O que é Lean Healthcare?
Como o Lean Healthcare surgiu?
Vantagens do Lean Healthcare
Como implementar o Lean Healthcare?
As 6 ferramentas do Lean Healthcare
Exemplos de hospitais que conseguiram sucesso implementando o Lean Healthcare
7 desperdícios encontrados no Lean Healthcare
Quer aprender mais sobre gestão na área da saúde?

Entenda o que é Lean Healthcare e como implementá-lo para melhorar a área da saúde!

O que é Lean Healthcare: uma ferramenta de gestão essencial para a produtividade e eliminação de desperdícios num hospital ou clínica. Saiba como aplicar agora!

Thiago Coutinho
Por: Thiago Coutinho
Entenda o que é Lean Healthcare e como implementá-lo para melhorar a área da saúde!

O Lean Healthcare, de uma forma resumida, é definido como a metodologia Lean Manufacturing empregado na área da saúde.

Você com certeza já sabe da importância do Lean Manufacturing no meio industrial, não é mesmo? Essa filosofia japonesa de grande sucesso mundial atingiu outras áreas, como é o caso da saúde e por isso, neste artigo listamos informações sobre a importância do Lean Healthcare na saúde!

Um gestor desse campo precisa lidar com o corpo clínico, entre eles médicos e enfermeiros, assim como fazer o controle de gastos e manutenção de equipamentos. Portanto, é essencial ter uma metodologia que sirva de auxílio.

Você pode ainda estar se questionando: "Como assim? Como algo que é muito mais aplicado nas indústrias pode ser aplicado na saúde?" Para aprofundar essas questões, a Voitto trouxe mais detalhes sobre o assunto neste artigo!


Aqui você verá:

  • O que é Lean Healthcare?
  • Como o Lean Healthcare surgiu?
  • Vantagens do Lean Healthcare
  • Como implementar o Lean Healthcare?
  • As 6 ferramentas do Lean Healthcare
  • Exemplos de hospitais que conseguiram sucesso implementando o Lean Healthcare
  •  7 desperdícios encontrados no Lean Healthcare

O que é Lean Healthcare?

O Lean Healthcare é um conjunto de conceitos e ferramentas do Lean aplicados na área da saúde, com objetivo de mudar a forma como todas as casas de saúde são organizadas e administradas.

Essa filosofia permite melhorar o atendimento dos pacientes e ainda promove o engajamento integral de funcionários e médicos na melhoria contínua, tudo isso procurando eliminar desperdícios que não agregam valor.

O foco não é economizar dinheiro em recursos, afinal, toda a área da saúde possui gastos com produtos de qualidade. Então, os hospitais e clínicas que usam Lean dão prioridade à segurança e à satisfação. Isso é feito com o alinhamento da equipe e otimização de processos.

No contexto da saúde, o Lean deve olhar de forma cronológica para o paciente, desde o momento que ele é encaminhado para um médico para realizar uma consulta ou tratamento, até o momento exato do atendimento realizado.

Como o Lean Healthcare surgiu?

Precisar a data de implementação e onde começou é uma tarefa quase que impossível, mas sabemos que alguns hospitais começaram a experimentar esse método na década de 90.

Nessa época os desafios enfrentados nos serviços de saúde eram muito grandes e complexos, deixando bem claro que os hospitais, laboratórios e unidades de medicina precisavam encontrar soluções que já eram praticadas em outras áreas de negócios, como as indústrias automobilísticas, por exemplo.

Mas porque a área da saúde precisa do Lean Healthcare? Vamos descobrir juntos. Continue a leitura!

Vantagens do Lean Healthcare

Por que a área da saúde precisa do Lean Healthcare?

Responder esse questionamento é muito fácil! Na área da saúde existem diversos processos com muitos desperdícios e também atividades que não agregam valor.

Essas atividades atrapalham os profissionais da saúde a realizarem sua principal missão, que é proporcionar a melhor assistência pessoal possível ao paciente e manter as pessoas saudáveis.

Além disso, esses problemas associados aos desperdícios no Lean podem tomar muito tempo dos profissionais de saúde, gerando uma grande dificuldade na criação de um ambiente acolhedor para o atendimento clínico.

Mas quais são os reais ganhos que o Lean Healthcare pode gerar? Pois bem, vou listar alguns deles, e você verá que realmente essa filosofia pode gerar grandes melhorias:

1. Aumento da segurança do paciente

Com um controle maior sobre os processos, também ocorre um aumento da segurança do paciente. Afinal, todos os métodos ineficientes e inseguros são eliminados.

2. Redução de custos, do tempo de espera e de erros

Metodologias como Kaizen e DMAIC ajudam na redução do tempo de espera, já que identificam as causas para a demora e ajudam na adequação do processo.

Além disso, a investigação dos problemas faz com que a equipe tenha uma visão macro do que acontece no ambiente. Como consequência, menos falhas acontecem e não é necessário refazer procedimentos custosos.

3. Melhoria na disposição das equipes, entre outros

O excesso de processos sobrecarregam equipes, portanto a aplicação do Lean Healthcare consegue valorizar seus membros e reduzir o cansaço com a redução de desperdício.

4. Aumento da produtividade.

A saúde é uma área muito delicada e de suma importância, e qualquer ganho pode fazer a diferença, pode salvar uma vida! Aumentar a produtividade é fundamental para determinar como um hospital ou clínica vai lidar com uma emergência.

Como implementar o Lean Healthcare?

Para te ajudar a implementar o Lean Healthcare, você pode seguir 5 passos que estão destacados a seguir:

1. Identificar uma área

Para começar a implementar o Lean Healthcare como modelo de gestão, o ideal é escolher primeiro uma área ou uma cadeia de valor, pois não é nem um pouco prático implementar o Lean em toda a organização de uma só vez.

Mas como identificar em qual área começar? Uma boa estratégia para isso é analisar os motivadores estratégicos ou problemas que precisam de soluções mais imediatas. E os principais motivadores em uma empresa da área da saúde são:

  • Satisfação e segurança dos pacientes,
  • Tempo de espera
  • Atraso na alta dos pacientes
  • Qualidade do trabalho.

2. Mapeamento da cadeia de valor

Neste segundo passo você deve conduzir uma avaliação em diversos departamentos, no prazo de duas semanas, para mapear a cadeia de valor.

Vai ser esse mapeamento da cadeia de valor, juntamente com a observação dos processos e as conversas com funcionários e pacientes quepoderão ser usados para identificar desperdícios, retrabalho e outros processos que não agregam nenhum valor.

3. Identificação de oportunidades de melhoria

Este passo, para implementação de um sistema de gestão Lean Healthcare, visa identificar quais são as oportunidades de melhorias, seja no aumento de segurança do paciente, seja na qualidade do trabalho, economias em estoque ou na melhoria do tempo de espera.

4. Implementando a metodologia Kaizen

Este penúltimo passo tem como objetivo utilizar os kaizens para resolver diferentes tipos de projeto. Mas o que é um kaizen?

Em linhas gerais, é uma metodologia que permite a operação do sistema enxuto dentro da filosofia do Lean Manufacturing. É importante lembrar que é uma ferramenta que pode ser adotada em empresas de qualquer porte.

Existem 3 tipos de kaizen que podem ser utilizados nessa ocasião: o ponto kaizen, evento kaizen e sistema kaizen. Os dois últimos serão os mais utilizados na implementação do Lean Healthcare.

5. Gerenciamento da mudança

Chegamos ao último passo, e ele fala sobre a grande importância do gerenciamento de mudança. Mas como assim?

O grande desafio da implementação do Lean relaciona-se com a dificuldade dos colaboradores em aceitar a mudança. Mudar os antigos processos pode causar má impressão. Os colaboradores podem passar por um ciclo de negação e medo antes de acreditar que as melhorias realmente serão concretizadas.

Por isso é fundamental um relacionamento mais próximo entre colaboradores e a liderança. Deve-se mostrar todos os benefícios do implemento e quais melhorias serão alcançadas, para assim, tornar mais fácil a aceitação de todos.

As 6 ferramentas do Lean Healthcare

Existem algumas ferramentas que podem auxiliar nesse processo de implementação do Lean em hospitais, clínicas e postos de saúde. Vou falar agora brevemente sobre as mais importantes e as mais utilizadas:

1. Diagrama de Espaguete

Processo otimizado pelo Diagrama de Espaguete

É uma ferramenta que ajuda na visualização da otimização de um processo e que é de muito fácil aplicação.

Além disso, o Diagrama de Espaguete é uma ótima maneira de visualizar o fluxo em um processo e ilustrar os desperdícios que estão envolvidos no transporte ou movimentação do percurso que foi mapeado.

2. 5S

É uma das ferramentas mais fáceis de ser utilizada, pois é de fácil entendimento, e tem como o principal foco aperfeiçoar o comportamento das pessoas e é baseada em 5 sensos, por isso o nome “5S”.

Basicamente, envolve uma mudança de hábitos e de atitudes, melhorando assim o ambiente de trabalho, ficando mais harmônico, trabalhando com a gestão da qualidade e consequentemente aperfeiçoando a qualidade de vida dos vida de dos funcionários.

Mas quais são esses famosos 5S?

  • 1º Senso – Utilização/Descarte: apenas ter o necessário, separando o que é necessário do que não é, evitando todos os tipos de desperdício;
  • 2º Senso – Ordenação: arrumar apenas o que for necessário utilizando uma metodologia eficiente para facilitar tanto o acesso quanto o manuseio. Estabelecer critérios para ordenação, pois só desse jeito que se consegue organizar tudo com eficácia;
  • 3º Senso – Limpeza: esse terceiro senso tem como objetivo manter o local de trabalho e os seus equipamentos totalmente limpos para o uso;
  • 4º Senso – Saúde: é um dos mais importantes, pois se preocupa com a saúde dos colaboradores em nível físico, mental e emocional e também com aspectos relacionados com a poluição ambiental; 
  • 5º Senso – Autodisciplina: chegamos ao último senso, ele visa criar maior respeito e comprometimento em relação a empresa, cumprindo disciplinadamente o que foi solicitado.

Gráfico com os 5 elementos da metodologia 5s

3. Gestão visual

Quadro com gestão à vista e um homem explicando os dados apresentados


Esse sistema de comunicação visualserve para assegurar uma maior aderência aos padrões, de forma a completar o trabalho de acordo com a programação e sem nenhum erro.

Na área da saúde utiliza-se a gestão visual para definir a escala de trabalho, apresentar resultados de produtividade, apoiar a gestão dos leitos e também pode auxiliar na criação de sinais visuais para o departamento de emergência.

4. Fluxo contínuo e Kanban

Mulher apontando para um quadro Kanban com vários post-its coloridos


O fluxo contínuo é usado na movimentação, com pacientes ou para fornecer um serviço entre processos com o mínimo ou nenhum tempo de espera.

Na área da saúde, para criar um fluxo contínuo utiliza-se muito a ferramenta Kanban.

Mas o que é o Kanban? É umaforma de comunicação entre processos através de cartões coloridos dizendo exatamente o que é necessário e o prazo.

Falando da área da saúde, o Kanban pode ser utilizado no encaminhamento de pacientes para exames, na reposição de itens do estoque e também no abastecimento da farmácia em um hospital.

5. Poka Yoke

Também é conhecido como "dispositivo à prova de erros" o Poka Yoke é uma forma de pensarmos em mecanismos que façam a prevenção de erros nos processos. O objetivo principal é sempre buscar o estágio de "defeito zero".

Vou exemplificar o Poka Yoke na área da saúde para o seu melhor entendimento, ok?

Imagine um laboratório de análises clínicas, onde para coletar o sangue eles precisam de tubos com cores e formatos diferentes para evitar erros. Isso é um exemplo de Poka Yoke.

Exemplo de laboratório com vários tubos diferentes

Está na hora de conhecer exemplos de hospitais que conseguiram sucesso implementando o Lean Healthcare. Vamos lá?

Exemplos de hospitais que conseguiram sucesso implementando o Lean Healthcare

Os primeiros hospitais que tiveram resultados com a implementação dessa filosofia, foram os dos Estados Unidos.

O primeiro exemplo é sobre o Hospital ThedaCare, situado no estado de Wisconsin. Ele conseguiu reduzir o tempo de espera por internação para pacientes de cirurgia ortopédicas de 14 semanas para incríveis 31 horas.

Outro exemplo estadunidense é do Hospital Avera McKennan, em Dakota do Sul, que através do Lean Healthcare reduziu em 29% o tempo de permanência dos pacientes e gerou uma economia de mais de 1 milhão de dólares na construção de novos departamentos de emergência.

Você pode estar achando que só surtiu efeito em hospitais estrangeiros, mas está enganado!

Um exemplo no Brasil é do Hospital São Camilo-Pompéia, que implementou o Lean em seu pronto socorro e conseguiu aumentar de 32% para 90% o número de pacientes atendidos em até 10 minutos.

Esses são apenas alguns exemplos de muitos que existem. Os ganhos com o implemento são muitos e a tendência é de que cada vez mais as casas de saúde "abram a cabeça" e resolvam aderir essa filosofia, gerando bons frutos tanto para elas quanto para os pacientes.

7 desperdícios encontrados no Lean Healthcare

Alguns erros se repetem em todos os hospitais e clínicas, portanto, com a ajuda do Lean Healthcare foi possível identificar os 7 desperdícios mais comuns da área da saúde:

1. Estoque

É comum que grandes hospitais tenham mais remédios que o necessário em suas farmácias. Essas medicações podem ser de alto custo e acabam atendendo uma demanda muito baixa de pacientes.

Diante dessa situação, o estoque é um desperdício. O mesmo ocorre com materiais de esterilização, que são preparados para cirurgias, e quando não são utilizadas acabam no estoque passando da validade.

2. Filas 

A fila de espera é uma das reclamações recorrentes na saúde.  O paciente passa mais tempo esperando para ser atendido que na consulta em si.

3. Superprodução

Alguma vez você já teve que refazer um exame que não deu certo? Esse também é um caso de desperdício.

Quando é preciso fazer exames desnecessários, imprimir vários documentos do paciente e realizar mais do que seria previsto, os profissionais se cansam e gastam mais que o necessário.

4. Defeitos e Erros

Outras circunstâncias que acontecem são os erros de medicamentos e cirurgias, além de equipamentos com defeitos. Existem máquinas paradas ou falhando.

5. Transporte

Ainda que tudo esteja correndo bem no ambiente hospitalar, o tempo de transporte de materiais, aparelhos e pacientes pode gerar desperdícios.

Algumas movimentações são complicadas e desnecessárias. Com esse deslocamento, pode haver danos.

6. Processamento excessivo

O excesso de burocracias para liberar arquivos e exames pode atrapalhar diagnósticos e tantas outras ações dentro de um ambiente clínico.

7. Conhecimento

Alguns profissionais capacitados ficam sobrecarregados por falta de equipes especializadas. Assim, acaba sendo feita uma sublocação ou alocação incorreta.

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Thiago Coutinho

Thiago Coutinho

Thiago é engenheiro de produção, pós-graduado em estatística e mestre em administração pela UFJF. Especialista Black Belt em Lean Six Sigma, trabalhou na Votorantim Metais e MRS Logística, onde foi gestor e especialista em melhoria contínua. Com certificações MOS® e Auditor Lead Assessor ISO 9001, atuou em projetos de consultoria e ministrou treinamentos e palestras em congressos como ENEGEP e Six Sigma Brasil. Professor nas áreas de Gestão e Empreendedorismo, é fundador do Grupo Voitto e mentor de empresas, dedicando-se à liderança executiva da Voitto, com a visão de torná-la a maior escola online de gestão do Brasil.

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