Que a tecnologia e a inovação estão cada vez mais presentes no mundo em que vivemos não é segredo para ninguém! Por isso, hoje vamos falar sobre um conceito muito interessante para essa área: o Open Innovation!
Tal, transgride a maneira tradicional dos negócios inovarem, sendo assim uma estratégia muito interessante que pode gerar resultados além das expectativas pelos seus usuários.
Ficou curioso para saber mais sobre esse conceito? Então, não deixe de continuar a leitura desse artigo, pois iremos te contar mais detalhes sobre os seguintes tópicos:
Vamos lá?
De forma direta: podemos definir o Open Innovation ou Inovação aberta como uma maneira de atrair a contribuição de capital intelectual externo para a sua empresa. Ou seja, é uma estratégia de abertura para colaboradores de fora da empresa.
Esse conceito foi criado pelo professor da Universidade de Berkeley, Henry Chesbrough. Tal, justifica essa criação diante da visão de que o método tradicional não estava sendo eficiente.
Isso porque, no método tradicional, a inovação fica dependente dos colaboradores internos. No entanto, Henry acreditava que o conhecimento de externos pode ser muito agregante em um processo desse tipo e vale a pena usar como estratégia.
Logo, o princípio de compartilhamento do capital intelectual é o principal norteador do Open Innovation, visto que, os profissionais que não fazem necessariamente parte da hierarquia da empresa são convidados a contribuir em esforço conjunto, ou seja, interno e externo.
Muito interessante, não é mesmo? Mas, você sabe quais são os benefícios que essa estratégia pode trazer para o seu processo de inovação? Então, não deixe de conferir o próximo tópico para saber mais sobre isso!
Para avaliar melhor se sua empresa pode ou não pode adotar o Open Innovation, conhecer quais são as suas vantagens é muito importante. Por isso, confira alguns dos principais benefícios dessa estratégia:
O conhecimento é uma fonte poderosa de estratégias para o alcance dos objetivos almejados, e com o Open Innovation esse fator é potencializado, afinal, seu negócio passa a contar também com o conhecimento de externos.
Diante disso, ter uma boa gestão do conhecimento é essencial para que a manutenção dos mesmos seja efetiva e ainda, as possibilidades de ampliação tenham uma base consolidada.
Os custos fazem parte de qualquer negócio, e levá-los em consideração é essencial para o planejamento e desempenho do mesmo.
Diante disso, o Open Innovation proporciona uma redução considerável dos custos, visto que, a implementação da inovação é muito mais eficiente, o que por sua vez otimiza os gastos.
Os clientes são o principal foco de quem vende um produto ou serviço, por isso, entender como eles veem o produto é essencial.
Assim, com a abertura proporcionada pelo Open Innovation, os clientes fornecedores também podem participar mais ativamente da empresa, o que é muito positivo para ambas as partes.
Todas as marcas querem ter um posicionamento de destaque e ter um reconhecimento dentro do seu nicho.
Assim, essa valorização da marca é um dos benefícios da estratégia do Open Innovation, afinal, o aumento do network da marca leva a uma maior popularidade e reconhecimento.
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A abertura de um negócio para as ideias externas é muito positivo para estabelecer novas parcerias e trazer mais lucratividade para a empresa.
Além disso, com as novas parcerias é possível aumentar o networkentre outras empresas e a sua e assim, associar positivamente o nome da marca com causas importantes e outras grandes empresas.
É bem provável que você já tenha ouvido falar de bancos de talentos, não é mesmo? Essa é uma estratégia que muitas empresas adotam para tentar fazer com que sua equipe sempre tenha colaboradores qualificados.
Diante disso, o Open Innovation é uma ótima maneira de abastecer seu banco de talentos e fazer com que novos cérebros integrem sua equipe.
E então, conseguiu avaliar melhor o Open Innovation? Se sim e já decidiu que quer adotar essa estratégia pro seu negócio, não deixe de conferir nossas dicas de como implementá-lo!
Quer começar a usar a estratégia de Open Innovation em seu negócio, mas ainda não sabe por onde começar? Não se preocupe, separamos algumas dicas para te ajudar a alcançar esse objetivo, confira:
Para que qualquer estratégia nova tenha sucesso, é muito importante que todos os colaboradores estejam alinhados com isso.
Dessa forma, promover a inovação na cultura organizacional da empresa e ainda, alinhar como a contribuição externa funcionará é essencial para o sucesso da implementação do Open Innovation.
O principal foco de uma empresa é promover o produto ou serviço que ela oferece. Diante disso, investir recursos para que a qualidade do mesmo seja evidenciada é fundamental para o sucesso.
Logo, a primeira ação deve estar voltada para isso: analisar os pontos que podem ser melhorados para que seu produto ou serviço seja ainda mais valorizado pela estratégia aplicada.
Para se destacar dentro do seu nicho, é evidente que a inovação contribui muito. Diante disso, fazer parcerias estratégicas é um passo muito importante nesse processo de implementação do Open Innovation.
Procure parcerias estratégicas que vão contribuir tanto para o desempenho da sua empresa quanto para a promoção de uma boa imagem externa da mesma.
Os eventos são ótimas oportunidades para as empresas que querem fazer novas parcerias atraírem seus respectivos interesses e interessados.
Logo, promover um Hackathon, por exemplo, pode ser uma ótima oportunidade para conhecer profissionais de áreas de interesse e dessa forma incluí-los na estratégia de Open Innovation da sua empresa.
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Graduanda em Medicina pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Ex- Graduanda em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Viçosa - UFV (2019-2021). Participou do Programa de Educação Tutorial da Engenharia de Produção da UFV, onde atuou na coordenadoria de Gestão de Pessoas (2019) e Comunicação (2020-2021) . Possui certificação em Copywriting, Produção de conteúdo para a Web e Marketing de conteúdo. Especialista na produção de conteúdo na área de Pesquisa e Desenvolvimento do Grupo Voitto. Tem como objetivo pessoal compartilhar o conhecimento , pois acredita que conhecimento bom é conhecimento compartilhado.
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