O que é Marketing de Performance?
Quais são as vantagens do Marketing de Performance?
Quais são os principais indicadores do Marketing de Performance?
Como colocar o Marketing de Performance em prática?
Aprenda mais sobre Marketing e Vendas!

O que é Marketing de Performance e como utilizá-lo de modo eficiente em sua empresa?

Aprenda neste artigo o que é o Marketing de Performance e como sua empresa pode obter grandes resultados com o uso desta estratégia.

Thiago Coutinho
Por: Thiago Coutinho
O que é Marketing de Performance e como utilizá-lo de modo eficiente em sua empresa?

Você sabia que o Marketing de Performance pode ser uma ótima estratégia para aumentar os resultados de sua empresa através da venda de produtos ou serviços? Não sabia?

O Marketing de Performance busca a conversão - geração de leads, engajamento do público e venda - por meio de ações realizadas com tráfego pago e monitoradas constantemente.

Deseja aprender mais sobre esse tipo de estratégia? Continue lendo este artigo, separamos alguns tópicos para auxiliar seu aprendizado, sendo eles:

  • O que é Marketing de Performance?
  • Quais são as vantagens do Marketing de Performance?
  • Quais são os principais indicadores do Marketing de Performance?
  • Como colocar o Marketing de Performance em prática?
  • Aprenda mais sobre Marketing e Vendas!

Vamos à leitura?

O que é Marketing de Performance?

O marketing de performance é uma das estratégias de marketing digital onde as ações são pagas de acordo com o desempenho que as campanhas, anúncios e a partir de quando a conversão ocorre.

A conversão é definida antes que a campanha comece a rodar, podendo ser ela a geração de leads, a venda ou o engajamento do público alvo.

O marketing de performance é focado na utilização de mídias pagas específicas com o objetivo de ter um retorno mensurável das ações. E para que este objetivo seja atingido, é possível utilizar de várias mídias de performance diferentes.

É importante esclarecer que cada mídia digital tem sua particularidade, oferecendo recursos importantes com o objetivo de retornar bons números e também um ótimo acompanhamento pelo gestor da campanha.

Esta estratégia pode proporcionar diversas vantagens, principalmente quando comparadas a outras estratégias de marketing mais tradicionais. Separamos o tópico seguinte para explicar mais a fundo sobre essas vantagens, vamos conferir?

Quais são as vantagens do Marketing de Performance?

Para que você realmente entenda a importância de usar a estratégia de marketing de performance, é necessário que você conheça as vantagens que ela pode proporcionar para a sua companhia. Vamos conferir para você decidir se faz sentido ou não?

Acompanhamento das campanhas em tempo real

Uma das grandes vantagens do marketing de performance é poder acompanhar o desempenho de cada anúncio em tempo real.

Desta forma os gestores e analistas de marketing conseguem mensurar a eficiência da estratégia e se necessário realizar os ajustes para um melhor aproveitamento, aumentando a capacidade da tomada de decisão de todo o time de maneira rápida e eficaz.

Flexibilidade

Do mesmo jeito que é possível acompanhar de perto os resultados das campanhas de marketing, também é possível fazer alterações quantas vezes forem necessárias, com o objetivo de otimizar a campanha e ter mais resultados.

De maneira mais prática, imagine que você perceba que um anúncio possui muitas impressões mas poucas pessoas estão clicando, você pode, por exemplo alterar a arte e o copy com o objetivo de atrair de maneira mais assertiva o clique e aumentar o CTR, resultando em maior taxa de conversão.

Resultado tangível

Algumas estratégias como de fortalecimento de marca possui grandes dificuldades para de fato saber o momento no qual o cliente de fato conhece a sua marca. Porém, essa dificuldade não acontece no marketing de performance.

É possível enxergar os resultados de todas as ações dentro de uma campanha. Desta forma, é possível comparar os resultados entre os canais, campanhas e anúncios diferentes e identificando quais as ações que foram mais efetivas.

E para identificar e mensurar os resultados são utilizados vários indicadores e KPIs diferentes. Separamos o tópico seguinte para apresentar para você quais são os indicadores mais utilizados na estratégia.

Quais são os principais indicadores do Marketing de Performance?

Trabalhar com indicadores é fundamental para qualquer estratégia dentro do marketing, pois são eles que vão dizer se você está indo pelo caminho certo ou se é necessário traçar rotas diferentes ao longo da estratégia.

Impressões

Este indicador mostra a quantidade de vezes em que o anúncio foi mostrado para o público. A impressão é contabilizada toda vez que o anúncio é exibido em um canal, seja ele Google Ads, Facebook e Instagram.

Pense você ao digitar “Lean Six Sigma” no Google. Será mostrado a você um artigo da Voitto e será contabilizado uma impressão:


Lembrando, não é necessário clicar no artigo e entrar na página para que a impressão seja contabilizada.

Impressões e cliques também são muito utilizadas dentro das estratégias de marketing de conteúdo e uso de palavras chave.

Engajamento

O engajamento mostra a quantidade de vezes em que o usuário interagiu com o anúncio. Dentro das redes sociais essa métrica contabiliza para os likes, reações, cliques, comentários, compartilhamentos, etc.

Cliques

Está métrica é muito importante, principalmente quando combinado junto a métrica de Impressões, pois é possível mensurar quantas impressões foram necessárias para que ocorresse um clique, ou seja, uma taxa de cliques.

Desta forma é possível validar se o conteúdo é bom ou não e se o cliente ficou curioso em saber mais sobre o conteúdo a partir do CTA.

Se o número de impressões estiver muito alto e o número de cliques muito baixo, será necessário otimizar o anúncio, testando novas artes, copy, etc. Até mesmo pode ser útil rodar o teste A/B.

Leads

Podemos considerar que gerar leads é o principal objetivo de qualquer estratégia de marketing. Este indicador mostra a quantidade de pessoas com potencial para entrar no funil de vendas e percorrer pela jornada de compras da sua empresa.

O usuário vira um lead a partir da manifestação de interesse, pode ser por meio de um download de ebook, assinatura de newsletters, solicitação de orçamento, etc.

Origem do tráfego

Este indicador mostra qual o tipo de tráfego que fez o usuário chegar até o anúncio, tráfego orgânico ou tráfego pago.

Embora o marketing de performance seja baseado em anúncios pagos, ou seja, tráfego pago, também é importante considerarmos o tráfego orgânico, principalmente devido a seu custo ser reduzido.

Porém, em geral o tráfego orgânico leva mais tempo para começar a apresentar resultados.

E que tal agora aprendermos como colocar esta incrível estratégia em prática para já ir colhendo os resultados? Bora lá?

Como colocar o Marketing de Performance em prática?

Separamos algumas dicas para que você seja mais assertivo na hora de aplicar a estratégia em sua companhia e atingir o público de maneira eficaz.

Estabeleça metas

O primeiro passo para aplicar a estratégia é definir seus objetivos. Para isso, você pode se perguntar: Qual é o propósito do anúncio? Quais resultados quero alcançar? Como mensurar?

Então procure separar um tempo para estabelecer as metas com calma e que ao mesmo tempo sejam desafiadoras e possíveis de serem alcançadas.

Análise de dados

Hoje o mercado disponibiliza diversas ferramentas e tecnologias para aplicar em sua campanha e fazer o acompanhamento dos dados. Dentre as tecnologias, podemos citar: Inteligência Artificial, Data Mining e Big Data.

Porém, vale ressaltar que nada adianta você enxergar os dados e não entendê-los. Desta maneira é necessário de fato entender as informações para conseguir traçar um plano de ações e estratégias.

Experiência do cliente

A cada novo estudo sobre o comportamento do consumidor, vemos que o público deseja uma experiência memorável ao utilizar qualquer tipo de solução. Sabendo disso, é fundamental focar os clientes em todas as estratégias criadas.

Colocar o cliente no centro do negócio não apenas cria anúncios mais relevantes, mas também jornadas de compra inesquecíveis.

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Thiago Coutinho

Thiago Coutinho

Thiago é engenheiro de produção, pós-graduado em estatística e mestre em administração pela UFJF. Especialista Black Belt em Lean Six Sigma, trabalhou na Votorantim Metais e MRS Logística, onde foi gestor e especialista em melhoria contínua. Com certificações MOS® e Auditor Lead Assessor ISO 9001, atuou em projetos de consultoria e ministrou treinamentos e palestras em congressos como ENEGEP e Six Sigma Brasil. Professor nas áreas de Gestão e Empreendedorismo, é fundador do Grupo Voitto e mentor de empresas, dedicando-se à liderança executiva da Voitto, com a visão de torná-la a maior escola online de gestão do Brasil.

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