Você já viu um QR Code em uma loja com promoções incríveis? Saiba que por trás desse adesivo possui uma estratégia de marketing que está diretamente ligada à aquisição de clientes durante a jornada de compra. É o Marketing de Proximidade.
O uso de tecnologias como NFC, Qr Code e Hotspot Wi-Fi possibilitaram que esta estratégia fosse executada e garantisse diversos benefícios e diferencial competitivo aos lojistas.
Ficou interessado em aprender mais sobre o Marketing de Proximidade e a eficácia dessas estratégias? Continue lendo este artigo! Separamos alguns tópicos para auxiliar seu aprendizado, sendo eles:
Vamos à leitura?
O Marketing de Proximidade é uma recente estratégia de marketing na qual os estabelecimentos comerciais enviam mensagens para seus clientes para os dispositivos móveis dos consumidores que estejam aos arredores do estabelecimento.
As mensagens são relacionadas a promoções, produtos e serviços e outras novidades relacionadas à marca e são transmitidas por meio do GPS dos dispositivos, conexão com o Wi-Fi e também o Bluetooth.
Dessa forma, o Marketing de Proximidade é um grande utilizador de dados transmitidos por dispositivos sinalizadores, localizados em lojas que mandam mensagens para os smartphones de potenciais clientes que passaram em frente do estabelecimento.
Além disso, o Marketing de Proximidade é uma derivação do Mobile Marketing mobile, que consiste em usar dos dispositivos mobile para ações de marketing, utilizando principalmente o SMS como ferramenta.
Existem diversas vantagens na aplicação do Marketing de Proximidade, e para isso, separamos o tópico seguinte exclusivamente para explicar quais são essas vantagens. Vamos lá?
As vantagens dessa estratégia não se limitam apenas no aumento dos visitantes e faturamento. O Marketing de Proximidade oferece cada vez mais benefícios inovadores para a marca e para o cliente.
Após o sistema estar devidamente configurado com os dispositivos Wi-Fi, não há custo para o envio dos conteúdos promocionais, diferentemente das ofertas enviadas por SMS ou MMS.
A estratégia pode até mesmo ser uma alternativa ao tráfego pago, porém para potencializar ainda mais as vendas, você pode utilizar as duas de forma combinadas!
O sistema é capaz de identificar automaticamente os clientes e enviar os conteúdos promocionais de acordo com os critérios definidos, não sendo necessário alguém para operar a máquina. Ou seja, as empresas podem contratar sistemas que gerenciem essas informações.
O Marketing de Proximidade permite que a marca utilize os mais variados tipos de conteúdos, podendo ser eles: mensagem de boas vindas, cartão de visita, imagem, vídeo, GIF animado, áudio, entre outros.
A estratégia permite que a marca consiga quantificar os engajamentos e os resultados das ações de maneira simples.
Esses dados podem ser obtidos em tempo real, como por exemplo: quantidade de mensagem enviada, quantidade de mensagens que foram abertas e o número de visitantes que vieram a partir da campanha de marketing.
Isso só é possível porque o Marketing de Proximidade é uma estratégia 100% digital, podemos até mesmo considerar que ela é uma das estratégias de marketing digital. Imagine o quão difícil é mensurar e rastrear os clientes a partir de folhetos impressos?
Você achava que apenas o Primal Branding era possível de gerar conexões com o cliente? Pois é, o Marketing de Proximidade também consegue melhorar o relacionamento com o cliente e criar uma forte conexão.
Isso pode ser feito com a divulgação de ofertas e promoções aos clientes sem que seja necessário pagar nada.
Conteúdos que são informativos, interessantes e engraçados possuem altas chances de se tornarem virais.
A partir deste momento, as pessoas estarão fazendo publicidade da sua marca de maneira gratuita para outras pessoas que estão fora do alcance do Marketing de Proximidade. Incrível não é mesmo?
Viu como o Marketing de Proximidade é uma ótima estratégia para impulsionar as vendas a partir da transformação digital? E que tal aprendermos agora como aplicar esta estratégia em seu negócio a partir das tecnologias que ela utiliza? Vamos conferir?
Vamos agora conhecer quais são as tecnologias utilizadas para você começar a aplicar em seu negócio.
O NFC e o QrCode são tecnologias que possuem certa semelhança. Em geral, são tags que podem ser impressas e escaneadas pela câmera (Qr Code) ou tags que são lidas eletronicamente pela proximidade (NFC).
Estas tags armazenam informações importantes sobre o item, como se fosse um código de barras. Normalmente são colocadas em locais de fácil visualização.
Usar essas tecnologias nas fachadas de lojas ou nas prateleiras ajuda o consumidor a encontrar dados sobre ofertas e promoções de maneira fácil.
Além disso, ajuda o meio ambiente! Isso mesmo, impede que muito papel seja gasto para divulgar as mesmas informações. Muitos restaurantes hoje em dia utilizam o Qr Code como cardápio, por exemplo.
O Hotspot Wi-Fi é uma outra tecnologia que serve para interagir com o público alvo. Ao autenticar o uso da mídia social no Smartphone, o usuário envia informações sobre a localização do dispositivo onde essas informações são integradas ao sistema de anúncios.
Os Beacons são dispositivos pequenos de geolocalização que podem funcionar em ambientes fechados, como por exemplo em lojas. E é por isso que também são chamados de GPS indoor.
Os Beacons conseguem identificar a existência de dispositivos móveis aos arredores e para isso utilizam o Bluetooth Low Energy ou Bluetooth Smart, que consegue conectar diversos dispositivos.
Até mesmo os grandes players do mercado que já possuem uma base consolidada de clientes conseguiram coletar os benefícios do Marketing de Proximidade.
Um grande exemplo disso é a franquia de FastFood McDonald 's que conseguiu aumentar a taxa de conversão de clientes em 20%.
Além disso, o Carrefour conseguiu aumentar o engajamento em 400% e o Grupo Pão de Açúcar teve um crescimento nominal de 21,4% no segundo trimestre de 2015.
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Thiago é engenheiro de produção, pós-graduado em estatística e mestre em administração pela UFJF. Especialista Black Belt em Lean Six Sigma, trabalhou na Votorantim Metais e MRS Logística, onde foi gestor e especialista em melhoria contínua. Com certificações MOS® e Auditor Lead Assessor ISO 9001, atuou em projetos de consultoria e ministrou treinamentos e palestras em congressos como ENEGEP e Six Sigma Brasil. Professor nas áreas de Gestão e Empreendedorismo, é fundador do Grupo Voitto e mentor de empresas, dedicando-se à liderança executiva da Voitto, com a visão de torná-la a maior escola online de gestão do Brasil.
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