Como aumentar as vendas? Essa é uma das perguntas que mais movimentam o mundo atualmente. Estamos diariamente buscando novos modos de vender mais e melhor.
Sabemos que ao fornecer um atendimento qualificado e atender verdadeiramente as necessidades do cliente, o resultado muito provavelmente será obter uma relação mais duradoura e proveitosa para ambas as partes.
O grande desafio atual de muitas empresas que estão estabilizadas em certo patamar, é que para conseguir novas vendas acabam algumas vezes gastando muito e não tendo o retorno esperado.
Então separamos 5 dicas que irão te ajudar a aumentar as suas vendas, através de alguns pontos que podem ser melhorados durante o atendimento ao cliente.
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Agora vamos descobrir, como aumentar as vendas através de algumas mudanças no atendimento ao clientes, preparado? Então vamos nessa!
Informação é poder e se você deseja alavancar suas vendas é fundamental conhecer os potenciais clientes. Um dos melhores modos de aumentar as vendas é oferecer um atendimento personalizado que atenda verdadeiramente a necessidade do cliente.
Para isso, é preciso que o objetivo do vendedor seja o desafio constante de atender melhor, com profissionalismo e eficiência. Durante o atendimento, você deve mostrar que a pessoa é importante e que sua empresa gostaria muito de tê-la como potencial cliente.
Mas como fazer isso?
Para começar temos um método simples, barato e eficiente de obter informações sobre os clientes: perguntar.
Muitos vendedores preferem supor e imaginar aquilo que se refere aos clientes ao invés de perguntar diretamente a eles.
Sabemos que Faz parte da prática em vendas observar alguns padrões de comportamento, porém através do uso das perguntas você vai conseguir extrair informações e ainda guiar a decisão de compra.
Então, faça perguntas inteligentes, objetivas, claras e deixe o cliente falar, mas sem perder o foco. O importante é identificar as necessidades para poder encaixar os benefícios do produto ou serviço que irão melhor atender.
Nada mais frustrante do que receber indicações de compras que você não precisa. Afinal, o profissional perdeu tempo com algo que não interessa ao cliente.
Para a empresa, essa prospecção desalinhada não rende negócios e nem abre portas. Portanto, veja se o seu produto se encaixa nos interesses do cliente naquele momento.
Hoje em dia, pessoas, serviços e produtos estão conectados de muitas maneiras diferentes. Essa interação, devida principalmente ao aumento de uso de redes sociais, permite que se converta marketing em vendas.
Existem novas estratégias como o marketing de conteúdo que são mais baratas ao longo prazo e trazem resultados para melhorar as vendas.
Entender essa nova lógica de vendas e investir em marketing digital vai trazer muitos resultados para o seu negócio.
O segundo requisito para vender bem e aumentar as vendas é dominar todas as características do produto.
A equipe de vendas, precisa saber as peculiaridades e as principais dúvidas que os clientes têm, para oferecer as melhores soluções.
Não conhecer ou não acreditar que o seu produto ou serviço é o melhor terá uma consequência. Essa falta de convicção vai ser evidente e manifestará em números baixos de vendas.
Pesquise sobre a empresa, sua atuação, sua composição, seus produtos, suas necessidades. Leia sobre o mercado em que a organização atua, saiba como a economia para o setor está caminhando.
O conhecimento total do produto lhe dá liberdade mental para se concentrar na venda.
O atendimento satisfatório não é mais aceitável, ele evoluiu das regras de "serviço de atendimento" para uma estratégia completa de relacionamento e entendimento do cliente.
É muito importante se alinhar à novas tendências para aumentar as vendas. Vale lembrar que quando o cliente entra em contato com a empresa ele tem grandes expectativas em relação ao atendimento.
Temos um artigo que explica detalhadamente como realizar um bom atendimento.
Provavelmente você conhece a importância de ter um processo de vendas. Se ainda não sabe eu explico.
O processo de vendas serve como guia na execução das atividades e torna possível otimizar tempo e esforços, facilitando o fechamento de vendas e o alcance das metas.
Ter um processo de vendas está diretamente ligado em como aumentar as vendas, pois com ele o time de vendas para de usar as "táticas" antigas e passa a trabalhar em conjunto com um padrão de atendimento.
Infelizmente muitas empresas, inclusive as grandes, não têm um processo de vendas bem definido. Isso prejudica consideravelmente a rotina de seus colaboradores, pois eles gastam seu tempo de trabalho tentando resolver questões que já poderiam ter sido pré-estabelecidas.
Evite improvisações no momento de conversar com o cliente.
Prepare uma lista de questões que você deverá apresentar para o seu consumidor. Apresente-se, diga o nome da empresa e o produto que vende em 30 segundos.
Realizando esse procedimento você terá muito mais segurança, além de parecer mais natural e não robotizado.
Muitas vezes, o seu cliente está mais perto do que você imagina. Faça uma análise de clientes na sua própria carteira e veja há quanto tempo cada um deles não compra de você.
Retome contatos, programe novas visitas, entenda os motivos pelos quais ele faria uma nova compra.
Fazer a lição de casa com os clientes que você já tem é tão importante quanto conquistar novos clientes, e costuma ainda sair mais barato.
Faça uma análise dos seus principais produtos e entenda os hábitos de compra dos clientes. Depois disso, verifique se existe algum produto que pode ser oferecido no fechamento do negócio.
Essa estratégia incentiva o usuário a comprar mais e ainda o deixa mais satisfeito com um serviço completo.
Essa tática é muito utilizada e tem função de aumentar o ticket médio. Vale a pena pagar 1 real a mais pela batata grande? Quem decide é o cliente e com isso você conseguiu aumentar as vendas do seu produto.
No pós-venda é essencial dar todo suporte e atenção ao que o cliente precisar, pois assim, a empresa vai obter uma relação melhor e mais duradoura.
Isso faz com que o cliente tenha melhor impressão sobre o produto ou serviço adquirido e também aumenta as chances de uma futura compra.
Vale lembrar que fidelizar um cliente é mais barato que conseguir um novo e ainda ajuda a reduzir os gastos com publicidade.
Mas como melhorar o pós-venda?
Como já falado em "As armas da persuasão" temos um gatilho mental muito forte em relação aos compromissos. Então, ao fim do primeiro encontro com o cliente, defina junto a ele qual será o próximo passo.
Deixe claro o que você pretende, por exemplo, a retomada da conversa no lançamento de um produto. O importante é deixar isso acordado mantendo o contato.
Passar de prospecção para cliente leva tempo e o sucesso do negócio aumentará com esse contato permanente, que gera confiança e segurança. Nenhum cliente quer ter a sensação de que não pode contar com você no momento mais crítico.
A credibilidade de uma oferta tem implicação direta com a forma com que a empresa é percebida. Ser percebido como uma empresa que remete à credibilidade não é algo que se consegue do dia para noite.
Uma vez conseguida a confiança do cliente, essa deve ser mantida a todo custo para que ele se torne fiel e vire um agente replicador de credibilidade.
Um dos lemas mais difundidos sobre vendas é: clientes atuais conduzem a futuros clientes.
Indicações acontecem de forma espontânea ou com "estratégia de indicações", em que os clientes que você já tem em sua carteira indicam outras empresas que se adequem ao seu produto.
Em troca, ofereça vantagens de negócio. Isso vai ajudar também a aumentar a ligação entre você e seu atual cliente.
O segredo para vendas está em um bom atendimento! Você sabia que 60% dos consumidores já tiveram a intenção de fazer uma compra, mas desistiram por causa do mau atendimento?
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Aposto que ao colocar cada dica dessa em práticas, suas vendas irão melhorar consideravelmente. Ah e fique a vontade para comentar novas dicas e também enviar a novidade para um amigo.
Grad. em Ciências Exatas pela Universidade Federal de Juiz de Fora. Foi bolsista de Robótica e Educação Matemática no Colégio de Aplicação João XXIII. Diretor de Gestão da Qualidade no Ramo Estudantil IEEE UFJF. Possui certificação de Especialista em Growth, Black Belt em Lean Six Sigma, Scrum Master pela Voitto e Product Management pela PM3. Especialista em SEO, ex-coordenador do blog da Voitto, gosto de quebrar paradigmas e desafiar limites usando a tecnologia e a comunicação.
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