Nos dias atuais, a revolução digital é constante, já que a todo momento inovações tecnológicas surgem e o mercado é obrigado a se adaptar. O que talvez você não saiba, é que essa realidade teve início com a Quarta Revolução Industrial.
Provavelmente você já ouviu falar da Primeira Revolução Industrial, que por muito tempo foi a revolução marcada pela maior quantidade de transformações econômicas, tecnológicas e sociais.
Isso, até que a Quarta Revolução aconteceu. O impacto dela foi tão grandioso que superou todas as suas anteriores quando se trata de seu alcance e sua velocidade. Para se ter uma ideia, essa é a revolução marcada pelo surgimento da inteligência artificiale pela internet das coisas.
Ficou curioso para entender mais sobre esse grande avanço tecnológico? Então prossiga na leitura dessa artigo pois te mostraremos as principais tecnologias dessa fase e quais foram os seus impactos, além de outras informações, nos seguintes tópicos:
A Quarta Revolução Industrial, também chamada de Indústria 4.0, diz respeito às principais inovações tecnológicas das áreas de automação e tecnologia da informação que são aplicadas ao “chão de fábrica”, ou seja, à manufatura.
Desse modo, apesar de a utilização da automação(que diz respeito à habilidade de máquinas trabalharem sem que um operador humano seja necessário) já existir a bastante tempo, a quarta revolução representa um “boom tecnológico” que possibilita que funções cada vez mais complexas sejam exercidas pela robótica.
Além disso, com as tecnologias da informação, as indústrias puderam passar a contar com a execução de forma automatizada de tarefas que antes eram consideradas exclusivas do intelecto humano.
Sendo isso, por meio de algoritmos que possibilitam que as máquinas examinem um número exorbitante de dados em uma uma altíssima velocidade.
Porém, para compreender como a quarta revolução industrial teve início, é necessário entender a evolução das revoluções ao longo do tempo, e como cada uma mudou o mundo em seu período.
No começo, tivemos a Primeira Revolução Industrial, conhecida como a era da produção mecanizada, que ocorreu do final do século XVIII até o início do século XIX, e nela, houve o surgimento do uso da máquina a vapor, que possibilitou a mecanização da agricultura e da indústria têxtil.
Já no final do século XIX, houve o surgimento da Segunda Revolução Industrial, marcada pelo surgimento da eletricidade e consequente produção em larga escala, devido a sua aplicação nos processos industriais.
Em sequência, no fim do século XX, chegou-se à Terceira Revolução Industrial, onde seu diferencial foi a informática e a microeletrônica. Também houveram grandes avanços no setor de telecomunicações.
Assim, no ano de 2014, tivemos a consequência do conjunto de todas as revoluções anteriores, a Quarta Revolução Industrial, que foi quando surgiu as chamadas fábricas inteligentes, e também a gestão online da produção, essas baseadas na automação, na computação e na conectividade.
Visto e entendido essa evolução, te mostraremos agora quais foram as principais novas tecnologias que marcaram a mudança brusca das revoluções passadas para que perdura desde então.
Como já mencionamos, a Quarta Revolução Industrial é considerada uma revolução tecnológica que modificou a forma que vivíamos, trabalhávamos e até mesmo como costumávamos nos relacionar. Assim, essa revolução aconteceu a partir das seguintes principais tecnologias:
Uma das principais tecnologias que foi expandida com a Quarta Revolução foram os robôs autônomos, que são empregados tanto dentro quanto fora das fábricas. A sua característica principal é trabalhar sem a interferência humana, se deslocando sozinhos e realizando a própria auto-manutenção muitas vezes.
Além disso, na Indústria 4.0, esses robôs detêm a capacidade de aprenderem sozinhos, ou seja, adquirem novas habilidades sem o auxílio externo, além de também conseguirem interagir com outras máquinas, realizando assim tarefas consideradas de perigo para humanos.
A Internet das Coisas, ou IoT, diz respeito à troca de informações em tempo real, por meio da conexão via internet de objetivos, pessoas, e dados, e, no caso das indústrias, das chamadas indústrias inteligentes.
Desse modo, na Quarta Revolução Industrial a Internet das Coisas está relacionada a capacidade de obtenção de dados por sensores nas indústrias, como também a maneira que as máquinas se comunicam entre si.
Além do mais, com o seu uso, as indústrias podem: ter redução nos custos operacionais, melhorar o desempenho da produção e eliminar erros e desperdícios, entre tantos outros benefícios.
A inteligência artificialé o ramo da computação que possibilita a simulação da inteligência humana. Assim, dentro do contexto da Quarta Revolução Industrial, ela é o que permite que as máquinas tomem decisões baseadas em dados e resolvam problemas muitas vezes complexos.
Dentre os principais conceitos que são abordados dentro dessa ciência se encontram o Machine Learning, o Deep Learning e as Redes Neurais, que deu origem às "máquinas pensantes”.
O blockchain pode ser entendido como um banco de dados, e é basicamente um livro contábil no qual informações a respeito de transações financeiras são registradas.
Ele funciona como uma cadeia de blocos, onde cada bloco contém informações, e, a cada intervalo de tempo, esse bloco é substituído e ligado a seu substituto.
Assim, ele é aplicado em várias áreas além da financeira, como um instrumento para a realização da análise de dados.
A impressão 3D é uma tecnologia que surgiu para possibilitar, por meio do uso de diversos materiais, a impressão de objetos em três dimensões, ou seja, com profundidade, altura e largura, transformando processos de produção e de fabricação na indústria 4.0.
A realidade virtual se trata de um ambiente desenvolvido por um computador, e nesse, um usuário é capaz de interagir com essa dimensão, sendo ela completamente digital.
Já a realidade aumentada diz respeito a uma combinação de elementos que são virtuais em um ambiente que é real, se diferenciando da realidade virtual. Na Quarta Revolução, sua aplicação está principalmente relacionada com a simulação de processos antes de sua execução, o que possibilita a detecção de falhas.
Agora, te mostraremos quais foram os principais impactos dessas grandiosas tecnologias que surgiram com a Quarta Revolução Industrial.
A Quarta Revolução Industrial modificou a dinâmica até então existente do mercado de trabalho, visto que novas oportunidades foram geradas, por intermédio de novas atividades e especializações.
Também, até mesmo a área da saúde foi beneficiada com essa revolução, por exemplo, com o uso da impressora 3D, é possível a impressão de ossos e órgãos, além de outras aplicações.
Desse modo, essa revolução trouxe diversos benefícios, tanto para o mundo dos negócios como para a sociedade em geral. Assim, os principais que podemos citar, são:
Por fim, esperamos que esse artigo tenha sido proveitoso para você e que tenha te ajudado a entender melhor sobre a Quarta Revolução Industrial. Se deseja ver mais conteúdos como esse, continue a acompanhar o Blog Voitto!
Os Cientistas de Dados têm caminhado para ótimas remunerações. Que tal ser um deles?
Por conseguirem prever tendências e comportamentos de mercado, os Cientistas de Dados têm sido tão valiosos quanto diamantes: com seu trabalho, eles possibilitam o desenvolvimento da melhor estratégia para as empresas.
Com a Formação em Dados da Voitto você tem acesso a 13 cursos + 2 bônus, suporte técnico e de conteúdo, liberdade para aprender de onde quer que você esteja e certificados com validade em todo o território nacional!
Com desconto de 88%, exclusivo para as primeiras turmas, em comparação ao preço dos cursos sendo vendidos separadamente, a Formação tem o Selo de Qualidade Voitto: teste a autêntica metodologia da Voitto e, caso suas expectativas não sejam atendidas no prazo de 30 dias, reembolsamos 100% do valor investido.
É chegada a hora de investir em você e ainda receber alto por isso. Clique na imagem abaixo e saiba mais!
Técnica em Meio Ambiente pelo Instituto Federal de Minas Gerais - campus Governador Valadares e grad. em Engenharia Elétrica - Robótica e Automação Industrial pela Universidade Federal de Juiz de Fora. Voluntária no Instituto de Engenheiros Eletricistas e Eletrônicos UFJF (IEEE UFJF). Atua como secretária do conselho e membro da equipe de marketing do grupo de afinidade IEEE Women in Engineering UFJF (IEEE WIE UFJF). Possui certificação em Produção de conteúdo, Marketing de conteúdo, Copywriting e Revisão de conteúdo. Especialista na produção de conteúdo na área de Pesquisa e Desenvolvimento do Grupo Voitto. Acredita e luta pela conquista do espaço das mulheres onde elas quiserem, principalmente nas áreas de tecnologias e afins!
Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade.
Respeitamos sua privacidade e nunca enviaremos spam!