor quanto para o receptor de uma mensagem.

Além disso, definir o tom de voz correto é importante para delimitar os posicionamentos, afinal, é o tom que definirá a interpretação das pessoas nas redes sociais, o que deve evitar ambiguidades. 

5. Humanize sua marca 

A humanização de marca é algo cada vez mais adotado pelos negócios, visto que traz impactos muito positivos para a mesma, afinal, pessoas gostam de pessoas e isso alcança um nível emocional interessante. 

Logo, essa estratégia aproxima ainda mais os clientes da marca, aumenta a identificação com os valores da empresa e ainda, pode ser promovida através de estratégias como o Brand Persona, que já foi citado anteriormente.

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Thiago Coutinho

Thiago Coutinho

Thiago é engenheiro de produção, pós-graduado em estatística e mestre em administração pela UFJF. Especialista Black Belt em Lean Six Sigma, trabalhou na Votorantim Metais e MRS Logística, onde foi gestor e especialista em melhoria contínua. Com certificações MOS® e Auditor Lead Assessor ISO 9001, atuou em projetos de consultoria e ministrou treinamentos e palestras em congressos como ENEGEP e Six Sigma Brasil. Professor nas áreas de Gestão e Empreendedorismo, é fundador do Grupo Voitto e mentor de empresas, dedicando-se à liderança executiva da Voitto, com a visão de torná-la a maior escola online de gestão do Brasil.

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