Geralmente, quando temos um projeto de um produto ou serviço em desenvolvimento, a prototipação é a melhor maneira de validar esse projeto desde as funcionalidades e características técnicas até as respostas e as aceitações de clientes.
A prototipação é um processo poderoso e que pode trazer resultados incríveis tanto para sua empresa, quanto para seus projetos pessoais. Quer descobrir como? Confira o que encontrará neste artigo:
Preparado para conhecer como testar suas ideias e seus projetos por meio do desenvolvimento de protótipos? Então siga a leitura!
A prototipação é um processo para desenvolver um produto mínimo viável (MVP), que é utilizado para simulações e testes de um produto ou um serviço antes do lançamento destes.
O termo protótipo tem origem grega: prótos significa "primeiro" e typos quer dizer "tipo". Juntando as duas palavras, temos que um protótipo é o primeiro tipo ou primeiro modelo do produto em desenvolvimento.
A prototipação pode ser implantada em diferentes fases do projeto: conceitual, preliminar ou detalhado.
Uma grande vantagem de desenvolver um protótipo é que ele não é a versão final do produto. Ou seja, não possui o mesmo custo de desenvolvimento que o projeto idealizado.
As outras vantagens você descobrirá a seguir. Continue a leitura!
A importância da prototipação vai além da criação de um modelo para testes e verificação de falhas. Outras vantagens são:
Mais uma grande vantagem é que o protótipo pode ser de diferentes tipos, de modo a se ajustar com os recursos disponíveis do projetista e do designer. No tópico seguinte, você conhecerá os principais tipos de protótipos que existem!
Os tipos de protótipos estão relacionados com a disponibilidade de recursos para criar versões de testes similares à versão final. Por causa disso, os protótipos podem ser de:
A prototipação de baixa fidelidade é indicada quando o produto ou serviço em desenvolvimento possuem padrões ou referências conhecidas, não são muito inovadores.
Esse tipo de protótipo pode conferir noções superficiais sobre o design e costuma restringir as análises sobre as funcionalidades.
No exemplo abaixo, você verifica exemplos de protótipos de baixa fidelidade de uma aeronave. O primeiro é um esboço do design inicial e o segundo um modelo de baixo custo.
Perceba que tanto um desenho quanto um modelo em escala real (mockup) podem ser classificados como protótipos de baixa fidelidade.
Fonte: Sol do Equador Aerodesign.
Nos protótipos de média fidelidade é comum a utilização de ferramentas de software, que garantem o entendimento do projeto com um maior detalhamento que o tipo anterior.
A prototipação de média fidelidade exige mais habilidade e tempo do time de desenvolvimento. Ela permite que os projetistas e os designers consigam analisar detalhes técnicos dos produtos.
Seguindo o exemplo acima, a mesma aeronave representada como um protótipo de média fidelidade desenvolvido em um software de CAD é mostrada abaixo.
Fonte: Sol do Equador Aerodesign.
O protótipo de alta fidelidade permite que os designers e os projetistas consigam visualizar o projeto tanto em escala real, como verificar suas funcionalidades.
É possível observar se as decisões tomadas durante o desenvolvimento possuem o efeito esperado no desempenho do produto final.
Esse tipo de protótipo costuma ter um custo financeiro e temporal mais elevado que os anteriores, paralelamente é possível obter um elevado nível de detalhamento de informações, que são utilizadas para evitar erros antes do lançamento do produto.
Veja na imagem abaixo a aeronave anterior como um protótipo de alta fidelidade.
Fonte: Sol do Equador Aerodesign.
Para cada um dos tipos de protótipos, diferentes ferramentas podem ser empregadas. Vamos conhecer as ferramentas que podem ser utilizadas na prototipação de projetos em diferentes áreas a seguir.
As principais ferramentas utilizadas para a prototipação são:
Nada melhor para começar a expressar uma ideia do que o bom e velho pedacinho de papel ou post-its representando as partes do projeto, funcionalidades, páginas de um aplicativo de web e por aí vai.
Quando você está criando um projeto, é comum acontecer o processo de brainstorming de ideias com diferentes soluções para o problema que você quer resolver. Então, utilizar materiais de papelaria é uma boa e barata alternativa de visualizar suas ideias.
CAD significa desenho assistido por computador. Esses tipos de softwares são bastante utilizados em projetos de engenharia mecânica, engenharia civil e arquitetura.
É possível realizar o projeto mecânico ou projeto civil com alto nível de detalhamento.
Os principais programas são:
Em projetos que envolva a elaboração de banners, design de um produto, logotipo, campanha de marketing e outros, é possível utilizar softwares de design gráfico e animações como:
Se você é um profissional de UX ou um desenvolvedor full stack, você pode criar wireframes que são estruturas-testes de interfaces gráficas, as quais os desenvolvedores podem tanto verificar o relacionamento entre as páginas do aplicativo como testar o código desenvolvido.
As principais ferramentas desse tipo são:
Agora você verá onde e como a prototipação é aplicada. Vamos lá!
Não existe uma metodologia que sirva como base para você criar um protótipo especificamente.
A verdade é que o processo de prototipação é apenas uma parte de metodologias ágeis, de design e de projetos como o Design Thinking, o DFMA e o Sprint.
Conheça brevemente cada uma agora mesmo:
A metodologia do Design Thinking possui uma sequência de etapas que vão desde o reconhecimento do problema, o entendimento das necessidades do cliente até a etapa de prototipação.
Como ninguém gosta de spoiler, não vou prolongar a explicação sobre a metodologia. Aprenda mais sobre ela agora mesmo, participando do nosso Workshop de Inovação e Design Thinking. Clique no botão abaixo e não deixe de se inscrever. Você verá como tirar todas suas ideias do papel e colocá-las em ação!
Já o DFMA é a metodologia focada em criar protótipos de projetos mecânicos para testar dimensões e encaixes de modo a simplificar o processo de fabricação e montagem.
Essa metodologia ficou bastante conhecida depois do livro do Jake Knapp. Segundo o autor, o Sprint é aplicado em empresas como o Google com o objetivo de desenvolver e testar soluções em apenas 5 dias.
O autor sugere que o protótipo da solução seja desenvolvido no quarto dia e o último dia seja focado na interação dos clientes com esse protótipo.
Com o kit de ferramentas Gestão de Projetos, você receberá 3 templates de slides e 2 planilhas para monitorar o desempenho dos seus projetos através de KPI's, além de organizar e gerenciar seu tempo de forma eficiente. Dentre elas estão um Cronograma e uma Planilha de Acompanhamento de projetos!
Para ter acesso gratuito a essas ferramentas basta clicar no botão abaixo!
Grad. em Engenharia Mecânica pelo Instituto Federal do Piauí (IFPI). Foi bolsista PIBIC/CNPQ na área de Engenharia dos Materiais e voluntário em desenvolvimento de projetos de pesquisa. Participou do treinamento Sebrae Like A Boss para ideação de negócios e startups pelo SEBRAE/PI. É Líder de Projetos na equipe Sol do Equador Aerodesign/IFPI e atuou, inicialmente, como analista de Estabilidade e Controle. Voltado ao desenvolvimento de competências em liderança, gestão e tecnologia. Possui certificação em White Belt em Lean Seis Sigma, Marketing de Conteúdo, Produção de Conteúdo para web e Copywriting. Especialista na produção de conteúdo na área de Pesquisa e Desenvolvimento do Grupo Voitto.
Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade.
Respeitamos sua privacidade e nunca enviaremos spam!