O que é a comunicação visual?
Qual é a função da comunicação visual?
Exemplos de comunicação visual
Como fazemos a comunicação visual?
Super dica!

Qual é a importância da comunicação visual e como aplicá-la em seu negócio?

Saiba mais sobre a comunicação visual, sua importância, seus principais exemplos e como aplicá-la de forma assertiva em seu negócio.

Alícia Soares
Por: Alícia Soares
Qual é a importância da comunicação visual e como aplicá-la em seu negócio?

A comunicação visual é qualquer forma de transmitir informações utilizando imagens, símbolos e cores. 

Ela é utilizada tanto para complementar informações fornecidas pela comunicação verbal quanto para simplificá-las.

Continue neste artigo e confira a importância da comunicação visual por meio dos seguintes tópicos:

  • O que é a comunicação visual?
  • Qual é a função da comunicação visual?
  • Exemplos de comunicação visual
  • Como fazemos a comunicação visual?
  • Super dica! 

Vamos lá!

O que é a comunicação visual?

A comunicação visual é qualquer forma de comunicação expressa por meio de recursos visuais. É comum a utilização de imagens, símbolos, cores e texturas para despertar diversas sensações no público.

A linguagem visual tem como principal intuito informar o seu interlocutor de forma a atraí-lo ou simplificar o entendimento da mensagem.

Em consequência, a sua utilização resulta em melhores resultados relacionados ao impacto e ao envolvimento das pessoas com sua empresa.

Vale lembrar que a linguagem visual também está diretamente interligada à acessibilidade. Assim, é responsável por incluir tanto pessoas analfabetas como pessoas com deficiência nos meios físicos e virtuais.

A comunicação visual pode estar presente tanto offline - em panfletos, outdoors, jornais, revistas e televisão - como online - em sites, redes sociais e mecanismos de busca.

Qual é a função da comunicação visual?

A principal função da comunicação visual é complementar o que a linguagem verbal e escrita comunicam, além de agilizar e simplificar a transmissão da informação.

Além disso, é responsável por reforçar a identidade de uma empresa. Os seus símbolos podem representar valores do locale o tom de voz pode mostrar para quem se destina a comunicação.

Por outro lado, também resulta no engajamento do seu público. Isso pode ser feito por meio dos sentimentos das pessoas ao entrar em contato com as publicações visuais de uma empresa, seja nas redes sociais, no blog ou offline.

A comunicação visual resulta no engajamento do publico com a sua marca. Foto: Unsplash - Austin Distel

Designers gráficos, publicitários e comunicadores são responsáveis pela comunicação visual das empresas. Esses profissionais analisam as imagens por meio da semiótica, que nada mais é do que o estudo dos signos e símbolos.

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Exemplos de comunicação visual

Trabalhar a comunicação visual de uma empresa é fundamental para colher frutos relacionados à identificação de sua persona com a sua marca. Dessa maneira, confira a seguir alguns exemplos para se comunicar com seu público:

Identidade visual

A identidade visual é um dos principais exemplos de comunicação de uma empresa. Ela é capaz de transmitir mensagens inimagináveis, e por isso, deve ser realizada com cautela e de preferência por um profissional especializado.

É composta por cores, fontes e símbolos que transmitam os valores de sua marca por meio de logotipos, tipografias, paletas de cores e artes gráficas.

Além disso, a Psicologia das Cores e a Semiótica devem ser utilizadas para a definição correta da identidade de sua marca, representando os seus objetivos, a que público ela se destina e os seus principais valores.

Para facilitar o processo comunicativo, pode ser realizado um Brand Book, ou um manual de marca, contendo todas essas informações e suas justificativas de acordo com as características da empresa.

Campanhas audiovisuais

A fotografia e a produção de vídeos são importantes elementos presentes na comunicação de uma empresa.

Podem estar presentes tanto em campanhas institucionais, mostrando como a empresa funciona, quanto em publicações nas redes sociais e em anúncios publicitários sobre o produto ou serviço prestado.

Apresentação 

A apresentação é um grande recurso visual utilizado para a exposição de projetos ou de assuntos de forma dinâmica. Pode ser realizada por meio de cartazes e por meio de slides.

Dentro de uma apresentação podem estar presentes outros elementos visuais, como infográficos e tabelas.

Artes gráficas

As artes gráficas são qualquer imagem produzida para os meios online de sua empresa. O layout do seu site e as publicações nas redes sociais são os principais exemplos dessa forma de comunicação.

Um dos principais exemplos são os carrosséis do Instagram. Eles chamam a atenção do público por despertar a curiosidade do público em acessar todas as suas artes.

Além disso, os infográficos, tabelas e gráficos também fazem parte dessa lista.

Os gráfico fazem parte da comunicaçao visual. Foto: Unsplash - Carlos Muza

Material gráfico

Além dos meios de comunicação digitais, a empresa pode produzir material gráfico para divulgação offline por meio de panfletos e outdoors.

Outra opção é a produção de materiais personalizados, como canetas, chaveiros, sketchbooks e squeezes.

UX Design

O design da experiência do usuário é responsável por criar a identidade de sites e de aplicativos de forma a possibilitar a usabilidade e a facilidade de acesso pelos internautas.

Isso inclui a apresentação de uma versão do seu site para dispositivos móveis e a utilização de layouts simplificados e intuitivos possibilitando mais ações realizadas pelo usuário.

Mas como realizar a comunicação visual em sua empresa? Confira no próximo tópico:

Como fazemos a comunicação visual?

Como dito anteriormente, a comunicação visual em uma empresa pode estar presente desde a sua identidade visual até as suas campanhas institucionais.

Ela é responsável pelo fortalecimento da marca, levando em conta que seus símbolos estarão presentes na memória do seu público e serão associados à sua empresa.

Dessa maneira, as estratégias de comunicação devem ser feitas de acordo com essa identidade e com o público alvo de sua empresa, buscando atrair a sua atenção.

Não há outra maneira de conseguir bons resultados que não seja monitorar os seus acessos. A utilização de ferramentas de Marketing Digital é essencial para a realização de testes em busca do que mais atrai e satisfaz o seu público.

Alguns exemplos são investir no design dos seus sites e das redes sociais, preocupando-se sempre com a experiência do usuário, e estar presente em eventos, oferecendo materiais de divulgação como canetas e panfletos.

Deve ser feito de tudo um pouco, para entender também quais serão as reações do seu público com cada tipo de comunicação e quais são mais assertivas para o alcance dos objetivos do seu negócio.

Cultura de feedback 

Por fim, é imprescindível realizar a avaliação de sua comunicação visual. Isso pode ser feito por meio de pesquisas de satisfação em seu site e de entrevistas com os seus clientes.

Em caso de feedback negativo, é necessário fazer os ajustes necessários, de forma a se adequar à experiência do usuário e aos seus interesses.

Super dica! 

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Alícia Soares

Alícia Soares

Grad. em Jornalismo na Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Redatora de conteúdo em portais esportivos como VAVEL e Planeta Futebol Feminino. Experiência em Comunicação Institucional nas Diretorias de Imagem e de Relações internacionais da UFJF. Atuou como Assessora de Gestão e Estratégia e Consultora de Planejamento e Mídias na Acesso Comunicação Junior. Tem como objetivo pessoal compartilhar conhecimento sobre Organização Criativa e Metodologia Ágil para que as pessoas alcancem maiores resultados e produtividade no estudo e no trabalho.

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