Uma das maneiras de se criar uma abordagem de marketing e publicidade mais precisa é definir bem qual é a buyer persona da marca.
Por meio de uma personificação precisa, será possível identificar quais canais de comunicação serão mais assertivos, qual formato de conteúdo será melhor utilizado, a linguagem que a marca usará, quais conteúdos serão produzidos, etc.
Ficou interessado em aprender sobre o que é buyer persona? Vamos ajudá-lo, continue lendo este artigo, separamos alguns tópicos para auxiliar no seu aprendizado, sendo eles:
Vamos à leitura?
A Buyer Persona é uma representação personificada da base ideal de consumidores de uma empresa ou marca. São aquelas pessoas que, de fato, adquiriram um produto da companhia.
Ela é uma representação personificada do tipo de cliente ideal da marca, pois é criada baseada em dados. Vale ressaltar que ela não existe na vida real.
A buyer persona pode ser criada levando em consideração uma base de clientes que a empresa já tem ou por meio de uma pesquisa de mercado.
O principal objetivo em se criar uma buyer persona é saber com precisão qual é o verdadeiro consumidor da marca, para posteriormente usar as estratégias de marketing e publicidade para chegar até este cliente.
Isso pode ser realizado pela equipe de marketing por meio das redes sociais, campanhas publicitárias ou desenvolvimentos de novos produtos.
Desta maneira, é fundamental que a persona criada possua características, desejos, dores, gostos e também uma descrição detalhada daquilo que a empresa acredita ser um potencial cliente para o negócio.
Muitas pessoas acabam se confundindo a respeito do conceito de persona e de público alvo! Saiba que estes são conceitos distintos, e com o objetivo de esclarecer essa dúvida, separamos um tópico especial a seguir.
O conceito de público alvo surgiu durante a segunda evolução do marketing, na época em que as marcas tornaram o consumidor o centro da estratégia de marketing, tornando-se mais fácil atrair os clientes.
Antes disso, as campanhas eram criadas para uma grande massa de possíveis clientes, após o surgimento do conceito de público alvo, as empresas começaram a segmentar melhor o mercado, levando em consideração a idade, gênero, localização, escolaridade, renda, interesses em comum, características comportamentais e psicológicas, etc.
Desta maneira, podemos concluir que o público alvo é a definição de um grupo maior de pessoas que possuem características semelhantes que a empresa determina para criar suas campanhas e anúncios.
Vamos conferir abaixo um exemplo de público alvo de uma campanha para divulgação de uma escola de inglês que prepara os alunos para o mercado de trabalho:
“Estudantes universitários ou do ensino médio, da faixa etária entre 16 e 25 anos, que residem no estado de São Paulo, possuem uma renda familiar de R$4.000,00 a R$20.000,00. Estão buscando se profissionalizar para conseguir uma boa vaga de emprego, estágio ou trainee”.
Caso sua empresa possua um site, você pode identificar vários aspectos do público alvo através do Google Analytics.
Agora respondendo a pergunta feita no título deste tópico…
É possível perceber que o público alvo consiste em uma definição mais geral dos consumidores da marca, enquanto a persona busca criar uma identidade mais definida, através de uma personificação de uma pessoa presente no público alvo.
Também é importante ressaltar que, enquanto o público alvo está relacionado com o que a marca quer atingir, a persona está relacionada com quem a marca deseja interagir.
Através da definição mais ampla que o público alvo possui, é comum ocorrer algumas brechas, simplificações e estereótipos, sendo assim, as informações poderão não estar devidamente claras.
Desta forma, a buyer persona deve resolver este tipo de problema, traçando todo o perfil do consumidor de uma forma mais complexa com todas as informações necessárias.
Porém a persona não substitui completamente o público alvo, é muito importante que a marca use essas duas ferramentas dentro da jornada de compra.
Existem algumas formas e passos que você pode seguir para criar uma persona e ter maior assertividade em suas estratégias de marketing.
Os indicadores de marketing digital são os números que você deve acompanhar para comprovar se as estratégias adotadas estão funcionando corretamente. Porém, é preciso escolher bem cada um deles de acordo com os objetivos centrais do seu negócio.
Quer conhecer mais sobre os Indicadores de Marketing Digital? Faça o download agora da nossa planilha que esta sendo disponibilizada, de maneira totalmente editável, com ela você será capaz de gerenciar seus indicadores de forma simples e eficaz.
Viu como ficou mais fácil entender as diferenças entre público alvo e buyer persona? Vamos conferir agora, uma explicação de como criar o perfil de cliente ideal para a sua empresa.
Uma forma menos invasiva para conseguir informações de seus clientes é fazer uma pesquisa de mercado.
Sua grande vantagem é que será mais fácil convencer os clientes para que preencham os formulários que precisam.
Essas informações muitas vezes podem ser conseguidas através de um formulário de cadastro, por exemplo.
Realizar entrevistas pode ser mais complicado, porém é melhor. Pois desta forma, os clientes irão sentir que a marca se importa com eles e com suas opiniões.
Além de que as informações serão mais completas e precisas do que simplesmente realizando uma pesquisa via formulários.
O ideal é entrevistar algumas dezenas de pessoas, para que todas as informações necessárias sejam conseguidas.
Durante a entrevista, é comum que surjam dúvidas a respeito de quais perguntas deverão ser feitas, é claro que cada empresa terá perguntas mais específicas conforme o produto e serviço de cada uma. Porém de maneira geral, poderão ser feitas:
Essas entrevistas irão servir para analisar o que está de fato funcionando, afinal, o time de Customer Success é o que mais lida com os problemas dos clientes atuais.
Vale ressaltar que, não há problemas em ter várias buyer personas, principalmente em empresas que oferecem uma grande quantidade de produtos e serviços diferentes.
Com o KIT Marketing e Vendas você receberá 8 planilhas de ferramentas para as equipes de Marketing e Vendas na sua empresa que te auxiliarão em Cadastro e Controle de Vendas, Comunicação com Stakeholders, Indicadores de Marketing Digital, Performance de Adwords, Performance de E-Mail Marketing, Pesquisa de Mercado, Pesquisa de Satisfação e Registro de Reclamações.
Está esperando o que? Não perca esta oportunidade!
Thiago é engenheiro de produção, pós-graduado em estatística e mestre em administração pela UFJF. Especialista Black Belt em Lean Six Sigma, trabalhou na Votorantim Metais e MRS Logística, onde foi gestor e especialista em melhoria contínua. Com certificações MOS® e Auditor Lead Assessor ISO 9001, atuou em projetos de consultoria e ministrou treinamentos e palestras em congressos como ENEGEP e Six Sigma Brasil. Professor nas áreas de Gestão e Empreendedorismo, é fundador do Grupo Voitto e mentor de empresas, dedicando-se à liderança executiva da Voitto, com a visão de torná-la a maior escola online de gestão do Brasil.
Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade.
Respeitamos sua privacidade e nunca enviaremos spam!