O que é um Blog?
Qual é a importância do Blog para sua empresa?
Como criar um Blog?
Principais plataformas para Blog
Aumente as estratégias de comunicação de sua empresa!

Como criar um blog e qual é sua importância para as estratégias de marketing?

Aprenda neste artigo o que é um blog, como criar um e qual é a importância dessa ferramenta dentro das estratégias de marketing.

Thiago Coutinho
Por: Thiago Coutinho
Como criar um blog e qual é sua importância para as estratégias de marketing?

O Blog não é algo novo na Internet e ainda assim muitas empresas não usam dessa estratégia para aumentar as suas vendas!

Hoje, o blog é praticamente uma ferramenta indispensável dentro da estratégia de marketing de qualquer tipo empresa, assim como as redes sociais, isso porque faz com que a marca tenha mais visibilidade e ganhe autoridade.

Ficou interessando em saber mais sobre o blog? Continue lendo este artigo, separamos alguns tópicos para auxiliar seu aprendizado, sendo eles:

  • O que é um Blog?
  • Qual é a importância do Blog para sua empresa?
  • Como criar um Blog?
  • Principais plataformas para Blog
  • Aumente as estratégias de comunicação de sua empresa! 

Vamos à leitura?

O que é um Blog?

O blog é uma das ferramentas de comunicação mais populares da internet, também é conhecido como weblog. O profissional responsável por administrar um blog é chamado de blogueiro.

Podemos encontrar blogs dos mais variados assuntos na internet, em geral, eles podem ser atualizados diariamente, semanalmente ou mensalmente com novos conteúdos.

Alguns casos, o blog pode ser atualizado com conteúdos até mais do que uma vez por dia, como é feito aqui na Voitto.

Origem do Blog

Quando os blogs surgiram, eles eram utilizados de forma recreativa e muitas pessoas os usavam como um "diário virtual”, onde elas expunham suas ideias sobre os mais variados assuntos.

Com o passar do tempo, os blogs começaram a se tornar um espaço de criação de ideias e compartilhamento de informações mais consistentes, pessoas conhecidas e empresas passaram a utilizar esta ferramenta.

Hoje, os blogs perderam seu conceito inicial de ser um “diario”. É muito mais do que isso! Fornece informações, ferramentas de trabalho e auxilia muitas pessoas, respondendo às mais diversas dúvidas.

A popularização dessa ferramenta por meio divulgação de conteúdo informativo e educativo foi tamanha que muitas empresas passaram a utilizá-la como meio de comunicação.

Até mesmo empresas que não atuam diretamente dentro da internet possuem blogs para se comunicar com seu público alvo.

Bom, após ler isso, acredito que você esteja pensando que os blogs possuem grande importância para as empresas, não é mesmo? Vamos então, conferir no tópico seguinte qual é a importância desta ferramenta para sua empresa.

Qual é a importância do Blog para sua empresa?

O blog é uma poderosa ferramenta para o marketing da empresa, pois com ele, é possível ganhar autoridade e alcançar as primeiras posições no Google e como consequência vender muito mais.

Vamos conferir alguns pontos sobre a sua importância:

Aumenta a autoridade

Você demonstra conhecimento quando escreve sobre a sua área de atuação, logo, isso gera autoridade para seu negócio, desde que os conteúdos sejam feitos com qualidade e atinja o público correto.

Desta maneira, as pessoas irão ver você como um especialista no assunto e confiará em seu produto ou serviço.

Sua marca no Google

Ao escrever e publicar blog posts, sua marca terá mais chances de aparecer no Google quando o usuário procurar por aquele determinado assunto.

Além disso, outros sites poderão referenciar seu conteúdo, melhorando ainda mais seu posicionamento no Google.

Isso acaba sendo muito bom, por ser uma maneira eficiente e pouco custosa de disseminar o nome da sua empresa, sem que seja necessário o Google Adsense.

Capaz de educar o público

Através da produção de conteúdo em seu blog, você consegue mostrar para seu público a importância e benefícios de seus produtos e serviços, sem que seja necessário mencionar sobre eles.

Ajuda as pessoas a tomarem a decisão de compra

O blog também é responsável por fazer com que as pessoas que estão indecisas tomem a decisão de compra, porque agora ela confirmou que o produto é bom.

Além disso, o cliente pode usar o blog e passar por uma completa jornada de compra dentro dele. Começando por conteúdos mais genéricos até os conteúdos mais específicos que podem ajudar a falar sobre o produto que sua empresa oferece.

Sua propriedade da internet

Além de tudo isso, o blog é também sua propriedade dentro da internet, como se fosse sua casa. Mesmo que você o abandone, ele sempre estará lá e pode até mesmo continuar gerando resultados.

Aposto que com tantos pontos positivos você esteja querendo saber como criar seu próprio blog, não é mesmo? Bora conferir?

Como criar um Blog?

Preparamos um passo a passo mais que especial para ensinar a você como criar um blog:

Defina suas metas

O primeiro passo é definir qual é o propósito do seu blog e por que você o criou? Qual é o teu objetivo?

É necessário que você esteja muito focado nessas questões, caso contrário, depois de um tempo, você irá postar qualquer coisa só porque achou interessante e quer compartilhar com outras pessoas.

Compartilhar conteúdo é importante, mas é necessário ir além. Defina uma quantidade de blog posts que pretende produzir, quantos visitantes deseja conquistar e quais estratégias irá aplicar para convertê-los.

Crie suas personas

A persona, ou buyer persona, é a representação do cliente ideal de um negócio. Trata-se de um personagem fictício, criado a partir de dados reais de quem já comprou produtos ou serviços de uma empresa ou de potenciais clientes desta companhia.

Ela é super importante, pois irá ajudar o blogueiro a criar o conteúdo, usando a linguagem e as palavras mais adequadas.

Organize a produção de conteúdo

É comum que os blogs recebam grande quantidade de conteúdo nos primeiros dias de sua existência e depois acabam sendo esquecidas. Isso não é bom, é importante ter constância nas postagens.

Para que isso não aconteça e você tenha um blog de sucesso, busque organizar seu tempo, defina horários de produção, temas, datas de postagem, frequência, etc.

Uma boa dica para isso é usar um calendário editorial.

Invista em estratégias de SEO

O SEO (Search Engine Optimization) é uma estratégia usada para posicionar seu blog no topo da pesquisa do Google. Desta forma, mais pessoas irão ver seu conteúdo!

Para isso são utilizadas diversas ferramentas, como por exemplo: Google Analytics, Google Search Console e Semrush.

Atenção à concorrência

É preciso conhecer e ficar de olho nos seus concorrentes, afinal, se um leitor não encontrar o que procura em seu blog, com certeza encontrará em outro lugar.

Leia outros blogs, comentários de leitores, pesquise as táticas usadas. Como resultado, você consegue extrair o conteúdo mais adequado para o seu site e poderá agradar ainda mais o seu público.

Existem várias plataformas para você criar um blog gratuito. O tópico seguinte irá trazer três plataformas para você começar a criar seu blog hoje mesmo. O processo de criação irá ficar mais fácil caso opte por utilizar uma plataforma exclusiva para isso!

Principais plataformas para Blog

Ter um blog é relativamente simples, existem várias ferramentas no estilo “arraste e solte” que irá ajudar a criar seu blog facilmente, sendo elas:

Blogger

O Blogger é uma ferramenta para a criação de blogs. Trata-se de uma ferramenta gratuita, simples e dinâmica. É uma plataforma XML e por esse motivo exige mais trabalho na hora de editar o blog, porém existem muitos tutoriais na Internet que farão com que você aprenda super rápido.

Blogger

WordPress

O WordPress é a principal plataforma para a criação e gerenciamento de blogs e também sites. Possui uma forma muito fácil e rápida para trabalhar e oferece centenas de plugins para deixar o blog com a sua cara.

Wordpress

Wix

É possível que o Wix seja a ferramenta mais fácil de se trabalhar entre as apresentadas aqui. O design do site pode ser alterado com apenas alguns comandos.

Wix

Porém seu grande ponto negativo é a sua capacidade de personalização ser mais limitada, mas nada que seja um problema para quem está começando.

Aumente as estratégias de comunicação de sua empresa! 

Você sabia que podemos gerar os estímulos ideais em nossos clientes para que eles se tornem consumidores de nossas soluções?

Imagens e frases, se utilizadas no momento correto, podem rapidamente influenciar a decisão de compra de um cliente. Portanto é essencial que um vendedor tenha domínio destas técnicas!

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Thiago Coutinho

Thiago Coutinho

Thiago é engenheiro de produção, pós-graduado em estatística e mestre em administração pela UFJF. Especialista Black Belt em Lean Six Sigma, trabalhou na Votorantim Metais e MRS Logística, onde foi gestor e especialista em melhoria contínua. Com certificações MOS® e Auditor Lead Assessor ISO 9001, atuou em projetos de consultoria e ministrou treinamentos e palestras em congressos como ENEGEP e Six Sigma Brasil. Professor nas áreas de Gestão e Empreendedorismo, é fundador do Grupo Voitto e mentor de empresas, dedicando-se à liderança executiva da Voitto, com a visão de torná-la a maior escola online de gestão do Brasil.

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