O que acontece se eu não utilizar links internos no meu artigo?
Como o algoritmo do Google define as métricas para o ranqueamento?
Por que a linkagem interna é um fator de ranqueamento?
Dica de Ouro

Conheça o método de linkagem interna, uma das principais regras do SEO

Descubra como a linkagem interna pode te fazer ranquear na primeira página do Google e de que forma ela proporciona o EAT para o seu site.

Cindy Guerson
Por: Cindy Guerson
Conheça o método de linkagem interna, uma das principais regras do SEO

A linkagem interna é uma das métricas mais importantes quando falamos de Search Engine Optimization (SEO). Ela, por sua vez, consiste em links internos postos ao texto âncora que levam a sua persona para outros segmentos dentro do seu próprio site.

Com essa metodologia em prática, a jornada de compra e a experiência do usuário se tornam muito mais eficazes, uma vez que dentro do seu próprio site a persona poderá descobrir e aprender sobre um assunto, reconhecer o problema, e considerar também a solução.

Além disso, com a linkagem interna você pode adquirir o tão sonhado EAT: a expertise, autoridade e confiabilidade do seu site aos olhos do algoritmo do Google.

Para saber mais sobre a linkagem interna, e como ela funciona, fique com a gente nos seguintes tópicos:

  • O que acontece se eu não utilizar links internos no meu artigo?
  • Como o algoritmo do Google define as métricas para o ranqueamento?
  • Por que a linkagem interna é um fator de ranqueamento?

Vamos lá!

O que acontece se eu não utilizar links internos no meu artigo?

Como visto acima, a linkagem interna é muito importante para adquirir um bom ranqueamento na primeira página do Google. Contudo, a pergunta que muitos se fazem é, realmente é necessário fazer essa linkagem? O que pode acontecer caso ela não seja realizada?

Bom, a resposta é simples. A linkagem é fundamental para o manejo do tráfego orgânico do seu site, portanto, sem ela, você se torna permissível a passar por situações como:

  • Maior taxa de rejeição;
  • Desinteresse do usuário perante ao seu site;
  • Queda de leads.

Visto isso, não deixe de realizar a linkagem interna, ela pode gerar o interesse do usuário pelo seu site, e trazer confiabilidade ao seu conteúdo.

Continue lendo e também sobre como o algoritmo do Google define as métricas para o ranqueamento.

Veja só!

Como o algoritmo do Google define as métricas para o ranqueamento?

O algoritmo do Google é responsável por analisar a página do seu site e identificar se ela está de acordo ou não com as métricas definidas pelo mesmo.

Portanto, algumas etapas são feitas pelo próprio mecanismo de busca, o Google, que por sua vez faz esse processo:

  • Rastreando;
  • Indexando;
  • Ranqueando.

Então vamos saber como acontece esse processo um por um?

Processo de rastreamento

Nessa etapa, o Google Bot (robô do google capacitado para rastrear páginas e URL) procura em seu banco de dados novas URLs e lê os HTMLS para poder verificar o conteúdo da página e poder indexa-lo nos mecanismos de busca.

Processo de Indexação

O processo de indexação vem após a leitura das URLs e assim, após isso, os artigos mais recentes são anexados na página de busca do Google. Dessa forma, são feitas as análises das palavras-chaves e varredura do conteúdo.

Isto é, o Google, através de seu software, lê o seu artigo, e define se os seus títulos, corpo do texto e conteúdo estão em boa legibilidade.

Processo de Ranqueamento

Por último, o processo de ranqueamento. Esse, por sua vez, ainda é um grande mistério pois o Google não disponibiliza todos os seus fatores usados para definir se as páginas devem ou não ir para o todo de seus mecanismos de busca.

Mesmo assim, com análises estratégicas feitas por uma série de trabalhadores especializados em SEO, podemos especular suas métricas e chegar perto do que realmente é utilizado como regra.

Sabemos que as métricas do Google são baseadas nesses três processamentos citados acima, e resolvemos aqui, trazer para você algumas estratégias baseadas na análise desses elementos para você conseguir ranquear no Google junto com as outras páginas.

Algumas dessas estratégias são:

  • Utilizar a palavra-chave no início do domínio;
  • Utilizar linkagem interna;
  • Manter um conteúdo original;
  • Fazer o uso de listas e bullet points;
  • Manter a URL curta e “amigável”, com o uso da palavra-chave.

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Legal não é mesmo? Vamos descobrir agora por que a linkagem interna é um fator de ranqueamento. Confira mais!

Por que a linkagem interna é um fator de ranqueamento?

Como visto no tópico anterior, a linkagem interna é uma métrica usada para ranquear no Google. Isto porque, através dela o Googlebot consegue considerar a sua página como confiável, e vamos te explicar o por que.

Quando utilizamos um link interno dentro do nosso artigo, possibilitamos que o usuário possa acessar outros conteúdos que pertencem ao nosso próprio site.

O Googlebot entende isso como positivo, e te considera dentro do EAT pois a linkagem interna:

  • Mostra que você tem expertise, isto é, competência e qualidade no assunto;
  • Te dá cada vez mais autoridade, pois a partir do link para outros artigos, mostra que seu site sabe do que está falando e tem o domínio sobre o assunto;
  • Produz confiabilidade, pois se a sua página fala sobre determinado assunto, e linka com outro, isso ajuda o seu usuário a entender melhor sobre o que foi dito e ainda auxilia ele em sua jornada de compra. Isso facilita com que ele ache o seu site confiável.

Legal, não é mesmo? A linkagem interna é um fator de ranqueamento justamente por isso, e se você juntar essa métrica com as outras necessárias, seu site estará na primeira página do Google com toda a certeza.

Por isso, fique atento e considere aprender mais sobre SEO para alavancar o seu site nos mecanismos de busca e através disso, converter mais leads para a sua página!

Converter mais leads é…

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Através disso, você oferecerá uma jornada de compra eficiente e com muita qualidade para o usuário.

As boas práticas de SEO solucionará todos os seus problemas referentes ao tráfego orgânico e as taxas de rejeição do seu site.

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Cindy Guerson

Cindy Guerson

Grad. em Psicologia pela Universidade Nove de Julho (UNINOVE) e atual membro da Liga Acadêmica de Psicanálise e Patologia (LAPP). Especialista na área de Pesquisa e Desenvolvimento do grupo Voitto. Possui certificação em produção e interpretação de textos (UNINOVE), Recrutamento e Seleção (GUPY), copywriting, marketing digital e conteúdos para a web (VOITTO). Acredita que um bom desempenho pessoal depende da nossa percepção sobre o mundo.

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