5 dicas para gerenciamento de agenda de pacientes de forma organizada
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Confira 5 dicas infalíveis para melhorar o gerenciamento da agenda de paciente

Melhore a satisfação dos seus clientes sobre o atendimento em sua clínica, com essas 5 dicas para gerenciar sua agenda de pacientes.

Thiago Coutinho
Por: Thiago Coutinho
Confira 5 dicas infalíveis para melhorar o gerenciamento da agenda de paciente

Buscar dicas para gerenciamento de agenda de pacientes é um dos primeiros passos para uma gestão eficiente no consultório médico.

Afinal, um controle adequado é essencial para aumentar a satisfação dos pacientes e potencializar os atendimentos da clínica.

Por isso, devem procurar formas de melhorar a administração das consultas, além de otimizar o tempo e os resultados obtidos.

Pensando nisso, reunimos um conteúdo exclusivo com 5 dicas para gerenciamento de agenda de pacientes para seu consultório se destacar no mercado e oferecer um serviço consistente e de qualidade.

Mas antes... se liga nessa super dica!

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5 dicas para gerenciamento de agenda de pacientes de forma organizada

Desenvolver uma gestão eficiente em clínicas médicas otimiza a produtividade dos atendimentos.

Isso diminui atrasos, tempo de espera e aumenta a satisfação do paciente. Dessa forma, se torna possível oferecer um serviço de qualidade e investir em sua reputação no mercado.

Por isso, confira as 5 dicas para gerenciamento de agenda de pacientes que separamos para você.

1. Estabeleça um horário fixo para os atendimentos

Nenhuma consulta é igual, e cada paciente possui necessidades diferentes. No entanto, é possível estabelecer um tempo aproximado para o atendimento.

Dessa forma, é mais fácil agendar as demais consultas, de forma que o tempo de espera seja reduzido.

Os horários padrões em clínicas médicas é de 30 minutos por atendimento, com intervalos de 15 minutos entre eles.

Assim, é possível administrar possíveis imprevistos e atrasos, por exemplo. Além disso, o intervalo é importante para que o médico possa se preparar, conhecer o prontuário e a ficha do paciente.

Com isso, o profissional e o consultório podem oferecer um bom atendimento, item capaz de aumentar ainda mais a satisfação e as chances de fidelização do cliente.

2. Confirme as consultas com antecedência

Uma das dicas para gerenciamento de agenda de pacientes mais importante é confirmar as consultas agendadas.

Esse hábito ajuda a diminuir as faltas por esquecimento, um dos principais fatores que atrapalham a gestão da agenda.

Por isso, é preciso que a clínica entre em contato com o paciente para lembrá-lo da consulta. Geralmente, um dia antes do agendado.

Este lembrete pode ser feito por telefone ou por mensagem, o que é ainda mais prático. Muitos consultórios já estão adotando essa tecnologia em seu dia a dia.

Inclusive, esta prática é autorizada pelo Conselho Federal de Medicina (CFM). Por meio do parecer 14/2017, o CFM permite o uso do Whatsapp e plataformas similares para comunicação entre médicos e pacientes.

Sendo assim, é uma alternativa interessante para o consultório, pois ajuda a melhorar a gestão da agenda e o gerenciamento da clínica.

3. Tenha controle da agenda pessoal e profissional dos colaboradores

Um maior controle do agendamento de consultas não depende apenas de organizar os horários e os pacientes. Mas também adequar os atendimentos com a agenda pessoal dos médicos.

Atraso dos profissionais é um dos maiores motivos de insatisfação dos pacientes, o que é prejudicial para a clínica.

No entanto, imprevistos acontecem, especialmente quando o médico tem outro compromisso antes das consultas.

Por isso, é preciso alinhar a agenda profissional com a pessoal. Caso os colaboradores do consultório tenham outro compromisso, deixe algumas janelas vagas.

Ou ainda, em dias que a clínica estiver com muitos atendimentos, procurar não marcar compromissos pessoais ou em outros lugares.

Dessa forma, os médicos poderão se dedicar exclusivamente a cada atendimento, e os pacientes também serão beneficiados.

É importante que deixe de lado outras pendências durante as consultas.

Essa é uma das dicas de gerenciamento de agenda de paciente mais relevantes, principalmente para clínicas particulares.

Além disso, é importante considerar que a mesma equipe faça a gestão de ambas as agendas. Assim, terão maior conhecimento dos compromissos e horários marcados.

4. Aprenda mais sobre marketing médico

É fato que o marketing médico está se ganhando cada vez mais espaço no mercado.

Isso porque ele promove a clínica de maneira correta, aumentando sua credibilidade e atraindo mais clientes.

Dessa forma, contratar uma equipe especializada em estratégias de publicidade médica é uma alternativa interessante para os consultórios.

Os profissionais serão capazes de cuidar da imagem da clínica e elaborar campanhas assertivas, que atraiam o público.

Por outro lado, pode parecer que essa recomendação não se encaixar nas dicas para gerenciamento de agenda de pacientes.

No entanto, o marketing médico aumenta o alcance da clínica, o que atrai mais pacientes. Isso influencia diretamente na agenda de consultas, de forma que as duas áreas estão relacionadas.

Enquanto isso, é fundamental construir uma boa imagem do consultório. Assim, mesmo em casos de atrasos ou situações em que não exista uma boa gestão da agenda, a clínica não será prejudicada.

Isso porque ela possui credibilidade no mercado e na avaliação dos pacientes. Apesar de não ser indicado ter atrasos ou semelhantes, é uma segurança a mais para a instituição.

5. Use e abuse das ferramentas de gestão

Os avanços na medicina permitem o uso de inúmeras ferramentas tecnológicas nos atendimentos e gestão das clínicas.

Por isso, uma das dicas para gerenciamento de agenda de pacientes é utilizar ferramentas de gestão modernas.

Existem diversos sistemas e plataformas que auxiliam no controle dos agendamentos. Inclusive, permitem o envio de lembrete para os pacientes, para diminuir as faltas e esquecimentos.

Sendo assim, invista em equipamentos e ferramentas como software de gestão, prontuários eletrônicos, agendamentos digitais e automatização das informações.

Além de serem plataformas práticas e acessíveis, também aumentam a segurança dos dados da clínica.

Ainda, faz com que a instituição se torne uma referência no mercado, por conta da inovação e da modernidade.

Portanto, as ferramentas de gestão oferecem diversos benefícios e, principalmente, ajudam no gerenciamento da agenda de pacientes.

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Thiago Coutinho

Thiago Coutinho

Thiago é engenheiro de produção, pós-graduado em estatística e mestre em administração pela UFJF. Especialista Black Belt em Lean Six Sigma, trabalhou na Votorantim Metais e MRS Logística, onde foi gestor e especialista em melhoria contínua. Com certificações MOS® e Auditor Lead Assessor ISO 9001, atuou em projetos de consultoria e ministrou treinamentos e palestras em congressos como ENEGEP e Six Sigma Brasil. Professor nas áreas de Gestão e Empreendedorismo, é fundador do Grupo Voitto e mentor de empresas, dedicando-se à liderança executiva da Voitto, com a visão de torná-la a maior escola online de gestão do Brasil.

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