Quando as redes sociais, do Orkut ao Instagram, entraram na sociedade de forma avassaladora, algumas pessoas tiveram resistência e criticaram a exposição, outras já se jogaram com tudo neste novo segmento proporcionado pela tecnologia.
O fato é: hoje mais de 95% dos brasileiros utilizam alguma rede social e com um volume tão grande de pessoas conectadas, o marketing das empresas viu uma oportunidade de aumentar o alcance de suas marcas.
Dessa forma, as redes sociais além de um meio de distração, tornaram-se também uma poderosa ferramenta de trabalho para muitos empreendedores.
Uma das redes sociais mais utilizadas no Brasil hoje é o Instagram.
É claro que a maior escola de gestão do país não iria ficar de fora dessa! Siga o Grupo Voitto no instagram, interaja conosco, fique por dentro de todas as nossas novidades e tenha acesso a diversos conteúdos inovadores e agregadores.
Venha conhecer a história incrível do Instagram, essa rede social que com apenas 2 anos de mercado foi vendida por 1 bilhão de dólares e atualmente está avaliada em 33 bilhões de dólares.
Você entende qual é a importância da agilidade para a realização de uma gestão efetiva?
O segredo para otimização de projetos está em usar um método ágil! O framework Scrum, por exemplo, é um método usado para o gerenciamento de projetos, baseado no desenvolvimento de software, que beneficia a empresa e os clientes com agilidade e flexibilidade em sua elaboração.
Quer saber como funciona a metodologia Scrum e entender como sua flexibilidade para se adaptar a diferentes exigências se dá por meio de entregas rápidas e com foco total nas exigências dos clientes?
Preparamos para você o curso de Introdução ao Agile Scrum para que você se desenvolva profissionalmente e ainda possa conhecer a nossa plataforma! É só usar o cupom BLOG100 e começar a se capacitar gratuitamente!
Esperamos você para estudar com a gente e depois publicar o certificado no LinkedIn, hein? Clique no botão abaixo e saiba mais a respeito!
E então, pronto para a leitura do nosso artigo? Você verá:
O instagram é uma rede social focada em fotos e vídeos, nos quais o usuário pode aplicar efeitos, fazer lives, conversar com amigos e criar conexões com pessoas ao redor do mundo.
O próprio símbolo do instagram é uma câmera, o que deixa bem evidente o foco desta rede social. Essa rede também possui conexão com outras redes sociais, onde o usuário pode compartilhar as publicações feitas no Instagram.
Para acompanhar as publicações de alguém, basta seguir esta pessoa. Na plataforma, é muito comum o uso das hashtags, que tem como objetivo facilitar a busca por um determinado conteúdo.
A história do instagram é muito impressionante pelo fato de que ele foi criado em apenas um mês e meio.Tudo começa com um dos criadores do Instagram, Kevin Systrom, engenheiro de softwarede 27 anos formado na Universidade de Stanford.
Ele aprendeu a programar à noite, depois do trabalho e criou um protótipo HTML5 (linguagem de programação usada para a navegação na Web) chamado Burbn e pediu para seus amigos testarem.
Em seguida, Kevin conheceu alguns investidores em uma festa e mostrou o Burbn. Eles lhe deram U$500.000,00 em financiamento. Sendo assim, Kevin deixou o emprego e se concentrou no Burbn.
A primeira tentativa foi um aplicativo de fotos, que não ficou bom, mas ele resolveu que seria o segmento de fotos que se dedicaria. Então, criou um outro protótipo de aplicativo de fotos, mas que também possuía outras funções.
Foi neste momento na história do Instagram em que Kevin conheceu o co-fundador do instagram, Mike Krieger, nascido em São Paulo, também engenheiro de software formado pela Universidade de Stanford. Eles criaram o Burbn em um aplicativo para iPhone. Mas acharam que estava desorganizado e resolveram eliminar as outras funções, restando apenas fotos.
Renomearam como instagram (uma mistura de instantâneo + telegrama, pois era comum que pessoas enviassem fotos do estilo polaroid por cartas) e lançaram na AppStore (Loja de aplicativos da Apple).
O instagram foi criado em 2010, sendo lançado em dezembro do mesmo ano, e aproximadamente 2 meses depois, o aplicativo já contava com mais de 1 milhão de usuários.
O Instagram inicialmente foi lançado só para iOS, no dia do seu lançamento, o aplicativo se tornou o principal app para compartilhamento de fotos gratuito na App Store, atingindo a marca de 25 mil usuários em um único dia.
Em abril de 2012 quando o Instagram chega a 27 milhões de usuários, a versão do app para Android finalmente é lançada. Sendo que nesse mesmo dia, o aplicativo foi baixado por cerca de 1 milhão de usuários.
Em 2011, o Instagram ganhou o prêmio da Apple de melhor aplicativo do ano. Neste mesmo ano o app começou a receber propostas de compra, uma delas foi do Twitter, uma proposta formal de 500 mil dólares que logo foi recusada, pois os fundadores gostariam de manter o aplicativo independente.
Alguns dias depois de seu lançamento para Android, o Facebook, a maior rede social do mundo, compra o Instagram por 1 bilhão de dólares e surpreende o mundo. Nessa aquisição, foi acordado que o aplicativo continuaria sendo gerido de forma independente.
Vamos falar agora sobre como é o funcionamento desta rede social.
Para acompanhar as publicações de alguém, basta ir no perfil da pessoa e clicar em seguir conforme a imagem abaixo.
Você possui a opção de deixar o seu perfil aberto e qualquer pessoa poderá te seguir e ver suas fotos. Ou, você pode deixar sua conta privada e as pessoas vão precisar solicitar sua autorização para te seguir, só então poderão ver suas publicações.
É bem simples, basta acessar as configurações, depois na aba “privacidade” e ativar "conta privada". Como na imagem abaixo.
O instagram possui inúmeras opções de filtros, além da possibilidade de ajustar o tamanho das imagens, alterar saturação, brilho, contraste e tantas outras funções para deixar suas fotos e vídeos perfeitos.
Você também pode optar por editar suas fotos ou vídeos usando um editor de vídeo online que esteja conectado diretamente com sua conta.
Ao publicar fotos, você pode marcar pessoas. Após selecionar a foto, vai aparecer a opção "marcar pessoas", basta clicar ali e digitar o nome de usuário de quem você deseja marcar.
No instagram você pode adicionar sua localização na foto. Funciona da mesma forma que a marcação de outras pessoas.
Para curtir fotos é bem simples. Basta apertar o coração que fica embaixo da publicação ou clicar duas vezes rápidas em cima da imagem ou vídeo.
Para comentar basta clicar no balãozinho do lado do coração e digitar o que deseja.
Você também possui a opção de bloquear comentários de alguém. Ou, permitir que apenas determinadas pessoas comentem suas fotos.
Para isso, basta ir em configurações, depois na aba privacidade e, após isso, clicar em comentários e fazer suas alterações.
Nesta aba, você tem acesso a várias fotos e vídeos de pessoas do mundo todo, escolhidas com base nas suas curtidas e nas pessoas que você segue.
É uma espécie de chat, no qual você pode trocar mensagens com as pessoas de forma particular ou com grupos de amigos, se você desejar..
Para acessar o Direct, basta clicar na setinha marcada conforme a imagem abaixo.
Essa é a parte preferida da maioria das pessoas que utilizam o instagram. Traduzindo para o português, as históriaspermitem ao usuário compartilhar momentos que ficam visíveis durante 24 horas.
Podem ser vídeos ou fotos e você pode adicionar emojis, escrever o que quiser e marcar pessoas. Se alguém te marcar em uma história, você tem a opção de a repostar. Outra questão interessante é que você pode ver quem visualizou seus stories.
Alguns recursos interessante dos stories são:
No Brasil, é estimado que as pessoas passam, em média, 10h e 8 minutos na internet. Uma das principais atividades online são as redes sociais. Por isso, o marketing digital vem ganhando cada vez mais força no mercado.
O instagram é uma ferramenta tão poderosa que há pessoas que nem possuem lojas físicas, elas criam uma conta no e divulgam ali seus produtos.
Quando alguém se interessa, entra em contato pelo Direct e, após a realização do pagamento, o produto é enviado.
Se você tem alguma dúvida do quanto é importante para uma empresa ter e saber usar bem o instagram, vamos te mostrar as principais vantagens dessa rede social.
As imagens criam instantaneamente uma conexão com quem está vendo. O texto exige concentração. Muitas vezes, as pessoas associam a leitura com algo massante, que vai levar tempo.
Uma dica importante é não sair simplesmente jogando imagens de seus produtos no instagram, use a rede social para cativar o usuário, para se conectar a ele.
Uma ferramenta muito utilizada pelas empresas são os anúncios no instagram. É simples: basta ir na publicação que você deseja anunciar e clicar em promover.
É interessante porque você pode direcionar a sua publicação para um determinado público-alvo.
Você tem a opção de passar o seu perfil no instagram de pessoal para comercial. E qual a vantagem disso? O perfil comercial permite que você obtenha informações valiosas como o alcance da sua publicação, além de dados pessoais como gênero e idade, com esses dados, você consegue vender mais.
É possível medir o engajamento do público de acordo com a sua interação..
Você também pode interagir com seu público-alvo da mesma forma.
Incrível o potencial desse aplicativo, né? Se estiver interessado em conhecer histórias de sucesso de outras empresas, acesse nosso artigos abaixo:
O caminho para tornar sonhos e ideias em um negócio promissor é árduo e exige disciplina. Para te ajudar nessa missão, oferecemos para você o curso de Formação Empreendedora!
Com essa formação, você será capaz de compreender melhor o ambiente de mudanças no mundo, identificar oportunidades, chances de melhoria, definir propostas de valor para seu negócio, utilizar ferramentas para mapear o mercado e desenvolver modelos de negócio.
Clique na imagem abaixo e inscreva-se!
Thiago é engenheiro de produção, pós-graduado em estatística e mestre em administração pela UFJF. Especialista Black Belt em Lean Six Sigma, trabalhou na Votorantim Metais e MRS Logística, onde foi gestor e especialista em melhoria contínua. Com certificações MOS® e Auditor Lead Assessor ISO 9001, atuou em projetos de consultoria e ministrou treinamentos e palestras em congressos como ENEGEP e Six Sigma Brasil. Professor nas áreas de Gestão e Empreendedorismo, é fundador do Grupo Voitto e mentor de empresas, dedicando-se à liderança executiva da Voitto, com a visão de torná-la a maior escola online de gestão do Brasil.
Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade.
Respeitamos sua privacidade e nunca enviaremos spam!