Se você é um profissional que adotou o home office ou officeless, é importante saber que sua postura pode impactar sua saúde física. Sabia que a falta de ergonomia no home office pode ser o principal fator de estresse e improdutividade?
Quando estamos em trabalho remoto, tendemos a ficar preocupados com a produtividade em excesso e consideramos tudo ferramentas que estão sendo utilizadas, técnicas para aumentar a concentração e outros, exceto a tal da ergonomia.
Só que o efeito da falta de ergonomia no home office vai além da queda na produtividade. A ausência dela pode causar problemas sérios de saúde! Quer entender mais sobre isso? Então olha só o que encontrará nesse artigo:
Preparado para a leitura? Então arrume a postura e vamos lá!
A ergonomia no home office diz respeito ao conjunto de práticas adotadas na norma NR17 para garantir a qualidade no ambiente de trabalho dos colaboradores, que nesse caso é o lar.
A norma não aborda diretamente trabalhos home office, porém ela sugere algumas características dos móveis e posições para as pessoas que trabalham sentadas, sem muita movimentação ou esforço físico.
Todas as recomendações da NR17 servem para certificar que você trabalhe em condições favoráveis a sua saúde física e mental.
Quer conhecer mais sobre as boas práticas para criar um home office saudável e motivador? Então baixe agora o nosso e-book sobre como fazer um home office produtivo totalmente gratuito!
Confira agora o eBook Como fazer um Home Office Incrivelmente Produtivo e eleve o seu trabalho Home Office.
Home Office acaba de virar regra em grande parte das empresas neste momento de crise e tudo indica que será o novo padrão de trabalho. Para esclarecer dúvidas sobre como gerenciar times de maneira remota, nos unimos a Sólidespara te dar dicas sobre como estruturar um workplace produtivo, considerando o perfil comportamental de cada tipo de profissional.
Par obter o ebook gratuito basta clicar no botão a baixo. Não vai ficar de fora dessa, né?
No próximo tópico, você verá um pouco mais sobre as características do ambiente de trabalho ergonômico ideal impostas pela NR 17. Continue a leitura.
Segundo a NR 17, algumas das características do mobiliário de trabalho são:
Lembre que suas costas devem estar devidamente apoiadas no encosto da cadeira. A cadeira deve ser regulável ou pelo menos garantir a altura ideal para que você consiga cumprir com a NR 17.3.4 acima.
Disponível em: <http://www.vale.com/brasil/pt> (adaptado).
Já as principais características da condição do ambiente são:
A temperatura até dá para verificar, mas o ruído e a iluminação?
É possível encontrar aplicativos na Play Store ou na Apple Store que façam a medição dos decibeis no seu ambiente home office. Posicione seu celular em cima da mesa de trabalho e veja se o nível de ruído está abaixo de 65 dB.
Com relação à iluminação, você pode verificar se o cômodo, no qual você trabalha, apresenta regiões muito claras e outras muito escuras. Se sim, procure um ambiente onde a luminosidade seja uniforme e tenha luz natural.
A norma é bastante exigente e você pode ficar pensando: mas para quê cumprir com tudo isso? Veja no tópico a seguir o que pode acontecer caso você não implemente as práticas ergonômicas no seu trabalho.
A Organização Internacional do Trabalho (OIT) acredita que o trabalho remoto é muito vantajoso por permitir que os colaboradores consigam equilibrar a vida profissional e pessoalcom mais facilidade.
No entanto, o principal problema do home office é a dificuldade em manter os princípios da Saúde e Segurança do Trabalho (SST) e cumprir com a NR 17 que você conheceu brevemente acima.
A Agência Europeia para a Segurança e Saúde no Trabalho (EU-OSHA) declara que é preciso agir para transformar o ambiente fora de escritório o mais ergonômico possível e evitar doenças ocupacionais.
As principais doenças associadas à falta de ergonomia destacadas pela equipe OnSafety são:
Os sintomas característicos dessas doenças são dor, parestesia, sensação de peso e fadiga nos membros superiores. Elas podem ser causadas por:
Viu como a negligência com a ergonomia no home office vai muito mais além do que a falta de produtividade? Ela prejudica a sua qualidade de vida!
Acredito que a partir de agora você irá querer trabalhar em casa ergonomicamente, não é mesmo? Então confira nossas dicas no próximo tópico.
Para você que possui longas horas de trabalho e de estudo em casa, confira essas dicas para aumentar sua satisfação com o home office.
Pode confessar… Um vez ou outra você pega seu notebook e vai para o sofá ou para cama, não é?
É ideal que você possua um local no qual você possa sentar adequadamente e possua uma mesa ou suporte para os seus dispositivos.
Quando você vai para a cama ou sofá, por exemplo, mesmo que trabalhe sentado, você incentiva a improdutividade e ainda provoca dores nas costas, haja vista a dificuldade em manter a postura correta nesses locais.
Se você trabalha sentado no local certo, é mais fácil garantir as distâncias ideais entre o computador e seus olhos e a altura da mesa.
Por exemplo, para quem tem a altura de 160 cm, é recomendável que a altura da mesa seja de 65 cm. A distância entre a tela e você deve ser na faixa de 50 a 75 cm.
Você precisará adquirir equipamentos como mesa, cadeira, suportes, apoio no encosto para as costas e pescoço, tudo para configurar ergonomicamente seu ambiente de trabalho.
Sua cadeira precisa ter apoio para seus braços, seus pés precisam estar apoiados e a coluna precisa estar ereta.
Se você já tiver uma mesa e uma cadeira aí, pode investir em almofadas cervicais e apoios para corrigir algum problema ergonômico. Fica a dica!
Utilize técnicas como o time blocking ou o pomodoro para reservar um tempo para alimentar-se e descansar seus olhos da tela do computador.
Aproveite esses intervalos de pausa e aplique técnicas de relaxamento como alongamentos para ajudar na circulação de sangue, reduzir o estresse e aliviar as tensões.
Alguns exercícios de alongamento bastante simples e poderosos são mostrados no diagrama abaixo:
Disponível em: <pucrs.br/noticias/>.
Para facilitar a concentração, incentivar o estado de flow, aumentar sua produtividade e saúde mental, escolha um local com luz natural agradável e relativamente silencioso. Lembre dos requisitos da NR 17 que você viu para ambientes ergonômicos!
Evite ambientes muito coloridos e com muitos objetos que podem tirar sua concentração.
Grad. em Engenharia Mecânica pelo Instituto Federal do Piauí (IFPI). Foi bolsista PIBIC/CNPQ na área de Engenharia dos Materiais e voluntário em desenvolvimento de projetos de pesquisa. Participou do treinamento Sebrae Like A Boss para ideação de negócios e startups pelo SEBRAE/PI. É Líder de Projetos na equipe Sol do Equador Aerodesign/IFPI e atuou, inicialmente, como analista de Estabilidade e Controle. Voltado ao desenvolvimento de competências em liderança, gestão e tecnologia. Possui certificação em White Belt em Lean Seis Sigma, Marketing de Conteúdo, Produção de Conteúdo para web e Copywriting. Especialista na produção de conteúdo na área de Pesquisa e Desenvolvimento do Grupo Voitto.
Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade.
Respeitamos sua privacidade e nunca enviaremos spam!