Você sabia que seu corpo, especialmente em situações de tensão e apreensão, fala mais sobre você do que as palavras que saem da sua boca? Chamamos de linguagem corporal o conjunto de ações não verbais como gestos, movimentos faciais, postura e proximidade.
Sendo uma das primeiras formas de comunicação humana e também das mais expressivas, a linguagem corporal teve seus primeiros estudos científicos feitos por Charles Darwin, que foram publicados no livro "A expressão das emoções em homens e animais". Nele são descritos como os animais também sentem raiva, medo, alegria e demonstram isso através de expressões.
Agora, imagine que está procurando um emprego, tudo o que vai dizer na entrevista já está ensaiado, mas o que será que seu corpo está dizendo sobre você? Daí vem a importância do estudo da linguagem do corpo.
Durante entrevistas é comum se sentir agitado. Esse nervosismo nos faz, nesses momentos em que tentamos usar as palavras certas e falar o que acreditamos ser o esperado, acabar esquecendo que a linguagem corporal exerce um papel fundamental atraindo ou repelindo as outras pessoas mesmo antes que as palavras sejam ditas!
Então, para ajudar você a aprender sobre a linguagem corporal no mundo do trabalho, nesse artigo será apresentado:
Está curioso? Então vamos!
A linguagem corporal tem como definição a nossa forma de comunicação não verbal. Você já ouviu a expressão o corpo fala? É a verdade. Nossa movimentação, braços e mãos, pernas, contato visual, face e postura são sinais corporais que transmitem mensagens sobre nossas emoções!
Quer saber de uma curiosidade? Uma pesquisa realizada pela Universidade da Califórnia por Albert Mehrabian concluiu que 55% da nossa comunicação advém da nossa linguagem corporal e somente 7% provém da verbalização. Ficou surpreso?
Você conhecia esses tipos de linguagem? E sabia que eles influenciam na avaliação do recrutador sobre você nos processos seletivos?
Se você está em busca de se destacar no Processo Seletivo, uma dica é aprender sobre as etapas mais comuns, bem como se portar em cada uma delas.
Você se sente despreparado para participar de processos seletivos? Para se destacar dos concorrentes, você precisa ser estratégico e dar o melhor de si!
Com o curso Como ter sucesso em um Processo Seletivo, você aprenderá a reconhecer seus pontos fortes e se a vaga que está tentando é compatível com o seu perfil. Além disso, você também aprenderá a elaborar um currículo atraente, dentre outras habilidades para desenvolver uma autoconfiança diante do entrevistador e aumentar suas chances de ser contratado.
Esperamos você para estudar com a Voitto e, em seguida, publicar o certificado no LinkedIn, hein? Clique no botão abaixo para obter mais informações e obter um desconto de 50% no curso.
O modo como andamos, sentamos, olhamos, encaramos, a posição em que deixamos a cabeça, os gestos, a postura e o vestuário são aspectos observados durante a entrevista. Mas, a linguagem corporal mesmo sendo algo inerente à natureza humana, costuma não receber o devido valor pela maioria das pessoas.
Por isso, os entrevistadores e especialistas são dotados de inteligência emocional e treinados a fazer análise corporal do entrevistado, para dele tirar informações valiosas que currículo nenhum dará. Para entender melhor, veja alguns exemplos práticos de como os examinadores podem ler suas atitudes:
1. Um sorriso mostra que você está aberto a novos conhecimentos e que eles são bem-vindos por você. E, além disso, transmite serenidade.
2. Entrar na sala com postura ereta, cabeça erguida e olhando nos olhos de quem o recebe dá a entender que você está confiante e seguro de seus objetivos.
3. Entusiasmo dá maior importância e vitalidade ao que você está comunicando. Mas, em demasia, podem indicar nervosismo, insegurança e necessidade desmedida de autoafirmação.
4. A cabeça muito erguida indica sentimentos próprios de superioridade ou um grande esforço em acobertar algum medo.
5. Manter o contato visual constante com o interlocutor demonstra atenção e aceitação do que está sendo dito. Entretanto, isso não significa que seus olhos não podem se desviar uma vez ou outra, e nem que você concorda em absoluto com tudo quanto está sendo dito.
6. O olhar para baixo denota decepção e tristeza. Levantar as sobrancelhas indica dúvida. Olhar para os lados mostra que você está pensando, não entendeu ou não concorda com o que está sendo dito.
7. Gestos transmitem entusiasmo e dão maior ênfase durante uma conversa - enquanto uma pessoa agressiva ou invasiva se debruça em cima da mesa, uma outra recatada ou fechada se senta para trás da cadeira. Assim, controlar os gestos em demasia demonstra frieza ou pouco caso.
8. Suas roupas também dizem muito sobre você e devem estar de acordo com o cargo que você busca. Também devem estar alinhados com sua bolsa, seu sapato, seu penteado e seus acessórios, no caso de você ser mulher.
Por que esses cuidados? Uma bolsa "surrada" demonstra desleixo, e sem combinar com o sapato, falta de bom senso. Cabelo bagunçado remete à incompetência, e acessórios demais fazem aflorar uma emocionalidade exacerbada para o ambiente de trabalho.
No caso de homens, as mesmas prerrogativas podem ser ditas sobre o uso de gravatas, abotoaduras, cores de ternos e escolhas de camisas que dão muito contraste com o resto ou com a cor da pele.
9. A distância que você assume do seu entrevistador revela como você encara sua relação com a pessoa: íntima, invasiva, comprometida, respeitosa, de trabalho, antagônica, competitiva, etc.
Lembre-se disso: o corpo fala, mas nem sempre ele diz o que gostaríamos! Muito da nossa expressão corporal é involuntária, um reflexo natural das nossas emoções. A boa notícia é que com um pouco de treino conseguimos controlar melhor esses reflexos para que eles transmitam exatamente o que queremos.
No site empregos.com.br, a especialista em entrevistas e também consultora do Hay Group Brasil, Priscila Mendes, e João Pedro Caiado, consultor em Recursos Humanos e fundador da Human Development Organization, dão as dicas sobre os erros mais comuns relacionados a "leitura da linguagem corporal" na hora da entrevista de emprego e da dinâmica em grupo.
Ficou assustado com os erros mais cometidos durante o processo seletivo? Calma, para todo problema há uma solução! Anote as dicas de linguagem corporal abaixo:
Preste atenção ao seu tom de voz, para que ao falar, você seja entendido da forma como pretende. É preciso ter cuidado para conseguir transmitir a imagem de que você sabe do que está falando, mas sem parecer arrogante.
Agora você já aprendeu como seu corpo fala por você. Mas me diz, você já leu nossos outros artigos sobre processo seletivo? Caso não, acesse já os artigos abaixo para se preparar mais ainda!
Confira a videoaula Principais perguntas de uma entrevista de processo seletivo que estamos disponibilizando gratuitamente do curso de "Como ter sucesso em processos seletivos", ministrado pela consultora Carol Portilho, e se prepare para a entrevista de um processo seletivo de emprego, estágio ou trainee. Clique aqui e assista agora!
Thiago é engenheiro de produção, pós-graduado em estatística e mestre em administração pela UFJF. Especialista Black Belt em Lean Six Sigma, trabalhou na Votorantim Metais e MRS Logística, onde foi gestor e especialista em melhoria contínua. Com certificações MOS® e Auditor Lead Assessor ISO 9001, atuou em projetos de consultoria e ministrou treinamentos e palestras em congressos como ENEGEP e Six Sigma Brasil. Professor nas áreas de Gestão e Empreendedorismo, é fundador do Grupo Voitto e mentor de empresas, dedicando-se à liderança executiva da Voitto, com a visão de torná-la a maior escola online de gestão do Brasil.
Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade.
Respeitamos sua privacidade e nunca enviaremos spam!