O que é Seis Sigma?
O que é o Nível Sigma e como avançar de nível?
Ferramentas para a utilização do Seis Sigma
Por que o nome Seis Sigma?
Como calcular e identificar o nível Sigma de um processo?
Quer saber mais sobre o Seis Sigma?

Descubra a padronização dos processos com os níveis Sigma e aprenda como calculá-lo!

Neste artigo, você entenderá o conceito do nível Sigma e conhecerá os 4 passos a serem seguidos para calcular esse indicador da maneira correta.

Thiago Coutinho
Por: Thiago Coutinho
Descubra a padronização dos processos com os níveis Sigma e aprenda como calculá-lo!

O Nível Sigma, assim como outros indicadores de desempenho empresariais, vêm evoluindo ao longo das últimas décadas, deixando de atender somente a perspectiva financeira por um motivo principal em particular: revelar de modo quantitativo a eficácia no alcance de metas perante as ações de melhoria implantadas.

Através deles, uma empresa consegue dimensionar a capacidade efetiva de suas ações e decisões, de forma que um valor de referência atual seja conhecido antes de ser executada qualquer estratégia de melhoria.

É com base nesse controle inicial que as soluções propostas e efetuadas para o combate de desperdícios e o aumento de desempenho podem ser fielmente avaliadas, revelando, com clareza, qual o novo índice de melhoria conquistado.

Dessa forma, pode existir, então, a comprovação do progresso de uma área, empresa ou setor ao longo do tempo, onde decisões precipitadas são reveladas e ações eficazes são mensuradas e analisadas.

É somente se baseando em valores de referência de desempenho que uma organização pode comprovar seu sucesso e estimular cada vez mais sua sustentabilidade no mercado.

Neste artigo, você irá conhecer um indicador de desempenho muito eficiente na hora de avaliar o novo nível de performance alcançado através das ações de solução executadas, irá descobrir como ele pode ser utilizado tanto em processos produtivos quanto em administrativos e de prestação de serviços, além de entender o motivo pelo qual seu nome é atrelado a uma poderosa metodologia organizacional, o Seis Sigma.

Hoje você irá aprender:

  • O que é Seis Sigma?
  • O que é o Nível Sigma e como avançar de nível?
  • Por que o nome Seis Sigma?
  • Como calcular e identificar o nível Sigma de um processo?

O que é Seis Sigma?

O Seis Sigma é um programa da qualidade que foi desenvolvido na Motorola na década de 80 para aumentar o desempenho de uma companhia e promover a plena satisfação de seus clientes através da redução e controle da variabilidade de seus processos, tanto fabris quanto administrativos.

Ele ficou mundialmente conhecido ao final dos anos 2000 com os retornos financeiros na casa de 1,5 bilhão de dólares que a General Electric obteve com sua implantação alguns anos antes. Desde então, deixou de ser usado por restritas empresas ao redor do mundo e passou a ser implantado em larga escala nos mais diferentes setores empresariais.

O que é o Nível Sigma e como avançar de nível?

O Nível Sigma é um indicador de variabilidade do processo, ou seja, quanto maior for o nível Sigma dentro de um ambiente empresarial, menor será a variabilidade do processo. Sendo assim, quato mais otimizado mais avançado no nível vai se avançando, isto significa que o padrões estão com menos falhas.

O objetivo da empresa deve ser sempre atuar e buscar ferramentas para diminuir esta taxa de variabilidade, pois ela está diretamente ligada à qualidade final do produto. Afinal, o sigma nada mais é do que o desvio de curto prazo do processo.

 Ferramentas para a utilização do Seis Sigma

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Ferramentas Lean Seis Sigma

Por que o nome Seis Sigma?

Uma das premissas que originou seu nome é o alcance aparentemente utópico de desempenho de um processo ou produto no nível 6 Sigma.

O termo Sigma, caso não se lembre, é representado pela letra grega que significa desvio padrão - uma das medidas de variação mais empregadas no ambiente corporativo. Ou seja, quanto maior o nível Sigma, menor a variabilidade resultante de seu processo ou produto.

Para exemplificar, uma empresa que tem um processo trabalhando no nível 1 Sigma gera cerca de 700 mil defeitos a cada 1 milhão de oportunidades. Já uma indústria que tem um processo operando no nível 2 Sigma, gera cerca de 300 mil defeitos com o mesmo número de oportunidades. Porém, quando falamos de uma companhia que tem um processo nível 6 Sigma, teremos apenas 3,4 defeitos a cada 1 milhão de oportunidades.

Compreendeu agora a razão de seu nome? Então, é para alcançar esse novo desempenho que existe o programa da qualidade Seis Sigma, que por meio de sua robusta estrutura organizacional, de seu método DMAIC e de suas inúmeras ferramentas disponíveis, torna possível atingir um rendimento aparentemente inimaginável.

Como calcular e identificar o nível Sigma de um processo?

Antes de te explicar como calcular o nível Sigma de um processo, deixe-me ponderar algumas observações, com o vídeo abaixo:

Agora que algumas coisas foram esclarecidas, temos outras informações que não devem ser ignoradas antes de começar os cálculos propriamente ditos:

  • A avaliação do nível Sigma pode ser realizada tanto para processos de bens quanto de serviços, já que a definição de produto vai além de algo físico, e pode ser considerado também como um serviço;
  • A distribuição normal clássica - em formato de sino - é representada por 3 desvios padrão para cada lado da média, você se lembra? Então, este comportamento dos dados gerados no processo é representado pelo percentual de 99,73% de conformidade, enquanto que para um processo nível 6 Sigma o percentual é de 99,9997%;
  • Dizemos que um processo tem qualidade 6 Sigma quando da média ao seu limite de especificação mais próximo - superior ou inferior - cabem exatos 6 desvios padrão. Quanto mais desvios padrão couberem da média ao limite de tolerância estipulado, maior a qualidade do processo - podendo inclusive ultrapassar o resultado de 6 Sigma;
  • A métrica Sigma compreende defeitos e não produtos defeituosos. Isto é, um ou mais defeitos representam um produto defeituoso, mas um ou mais produtos defeituosos não podem representar mais que um defeito.

Os 4 passos para se chegar ao nível Sigma

1. Levante o número de oportunidades (NO) de defeito por unidade

Como escrevi acima, unidade pode ser entendida como um produto ou serviço. A tarefa aqui é discutir e definir a quantidade de possíveis defeitos por unidade sob o ponto de vista do cliente.

Digamos que uma empresa comercializa chicletes de menta e que seus clientes costumam avaliar o gosto da mistura química processada, o tamanho do chiclete e a qualidade da embalagem, mas que não ligam para a cor do produto. Neste caso, o NO possui valor 3 e não 4.

2. Colete amostras do processo e conte o número total de defeitos (ND) encontrados

Quanto mais abrangente for o plano de coleta de dados, incluindo um maior o número de amostras coletadas, melhor é a confiabilidade posterior do indicador DPMO e do nível Sigma.

Enquanto ND é a sigla correspondente ao número de defeitos encontrados na amostra, NU corresponde ao número de unidades produzidas coletadas conforme amostra.

3. Calcule a quantidade de defeitos a cada milhão de oportunidades (DPMO)

O indicador de DPMO é resultante da divisão do ND multiplicado por 10 elevado a sexta pela NO multiplicado por NU.

Calculado o valor de DPMO, resta convertê-lo de acordo com a tabela Seis Sigma. E para ficar claro neste passo e não restar dúvidas, a fórmula é a seguinte: DPMO = ND x 10^6 / (NO x NU)

4. Converta DPMO em nível Sigma

Tabela de conversão de DPMO em nível Sigma

Quer saber mais sobre o Seis Sigma?

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Thiago Coutinho

Thiago Coutinho

Thiago é engenheiro de produção, pós-graduado em estatística e mestre em administração pela UFJF. Especialista Black Belt em Lean Six Sigma, trabalhou na Votorantim Metais e MRS Logística, onde foi gestor e especialista em melhoria contínua. Com certificações MOS® e Auditor Lead Assessor ISO 9001, atuou em projetos de consultoria e ministrou treinamentos e palestras em congressos como ENEGEP e Six Sigma Brasil. Professor nas áreas de Gestão e Empreendedorismo, é fundador do Grupo Voitto e mentor de empresas, dedicando-se à liderança executiva da Voitto, com a visão de torná-la a maior escola online de gestão do Brasil.

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