Qual a importância de ter uma landing page?
Quais são os tipos de landing page?
O que deve ter em uma página otimizada?

Aprenda como fazer páginas otimizadas e vender mais

Descubra como fazer páginas otimizadas e vender mais utilizando as melhores ferramentas, obtendo uma landing page de qualidade!

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Por: Parceiro
Aprenda como fazer páginas otimizadas e vender mais

Páginas otimizadas aumentam as vendas porque facilitam o caminho do seu lead até a hora de fechar uma compra. São páginas rápidas, otimizadas para conversão e com conteúdo atraente.

Nas vendas pela internet as páginas são equivalentes às vitrines ou showrooms das lojas físicas. Caso não estejam organizadas, o cliente sente dificuldade em encontrar o produto e solucionar as dúvidas e pode acabar não comprando.

Neste texto, vamos ensinar algumas dicas para você criar páginas otimizadas e que realmente convertam. Fique ligado nos seguintes tópicos:

  • Qual a importância de ter uma landing page
  • Quais são os tipos de landing page 
  • O que deve ter em uma página otimizada?

Vamos lá?

Qual a importância de ter uma landing page?

Landing pages são páginas totalmente focadas para conversão. Isso quer dizer que todos os elementos apontam para alguma ação: conhecer mais sobre algum produto, preencher um formulário ou realizar uma compra.

Como mencionamos no início deste texto, elas são a vitrine do seu empreendimento digital. Elas apresentam produtos e serviços, quebram objeções de vendas e são o lugar onde as compras acontecem.

Você deve investir em páginas otimizadas nos seguintes casos:

  • Venda de infoprodutos por meio de uma estratégia de funil de vendas;
  • Captação de leads usando iscas digitais;
  • Implantação de estratégia de lead scoring (com base em interações nas páginas);
  • Segmentação de lista de contatos (por meio dos dados de formulários/compras realizadas);
  • Busca por redução de custo de aquisição (já que clientes podem comprar sozinhos, sem apoio de vendedores).

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Marketing e vendas

Você sabia que existem páginas específicas de acordo com o seu objetivo e estratégia? Conheça os os principais tipos no próximo tópico!

Quais são os tipos de landing page?

Existem alguns tipos básicos de páginas para vendas online. São elas:

Página de captura

São páginas otimizadas para captação de leads. Elas oferecem uma oferta gratuita de grande valor.

O objetivo é transformar o visitante em lead e introduzi-lo no topo do seu funil de vendas. Esta é uma das formas mais econômicas de captação de leads, já que gera contatos de forma praticamente automática.

Normalmente, a página de captura funciona assim:

  1. Você cria um material gratuito de grande valor e depois faz uma página para ele.
  2. O visitante preenche um formulário com nome e e-mail para ter acesso ao material. 
  3. Ele é encaminhado para uma página de agradecimento e faz o download do material.
  4. Esporadicamente o lead recebe conteúdo da sua equipe de marketing.

Página de agradecimento

É a página que confirma uma ação de um visitante. A página de agradecimento está sempre relacionada com algum outro material ou landing page.

Por exemplo, é a página que confirma a inscrição em um webinar, ou entrega um material gratuito de uma página de captura.

A página de agradecimento também é uma boa oportunidade de fazer cross sell, de convidar o visitante a compartilhar o conteúdo com os amigos, seguir nas redes sociais, conhecer mais sobre a empresa e assim por diante.

Página de vendas

É a página que apresenta uma oferta de conteúdo pago. A página de vendas é 100% direcionada para a venda, por isso normalmente apresenta apenas botões para realizar as compras.

É composta exclusivamente por argumentos de venda, informações sobre valores e formas de pagamento e chamadas para ação para a compra.

Os argumentos são apresentados por meio de copywriting, vídeos e fotos que mostram o produto em ação, informações sobre o vendedor/autor do produto e depoimentos de clientes.

Página de checkout

É a página onde a compra é de fato realizada. O cliente preenche os dados de cartão, faz login no seu e-commerce caso necessário e finaliza a compra.

A página de checkout deve ser rápida, transparente e segura. Se por alguma razão for difícil finalizar a compra, a tendência é que o cliente saia e nunca mais retorne.

Inclusive, no ano passado a taxa de abandonos no e-commerce chegou a 61%!Se você ficar dentro desta média, significa que a cada 10 possíveis clientes, você vende para apenas 4.

Dificuldade em preencher alguma informação, velocidade de carregamento, dificuldade no processamento do pagamento são alguns dos principais motivos para abandono de carrinho no checkout.

O que deve ter em uma página otimizada?

Para que uma página seja considerada otimizada, você precisa se atentar a uma série de fatores. Estes são os principais:

  • Título: deve ser chamativo e fazer uma promessa que você pode cumprir.
  • Formulário: o mais simples possível – se você perguntar demais, a pessoa pode ficar com preguiça de responder.
  • Oferta: deve ser persuasiva e convencer de que o material vale a pena, seja pago ou gratuito.
  • Recursos multimídia: fotos e vídeos ajudam muito na estratégia de vendas.
  • Apresentação do produto: você deve fazer uma introdução emocional sobre o porquê de fazer a compra, depois um raio x de tudo o que o comprador encontrará.
  • Chamadas para ação: botões para compra. O texto deve ser chamativo e o botão bem visível.
  • SEO: se você quiser que as pessoas encontrem as páginas pelo Google, precisa aprender sobre ranqueamento para mecanismos de busca.
  • Velocidade de carregamento: as páginas precisam ser rápidas. Use ferramentas como o Google PageSpeed para descobrir como melhorar a performance.

Estas instruções servem para as páginas de captura, agradecimento e vendas. Para o checkout, a otimização é um pouco diferente.

A maioria dos produtos digitais é comercializado por meio de alguma plataforma de vendas, como HeroSpark, Hotmart, Eduzz ou afins. Cada uma realiza o checkout de formas diferentes, com diferenças no layout, processamento de pagamento, velocidade de abertura e afins.

Aliás, algumas plataformas de vendas possuem ferramentas e modelos prontos para criar landing pages de graça. Caso você não entenda de programação ou design, é uma excelente maneira de começar a otimizar suas páginas!

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