O que é Sound Branding?
Qual a importância do Sound Branding para sua marca?
Qual a diferença entre Sound Branding e Music Branding?
Aprenda a aplicá-lo a sua marca!
Dica extra!

Aprenda o que é o Sound Branding e como esta ferramenta impulsiona suas vendas!

Entenda a diferença entre Sound Branding e o Music Branding e também qual a importância dele para a sua marca!

Thiago Coutinho
Por: Thiago Coutinho
Aprenda o que é o Sound Branding e como esta ferramenta impulsiona suas vendas!

É fato que o mercado está cada vez mais competitivo e exigente, desta maneira, é necessário que os profissionais da área de comunicação e marketing acompanhem essa mudança de comportamento dos consumidores.

Para isso, é necessário utilizar diferentes maneiras para atrair clientes para a compra de um produto ou serviço. Um destes artifícios é conhecido como Sound Branding.

Divulgar uma marca é algo muito complexo, dentro do marketing existem diversas ferramentas diferentes para este fim, como por exemplo o e-mail marketing.

Porém, uma que poucas pessoas conhecem, é trabalhar com sons para chamar a atenção de seu cliente.

Ficou interessado em aprender mais sobre o Sound Branding? Continue lendo este artigo, separamos alguns tópicos para ajudar você:

  • O que é o Sound Branding?
  • Qual a diferença entre Sound Branding e Music Branding?
  • Qual a importância do Sound Branding para sua marca?
  • Aprenda a aplicá-lo à sua marca!
  • Dica extra!

Vamos à leitura?

O que é Sound Branding?

O conceito de Sound Branding significa fazer com que o consumidor reconheça e fixe uma marca apenas por escutar algum elemento sonoro.

Desta maneira, podemos falar que o marketing sensorial consegue criar um relacionamento emocional entre a marca e o cliente com o objetivo de fidelizar o cliente.

A exemplo disso podemos lembrar do “TUDUM” que você ouve quando o N da Netflix aparece na tela, antes de iniciar sua série ou filme favorito.

Implementar o sound branding em sua marca fará que ela se diferencie perante a concorrência e tenha um caráter próprio. Sendo assim, é muito importante estudar a marca para posteriormente desenvolver um tema musical para criar este branding sensorial tão desejado.

Exemplos de aplicação o Sound Branding

GRU Airport

O aeroporto de Guarulhos (GRU Airport) fez mudanças no seu modelo de negócio e passou a ser o primeiro aeroporto no país a usar o sound branding. A ideia foi criar a sensação de maior proximidade do aeroporto.

O sound branding foi implementado na música, nas mensagens para os passageiros no hall do aeroporto, na logomarca, na chamada de espera e também em outros locais. Tudo com o objetivo de proporcionar uma melhor experiência ao usuário.

Ponto Frio

A loja Ponto Frio foi a pioneira do segmento a utilizar o sound branding em nosso país, gerando uma nova identidade para a marca.

Além disso, vale mencionar que o sound branding tem o foco de valorizar a essência da marca, se comunicando com público externo e interno junto do entretenimento no produto.

Tendo isso em vista, você deve estar imaginando sobre como o Sound Branding é importante, e isso é o que separamos no tópico a seguir!

Qual a importância do Sound Branding para sua marca?

Vamos conferir agora alguns pontos do porque o Sound Branding é tão importante para a sua marca:

Uma identidade de marca distinta e memorável

Se sua empresa exibir seu Sound Branding ao lado de anúncios ou conteúdo que corresponda ao posicionamento de sua marca, eventualmente esse som por si só evoca os sentimentos pretendidos em torno dessa marca. Este áudio, de certa forma, trará fortes associações de marca em outras mídias.

Além de ajudar nas estratégias de Customer Experience de sua empresa.

Cria outra forma de ampliar os valores da sua marca

O áudio consegue expressar os valores e a personalidade da sua marca, se tornando um identificador em todos os seus pontos de contato. Requer uma sensação consistente, desde sua publicidade, mensagens de espera de chamada, showrooms, vídeos de treinamento de sites, YouTube e produtos.

Impacte o humor do seu cliente e no seu relacionamento

O Sound Branding pode causar um efeito calmante sobre os clientes, aliviando seu estresse e levando a compras maiores.

Além disso, cria um relacionamento mais próximo através das sensações que o som causa. Caso queira construir um relacionamento mais próximo ainda, uma boa dica é utilizar do marketing interativo.

Mas vale ressaltar que ter técnicas de venda e excelência no atendimento também é de extrema importância!

O segredo para vendas está em um bom atendimento! Você sabia que 60% dos consumidores já tiveram a intenção de fazer uma compra, mas desistiram por causa do mau atendimento?

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Você já ouviu o termo Music Branding? É comum que as pessoas acabem confundindo ele com o Sound Branding por serem similares. Mas fique calmo, vamos explicar esta diferença no tópico a seguir.

Qual a diferença entre Sound Branding e Music Branding?

Embora esses conceitos sejam parecidos e possuem basicamente as mesmas funções de causar emoção, as dinâmicas e técnicas utilizadas são diferentes.

Uma das principais diferenças é que o Sound Branding possui um tempo bem menor para transmitir a sensação ou a ideia, enquanto no music branding, o processo acontece ao longo de toda uma experiência que leva mais tempo.

Além disso, enquanto o Sound Branding busca criar sons para uma marca ou campanha específica através da construção de logos sonos ou jingles, o music branding busca estudar as músicas disponíveis no mercado para transmitir uma determinada sensação ao público.

De modo geral, o Music Branding é uma programação musical na qual foi desenvolvida para um ponto de venda, como por exemplo um café.

O seu papel é despertar os sentimentos e emoções do público-alvo durante a sua estadia, ao mesmo tempo que reforça o conceito que a marca pretende transmitir.

Por exemplo, quando entramos em uma loja onde a música é mais complexa e desconhecida, todos temos uma experiência semelhante, tornando-se uma descoberta que nos deixa mais inclinados a consumir.

Também existe o caso daquele restaurante, na qual a música era boa e nos fazia relaxar, e queríamos passar mais tempo nele, trazendo boas lembranças de momentos e lugares.

Aposto que se você chegou aqui já deve estar querendo aplicar esta estratégia dentro da sua empresa, não é mesmo? Vamos ver isso em seguida.

Mas vale ressaltar que talvez outras estratégias possam ser mais eficientes para seu negócio, como é o caso do Outbound Marketing, então avalie com seu time qual deverá ser aplicada e priorizada.

Aprenda a aplicá-lo a sua marca!

O primeiro passo para aplicar o Sound Branding a sua marca é entender que esta estratégia deve ser aplicada de acordo com cada contexto, fazendo sentido com os propósitos da marca, do negócio e também das pessoas que a cercam.

Um dos maiores erros das empresas ao desenvolver sua estratégia, é ignorar o fato de que devem integrar as comunicações. Ou seja, trazer o som para dentro das estratégias da marca.

Processos de rebranding são frequentemente encontrados e, como resultado, surge uma nova paginação de conceitos visuais sem considerar como o som irá permear essa estratégia. Em muitos casos isso será essencial.

Por exemplo, tão importante quanto definir um novo texto falado ou tom de voz é entender como uma marca se expressará por de sons. Que tipo de sons ou mesmo sons darão vida a este novo ambiente?

Quais recursos surgirão e realmente darão voz à estratégia que está sendo criada? Tão importante quanto definir uma nova linguagem ou até mesmo uma biblioteca de imagens para o seu evento, é perceber o papel da música na construção dessa nova identidade e experiência de marca.

Como o somviajará pelas diferentes jornadas da marca? Com quais públicos você se conectará? a que horas?

Para fazer isso, os gerentes devem começar a desenvolver uma boa mentalidade de marca em suas empresas, envolvendo diferentes equipes e entendendo como o som afeta as diferentes partes. Só assim você poderá entender como o Sound Branding pode ser um grande aliado nesta jornada.

Também temos outra dica extra que será um ótimo aliado, veja no próximo tópico!

Dica extra!

Você sabia que podemos gerar os estímulos ideais em nossos clientes para que eles se tornem consumidores de nossas soluções?

Imagens e frases, se utilizadas no momento correto, podem rapidamente influenciar a decisão de compra de um cliente. Portanto é essencial que um vendedor tenha domínio destas técnicas!

Pensando nisso, te convido a conhecer o nosso curso de Gatilhos Mentais Para Vendas, que te preparará para trabalhar com os principais gatilhos utilizados pelas maiores empresas no mercado, embasado pelos principais best-sellers sobre vendas.

Além disso, para cada gatilho você verá exemplos de sucesso que lhe darão embasamento para a implementação imediata em suas próximas vendas.

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Gatilhos Mentais Para Vendas

Thiago Coutinho

Thiago Coutinho

Thiago é engenheiro de produção, pós-graduado em estatística e mestre em administração pela UFJF. Especialista Black Belt em Lean Six Sigma, trabalhou na Votorantim Metais e MRS Logística, onde foi gestor e especialista em melhoria contínua. Com certificações MOS® e Auditor Lead Assessor ISO 9001, atuou em projetos de consultoria e ministrou treinamentos e palestras em congressos como ENEGEP e Six Sigma Brasil. Professor nas áreas de Gestão e Empreendedorismo, é fundador do Grupo Voitto e mentor de empresas, dedicando-se à liderança executiva da Voitto, com a visão de torná-la a maior escola online de gestão do Brasil.

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