Se você sabe cozinhar, já passou pela experiência de ir na internet, procurar uma receita e na hora de executar percebe que poderia adicionar mais ingredientes para ficar mais gostoso, não é mesmo?
Pois então, é isso mesmo! A Metodologia Híbrida é da mesma forma, diante da aplicação de várias práticas, é possível observar que a união com outros conceitos seria de grande valia.
Nesse artigo vamos entender o que é metodologia híbrida, as filosofias e metodologias ágeis, inovadoras e excelências, além de apresentar alguns métodos híbridos. Esse conceitos serão divididos nos seguintes tópicos:
Ficou curioso para mais? Então pega seu caderno de anotações e vamos lá!
Metodologia híbrida é a união de metodologias com o objetivo de usar dos princípios e ferramentas para solucionar algum problema e assim, gerar melhores resultados.
Os métodos tradicionais consistem na aplicação apenas de práticas ágeis, excelência ou inovação de forma única.
A seleção das metodologias é feita dentre as metodologias de excelência, inovação e gerenciamento de projetos. A necessidade da união dos métodos é particular para cada projeto de acordo com a dificuldade encontrada.
Além disso, unir metodologias estabelece uma compreensão de adaptabilidade às variáveis que temos no mundo, que é denominado como o Mundo VUCA.
Como já dito, para lidar com o Mundo VUCA é necessário estar preparado com o ambiente inconstante. A aplicação de metodologias híbridas auxilia na implantação de uma solução VUCA para lidar com os desafios do mundo.
Esse conceito de solução VUCA consiste em V de Vision (Visão), U de Understanding (Entendimento), C de Clarity (Clareza) e A de Agility (Agilidade).
Para mesclar as metodologias, o profissional da área de excelência operacional deve possuir um conhecimento amplo, trabalhando o mindset ágil.
Esse pensamento é necessário para que em um Mundo VUCA seja possível resolver os problemas por completo.
Agora que você já sabe que “a união faz a força”, vamos aprender um pouco sobre os principais métodos de excelência, gestão de projetos e inovação?
Assim, você poderá descobrir como usar o melhor de todos os mundos.
O mais importante agora é conhecer um pouquinho de cada metodologia, além disso, em cada uma das metodologias temos um presentinho para você!
O conceito de excelência operacional, no âmbito organizacional, está diretamente relacionado ao rendimento de uma empresa e a busca constante da excelência. Para isso, existem várias metodologias para aplicar e alcançar o objetivo desejado.
Vamos falar nesse artigo sobre o Lean Manufacturing e o Seis Sigma!
O Lean Manufacturing nasceu no final da 2ª Guerra Mundial, no qual o Japão, a fim de reconstruir a indústria, elaborou uma forma de produção com qualidade e competitiva.
Com isso, a empresa Toyota realizou um sistema de produção que busca qualidade e redução de desperdício, sendo denominado com Sistema de Produção Toyota.
A filosofia Lean tem como principal objetivo reduzir o desperdício dos processos de uma empresa, eliminando as atividades que não agregam valor, consequentemente, com produtividade.
Ficou interessado e quer saber mais sobre a metodologia Lean? Nós temos disponível para você o Curso GRATUITO de Introdução ao Lean Manufacturing, para iniciar esse curso, é fácil, basta clicar no botão abaixo!
Foi idealizado pela Motorola e Texas Instruments, nos anos 80, e a fim de resolver o problema de desperdícios e custos elevados das empresas, com isso a necessidade em analisar a qualidade dos processos.
O Six Sigmasurgiu de ferramentas já existentes mas com um processo de melhorias das mesmas dentro da sequência do método DMAIC. Os objetivos do Seis Sigmas é estruturado com base em 3 pilares: redução de custos, otimização dos processos e satisfação do cliente.
Quer conhecer um pouco mais sobre o 6 Sigma? Então você não pode perder esse E-book do Seis Sigma. Dá um clique na imagem abaixo e faça o download!
A gestão de projetos é a maneira de criar um processo para a construção de algum projeto, com o objetivo de auxiliar, como um manual de instruções. Utilizado em várias áreas profissionais, a forma de mapear e visualizar todas as premissas e restrições de um projeto.
Existem inúmeras práticas para gerenciar projetos, mas o nosso foco é nos métodos ágeis. Nesse tópico você vai conhecer sobre os valores do Agile e o Scrum.
É uma filosofia de gestão de projetos, que surgiu dentro de empresas de software, buscando estabelecer os passos para o desenvolvimento de um software, atendendo os valores do manifesto ágil, que são:
A aplicação se expandiu para diversas áreas por observar que esses valores são essenciais para o desenvolvimento de vários projetos, com o foco na melhoria contínua.
O Scrumé uma estrutura de trabalho, baseada na metodologia ágil, que estimula a melhoria contínua e a solucionar problemas. Por meio dos cerimônias chamados de eventos Scrum, realizam entregas funcionais constantes, com valor agregado para o cliente.
Você já sabe que os valores do Agile estão presentes no Scrum, certo? Agora é hora de entender como implementar o Scrum e gerenciar seus projetos de forma ágil. Dessa forma, temos para você um curso GRATUITO de Introdução ao Agile Scrum.
As metodologias de inovação são práticas para solucionar os desafios encontrados na hora de criar um novo produto. Dentre inúmeras metodologias, nesse artigo, vamos conhecer mais sobre o Design Thinking.
O Design Thinking é uma metodologia que surgiu na década de 60, mas ficou mais conhecida no século XXI, envolvendo a ideia de inovação. É utilizado na solução de problemas que envolvem questões técnicas, negócios e o fator humano.
O método busca realizar uma sequência de iterações e experimentos para convergir a um resultado palpável.
Para saber mais sobre o Design Thinking, nós da Voitto temos um série de vídeos com o foco total em como aplicá-lo na sua empresa. Se você ficou interessado, acesse aqui o Workshop de Inovação e Design Thinking.
Bom, agora você já conheceu um pouco de cada uma dessas metodologias, eu tenho uma pergunta para você no próximo tópico!
O Lean Six Sigma é uma união do Lean Manufacturing com o Seis Sigma, metodologias de excelência operacional, então, a resposta dessa pergunta é SIM.
A conciliação das duas metodologias mostrou que juntas eram mais potentes, com um visando produtividade e o outro qualidade, tendo o melhor dos mundos para todos os cenários.
Nesse tópico, você vai conhecer métodos híbridos que estão sendo aplicados e que oferecem resultados do melhor dos três mundos: gerenciamento de projetos, excelência operacional e inovação.
A união do Design Thinking com o Scrum oferece o melhor dos dois mundos, melhorando a qualidade dos processos e projetos. Na utilização dessas metodologias, o Design Thinking com o objetivo de explorar o problema e definir o escopo e o Scrum trazendo os valores do Agile para agregar valor com entregas contínuas do produto.
Essas metodologias são aplicadas em diferentes áreas e com métodos diferentes, mas a união delas se completam, gerando benefício na garantia de produtividade e eficiência dos processos e projetos.
O Design Thinking apresenta a forma para solucionar os problemas, o Lean mostra como construir um fluxo de trabalho e, aplicando os valores do Agile, é possível se adaptar às mudanças e modificações durante os processos.
O Lean Seis Sigma (LSS) com o Scrumé uma abordagem para aumentar a agilidade da gestão com o Scrum e melhorar os processos, com a utilização do DMAIC. Esse processo tem um grande avanço que é a criação de um Agile DMAIC, que é a aplicação dos eventos Scrum dentro dos passos do modelo tradicional.
Já pensou em ter acesso a um Kit Completo sobre Lean Seis Sigma, a metodologia que revolucionou a indústria mundial?
Então adquira os conhecimentos necessários sobre a qualidade, as ferramentas Lean e a redução de desperdícios com 4 E-books totalmente gratuitos!
Incrível, né? Além disso, o kit também conta com 2 Webséries e 1 Workshop com 3 aulas sobre o método passo a passo!
Está esperando o que para começar a sua jornada de conquista dos melhores cargos no mercado de trabalho?
Clique na imagem e aproveite já!
Grad. em Engenharia Civil pelo Instituto Federal de Minas Gerais (IFMG) no Campus Piumhi. Possui experiência como Projetista na área da construção civil. Participou como Cofundadora e Diretora de Gestão de Pessoas na empresa júnior Igêtis Jr. e atua como voluntária da Associação Atlêtica Imortais do IFMG - Campus Piumhi como Secretária. Possui certificação em Formação Yellow Belt em Lean Seis Sigma, Fundamentos de Growth Hacking, Agile Scrum Foundation EXIN, Produção de Conteúdo Web, Marketing de Conteúdo e Copywriting. Especialista na produção de conteúdo na área de Pesquisa e Desenvolvimento do Grupo Voitto.
Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade.
Respeitamos sua privacidade e nunca enviaremos spam!