A Assertividade é uma habilidade social que envolve a capacidade de se expressar de maneira clara, direta e respeitosa, comunicando suas opiniões, desejos, necessidades e limites de forma adequada.
Afinal, o certo é acertividade ou assertividade? Gramaticalmente, assertividade é a forma correta, porém não é só na escrita que essa palavra levanta perguntas.
Muitas pessoas ainda confundem ser assertivo com estar certo, o que na prática é bem diferente. Mas por que esse assunto está tão em alta?
A assertividade é uma habilidade comportamental que vem sendo cada vez mais exigida no mercado de trabalho. Ser um profissional de alta performance significa saber ser assertivo nas tomadas de decisão, comunicação e trabalhos em equipe.
Quer se tornar um profissional de destaque? Então aprenda nessa leitura como aplicar assertividade no seu dia a dia e descubra tudo sobre:
Vamos lá?
Ser assertivo é ter uma postura firme e confiante para defender e expressar seu ponto de vista sem gerar conflitos.
Uma pessoa assertiva consegue fazer uma boa análise do contexto para tomar decisões, está sempre disposta a ouvir a opinião dos outros e é capaz de se expressar de forma clara e objetiva.
A assertividade está muito relacionada à habilidade de fazer boas negociações.
Aprimore suas habilidades de negociação com o eBook gratuito "5 Dicas para Negociação de Sucesso" da Voitto!
Descubra estratégias comprovadas para obter resultados positivos em negociações, aprender a encontrar soluções criativas e alcançar acordos vantajosos para todas as partes envolvidas.
Não perca a oportunidade de se tornar um negociador mais eficiente e confiante.
Faça o download gratuito do eBook agora mesmo!
Os psicólogos costumam trabalhar com quatro perfis de comportamento: agressivo, passivo, passivo agressivo e assertivo.
Para entender melhor, veja a imagem:
Não considera as necessidades das outras pessoas, em situações de conflito levanta o tom de voz e pode ser rude. Para quem tem esse comportamento, a maior prioridade é estar no controle.
Comum em pessoas mais tímidas, é um perfil em que o indivíduo costuma concordar com o que é dito pelos outros e se sente pouco à vontade para expor seu próprio ponto de vista.
Não se expressa claramente e tenta usar as outras pessoas para conseguir seus objetivos. Sarcasmo, ironia e deboche são características desse tipo de comportamento.
Sabe expor sua opinião de maneira firme e objetiva, sem ofender as outras pessoas. Uma pessoa assertiva é capaz de adaptar suas necessidades de acordo com a situação e age com empatia.
Identificar qual o seu traço dominante é o ponto de partida para desenvolver sua assertividade e melhorar seu relacionamento com os colegas de trabalho.
A comunicação assertiva é um estilo de comunicação que envolve expressar-se de forma clara, direta e respeitosa, levando em consideração tanto os próprios sentimentos e necessidades quanto os dos outros.
É uma forma de se comunicar de maneira eficaz, transmitindo mensagens de forma clara e assertiva, sem recorrer à agressividade, submissão ou manipulação.
Na comunicação assertiva, as pessoas expressam suas opiniões, desejos, limites e sentimentos de forma honesta e direta, sem infringir os direitos dos outros. Isso inclui usar uma linguagem clara e precisa, manter uma postura adequada, ouvir ativamente o interlocutor e demonstrar empatia.
Ser assertivo no trabalho é uma característica que vai te tornar um profissional de destaque.
Ter essa habilidade já te coloca um passo à frente para se tornar um bom líder e inspirar confiança dos outros no ambiente de trabalho.
Você quer aprender como exercitar a sua assertividade? Então continue a leitura!
Ter empatia é uma das principais habilidades de um profissional assertivo.
Esteja disposto a ouvir o lado das outras pessoas e analise a situação para se posicionar da maneira mais inteligente. Além disso, é sempre importante estar aberto a negociações.
O segredo para resolver conflitos de forma assertiva é ser flexível.
Defenda seus interesses, mas priorize encontrar uma solução que satisfaça tanto você como as outras pessoas. Caso sinta que uma negociação não é possível, saiba também como dizer “não” .
Dizer “sim” para tudo ou dizer “não” da forma errada são atitudes igualmente ruins.
Como falar “não”? Assuma uma postura firme, faça contato visual e use um tom de voz claro para expressar sua opinião. Vá direto ao ponto e evite colocar a culpa em outras pessoas, para isso a dica é tomar cuidado com os sete pecados da comunicação.
Assertividade não significa estar sempre certo, ao contrário, significa agir com transparência e responsabilidade.
É normal cometer erros, mas o que diferencia um profissional assertivo dos demais é saber ouvir críticas e usar elas ao seu favor. Receber os feedbacks de forma positiva é tão importante como dar bons feedbacks!
Escolher bem suas palavras é a chave para uma comunicação assertiva.
Na hora de dar feedbacks, demonstre que você entendeu o lado da outra pessoa e expresse sua opinião de maneira respeitosa.
Quer um exemplo de como aplicar tudo isso que explicamos? Então confira o próximo tópico!
Falar sobre assertividade pode parecer simples, mas na prática é uma habilidade que precisa ser exercitada todos os dias.
Afinal, o comportamento é influenciado por períodos de estresse, sobrecarga no trabalho e outras situações particulares de cada um. E aliás, é por conta disso que a inteligência emocional tem se tornado outra habilidade de destaque no mercado de trabalho.
Para você entender na prática o que significa a palavra assertividade, leia o diálogo entre o João e a Andréia:
- Boa tarde João, quero que você entregue esse relatório na minha mesa até o fim do expediente.
- Boa tarde Andreia, tudo bem? Entendo sua urgência com esse material, mas eu já havia reservado meus horários da tarde para realizar outras atividades. Posso te entregar o relatório amanhã, tudo bem?
- Preciso que ele seja feito como uma prioridade João.
- Que tal fazermos assim, mudo alguns compromissos para trabalhar no relatório ainda hoje, e até amanhã, antes da hora do almoço, ele está em suas mãos.
- Tudo bem João, conto com você!
Trabalhando de forma flexível, transparente e com uma comunicação clara fica muito mais fácil encontrar boas soluções, não é mesmo?
Você, assim como João, quer se tornar um profissional assertivo? Temos um dica bônus para você!
Aprenda a se comunicar de forma mais eficaz e construtiva com nosso eBook gratuito sobre Comunicação Não Violenta na Prática!
Descubra as técnicas e princípios dessa abordagem poderosa, que promove o diálogo respeitoso, a empatia e a compreensão mútua. Desenvolva habilidades para resolver conflitos, melhorar relacionamentos e cultivar uma comunicação mais saudável em todas as áreas da sua vida.
Baixe agora nosso eBook e comece a transformar sua forma de se comunicar!
Grad. em Engenharia de Produção na Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS). Atua voluntariamente como Assessora de Comunicação na Associação Brasileira de Engenharia de Produção (ABEPRO). Possui formação White Belt em Lean Seis Sigma, certificação de Copywriting e Produção de Conteúdo para Web. Especialista na produção de conteúdo na área de Pesquisa e Desenvolvimento do Grupo Voitto.
Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade.
Respeitamos sua privacidade e nunca enviaremos spam!