O que é SMO?
Quais são os benefícios em aplicar o SMO?
Qual é a diferença entre SMO, SEO, SEM e SMM?
Guia para aplicar o SMO em sua sua empresa
Essa é a trilha para o sucesso!

O que é e como aplicar o SMO dentro da sua empresa para aumentar seu alcance

Aprenda neste artigo o que é SMO e como este conceito pode ajudar a sua empresa a ter um maior alcance dentro das redes sociais.

Thiago Coutinho
Por: Thiago Coutinho
O que é e como aplicar o SMO dentro da sua empresa para aumentar seu alcance

Acredito que todas as empresas desejam ter maior alcance e engajamento dentro das redes sociais, não é mesmo? O aumento dessas métricas acarretará consequentemente em um maior faturamento. E tudo isso é possível através do SMO - Social Media Optimization!

Você pode estar pensando: “Mas quanto vou ter que gastar para fazer isso?”. Aí é que você se engana. Não há custos para implementar o conjunto de técnicas de SMO em sua empresa.

Ficou interessado em aprender mais sobre esta técnica utilizada dentro do Marketing Digital? Continue lendo este artigo! Separamos alguns tópicos para auxiliar o seu aprendizado. Vamos conferir?

  • O que é SMO?
  • Quais são os benefícios em aplicar o SMO?
  • Qual é a diferença entre SMO, SEO, SEM e SMM?
  • Guia para aplicar o SMO em sua sua empresa
  • Essa é a trilha para o sucesso!

Vamos à leitura?

O que é SMO?

SMO é uma sigla para Social Media Optimization, que em uma tradução livre significa Otimização de Mídias Sociais.

Consiste basicamente em uma estratégia para posicionar melhor a sua marca ou empresa dentro das mídias sociais através da contínua aplicação de técnicas e estratégias direcionados para as plataformas digitais, levando em consideração as estratégias de marketing nas mídias e os resultados que elas proporcionam.

Seu objetivo macro é aumentar o faturamento da empresa, fazendo com que o cliente potencial caminhe das redes sociais, para o blog da marca e posteriormente em uma loja virtual para adquirir o produto.

Desta forma, podemos entender que é uma importante estratégia para fazer que a sua marca tenha a presença consolidada no ambiente virtual de maneira gratuita!

Além disso, o SMO busca deixar o site mais otimizado, atrativo e gerar mais links de entrada, para ter uma maior visibilidade dentro das redes sociais, conquistar mais clientes e aumentar as vendas.

Você deve estar pensando que aplicar esta técnica pode garantir diversos benefícios para a sua empresa. E você está completamente correto. No tópico seguinte vamos apresentar os principais motivos para se usar o SMO.

Quais são os benefícios em aplicar o SMO?

Ser bem posicionado dentro das redes sociais pode gerar grandes resultados financeiros, isso porque grande parte da população utiliza essas mídias.

Além disso, é comum você seguir determinada marca na rede social ou procurar quando necessita comprar algum produto.

O SMO pode ajudar sua empresa a ser presente e referência nas mídias sociais, vamos conferir seus principais benefícios?

Redução dos custos relacionados ao marketing nas mídias sociais

É comum que as empresas invistam em tráfego pago dentro das redes sociais para atrair clientes e gerar leads. Em geral, todas as redes sociais possuem um serviço de anúncio próprio que nem sempre é barato.

Investir em SMO irá fazer com que as pessoas cheguem até a sua marca de modo mais fácil e não ao contrário, como ocorre com o tráfego pago, sendo muito mais fácil impactar o público.

E é por isso que suas mídias sociais devem conter conteúdos de extrema qualidade, em formatos variados e que façam sentido para o potencial cliente.

Melhor relação e reconhecimento do público

Estar presente nas mídias sociais faz com que você tenha um relacionamento mais próximo com o seu público.

O SMO busca ajudar você a ter mais alcance e interações, o que consequentemente irá atrair mais pessoas para comprar o seu produto, criando uma audiência forte e que até mesmo divulgue a marca.

Busque em suas publicações estimular comentários, para melhorar ainda mais a relação e interação do público.

Alinhamento de conteúdo

Implementar o SMO dentro das suas estratégias de Marketing Digital fará com que sua empresa tenha um maior alinhamento do conteúdo criado, através de padrões definidos.

Desta forma sua empresa terá um branding identidade própria, levando em consideração as mídias sociais, site, blog, etc.

É possível por exemplo: fazer uma publicação nas redes sociais junto com um conteúdo no blog, tornando mais eficiente a forma que você se comunica com a persona do negócio.

Qual é a diferença entre SMO, SEO, SEM e SMM?

Como você pode ter visto neste subtítulo, existem diversas siglas dentro do marketing. Para sanar suas dúvidas vamos explicar cada uma delas a seguir.

SEO

O SEO é semelhante ao SMO, porém ao invés de buscar melhor posicionamento da sua marca dentro das redes sociais, ele foca em buscar um melhor posicionamento dentro dos mecanismos de busca.

Basicamente ele busca colocar o site e blog da sua empresa no topo da pesquisa do Google, por meio de pesquisa de palavras chave, otimização de conteúdo, etc, para depois o usuário ir até o conteúdo, acessar uma landing page, baixar um conteúdo e comprar o produto!

Vale ressaltar que este conceito se alinha com o SMO e os dois trabalhados juntos podem potencializar ainda mais suas vendas.

SEM

O SEM, assim como o SEO, também busca posicionar o seu site ou blog no topo da pesquisa dos mecanismos de busca.

Porém, ele é um pouco mais abrangente e leva em consideração também as técnicas pagas, como por exemplo criação de campanhas a partir do Google Adwords e utilização de links patrocinados.

SMM

Neste caso, podemos entender o SMM como sendo um conceito mais amplo do SMO.

Ou seja, ele consiste em todas as ações de marketing voltadas para as redes sociais, sejam elas de maneira orgânicas ou pagas. Sempre buscando engajamento, relacionamento com o público e oportunidades de vendas.

Guia para aplicar o SMO em sua sua empresa

Chegou finalmente a hora de aprender como aplicar o SMO em sua empresa e melhorar seus KPIs. Para isso, separamos um passo a passo, vamos conferir?

1. Crie conteúdo

O marketing de conteúdo nas redes sociais é uma ótima estratégia para aproximar o cliente da sua marca, através de conteúdos que sejam de fato relevantes para o seu público, com informações pertinentes e podendo usar tons humorísticos para fidelizar seus clientes.

Procure evitar fazer posts muitos agressivos com tons comerciais, primeiro faça a produção de conteúdo de valor!

2. Saiba o melhor horário e frequência para postar

Se você já trabalhou com redes sociais antes, certamente percebeu que existe um momento do dia que existe maior engajamento do público com a publicação. Para realizar uma boa estratégia de SMO é necessário saber sobre esta informação.

Além disso, também é importante definir uma frequência com base na sua área de atuação. O mais importante é ter constância nas postagem e sempre estar alimentando as redes de alguma forma.

3. Faça conteúdos que sejam compartilháveis e alcance mais pessoas

O compartilhamento é uma das ações mais importantes que um usuário pode executar a respeito de sua publicação e tornar o conteúdo da marca relevante.

Buscar a criação de um viral pode ser uma ótima forma de aumentar bruscamente o alcance da sua marca.

Procure realizar publicações com tons humorísticos, diferentes formatos de conteúdo, usar memes e outras coisas que a sua criatividade possa ajudar.

4. Reutilize os posts

Não há problemas em reutilizar posts já feitos, muito pelo contrário, caso o post seja bom, utilizá-lo em outras oportunidades pode ser uma ótima maneira de atingir o público.

Uma outra dica, é criar um complemento para um post que se deu bem no passado!

Essa é a trilha para o sucesso!

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Thiago Coutinho

Thiago Coutinho

Thiago é engenheiro de produção, pós-graduado em estatística e mestre em administração pela UFJF. Especialista Black Belt em Lean Six Sigma, trabalhou na Votorantim Metais e MRS Logística, onde foi gestor e especialista em melhoria contínua. Com certificações MOS® e Auditor Lead Assessor ISO 9001, atuou em projetos de consultoria e ministrou treinamentos e palestras em congressos como ENEGEP e Six Sigma Brasil. Professor nas áreas de Gestão e Empreendedorismo, é fundador do Grupo Voitto e mentor de empresas, dedicando-se à liderança executiva da Voitto, com a visão de torná-la a maior escola online de gestão do Brasil.

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