O Google Data Studio é uma ferramenta que auxilia na análise de dados, de métricas e de indicadores das mídias sociais da sua empresa, elaborando estratégias necessárias em busca do sucesso de suas vendas.
É uma plataforma muito completa, que pode ser utilizada juntamente com outras ferramentas de análise e de captação de informações, além de compartilhar com outros integrantes de sua equipe a sua visualização e edição.
Continue neste artigo e confira um guia completo do Google Data Studio por meio dos seguintes tópicos:
Bom aprendizado!
O Google Data Studio é uma ferramenta gratuita da Google Marketing Platform utilizada para explorar os dados de seu negócio para a elaboração de estratégias de marketing para as mídias e para as redes sociais.
Ela é utilizada para a melhor visualização desses dados por meio de infográficos, tabelas e mapas, orientando os seus integrantes a tomarem decisões assertivas e a buscarem melhores resultados para a empresa.
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Você sabe o que é um planejamento estratégico? Ele se refere a um processo sistêmico que permite definir o melhor caminho a ser seguido por uma organização, para atingir um ou mais objetivos, dentro de um contexto previamente analisado.
Provavelmente você já ouviu falar bastante sobre isso, não é mesmo? Porém, sabemos que nem sempre é fácil gerenciar todo esse planejamento, então, pensando nisso criamos um planilha que pode te ajudar!
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O Google Data Studio é utilizado para coletar e organizar dados necessários para o seu negócio.
Dessa forma, você confere algumas de suas funções a seguir:
Com o Google Data Studio, é possível o agrupamento de dados de várias fontes e a sua personalização, otimizando o tempo da criação de relatórios e possibilitando apresentações de resultados mais claras, limpas e objetivas.
O Google Data Studio transforma os dados coletados em relatórios e em painéis informativos seguindo as preferências de visualização de seu usuário: tabela, gráficos ou mapas geográficos.
O ideal é utilizar as dashboards personalizadas para cada objetivo de seu negócio, dessa forma, as informações ficarão organizadas e distribuídas de acordo com esses objetivos.
Na própria página inicial do Studio, você pode conferir alguns templates para a criação de suas dashboards:
Assim, você consegue utilizar tanto os templates já disponíveis na ferramenta como criar um do zero. Entretanto, o recomendável é utilizar um desses modelos prontos e ir fazendo as modificações necessárias.
A ferramenta também permite a fácil conexão com outras plataformas - como o Google Search Console, o Google Analytics e o Google Ads - assim como com as redes sociais - como Facebook, Twitter e Reddit.
Os relatórios podem ser realizados por meio de diversos gráficos e de tabelas, como gráficos de linhas, barras e pizza, mapas geográficos, gráficos de área e bolhas, tabelas de dados paginadas e tabelas dinâmicas.
Outra maneira da criação de relatórios é por meio da interatividade com os filtros de visualização e controles de período, além da utilização de links e de imagens clicáveis, textos, estilos e temas de cores.
Esses relatórios também podem ser facilmente compartilhados para sua equipe e para outras pessoas, permitindo que elas visualizem e editem em tempo real, além da possibilidade de programar disparos de e-mail periódicos.
A ferramenta possibilita que o usuário explore os dados após coletá-los. Isso resulta na transformação de informações brutas em informações mais completas e significativas para o seu negócio.
O Explorador permite que você faça uma análise de dados mais aprofundada em rascunho, utilizando operações e equações matemáticas em suas variáveis e combinando os elementos visuais (tabelas, gráficos e mapas).
Vale lembrar que não adianta ter uma plataforma potente como essa se não houver uma estratégia consistente para o seu negócio. É essencial que a sua marca trace indicadores de desempenho eficientes para serem acompanhados.
Com a estratégia sendo compartilhada e seguida corretamente, os processos produtivos também são compreendidos e as decisões são tomadas de maneira assertiva, aumentando também a produtividade de sua equipe.
A utilização do Google Data Studio se inicia com a criação ou com a escolha de uma conta Google para realizar o login. Em seguida, na página inicial, clique no botão “criar” e aparecerá três opções: relatório, origem de dados e explorador.
Para a criação de um relatório, é necessário primeiro definir qual será a origem dos dados desse relatório, ou seja, quais serão as plataformas utilizadas para essa coleta. O Google oferece 21 opções para a escolha e a mescla à sua necessidade.
Em seguida, é necessário escolher um template ou um documento em branco para a geração do relatório, escolhendo quais serão essas origens de dados. Caso ainda tenha dúvidas em relação aos dados, o ideal é utilizar o Explorador inicialmente.
Na barra superior do documento estarão todas as funcionalidades disponíveis para a geração do relatório - gráficos, tabelas, mapas e indicadores.
Caso seja necessário o compartilhamento para sua equipe ou para outra pessoa, é possível convidá-las para editar em tempo real com você ou documento, assim como programar um disparo de e-mails ou fazer download do relatório completo.
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Grad. em Jornalismo na Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Redatora de conteúdo em portais esportivos como VAVEL e Planeta Futebol Feminino. Experiência em Comunicação Institucional nas Diretorias de Imagem e de Relações internacionais da UFJF. Atuou como Assessora de Gestão e Estratégia e Consultora de Planejamento e Mídias na Acesso Comunicação Junior. Tem como objetivo pessoal compartilhar conhecimento sobre Organização Criativa e Metodologia Ágil para que as pessoas alcancem maiores resultados e produtividade no estudo e no trabalho.
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