Uma forma de garantir a melhoria contínua nos processos de manufatura é através do Gemba Walk.
Trata-se de uma poderosa ferramenta para identificar pontos de melhoria na empresa para posteriormente propor soluções e sempre estar buscando melhorar.
Ficou interessado em aprender mais sobre o Gemba Walk? Continue lendo este artigo, separamos alguns tópicos para auxiliar no seu aprendizado, sendo eles:
Vamos à leitura?
O Gemba Walk é um conceito que consiste em caminhar pela empresa, e ter uma percepção pessoal dos processos de cada setor, podendo ser muito útil para alcançar os resultados desejados.
Apenas Gemba significa: local onde as coisas acontecem / local onde o trabalho acontece / lugar real. Ja, ir ao Gemba ou Gemba Walk, significa de fato ir até o local onde as coisas acontecem.
Este conceito é muito utilizado em indústrias, onde o Gemba Walk consiste em caminhar nas linhas de produção do chão de fábrica observando os processos de perto. Assim, essa é uma rotina que aproxima os colaboradores de seus líderes!
Todos nós conhecemos exemplos de líderes de sucesso em nossa sociedade. Mas deveríamos nos perguntar: será que todos eles possuem características em comum? Trabalham da mesma forma?
Pensando nisso, Barry Posner e James Kouzes, após anos de entrevista e análise de líderes altamente eficazes, perceberam a existência de algumas práticas em comum entre esses grandes gestores.
Assim, chegou-se a conclusão de que existem cinco práticas básicas em comum adotadas por grandes líderes no mundo, que serão explicadas em nosso Ebook 5 práticas exemplares de liderança.
Além disso, no nosso Ebook 5 práticas exemplares de liderança é possível perceber ações concretas que podem ser utilizadas no seu dia-a-dia para melhorar sua atuação como líder e, consequentemente, o resultado de sua equipe.
Gostou? Então não perca essa oportunidade e baixe agora o nosso Ebook 5 práticas exemplares de liderança!
Muito interessante, não é?
Por meio do Gemba Walk, ainda é possível identificar pontos de melhorias, pensar em ideias, corrigir os pontos e evitar com que o retrabalhado seja realizado.
Esse método permite trabalhar por meio de previsões e estratégias para posteriormente produzir projetos e soluções específicas para a realidade atual da companhia e das linhas de produção. Por isso, é tão importante praticar o Gemba Walk, que consiste em ir no lugar onde realmente as coisas acontecem!
Mas para que realmente servem os Gemba Walks e quais são seus principais objetivos dentro de uma empresa? Vamos conferir sobre estes pontos no tópico seguinte.
O Gemba Walk serve como uma ferramenta de melhoria contínua que as empresas podem aplicar. Ela é capaz de trazer muitos resultados positivos, entre eles, podemos citar os cinco mais relevantes:
O principal objetivo do Gemba Walk é otimizar os processos da companhia. Estar inserido no cotidiano da fábrica permitirá que você tenha maior controle e organização dos processos que ocorrem dentro do chão de fábrica.
Quando as pessoas de cargo de gestão não entendem o que o colaborador passa, fica difícil propor soluções para melhorias. E é aí que o Gemba Walk entra, como uma importante ferramenta do Lean Manufacturing.
O Gemba Walk também é muito importante para garantir a qualidade do produto. Isso pode ocorrer através de rotinas, para a avaliação dos principais parâmetros de qualidade.
Por exemplo, imagine que o produto fabricado necessita de um alto controle contra contaminações. Uma rota de Gemba Walk iria avaliar máquinas que estão gerando partículas, se os colaboradores estão seguindo as instruções contra contaminação etc.
E caso constatado algo errado, a gestão juntamente com o time de melhoria focada irá atuar para resolver o problema.
O Gemba Walk, também serve para aumentar a produtividade, pois desta maneira, a gestão conseguirá identificar as não conformidades da fábrica.
Após identificá-los, o time poderá através da implementação de um projeto Seis Sigma coletar dados e criar soluções para que de fato o aumento de produtividade ocorra.
O Gemba Walk também se relaciona com a redução de custos. Ir na linha de produção permite identificar possíveis desperdícios que estão ocorrendo e propor melhorias.
Além disso, a redução de custos muitas vezes anda diretamente ligada com a otimização dos processos. Sendo uma ótima forma de melhorar a posição de sua empresa na curva de valor.
Além de todos os pontos que mencionamos anteriormente, o Gemba Walk também permite atuar na resolução de problemas, em ações que irão trazer resultados positivos para a companhia.
Uma dica é, após identificar algum problema, deve ser feito o uso das 7 ferramentas da qualidade para identificar a causa raiz do problema e solucioná-lo, por exemplo.
Embora seja comum que gestores visitem com frequência a fábrica, muitas vezes eles não vão com a intenção de fazer o Gemba Walk, vão apenas para realizar reuniões e discutir alguns pontos com o líder do chão de fábrica.
Viu como este conceito é importante, principalmente em fábricas? Mas que tal agora, aprendermos como fazer um Gemba Walk? Vamos conferir exatamente isso no tópico a seguir.
Antes de ir até a fábrica, é necessário realizar um planejamento prévio com base no objetivo.
Caso você tenha um plano estruturado, o Gemba Walk será muito mais eficaz, pois você saberá como atuar da melhor forma.
Sendo assim, vamos conferir passo a passo como fazer um Gemba Walk.
Para que o Gemba Walk seja eficaz, uma dica importante é definir qual tema será tratado, desta forma a equipe irá direcionar seus esforços de maneira mais assertiva.
Basicamente os temas existentes, são os que nós apresentamos no tópico “Para que serve um Gemba Walk”, porém pode ser que existam outros com base na realidade de cada empresa lean.
Além disso, é importante preparar uma lista de perguntas, antes mesmo de chegar no chão de fábrica.
O time da linha de produção deverá estar preparado para o evento. É necessário que todos os participantes saibam o que representa o Gemba Walk, que consiste em um processo rumo à melhoria contínua.
Desta maneira, todos estarão mais dispostos a ajudar.
Agora não é o momento correto para avaliar o desempenho do pessoal na fábrica. O objetivo principal é entender e otimizar o processo, avaliando as dores e necessidades.
Seguir a cadeia de valor é a melhor oportunidade para identificar áreas com altas chances potenciais de desperdício.Eliminar essas atividades acarretará na melhora do desempenho geral.
Registre em um bloco de anotações tudo aquilo que chamar a atenção durante a caminhada. Possivelmente, você irá querer sugerir uma solução imediata para o problema, porém, este não é o momento.
Realize as análises posteriormente, assim as soluções serão muito mais assertivas.
Uma dica importante é chamar um colega de um outro departamento para realizar o Walk junto com você. De preferência uma pessoa que seja de outro departamento e que não esteja familiarizado com o processo.
Esta pessoa pode trazer um novo ponto de vista e fazer perguntas sobre assuntos até então não explorados.
Você sabia que o que mais tira a motivação das pessoas no trabalho não é um salário baixo e nem excesso de atividades? Um estudo feito pela consultoria Bamboo mostra que 44% das pessoas pedem demissão por causa da presença de um chefe tóxico.
Portanto, se você é um líder ou está almejando essa posição, deve se preocupar com isso.
Transmitindo os conceitos essenciais para ser um bom líder, o curso Liderança no Chão de Fábricate prepara para enfrentar os desafios de um líder de alta performance.
Com o curso Liderança no Chão de Fábrica você aprenderá desde a importância da liderança no chão de fábrica, até como usar a comunicação para gerenciar, motivar e dar feedbacks.
Interessante, não é? Então não perca tempo e inscreva-se agora mesmo no nosso curso sobre Liderança no Chão de Fábrica!
Thiago é engenheiro de produção, pós-graduado em estatística e mestre em administração pela UFJF. Especialista Black Belt em Lean Six Sigma, trabalhou na Votorantim Metais e MRS Logística, onde foi gestor e especialista em melhoria contínua. Com certificações MOS® e Auditor Lead Assessor ISO 9001, atuou em projetos de consultoria e ministrou treinamentos e palestras em congressos como ENEGEP e Six Sigma Brasil. Professor nas áreas de Gestão e Empreendedorismo, é fundador do Grupo Voitto e mentor de empresas, dedicando-se à liderança executiva da Voitto, com a visão de torná-la a maior escola online de gestão do Brasil.
Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade.
Respeitamos sua privacidade e nunca enviaremos spam!