O aprendizado é fundamental para todas as áreas do desenvolvimento humano, por isso, as técnicas e ferramentas que viabilizam o mesmo são essenciais.Pensando nisso, hoje vamos falar sobre mapa mental.
O mapa mental é uma ferramenta de aprendizado muito simples de se fazer e de entender, por isso ela é muito conhecida por ser eficiente. Logo, vale a pena conhecê-la, pois os mapas mentais podem te surpreender.
Quer saber mais sobre esse assunto? Não precisa ficar curioso, pois, te contaremos tudo sobre os seguintes tópicos:
Vamos lá?
De forma objetiva, podemos definir um mapa mental como uma ferramenta baseada em uma palavra-chave central, que tem ramificações dos principais pontos sobre esse conceito. Ou seja, funciona como uma espécie de diagrama.
O objetivo dessa ferramenta é facilitar o entendimento das pessoas que terão contato com determinado conteúdo. Assim, ele pode ser usado como uma técnica de estudo na sala de aula ou até mesmo no brainstorm do seu negócio
A principal característica de um mapeamento mental eficiente é a simplificação dos conceitos, o que é o principal responsável pela assimilação dos mesmos pelo nosso cérebro, facilitando assim o aprendizado.
Mas, você sabe quais são as vantagens da sua utilização? Confira o próximo tópico para saber essas e outras respostas.
Como dito anteriormente, a facilitação do aprendizado é uma das características dessa ferramenta. Mas, essa não é a única vantagem que essa ferramenta pode te proporcionar, visto que, também podemos destacar:
Além da possibilidade de fazer um mapa mental em algum lugar físico, - como caderno, folha, bloco de anotações, fichas pautadas, entre outros - há também a oportunidade de criar em aplicativos digitais.
Por isso, listamos alguns dos principais aplicativos em que é possível fazer isso, confira a seguir:
O MIndMeister é um aplicativo especializado em mapeamento mental, já usado por mais de 20 milhões de usuários. Nele, você pode personalizar o seu mapa mental de forma gratuita e intuitiva.
O MIndNode é um aplicativo da Apple Store que permite a criação e gestão dos seus mapas mentais de forma remota e contando com diversos recursos para a personalização e eficácia do mesmo.
A Miro é um site de criação de mapas mentais que tem uma interface de simples entendimento e que permite a criação e personalização de mapas que melhor atendem às suas necessidades.
Diante disso, essas são apenas algumas das muitas opções interessantes, pois existem outras como o Mind Map que permite a colaboração em tempo real. Mas, você deve estar se perguntando, como fazer um mapa mental?
O mundo atual emite uma quantidade gigantesca de informação, nos impossibilitando de acompanhar e entender tudo. Já parou para imaginar quantos erros de pensamento ou de interpretação do nosso subconsciente aconteceram?
Saiba os tipos de vieses cognitivos e como podem influenciar na sua vida profissional, aprendendo a controlá-los. É só baixar nosso eBook que você irá saber os elementos fundamentais! Bora começar?
Então, baixe agora o eBook gratuito com Os principais vieses cognitivos presentes em nossa vida e como supera-los!
Esse é o momento mais aguardado deste artigo e ele finalmente chegou: no próximo tópico, conheça dicas para fazer mapas mentais eficientes que atendam os seus objetivos e te ajudem!
Aprenda um passo a passo de como criar um mapa mental , veja:
Para começar, o primeiro passo é separar quais vão ser os meios que você vai construir o seu mapa mental e ainda, quais os materiais serão utilizados para isso. Seu mapa mental vai ser digital? Físico? Providencie esses recursos.
Além disso, você pode usar um modelo de mapa mental pronto! Assim, quando não se tem novas ideias, ainda sim há uma solução.
Com o lápis e caneta na mão, o próximo passo é delimitar o conceito que você quer explorar no seu mapa mental. Para isso, você precisa dividir o seu conteúdo de forma que o mapa possa contemplar todos aspectos importantes.
Por exemplo, se seu tema principal for “Criatividade”, você pode criar mapas com palavras chaves como “como usar a criatividade em um projeto?” ou “Como estimular sua criatividade”.
Fazer uma síntese do conteúdo que você pretende abordar no seu mapa mental é essencial para facilitar na hora de montar o seu mapa mental. Por isso, busque otimizar o seu conteúdo para facilitar esse processo.
O mapa mental tem a palavra chave no meio e a partir disso, são feitas ramificações das principais informações sobre aquele conceito. Por isso, busque posicionar essas ramificações de maneira estratégica para facilitar na hora de estudar.
Além das palavras e resumos, os símbolos são elementos interessantes para implementar em um mapa mental, visto que, podem fazer a visualização ser mais fácil de ser compreendida.
Dessa forma, insira imagens, legendas, use marca textos e cores diferentes para destacar o que achar mais relevante.
E então, agora é seu momento: crie mapas mentais! Esperamos que esse conteúdo tenha agregado nos seus conhecimentos e sanado as suas principais dúvidas. Por isso, continue nos acompanhando aqui no Blog Voitto!
Que tal uma ferramenta que pode te ajudar a organizar suas ideias, aplicando tudo o que aprendeu sobre mapas mentais?
Baixe agora a planilha Brainstorming e seleção de ideias da Voitto!
Graduanda em Medicina pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Ex- Graduanda em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Viçosa - UFV (2019-2021). Participou do Programa de Educação Tutorial da Engenharia de Produção da UFV, onde atuou na coordenadoria de Gestão de Pessoas (2019) e Comunicação (2020-2021) . Possui certificação em Copywriting, Produção de conteúdo para a Web e Marketing de conteúdo. Especialista na produção de conteúdo na área de Pesquisa e Desenvolvimento do Grupo Voitto. Tem como objetivo pessoal compartilhar o conhecimento , pois acredita que conhecimento bom é conhecimento compartilhado.
Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade.
Respeitamos sua privacidade e nunca enviaremos spam!