O que é Kick-Off?
Para que serve uma reunião de Kick-Off?
O que deve ser abordado em uma reunião de Kick-Off?
Como fazer um Kick-Off de projeto?
Vantagens de realizar um Kick-Off
Como gerenciar projetos de forma eficaz?

Kick Off: pontapé inicial para o sucesso de seus projetos

O Kick Off é uma reunião inicial que objetiva alinhar todos os detalhes para a execução de um projeto, incluindo os objetivos, as tarefas e o escopo do processo

Thiago Coutinho
Por: Thiago Coutinho
Kick Off:  pontapé inicial para o sucesso de seus projetos

A elevada concorrência no mercado e a alta exigência dos consumidores por serviços e produtos de qualidade provocam nas empresas a necessidade de inovação, o que requer maior organização interna.

Nesse sentido, para que as corporações sejam capazes de oferecer produtos, serviços e soluções com uma qualidade exemplar é preciso alinhar produtividade e eficiência. Assim, a reunião de kick off é o passo ideal para promover um melhor desempenho da equipe na realização do projeto.

Dessa maneira, a reunião de kick off promove o alinhamento de todos os profissionais envolvidos na execução de um projeto, a fim de definir as tarefas que devem ser realizadas para alcançar os resultados desejados.

E você? Já conhecia a importância do Kick off? Continue lendo para descobrir um pouco mais sobre essa reunião, a partir dos seguintes tópicos:

  • O que é Kick-Off?
  • Para que serve uma reunião de Kick-off?
  • O que deve ser abordado em uma reunião de Kick-off?
  • Como fazer um Kick-off de projeto?
  • Vantagens de realizar um Kick-off

Continue conosco e tenha um bom aprendizado!

O que é Kick-Off?

O Kick-off refere-se à reunião que ocorre no momento inicial de um determinado projeto, com a finalidade de alinhar todos os aspectos entre os stakeholders presentes, os quais podem ser os clientes, os profissionais da equipe e o gestor de projetos.

Essa reunião é pertencente ao planejamento estratégico. Além do mais, é responsável por estabelecer o escopo, abrangendo os objetivos, os prazos e o direcionamento necessário.

O presente termo, no mundo do esporte, significa ‘’pontapé inicial ". Sendo assim, é um fator utilizado para começar de forma eficiente alguma iniciativa, o que requer  um conjunto de informações para garantir a qualidade da operação.

Tal recurso permite que diversos benefícios sejam notados a longo prazo, haja vista que todos os colaboradores compreendem sua função no projeto e as metas a serem alcançadas.

Dessa forma, é possível reduzir a incidência de falhas no processo e aumentar a probabilidade de conquistar os objetivos estabelecidos.

Nesse sentido, os projetos que dispensam a utilização da reunião de kick off no início da execução apresentam inúmeros desafios, o que pode comprometer a sua continuidade.

Esses obstáculos podem ser resultantes da ausência de alinhamento entre as partes, o que provoca divergências entre os stakeholders e o retrabalho.

Assim, os possíveis problemas que podem surgir na ausência do kick off são:

  • dificuldade de validar as estratégias estabelecidas;
  • atraso nos prazos definidos; 
  • comprometimento no orçamento calculado;
  • ausência de autorização de alguns setores para realizar as atividades do projeto. 

Para que serve uma reunião de Kick-Off?

Diversos projetos são comprometidos devido à ausência de uma preparação adequada. Nesse sentido, a equipe de colaboradores pode apresentar uma ideia completamente diferente da exigência do cliente, mesmo que todos os fatores já tenham sido discutidos de forma antecipada.

O kick off é utilizado para promover o alinhamento dos propósitos de todas as partes envolvidas no projeto, o que permite avaliar os aspectos mais relevantes e esclarecer as dúvidas que surgirem durante o processo.

Por esse motivo é crucial que todas as partes estejam presentes, haja vista que é o momento ideal para motivar os colaboradores e os clientes, evidenciando que, com um bom trabalho e uma comunicação eficiente, os desafios serão superados e as metas serão alcançadas.

Assim, a reunião de kick off, quando bem realizada, permite a garantia de uma execução eficiente do projeto, haja vista que elimina possíveis projetos, alinha as expectativas das partes e acompanha a execução de cada etapa do processo.

O que deve ser abordado em uma reunião de Kick-Off?

Uma reunião de kick off deve conter os seguintes aspectos:

Escopo 

O escopo apresenta um importante papel na organização de um projeto, haja vista que erros relacionados a ele podem comprometer o pleno funcionamento de todas as etapas do projeto.

Assim, é fundamental realizar o alinhamento do escopo do projeto e do produto, a fim de assegurar que as exigências dos stakeholders sejam concretizadas e que somente as atividades essenciais sejam realizadas.

Cronograma 

O alinhamento das expectativas de entrega das tarefas e da configuração final do projeto com todas as pessoas envolvidas é imprescindível para a determinação dos prazos das atividades.

Custos 

Após definir e documentar os custos, é imprescindível apresentar cada um deles durante a reunião de kick-off.

Os patrocinadores devem estar cientes sobre o destino de seu dinheiro. Nesse viés, é importante detalhar onde o dinheiro será aplicado, de que maneira e como ele será administrado.

Assim, a equipe responsável pelo projeto precisa entender sobre os custos, a fim de evitar desperdícios no processo.

Dessa forma, realizar um planejamento de custos eficiente e abordá-los durante a reunião de kick-off é fundamental para o sucesso dos negócios.

Esse passo contribui para garantir que mudanças significativas não ocorram nos gastos e que os patrocinadores não enfrentem surpresas desagradáveis ao término do projeto.

Metodologia 

É fundamental que todos os envolvidos no projeto compreendam a metodologia que será aplicada.

Essa metodologia pode ser rápida, tradicional e exclusiva. O importante é que a maneira de trabalhar seja detalhada para todos os participantes, os quais podem ser a equipe do projeto, os patrocinadores e os clientes.

Responsáveis 

A reunião de kick-off precisa mencionar a equipe que ficará responsável pela realização do projeto. Nessa apresentação, é fundamental evidenciar as funções e as responsabilidades de cada colaborador.

Dessa forma, todos os participantes do projeto estarão cientes de qual profissional recorrer quando algum problema ou dúvida surgir.

Além do mais, é fundamental que os endereços de e-mail e outros meios de comunicação sejam apresentados para facilitar o contato entre os membros da equipe.

Por fim, a apresentação das habilidades e funções dos integrantes da equipe também é um recurso para aumentar a confiança dos clientes com a empresa.

Comunicação 

A reunião de kick-off precisa abordar como a comunicação entre as pessoas envolvidas no projeto será desempenhada.

Assim, é importante definir os meios de comunicação, a frequência de contato e quem ficará responsável por organizar o contato entre os membros do projeto.

Essa abordagem é imprescindível, pois permite que os stakeholders estejam em contato com todos os processos da realização do projeto.

Como fazer um Kick-Off de projeto?

Logo abaixo, você encontra os principais aspectos para realizar um kick-off de projeto de forma eficiente.

Definir o momento

O primeiro passo consiste no agendamento da reunião, ou seja, é preciso estabelecer uma data para discutir os aspectos do projeto.

Esse é o momento ideal para entender as exigências do cliente, definir as condições de trabalho dos colaboradores e assegurar que todos os membros estejam em sintonia para a realização do projeto.

Impactar os envolvidos

Para garantir que a reunião seja dinâmica e motivadora, é preciso impactar todas as pessoas presentes no kick off.

Esse passo pode ser realizado, a partir dos seguintes aspectos:

  • começar a reunião com uma frase cativante que desperte a atenção de todos os envolvidos desde o início; 
  • mostrar interesse pela ideia apresentada e pelo talento dos profissionais;
  • despertar gatilhos mentais para ativar o emocional dos participantes, a fim de criar uma conexão mais profunda com as ideias apresentadas; 
  • introduzir imagens e gráficos atrativos para tornar a apresentação mais cativante e fácil de ser entendida; 
  • construir uma apresentação mais objetiva; 
  • definir uma narrativa, utilizando todas as funcionalidades do storytelling; 
  • apresentar dados da atualidade para comprovar as tarefas estabelecidas, as técnicas definidas e os resultados. 

Escolher os responsáveis 

O gestor precisa definir quais profissionais participarão do kick off e as responsabilidades que cabe a cada um deles.

A presente escolha precisa ser baseada nas habilidades individuais de cada profissional, a fim de que todos possam participar e colaborar na reunião.

Organizar o espaço 

Garantir a produtividade da reunião é fundamental para impulsionar o projeto. Nesse sentido, a organização do espaço é muito importante, visto que evita a perda de tempo e permite uma boa condução das negociações.

Assim, é relevante verificar a apresentação das ideias, o que abrange a revisão do bom funcionamento dos equipamentos para as reuniões virtuais.

Conduzir o assunto 

O gestor também é responsável por conduzir os assuntos que precisam ser discutidos durante a reunião.

Nesse contexto, antes da reunião, o gestor precisa definir os tópicos que serão mencionados no kick off.  Durante a reunião, o líder deve garantir que todos os temas sejam discutidos em um tempo definido, para que nenhum assunto seja ignorado.

Realizar o encerramento 

Ao final da reunião, o gestor deve assegurar que todas as dúvidas sejam sanadas e que as metas sejam aprovadas pelas pessoas presentes no kick off.

Esse passo é muito importante, pois, ao final do kick off, todos os participantes são conduzidos a realizar suas tarefas.

É válido salientar que não existe um modelo específico para conduzir a realização do kick off. Nesse viés, as reuniões devem ser compatíveis com a organização interna de cada empresa, respeitando a cultura, o projeto e os profissionais envolvidos.

Vantagens de realizar um Kick-Off

A reunião de kick off é o instante ideal para conquistar a confiança e para promover o engajamento de toda a equipe com o projeto a ser construído.

Logo abaixo, você encontra outras vantagens da aplicação do Kick off em seu projeto.

Alinhamento de objetivos e expectativas 

O alinhamento de objetivos e de expectativas é a principal vantagem da aplicação do kick off, haja vista que possibilita que o projeto seja bem estruturado e compatível com as exigências dos clientes e com a capacidade de cada empresa.

Nesse viés, durante a reunião, as características do projeto devem ser definidas, permitindo que todas as atividades sejam realizadas com intenção e confiança.

Delineamento do plano de ação

Ainda que seja um passo inicial, o plano de ação começa a ser construído no Kick off. Nesse momento, o escopo, os objetivos e o planejamento do projeto funcionam como um guia para conquistar as metas estabelecidas.

Engajamento dos envolvidos

O kick off é o instante ideal para promover a motivação e o engajamento de todas as pessoas envolvidas na realização de um projeto.

Nesse sentido, ao se definir os objetivos e o plano de ação, um sentimento de ânimo e de determinação é despertado, o que auxilia na produtividade de toda a equipe.

Apresentação dos pontos fortes e dos talentos dos profissionais

A apresentação da qualificação e da habilidade dos profissionais encarregados da execução do projeto é muito importante para motivar e engajar os membros da equipe.

Esse reconhecimento permite que os profissionais se sintam mais valorizados e mais motivados  a buscar uma melhor performance na realização do trabalho.

Além disso, tal prática aumenta a confiança e a credibilidade do trabalho a ser desempenhado perante os clientes.

Aumento de produtividade e eficiência 

Os profissionais, quando estão mais engajados com os objetivos e com as metas a serem alcançadas, são capazes de depositar maior disposição para executar suas tarefas.

Assim, com a definição da função de cada membro da equipe, é possível executar as atividades com mais produtividade e eficiência.

Compreensão das metas e dos resultados 

Alinhar toda a equipe de funcionários é muito importante para que todos os integrantes da equipe consigam compreender o percurso que o projeto deve seguir, para que as metas e os resultados sejam alcançados.

Dessa maneira, com o direcionamento adequado da função de cada colaborador, o projeto tende a ser melhor executado, a fim de que os resultados finais sejam satisfatórios.

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Thiago Coutinho

Thiago Coutinho

Thiago é engenheiro de produção, pós-graduado em estatística e mestre em administração pela UFJF. Especialista Black Belt em Lean Six Sigma, trabalhou na Votorantim Metais e MRS Logística, onde foi gestor e especialista em melhoria contínua. Com certificações MOS® e Auditor Lead Assessor ISO 9001, atuou em projetos de consultoria e ministrou treinamentos e palestras em congressos como ENEGEP e Six Sigma Brasil. Professor nas áreas de Gestão e Empreendedorismo, é fundador do Grupo Voitto e mentor de empresas, dedicando-se à liderança executiva da Voitto, com a visão de torná-la a maior escola online de gestão do Brasil.

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