O que é Endomarketing?
Quais são os tipos de Endomarketing?
Quem faz o Endomarketing?
Vantagens da prática de Endomarketing e sua importância
Como é aplicado o Endomarketing?
O que a sua empresa precisa além do Endomarketing?

Aprenda a usar o Endomarketing para motivar e engajar seus colaboradores

Entenda como aplicar o Endomarketing na sua empresa, uma estratégia fundamental para desenvolver um ambiente de trabalho saudável para os seus colaboradores.

Thiago Coutinho
Por: Thiago Coutinho
Aprenda a usar o Endomarketing para motivar e engajar seus colaboradores

O Endomarketing é uma estratégia que se concentra em promover ações de marketing direcionadas aos colaboradores de uma empresa, a fim de aumentar a motivação, o engajamento e a produtividade dos mesmos.

É certo que uma das coisas que a maioria das empresas precisam é adotar estratégias de Endomarketing para melhorar o relacionamento com os seus colaboradores e a visão que eles têm dela.

Ter um time completamente alinhado e motivado é parte importante do sucesso de um negócio, e as estratégias de Endomarketing são essenciais para isso.

A qualidade de vida no trabalho e a boa imagem da empresa perante os seus funcionários reduz o turnover (índice de rotatividade de funcionários) e consolida profissionais altamente qualificados em seu quadro de colaboradores.

Executar boas ações de Endomarketing, criar uma boa comunicação interna e ter um ambiente saudável são fundamentos extremamente importantes para o sucesso de um time, pois cada vez mais é necessário que a empresa se preocupe em proporcionar um bom ambiente de trabalho.

Vamos ver como funciona tudo isso na prática? Acompanhe os seguintes tópicos:

  • O que é Endomarketing?
  • Quais são os tipos de Endomarketing?
  • Quem faz o Endomarketing?
  • Vantagens da prática de Endomarketing e sua importância;
  • Como é aplicado o Endomarketing?

O que é Endomarketing?

Endomarketing nada mais é do que o marketing feito para o público interno de uma empresa. O objetivo do Endomarketing é criar uma boa imagem de uma instituição na visão de seus colaboradores, pois são eles que carregam esta imagem para o público lá fora.

Qual empresa você, como potencial cliente, tende a escolher para lhe prestar serviços: uma bem falada por seus próprios funcionários ou uma que ninguém gosta de trabalhar lá?

Entendeu o porquê melhorar a imagem interna é essencial para, além de promover satisfação e motivação entre os funcionários, fazê-los promover a bela imagem do negócio mundo afora?

Uma empresa pode oferecer o melhor serviço ou o melhor produto, mas é certo de que, se somente más notícias saem sobre ela, dificilmente ela sobreviverá por muito tempo.

Além disso, o Endomarketing pode favorecer a contratação dos melhores profissionais do ramo e consolidá-los como colaboradores por um longo período, favorecendo o quadro da empresa.

Quais são os tipos de Endomarketing?

Existem diversos tipos de Endomarketing que podem variar dependendo das necessidades e objetivos da organização. Confira alguns exemplos:

  • Comunicação Interna: estratégias para melhorar a comunicação entre os colaboradores, como reuniões de equipe, dinâmicas, boletins informativos e murais;
  • Treinamento e desenvolvimento: programas de treinamento para ajudar o público interno a desenvolver habilidades e competências necessárias para suas funções;
  • Motivação: programas de reconhecimento e incentivos;
  • Eventos: atividades e eventos sociais para melhorar o relacionamento entre os colaboradores e criar um ambiente de trabalho mais agradável;
  • Benefícios e qualidade de vida: iniciativas para melhorar a qualidade de vida dos funcionários, como programas de bem-estar e benefícios como planos de saúde, Gympass e flexibilidade no trabalho.

Quem faz o Endomarketing?

Também é preciso levar em conta que, mesmo que o Endomarketing seja sobre marketing interno, ele também deve ter ligação direta com o setor de Recursos Humanos da empresa.

Trabalhar a gestão dos recursos humanos da sua empresa é fundamental para manter um quadro de colaboradores sólido e motivado a dar o melhor pela equipe.

Os dois setores devem andar juntos para que a empresa promova um ambiente de trabalho de extrema qualidade para seus colaboradores.

Para isso, é necessário que haja um setor somente de Endomarketing, que envolva tanto profissionais do marketing quanto do RH da empresa.

O RH deve estar atento às necessidades e problemas de seus funcionários, para que assim seja possível corrigir falhas e melhorar procedimentos, deixando-os mais motivados e propensos a defenderem as empresas com “unhas e dentes”.

Veja abaixo um pouco mais sobre as vantagens de praticar o Endomarketing e a importância de não deixar esta estratégia de lado.

Vantagens da prática de Endomarketing e sua importância

Todo o projeto de Endomarketing de uma companhia é muito importante, de modo a trazer muitas vantagens para ela.

Corporações que entendem a importância das práticas de Endomarketing saem na frente e têm maior destaque em meio aos seus concorrentes.

Grandes empresas fazem Endomarketing porque sabem que os colaboradores são tão importantes quanto os clientes.

Bem-estar, respeito, ampla comunicação interna e outras práticas do gênero devem cada vez mais fazerem parte da cultura da empresa. Só assim é possível manter um negócio de forma saudável e funcionando perfeitamente.

Algumas das vantagens mais claras do Endomarketing você pode ver logo abaixo:

Redução do Turnover

Reduzir o índice de rotatividade de funcionários (turnover) é muito importante para que uma empresa funcione bem.

Além de eliminar todos os procedimentos de demissão, busca e contratação, ainda diminui os efeitos causados pelos funcionários novos que ainda não estão em perfeita sintonia com a empresa.

Sabe-se que é mais vantajoso qualificar um colaboradorcontratado e melhorar sua produtividade do que trocar de profissional até encontrar aquele que se encaixa perfeitamente no cargo.

Um colaborador perfeito desde o primeiro dia pode nunca existir.

Melhor produtividade e motivação dos colaboradores

Com um ambiente de trabalho propício e motivador, o colaborador se sente melhor para exercer a sua função, colaborar com a equipe e dar o seu melhor a serviço da empresa.

Com isso, ele não medirá esforços para entregar o melhor que puder, bater metas e alcançar novos objetivos propostos pelos gerentes de seu setor.

Colaboradores que defendem como se fossem donos


Um colaborador que ama a empresa em que trabalha vai ter o espírito de dono, protegendo, cuidando e fazendo o melhor para que sua empresa evolua.

Se este tipo de comportamento já é um diferencial, imagine todo um time feito assim.

Clima agradável e qualidade de vida no trabalho

Todos sabem da importância de trabalhar em um local que se preocupa com a sua satisfação.

Um time bem cuidado e uma experiência boa de trabalho traz bem-estar e promove a notícia de que a sua empresa é o melhor lugar para se trabalhar, criando assim o interesse de bons profissionais.

Como é aplicado o Endomarketing?

Se você não tem muita experiência e deseja saber quais ações de Endomarketing podem ser interessantes para aplicar em sua empresa, nós te mostramos algumas. Acompanhe mais a seguir.

Pesquisa de satisfação com os funcionários

Para quem quer começar a implementar estratégias de Endomarketing, é preciso saber primeiro qual a visão que os colaboradores criaram da empresa ao longo dos anos.

Por isso, faça uma pesquisa de satisfaçãocom perguntas que te ajudarão a saber mais sobre o que eles acham da organização.

Você também pode pedir sugestões de melhorias nas pesquisas de satisfação. É importante que elas sejam ouvidas, aceitas e implementadas, para que assim o colaborador sinta que realmente tem voz dentro da empresa.

Oferecer benefícios aos colaboradores

Uma empresa que oferece muito mais do que o salário pode estar na frente na preferência de bons profissionais.

Veja quais são as necessidades dos seus colaboradores para oferecer benefícios que realmente vão facilitar a vida deles e deixá-los mais satisfeitos. Confira algumas sugestões:

  • Vale-refeição ou vale-alimentação;
  • Vale-transporte ou transporte coletivo;
  • Bônus de fim de ano;
  • Parceria com empresas (academias, salõesde beleza, spa);
  • Dress code flexível (quando possível);
  • Home office (quando possível);
  • Auxílio creche, plano de saúde e odontológico.

Planos de carreira claros, capacitação e motivação

O colaborador muitas vezes necessita saber que está indo a algum lugar com o seu trabalho. Para isso, deixe bem claro o que ele pode se tornar se continuar fazendo um bom trabalho dentro da empresa.

Ofereça também, sempre que possível, a oportunidade de capacitação dos colaboradores, por meio de minicursos, palestras e seminários.

Além de criar melhor interação entre os profissionais e sentimento de pertencimento, você ainda os capacita para exercerem melhor suas funções.

Eventos corporativos e confraternizações também são formas de manter o espírito de equipe unida, paixão por um propósito, satisfação pela empresa e motivação. Não resuma a relação somente a trabalho, pois os funcionários são seres humanos acima de tudo.

Comunicação clara e ampla

Promova sempre uma boa comunicação entre os líderes e os colaboradores. Deixe que eles se sintam confiantes para expressarem seus desagrados e dar um feedbackque pode melhorar a qualidade do trabalho na empresa.

Esta é uma das bases do Endomarketing: ser uma empresa que está sempre de braços abertos quando o seu funcionário precisar.

O que a sua empresa precisa além do Endomarketing?

Depois de aprender tudo sobre Endomarketing com o nosso artigo, é fundamental que você entenda a importância de uma boa gestão de negócios.

É fato que as empresas buscam por estratégias voltadas para a qualidade de vida dos colabradores, mas para isso ela precisa estar bem estruturada, não é verdade?

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Thiago Coutinho

Thiago Coutinho

Thiago é engenheiro de produção, pós-graduado em estatística e mestre em administração pela UFJF. Especialista Black Belt em Lean Six Sigma, trabalhou na Votorantim Metais e MRS Logística, onde foi gestor e especialista em melhoria contínua. Com certificações MOS® e Auditor Lead Assessor ISO 9001, atuou em projetos de consultoria e ministrou treinamentos e palestras em congressos como ENEGEP e Six Sigma Brasil. Professor nas áreas de Gestão e Empreendedorismo, é fundador do Grupo Voitto e mentor de empresas, dedicando-se à liderança executiva da Voitto, com a visão de torná-la a maior escola online de gestão do Brasil.

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