Você já se perguntou se é possível e se sim, como implantar o Lean Seis Sigma no setor de serviços?
Na minha carreira profissional como consultor , uma das perguntas que mais escuto é:
A resposta é SIM, qualquer empresa pode implementar o Six Sigma!
O Lean Seis Sigma é uma metodologia que tem crescido cada vez mais e com isso tem sido implementado nas mais diversas áreas que você pode imaginar.
E para te ajudar a entender melhor sobre isso, neste artigo vou te explicar o porquê essa metodologia pode ser aplicada nos mais diversos setores, incluindo nas organizações de serviços.
Um dos profissionais mais valorizados do mercado é o especialista em Seis Sigma. Portanto, para obter a certificação é necessário ter, não apenas o conhecimento teórico, mas também a experiência prática.
Pensando nisso, elaboramos neste curso um projeto 100% prático! O Projeto Prático Aplicado na Área de Serviços é desenvolvido por você, candidato ao título de Especialista Seis Sigma!
O Projeto Prático Aplicado na área de serviços é dividido de acordo com o DMAIC e tem como missão melhorar o nível de serviço de atendimento em empresas de medicina diagnóstica.
Ou seja, ao longo do curso, você receberá o contexto da empresa, suas expectativas e dados coletados, para então utilizar o que você aprendeu para solucionar o problema.
Gostou do curso Projeto Prático Aplicado na área de serviços, então não perca tempo e se inscreva agora!
Preparado para entender melhor como funciona e como implementar o Lean Seis Sigma no setor de serviços? Então, vem comigo! Nesse artigo você verá:
O primeiro passo para aprender a como implementar o Lean Seis Sigma no setor de serviços é ter em mente que serviços são como produtos. Com isso, é de suma importância valorizar a qualidade do que você oferece para o seu cliente!
Então, é claro que a metodologia de Lean Seis Sigma pode potencializar seus resultados de produção e ganhos - e, consequentemente, atender melhor seus clientes e ainda aumentar o alcance da sua marca.
Acredite: o primeiro desafio para a implementação do Lean Seis Sigmano setor de serviços é, na verdade, a própria empresa compreender que a metodologia não é aplicável apenas na indústria, mas que esta é uma estratégia gerencial com o objetivo de aumentar a performance e a lucratividade de empresas de diversos setores. Isso é o que uma empresa ganha desenvolvendo projetos Seis Sigma.
Os desperdícios cotidianos em sua empresa podem impactar a vida dos colaboradores, mesmo que isso não seja percebido com clareza. Ou seja, ao transformar as relações de trabalho, a metodologia acompanha o modo como enxergamos o que fazemos: os resultados se tornam visíveis e compensadores.
Segundo Cristina Werkema, uma das maiores especialistas e pioneira na implantação do , a principal barreira para a implementação do método Lean Six Sigma em empresas de serviços é a mentalidade e a atitude.
Para ela, os principais desafios enfrentados por empresas de serviços durante a implementação da metodologia são:
Registrar como as coisas acontecem é importante para que todos saibam o que ocorre no trabalho e, assim, evitar que erros se repitam. Esses materiais permitem que ganhos e perdas sejam medidos, analisados e repassados.
Se não existe um registro sobre a lógica de funcionamento, o movimento de trabalho acaba sempre mudando - e isso não significa uma melhora, já que não existe avaliação.
Isso acaba resultando na falta de dados confiáveis. A forma como os números são mensurados precisa seguir um padrão, para que você possa fazer uma avaliação e compará-los.
Se é possível sistematizar o processo, por que correr o risco de erros e variabilidade, não é? Quando você determina informações, torna-se mais fácil identificar suas necessidades.
O investimento na metodologia significa reduzir inúmeros gastos e erros totalmente evitáveis. Se perdas diárias que podem ser extinguidas, a empresa evolui como um todo!
Viu como é possível aplicar Lean Seis Sigma para serviços?
Pense sobre o que foi dito até aqui. Você se identifica com algo? Será que o foco dos seus esforços está direcionado ao alvo certo? Existem caminhos claros e certeiros que podem ser seguidos!
É possível implantar o Lean Seis Sigma no setor de serviços e em diversos setores, o que precisamos entender é como adaptá-lo à cada tipo de empresa. Afinal, cada uma tem a sua cultura e suas especificidades.
Então, é importante que, ao pensar em implementar o no setor de serviços da sua empresa, discutir isso com a alta administração, entender qual o objetivo da empresa com o Seis Sigma e quais são os resultados esperados!
Antes e durante a implementação do Lean Seis Sigma no setor de serviços é necessário que você tenha as respostas de alguns questionamentos que irão definir o progresso e sucesso ou não do seu projeto, como:
Por meio dessas perguntas, você irá conseguir saber como implantar o Lean Seis Sigma no setor de serviços e, ainda, administrar de maneira mais eficiente a implementação do seu projeto dentro da empresa.
No "Como implantar o no setor de serviços?", que disponibilizamos para você, tem um estudo de caso detalhado que exemplifica as respostas para cada um desses questionamentos. Então, não deixe de dar uma conferida lá e saiba como aplicar Lean Six Sigma!
E, se quiser saber mais sobre o que é um processo com desempenho Seis Sigma, como são selecionados os projetos Seis Sigma ou ferramentas lean six sigma, leia essas indicações de artigos da Voitto:
O treinamento em White Belt em Lean Seis Sigma da Voitto, com 4 horas de duração, tem acreditação internacional e te ajudará a conhecer os princípios mais básicos da melhoria de processos.
Você irá aprender o método DMAIC - Definir, Medir, Analisar, Melhorar (Improve) e Controlar - por meio de teoria e cases e, assim, poderá trazer melhorias à sua área de trabalho.
Insira o cupom e se capacite gratuitamente!
Esperamos você para estudar com a gente e depois publicar o certificado no LinkedIn, hein? Clique no imagem abaixo para saber mais a respeito!
Engenheiro de Produção pela UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais), possui MBA em Gestão Empresarial pela Fundação Getúlio Vargas (escola IBS/FGV), certificação como MBTI Practicioner e certificação Master Black Belt Lean Seis Sigma desde 2008. Atua como consultor de melhoria contínua pelas consultorias Werkema e Voitto e como especialista em Sistema de Produção pela thyssenkrupp CSA, onde desenvolve trabalhos de gestão da rotina e coordena os programas Lean e Seis Sigma.
Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade.
Respeitamos sua privacidade e nunca enviaremos spam!