Você já deve ter ouvido falar dos termos "missão", "visão" e "valores", e, provavelmente, deve ter associado isso a grandes empresas. Bem, essas definições devem ser feitas por todo novo empreendedor, seja para grandes ou pequenos negócios.
Pois, através disso, você poderá traçar um planejamento estratégico para seu negócio, integrando a operação da sua empresa com a motivação dos colaboradores no dia a dia.
Mas antes de definir esses conceitos de missão, visão e valores para a sua empresa, você deve saber administrar as finanças do seu negócio, pois isso é essencial para que seu empreendimento possa crescer de maneira sustentável.
O segredo para sustentabilidade de uma organização está em ter lucro sempre, certo?
Por isso, preparamos para você o curso Fundamentos Essenciais da Gestão Financeira com as principais ações e procedimentos que envolvem planejar, analisar e controlar as atividades financeiras de uma empresa.
Com ele, você saberá o que é e como fazer um Demonstrativo de Resultados do Exercício e suas aplicações, entenderá o que é Balanço Patrimonial e como ele funciona, aprenderá a diferença entre despesa, gasto e custo, além de entender de forma mais profunda sobre Fluxo de Caixa, como superar os desafios e erros mais comuns da Gestão Financeira, e muito mais!
E então, que tal conhecer a plataforma Voitto e ainda aprender a controlar as finanças de sua empresa e crescer de maneira sustentável? É só inserir o cupom BLOG100 e começar a se capacitar gratuitamente!
Esperamos você para estudar com a gente e depois publicar o certificado no LinkedIn, hein? Clique no botão abaixo e saiba mais!
Agora vamos entender o que são missão, visão e valores e como uma empresa é definida por isso.
A missão, a visão e os valores de uma empresa são mais que objetos de enfeite de uma organização. Os termos são ferramentas de estratégia e gestão, que devem ser bem definidos e revistos ao longo do tempo.
Então, vamos para a definição de missão, visão e valores.
A missão é a razão da existência da empresa afinal, qual o benefício que o produto ou serviço oferecido pelo seu negócio traz ao seu cliente? A missão está muito relacionada à proposta de valor que seu produto oferece a seu público alvo.
Ao definir uma missão, você está deixando claros os objetivos do seu negócio em relação ao que pretende ofertar a seu cliente. Então, é importante defini-la para que você consiga elaborar um planejamento estratégico que vise sempre manter seu comprometimento com a missão da sua empresa.
Pense, como já dito, no que o seu produto ou serviço entrega de benefício para seu cliente. Isto será a missão da sua empresa. Você pode analisar a missão de empresas semelhantes à suas ou aquelas que você admira, para ter uma referência.
Mas lembre-se: a missão deve ser curta. Isto porque ela deve ser facilmente lembrada pelas pessoas, pois é a razão de ser da sua empresa.
Seguindo a sequência de missão, visão e valores, vamos ao conceito de visão.
A visão é o objetivo da sua empresa, para um período de tempo definido. É onde sua empresa almeja chegar através dos seus produtos entregando sempre o valor definido na missão. E, não deve ser uma meta inalcançável, ela demonstra o desejo real e possível do seu negócio.
A visão deverá ser utilizada na definição de metas para o seu negócio, na construção de um planejamento estratégico que leve a alcançar o objetivo definido.
Então, é importante que sua empresa tenha e analise indicadores que demonstram os avanços do seu empreendimento. Para que, assim, a visão não seja apenas um sonho.
Não ache que um objetivo é muito grande para seu negócio, se você está empreendendo tem sempre de buscar pelo crescimento e reconhecimento.
Mas não adianta só querer chegar a um objetivo, mas não saber como então, você deve conseguir estabelecer metas para esse objetivo e deve ter indicadores para medir o avanço dessas metas. Além disso, a visão da sua empresa deve ser divulgada, mas não as suas metas e indicadores.
Os valores de uma empresa refletem o comportamento que você espera nas relações da sua empresa com seus colaboradores e clientes. São baseados em princípios que irão refletir nas atitudes do seu negócio.
Guiar as atitudes da empresa e dos colaboradores, seja nas operações internas ou nas estratégias externas. Mas, é claro que isso vai exigir muito envolvimento e empenho da equipe, e nem todas as empresas definem valores.
Além disso, a definição dos valores pode ser usada nos processos seletivos, para a captação de novos funcionários, que estejam alinhados com a empresa.
Os valores são definidos através do comportamento que inspira a empresa. Os valores devem ser passíveis de aplicação por todos, utilizados nos processos seletivos e na avaliação dos funcionários.
Então, não adianta sua empresa possuir valores inspiradores se esses valores são inalcançáveis.
Agora que você já sabe definir a missão, a visão e os valores para o seu negócio, vamos citar alguns exemplos de empresas que definiram esses conceitos ou apenas alguns deles.
Dentro de cada empresa, existe uma filosofia diferente para missão, visão e valores. Abaixo, vamos citar os casos das empresas Cacau Show e Microsoft, e a missão e visão da Mercedes-Benz:
Cacau Show
Conheça a missão, a visão e os valores desta empresa:
Se quiser conhecer mais sobre a história de sucesso dessa empresa, você pode conferir na nossa série como tudo começou da Cacau Show.
Microsoft
Abaixo estão citadas a missão, a visão e os valores da Microsoft:
Você também pode conferir na nossa série como tudo começou da Microsoft, a história de sucesso dessa empresa.
Nem todas as empresas definem os seus valores, como é o caso do nosso terceiro exemplo:
Mercedes-Benz
A é um exemplo de empresa que não definiu o trio missão, visão e valores, mas só a missão e a visão:
Para saber mais sobre a história dessa empresa, veja nossa série como tudo começou da Mercedes-Benz.
Por fim, conheça a missão, a visão e os valores da Voitto:
O caminho para tornar sonhos e ideias em um negócio promissor é árduo e exige disciplina. Para te ajudar nessa missão, oferecemos para você o curso de Formação Empreendedora!
Com essa formação, você será capaz de compreender melhor o ambiente de mudanças no mundo, identificar oportunidades, chances de melhoria, definir propostas de valor para seu negócio, utilizar ferramentas para mapear o mercado e desenvolver modelos de negócio.
Clique na imagem abaixo e inscreva-se!
Mas antes de ir, não se esqueça de deixar um comentário! Seu feedback é muito importante para nós!
Especialista em SEO e ASO, Grad. em Engenharia Elétrica com Habilitação em Sistemas Eletrônicos - UFJF. Participou do Cesar Summer Job edição 2019, desenvolvendo soluções digitais para a Petrobras, foi Coordenadora de Conteúdo e SEO no Grupo Voitto e atuou como Mobile Growth/ASO Analyst e SEO Analyst.
Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade.
Respeitamos sua privacidade e nunca enviaremos spam!