Se você quer saber o que é a Rede P2P, também chamada de rede peer-to-peer e como funciona essa tecnologia, você acessou o artigo certo.
A tecnologia peer-to-peer está por trás de softwares de compartilhamento de arquivos como o Torrent, é utilizada como base para a existência das criptomoedas (como a famosa bitcoin) e também para a comunicação, no caso do Skype.
Traduzindo para o português, peer-to-peer significa ponto a ponto, nada mais é do que um tipo de rede de computadores que compartilham informações sem precisar de um servidor central.
A principal característica de uma rede p2p é a descentralização da rede, de maneira que os computadores funcionem como cliente e também servidor. O modelo também é muito usado para a transmissão de filmes, vídeos e músicas e diversas redes realizam esse tipo de serviço.
Quer conhecer mais sobre a rede p2p, então se liga no que você vai encontrar nesse artigo:
Rede peer-to-peer (p2p) é um sistema para compartilhamento de arquivos, documentos e informações sem a necessidade de um servidor central.
A tradução de peer-to-peer é "ponto a ponto", ou seja, significa que os computadores dos usuários, que são os "pontos", conectam-se entre si formando uma rede descentralizada.
A ideia de rede descentralizada está presente em diferentes áreas como tecnologia da informação e negócios. Hoje em dia, essas áreas estão passando pelo que podemos chamar de Transformação Digital.
Essa revolução tem como objetivo aumentar a produtividade de uma equipe, otimizar processos e aumentar vendas em um negócio como p2p, blockchain, cloud computing, business intelligence e análise de dados.
Já sabemos que uma Rede P2P interliga usuários e computadores, permitindo o compartilhamento de serviços, dados e arquivos dispensando a necessidade de um servidor central.
Esse tipo de rede é considerada de alta segurança e eficiência, no meio empresarial ela pode ser uma opção ideal para manter toda uma equipe interligada. Podemos identificar como principais características da Rede P2P:
É destacável que uma Rede P2P tem baixíssima chance de ser atingida por um ataque malicioso, isso faz dela uma opção segura para empresas além de ter baixo custo.
Você sabia que existem muitas possibilidades para quem quer seguir carreira na área da tecnologia? Se você se interessa por esse assunto, vai adorar o nosso E-book Guia de Carreiras em Blockchain.
Com esse ebook, você poderá entender mais sobre essa tecnologia e como você pode investir nela e obter as certificações necessárias. Clique no banner abaixo e faça o download gratuito deste material:
Quer saber como funciona a rede peer-to-peer? Continua a leitura!
O funcionamento dessa rede é simples de se compreender. Primeiramente, você precisa entender que a maioria das conexões que você faz no seu computador hoje é do tipo cliente-servidor.
Entenda que o cliente, nesse caso, é você e seu computador! O servidor é um software (ou um computador) que oferece serviços aos clientes como, por exemplo, comunicação, acesso à mídia e jogos.
No modelo de rede cliente-servidor, um único servidor provê o funcionamento da transferência de informações. No entanto, no modelo p2p, não existe um servidor central.É necessário que os clientes (ou "nós" da rede) atuem como servidores também.
Os arquivos (também chamados de "objetos") que circulam nesse tipo de rede estão divididos em um número igual de blocos em cada nó do sistema (computadores dos usuários).
Agora, imagine que você precisa baixar um desses arquivos em seu computador por meio de um programa que utiliza o sistema p2p. Ao iniciar o download, esse programa ativa um motor de busca, vasculhando o sistema em busca de cada computador conectado à rede que possui o objeto.
Durante o cada bloco do arquivo pode ser baixado de um computador diferente. Ou seja, você pode receber o bloco 20 de uma pessoa da China, o bloco 36 de alguém de Portugal e o bloco 512, do Chile.
Esse é basicamente o funcionamento da rede p2p. Se ainda não assimilou direito, dá uma olhada nesse fluxograma:
Percebeu como esse compartilhamento é descentralizado? Além disso, lembre que seu computador também atua como servidor, então, à medida que você baixar o bloco 20, por exemplo, o motor de busca já pode conectá-lo a um outro cliente que esteja fazendo o download desse mesmo arquivo.
É importante destacar que o compartilhamento dos objetos é restrito apenas aos arquivos que você já fez um download prévio.Nenhum arquivo pessoal como suas fotos de "almoço da família" serão compartilhadas. Não precisa se preocupar!
Além disso, o programa que você utiliza para se conectar à rede peer-to-peer ajusta a largura de banda, que é a taxa de transferência de arquivos em compartilhamento do seu computador, de acordo com a sua internet, para que ela não seja utilizada somente para transferir dados.
Já que você sabe o que é e como funciona a rede peer-to-peer, que tal entender mais as principais vantagens de utilizá-la? Vamos lá!
As principais vantagens de se utilizar uma rede p2p em relação à rede cliente-servidor são:
Já tentou acessar uma página webe recebeu a seguinte mensagem: "Falha no servidor"? Pois bem, quando a conexão é centralizada, se o servidor cair, você não consegue acessar o documento, fazer download, assistir o filme ou fazer aquilo que você queria fazer.
Na rede peer-to-peer, um computador pode estar desativado, mas como existem milhares de outros computadores conectados à rede funcionando como servidores, é comum dizer que a conexão nesse tipo de rede é “eterna” (ou ad eternum).
Você acabou de ver como essa rede funciona, então deve se lembrar que os arquivos são divididos em blocos. O motor de busca não garante que os arquivos sejam baixados com a maior velocidade possível, otimizando o processo ao tentar baixar diferentes partes desse arquivo de diferentes servidores.
Isso garante que o documento que você está tentando acessar, chegue mais rápido ao seu computador. Interessante, não acha?
É muito difícil perder um arquivo na rede p2p. Quando a rede é centralizada, o servidor tem total controle sobre os arquivos que disponibiliza para a web. Então, ele pode deletá-los ou restringi-los a um número específico de usuários.
Nessa conexão descentralizada da rede não há como fazer isso. A não ser que todos os usuários decidam apagar o arquivo simultaneamente de seus computadores. O que é bastante complicado, uma vez que existem milhares de pessoas conectadas, não acha?
Você sabe que tudo na vida tem dois lados e falando da rede peer-to-peer não é diferente. As principais desvantagens dessa conexão são:
Há pouco, você leu que dentro da rede peer-to-peer, o programa tenta ajustar a largura de banda (taxa de transferência de arquivos) para não dedicar sua internet inteiramente para a conexão com a rede. Isso é bom.
No entanto, à medida que o número de usuários dentro da rede aumenta, maior será a largura de banda dedicada à conexão. Ou seja, maior consumo da sua internet.
Apesar de não haver um servidor único na rede p2p que se cair, todos os clientes perdem a conexão, existe um motor de busca que é responsável por conectar um cliente a um outro cliente (que é um servidor).
A ironia dentro dessa rede é que o motor de busca assume uma função centralizada por ser o único responsável de estabelecer as conexões dentro dessa rede.
Se ele não funcionar, os clientes perdem a comunicação igualmente à rede cliente-servidor.
Você sabe que nas redes peer-to-peer, o cliente atua como um servidor. De certo modo, isso exige não só dedicação de internet para realizar conexões, mas também exige capacidade do seu computador e pode torná-lo mais lento.
Como você pode ver, a rede p2p possui suas vantagens e desvantagens. A utilização desse tipo de rede vai depender do propósito dessa operação. Conheça no tópico a seguir, as principais aplicações para a p2p.
Por mais segura que seja uma rede p2p, golpes podem acontecer, mas existem maneiras de você se proteger e evitar que esses golpes te prejudiquem. Elencamos aqui os principais pontos de atenção:
Manter-se atento e desconfiar de ofertas boas demais são dicas antigas e que não valem apenas para a vida real, se aplicam inclusive ao mundo virtual e muito ao universo das criptomoedas.
Você já deve ter utilizado a rede p2p mesmo sem saber. Veja onde cada característica do sistema ponto a ponto é aplicada:
Essa é a aplicação mais conhecida da rede p2p. Shawn Fanning criou o Napster em 1999, o primeiro software de compartilhamento de arquivos utilizando os conceitos de peer-to-peer.
Atualmente, é possível encontrar outros softwares que foram surgindo com o mesmo propósito do Napster e tornaram-se bastante populares como o Torrent, Kademila e o Gnutela.
A transferência nesse tipo dentro do p2p é mais rápida e eficiente do que a conexão cliente e servidor.
Vale destacar que essa rede é alvo de muitas críticas por fomentar o aumento da pirataria.
Se você fez uma chamada com um amigo ou um parente que está visitando a Europa ou até mesmo mora em um dos extremos do Brasil utilizando o software para comunicação da Microsoft, o Skype, deve ter percebido que, geralmente, a qualidade da chamada é muito boa.
A empresa é referência no setor de comunicação graças a esse software que utiliza a rede p2p, para que a chamada viaje ponto a ponto entre os servidores dos usuários facilitando a conexão e diminuindo custos.
Essas moedas virtuais têm dado o que falar. O bitcoin, blockchain e tudo que envolve esse mundo se apresenta como tecnologias disruptivas e é interessante você saber que está por trás dessas tecnologias.
O blockchain é um livro contábil onde as transações financeiras das moedas digitais (como o bitcoin, ethereum e ripple) são registradas. O blockchain funciona como um grande banco de dados digitais, criptografados e teoricamente invioláveis.
A tecnologia blockchain é uma rede p2p.Não existe instituição centralizadora que realize as operações financeiras na rede (entenda o servidor, como os bancos que conhecemos hoje).
Essa operação é feita pelos mineradores (que são como os clientes) conectados nessa grande rede única oferecendo o recurso computacional deles para o funcionamento e descentralização do blockchain.
A existência do blockchain e consequentemente das moedas digitais está diretamente ligada à tecnologia da rede peer-to-peer.
Além de tudo o que foi citado, a rede peer-to-peer permite que mídias como sinais de rádio e televisão sejam transmitidos.
Dentro dessa aplicação, é comum falarem de IPTV. IPTV é o método mais conhecido para compartilhar mídias audiovisuais. Ele utiliza o endereço IP dos computadores dos usuários para realizar essa operação.
Você pode estar se perguntando "qual a diferença entre p2p e IPTV?". Bem, as principais diferenças são:
E aí, aprendeu? Que tal ir além do p2p?
A rede p2p faz parte de um mundo de tecnologia que é dinâmico e interessante. Sabe o que mais chama minha atenção na tecnologia?
É como a tecnologia se adapta para resolver problemas de qualquer área como saúde, agricultura, jornalismo, engenharia, vendas e muitas outras.
Você acabou de ver 4 aplicações da rede p2p em áreas diferentes. Isso é muito legal, concorda?
Como você se sente quando percebe que Excel hoje é um pré-requisito para o mercado? Se você fica confuso com algumas funções ou formatações do Excel e não sabe transformar dados em informações realmente relevantes, não se preocupe!
A Voitto criou o curso Fundamentos de Excel para ajudar você a aprender o necessário para conseguir utilizar esse software de forma proveitosa. Você aprenderá desde formatação de células até um entendimento de tabelas dinâmicas.
Está esperando o que para começar sua experiência no software mais usado em empresas do mundo todo e ainda conhecer a plataforma da Voitto?
É só usar o cupom BLOG100 e começar a se capacitar gratuitamente! Esperamos você para estudar com a gente e depois publicar o certificado no LinkedIn, hein? Clique no botão abaixo e garanta seu acesso GRATUITO ao curso Fundamentos de Excel!
Grad. em Engenharia Mecânica pelo Instituto Federal do Piauí (IFPI). Foi bolsista PIBIC/CNPQ na área de Engenharia dos Materiais e voluntário em desenvolvimento de projetos de pesquisa. Participou do treinamento Sebrae Like A Boss para ideação de negócios e startups pelo SEBRAE/PI. É Líder de Projetos na equipe Sol do Equador Aerodesign/IFPI e atuou, inicialmente, como analista de Estabilidade e Controle. Voltado ao desenvolvimento de competências em liderança, gestão e tecnologia. Possui certificação em White Belt em Lean Seis Sigma, Marketing de Conteúdo, Produção de Conteúdo para web e Copywriting. Especialista na produção de conteúdo na área de Pesquisa e Desenvolvimento do Grupo Voitto.
Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade.
Respeitamos sua privacidade e nunca enviaremos spam!