O que é eNPS?
Como o eNPS Funciona?
Quais as Vantagens do eNPS?
Como melhorar o engajamento dos colaboradores a partir do eNPS?
Confira os planos de ações para cada classificação
Saiba mais sobre outros indicadores de RH

Aprenda a Medir e Maximizar o Engajamento dos Colaboradores com o eNPS!

Entenda quais são os métodos para medir, interpretar e melhorar o eNPS, promovendo um ambiente de trabalho mais motivador, produtivo e eficiente.

Thiago Coutinho
Por: Thiago Coutinho
Aprenda a Medir e Maximizar o Engajamento dos Colaboradores com o eNPS!

Compreender e cultivar o engajamento dos seus colaboradores é um desafio cada vez maior para diferentes companhias. Diante disso, surgiu o Employee Net Promoter Score (eNPS).

Essa métrica transcende a mera avaliação de satisfação no ambiente de trabalho e funciona como um termômetro crucial para entender a dinâmica interna, a cultura organizacional e as estratégias de retenção de talentos.

Essa metodologia é baseada em uma simples, mas valiosa, pergunta: a probabilidade dos colaboradores recomendarem a empresa como um local para se trabalhar. Por meio dessa resposta, o eNPS oferece insights para que gestores e líderes compreendam melhor as áreas de força e oportunidades de melhoria dentro da organização.

Ao longo deste texto, exploraremos não apenas a mecânica por trás do eNPS, mas também seu impacto na cultura empresarial, na retenção de talentos e na criação de ambientes de trabalho mais saudáveis e produtivos. Quer se aprofundar nessas discussões? Então leia o texto até o final e confira os seguintes tópicos:

  • O que é eNPS?;
  • Como o eNPS funciona?;
  • Quais as vantagens do eNPS?;
  • Como melhorar o engajamento dos colaboradores a partir do eNPS?

O que é eNPS?

Tendo como base essa abordagem, o setor de recursos humanos adaptou mudando o foco da empresa enquanto provedora de um produto ou serviço, para a organização enquanto ambiente de trabalho. Ou seja, os colaboradores respondem à seguinte questão: "em uma escala de 0 a 10, o quanto você recomendaria esta empresa como um ótimo lugar para se trabalhar?".

Dessa maneira, a métrica de feedback eNPS é capaz de entender a percepção dos colaboradores sobre o ambiente profissional que estão inseridos, buscando medir a cultura organizacional e a percepção de engajamento.

Com esses insumos, essa avaliação da satisfação dos funcionários torna-se aliada das estratégias de retenção de talentos, melhoria contínua em relação à gestão de pessoas e até mesmo na fidelização dos funcionários.

Para empresas que valorizam funcionários engajados e felizes, essa metodologia proporciona a chance de identificar conquistas e, igualmente, possíveis falhas, baseando-se na escala numérica que reflete a satisfação ou insatisfação do colaborador.

Afinal, a percepção do clima organizacional é fundamental para implementar práticas alinhadas à cultura da empresa, focadas em uma gestão mais centrada nas pessoas. Com isso, se você quer saber mais a fundo como funciona o eNPS na prática, confira o tópico a seguir.

Como o eNPS Funciona?

Como você já sabe, o Employee Net Promoter Score é uma métrica, no âmbito da área de gestão de pessoas, voltada para a medição do engajamento dos funcionários, da satisfação no trabalho e da cultura organizacional.

Ela se baseia em uma pergunta simples:

"Em uma escala de 0 a 10, o quanto você recomendaria esta empresa como um bom local para se trabalhar?"

Com base nas respostas da pesquisa de engajamento e avaliação de satisfação dos funcionários, é possível categorizar as respostas da seguinte maneira:

  • Notas entre 0 a 6: Considerados "Detratores". São funcionários insatisfeitos que provavelmente não recomendariam a empresa como um bom local para trabalhar. Podem prejudicar a reputação da empresa com críticas;
  • Notas entre 7 a 8: Considerados "Neutros". São funcionários que estão relativamente satisfeitos, mas não são entusiastas. Podem recomendar a empresa, mas não são fortemente engajados;
  • Notas entre 9 a 10: Considerados "Promotores". São funcionários altamente satisfeitos e engajados, que têm grande probabilidade de recomendar a empresa como um excelente lugar para trabalhar.

A pontuação do eNPS é calculada subtraindo a porcentagem de detratores da porcentagem de promotores. Assim, o resultado pode variar de -100 (todos os funcionários são detratores) a +100 (todos os funcionários são promotores), com valores positivos indicando um ambiente de trabalho mais positivo e altamente engajado.

Para obter mais insumos, além da pergunta de classificação, muitas empresas também incluem uma opção para comentários ou sugestões. Dessa maneira, o colaborador possui espaço para justificar o seu índice de recomendação interna e até mesmo propor estratégias de retenção de talentos ou outras ações que envolvam não só a área de gestão de pessoas.

Quais as Vantagens do eNPS?

O eNPS não é a única métrica a considerar, mas é uma ferramenta valiosa para entender o panorama geral do engajamento dos funcionários e orientar estratégias para melhorias contínuas.

Afinal, a sua aplicação oferece várias vantagens para as organizações que desejam medir o engajamento dos colaboradores de forma simples e eficaz. Como por exemplo:

Facilidade de Implementação 

O eNPS é fácil de entender e aplicar. Consiste em uma pergunta simples ) seguida por uma pergunta aberta para feedback adicional. Isso o torna rápido e acessível.

Mensuração Objetiva 

O eNPS oferece uma métrica direta que reflete o engajamento dos funcionários. Com uma única pergunta, é possível ter uma noção geral do nível de satisfação e disposição dos colaboradores em recomendar a empresa.

Identificação de Padrões e Tendências 

Como é frequentemente medido em intervalos regulares, o eNPS permite identificar padrões e tendências ao longo do tempo. Tornando possível o entendimento se as iniciativas para melhorar o engajamentoestão funcionando ou não. Essas estatísticas podem embasar ações de curto, médio e longo prazo.

Possibilidade de Comparação

As pontuações de eNPS podem ser comparadas ao longo do tempo dentro da organização e também podem ser comparadas com benchmarks externos da indústria.

Sendo assim, a empresa passa a entender como está se saindo em relação a outros players similares.

Tomada de Decisões Estratégicas Embasadas

Compreender o eNPS pode ajudar os líderes a identificar áreas problemáticas ou de alto desempenho na empresa. Isso direciona a alocação de recursos para melhorar a satisfação e o engajamento dos funcionários, inclusive através de estratégias de endomarketing, por exemplo.

Foco na Melhoria Contínua

O eNPS não é apenas uma métrica, mas uma ferramenta que pode impulsionar ações para melhorar o ambiente de trabalho, a cultura organizacional e o engajamento dos colaboradores.

Afinal, fornece insumos para que a área de recursos humanos promova mudanças comportamentais e estruturais em cima dos pontos de melhoria.

Retenção e Atração de Talentos

Você com certeza já deve ter se deparado com situações em que você só fez ou comprou algo porque um amigo ou familiar indicou. Isso pode influenciar também no ambiente de trabalho.

Funcionários engajados e felizes são um diferencial na retenção de talentos e na atração de novos funcionários, pois indica um ambiente de trabalho positivo e colaboradores satisfeitos.

Propiciando que os funcionários de destaque façam carreira na organização e estimulem outros bons profissionais a se candidatarem para vagas internas.

Quer aproveitar todas essas vantagens? Para isso, é preciso criar planos de ação a partir dos resultados do eNPS. Por isso, não deixe de conferir os próximos tópicos.

Como melhorar o engajamento dos colaboradores a partir do eNPS?

Melhorar o engajamento dos colaboradores através do eNPS é essencial para fortalecer a cultura organizacional e impulsionar a produtividade. Por isso, separamos algumas dicas estratégicas para alcançar isso independente da classificação de cada funcionário.

Análise e Compreensão dos Resultados do eNPS

Não adianta colher as respostas para as pesquisas e depois não tirar proveito das informações fornecidas por elas. Por isso, comece avaliando os resultados do eNPS para identificar padrões e áreas de melhoria.

Isso pode ajudar a compreender os motivos por trás das pontuações das métricas de feedback dos funcionários e direcionar as ações diante das oportunidades de melhorias na experiência dos colaboradores.

Feedback Contínuo

Ofeedback contínuo é um aliado na melhora da experiência do funcionário e no clima organizacional. Por isso, use as respostas do eNPS para implementar mudanças positivas. Se houver problemas recorrentes, aborde-os diretamente.

Isso mostra que a empresa valoriza a opinião e está disposta a agir com base no feedback dos colaboradores a fim de garantir a melhoria contínua no trabalho.

Comunicação Transparente

Manter os colaboradores informados sobre as iniciativas da empresa, os objetivos, e os resultados alcançados cria confiança e senso de pertencimento. Isso pode ajudar em aspectos individuais e em grupo, inclusive na melhoria do desempenho organizacional como um todo.

Reconhecimento e Recompensas

Reconheça e recompense os colaboradores pelo bom trabalho e bons resultados na avaliação de desempenho das áreas e individuais. Isso pode ser feito através de programas de reconhecimento, bonificações, ou até mesmo elogios públicos.

Desenvolvimento Profissional

Outro ponto que em geral aumenta significativamente o nível de satisfação dos colaboradores é o desenvolvimento profissional.

Por isso, ofereça oportunidades para tanto, seja por meio de treinamentos, programas de mentoria, ou possibilidades de crescimento dentro da empresa. Lembre-se: funcionários engajados muitas vezes buscam oportunidades de crescimento.

Ambiente de Trabalho Positivo

A criação de um ambiente de trabalho saudável e positivo é essencial. Para isso, é importante incluir aspectos como equilíbrio entre vida pessoal e profissional, políticas de flexibilidade, diversidade e inclusão nas ações e estratégias de fidelização de funcionários.

É importante ressaltar que o eNPS no ambiente de trabalho é uma das ações para que uma empresa crie uma cultura organizacional sólida, onde os funcionários se sintam valorizados, motivados e envolvidos no sucesso da empresa.

Com isso, vale destacar exemplos de ações que podem ser tomadas para cada uma dessas classificações. Veja a seguir!

Confira os planos de ações para cada classificação

As abordagens e os planos de ação de modo mais específico podem variar de acordo com as classificações dos funcionários obtidas no eNPS. Por isso, é preciso pensar também na implementação de estratégias para melhorar o engajamento.

Aqui estão algumas estratégias comuns para cada categoria:

Detratores (notas 0-6):

  • Entrevistas de Saída: situações em que um funcionário classificado como detrator deixa a empresa podem ser úteis para realizar entrevistas de saída para entender as razões por trás da insatisfação e com isso ter insumos de pontos de melhorias;
  • Pesquisas Detalhadas: para os colaboradores que continuam na organização, as pesquisas adicionais para identificar os problemas específicos que os funcionários têm com a empresa. Inclusive, perguntas abertas podem revelar informações valiosas;
  • Planos de Ação Personalizados: diante dos dados levantados, é importante desenvolver planos de ação específicos para resolver as preocupações dos detratores. Isso pode incluir mudanças em políticas internas, processos de trabalho ou cultura organizacional.

Neutros (notas 7-8):

  • Identificação de Tendências: fazer uma análise minuciosa sobre os comentários e as respostas dos funcionários neutros é um ótimo caminho para identificar áreas em que a empresa pode melhorar para transformar esses neutros em promotores;
  • Sessões de Feedback: as sessões de feedback para entender melhor as opiniões dos funcionários neutros podem ser aliadas para transformar pessoas desse grupo em promotoras. Afinal, através dessas pesquisas ou conversas insights valiosos sobre possíveis melhorias podem ser levantados e ajudar no processo de inovação no RH;
  • Envolvimento e Reconhecimento: incentivar e reconhecer o envolvimento dos funcionários, buscando tornar seu ambiente de trabalho mais gratificante e alinhado com seus valores também é uma prática importante para o grupo de neutros.

Promotores (notas 9-10):

  • Promoção do Engajamento: envolver os promotores em programas de embaixadores da empresa, incentivando-os a compartilhar suas experiências positivas, é uma maneira de engajar mais pessoas e promover uma percepção positiva do ambiente de trabalho;
  • Feedback Contínuo: tendo uma visão positiva da companhia, os promotores podem ter ideias valiosas para melhorias. Por isso, incentivá-los a compartilhar feedback para ajudar a empresa a se manter no caminho certo pode ser uma forma de obter bons insights para um RH mais estratégico;
  • Reconhecimento e Recompensas: mesmo os funcionários que já possuem um alto nível de satisfação, precisam de reconhecimentos para se manterem como promotores. Afinal, por seu apoio e envolvimento contínuo podem ser ainda mais recompensas por meio de programas, elogios públicos de gestores de recursos humanos e líderes diretos ou oportunidades especiais.

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Thiago Coutinho

Thiago Coutinho

Thiago é engenheiro de produção, pós-graduado em estatística e mestre em administração pela UFJF. Especialista Black Belt em Lean Six Sigma, trabalhou na Votorantim Metais e MRS Logística, onde foi gestor e especialista em melhoria contínua. Com certificações MOS® e Auditor Lead Assessor ISO 9001, atuou em projetos de consultoria e ministrou treinamentos e palestras em congressos como ENEGEP e Six Sigma Brasil. Professor nas áreas de Gestão e Empreendedorismo, é fundador do Grupo Voitto e mentor de empresas, dedicando-se à liderança executiva da Voitto, com a visão de torná-la a maior escola online de gestão do Brasil.

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