O conceito de Mini Hábitos é algo que vem sendo muito desenvolvido e praticado com o passar dos anos. E isso está dentro de nós, de uma maneira leve, e que muitas vezes acaba passando despercebida.
Muitas vezes quando separamos alguma meta ou objetivos que desejamos alcançar, nos deparamos com o próximo passo que tradicionalmente seria definir ações para serem tomadas a fim de realizar esse desejo, ou cumprir a meta.
No entanto, o que fazemos é a divisão em subáreas muito grandes, visto que o desejo também é algo grandioso, é aí que entra a história do Mini Hábito.
Você já parou para pensar que às vezes desistimos de algo porque separamos passos muito grandes e ambiciosos, quando na verdade o caminho poderia ser conquistado pouco a pouco, com pequenas mudanças diárias? Pois é!
Neste artigo trataremos sobre isso, falaremos mais sobre Mini Hábitos e os seguintes temas:
Vamos lá?
Você sabia que um dos fatores que mais atrapalha uma comunicação efetiva é o julgamento? Pois é, e nós somos acostumados a julgar o tempo todo.
A comunicação não-violenta (CNV) vem justamente para ajudar a passarmos adiante nossas verdadeiras necessidades e não colocar julgamentos em nossa fala.
Este e-book de Comunicação Não Violenta na Prática vai te ensinar se a comunicar melhor quando está estressado, influenciar melhor as pessoas e desenvolver mais essa habilidade através da comunicação não-violenta.
Bora começar? Não perca tempo Baixe agora o nosso ebook gratuito!
O conceito de Mini Hábitos foi criado pelo Stephen Guise, e foi apresentado em seu livro “Mini Hábitos: Hábitos Menores, Maiores Resultados” e ela basicamente tem como objetivo criar uma nova maneira de lidar com os nossos planos.
Dessa forma, as atividades são divididas em planos menores, e elas podem ser adquiridas através de mini realizações de tarefas que são incluídas no dia a dia.
Esse termo surgiu da necessidade que Stephen sentiu, quando decidiu criar o seguinte hábito: ele queria praticar alguma atividade física pelo menos 30 minutos do seu dia.
Stephen falava que ele sempre tentava, tentava de diversas maneiras, mas sempre falhava! Até que em um certo dia ele resolveu lidar com isso de uma forma diferente, ele dividiu esses 30 minutos em mini atividades para serem realizadas.
Com isso, ele conseguiu desde o primeiro dia, com a prática de uma flexão chegar até a meta original de 30 minutos com muita força de vontade, aplicada todos os dias.
E o que isso quer dizer a nós? Isso reflete exatamente ao nome do livro dele, pois com a implementação de hábitos menores você é capaz de atingir resultados maiores, e alcançar seus objetivos!
Por fim, ele percebeu que poderia aplicar essa técnica em diversas áreas e poderia ajudar muitas pessoas que também possuem dificuldades de cumprir e alcançar suas metas e objetivos.
Você pode implementar Mini Hábitos em inúmeras áreas da sua vida. A todo momento travamos uma luta diária com nós mesmos, em busca da nossa evolução e implementação de hábitos melhores, não é mesmo?
Listamos algumas atividades corriqueiras:
Enfim, ficaríamos aqui horas discutindo inúmeras oportunidades de criarmos Mini Hábitos!
Com a inclusão de novos hábitos você pode mudar o seu futuro, a partir de ações que você não se reconheça mais no passado.
Você pode sim, incorporar habilidades físicas ou cognitivas de maneira saudável, sem partir para o radicalismo, pois assim, a chance de você se adequar e conseguir de fato incluir esse hábito na sua rotina e alcançar sua meta, é muito maior.
Mas você sabe como aplicar essas ações? Continue a leitura para entender melhor.
Uma estratégia muito boa para implementar Mini Hábitos, é utilizar os mesmos momentos do seus hábitos já instaurados em você! De que forma?
Por exemplo, quando você for escovar os dentes defina a sua meta em: a cada dia eu vou passar o fio dental somando um dente, portanto no primeiro dia será um dente, no segundo dia serão dois, e assim por diante.
Dessa forma, toda vez que você finalizar a escovação vai se lembrar disso, e como você já está no ambiente e com a energia na atividade, o cérebro funciona no automático, e lembra-se da ação, com isso torna-se mais fácil cumprir esse hábito!
Esses hábitos não precisam ser apenas sobre atividades físicas, mas também em ações ou traços da sua personalidade que você deseja evoluir.
Vale lembrar que sempre que se dispuser a criar novos hábitos, você estará suscetível a falha, e não tem problema algum em ter que iniciar do zero, afinal você já avançou o sinal da atitude em querer mudar, e isso também é super importante.
Todas as atividades fazem parte de um processo, da construção de uma nova rotina, então nem sempre você vai se lembrar, ou realizar com a melhor energia possível, mas sempre estará tentando, dia após dia, para entregar o seu melhor.
Vamos entender quais são as vantagens da aplicação?
O próprio autor Stephen Guise comenta sobre as principais grande vantagens decorrentes da implementação de Mini Hábitos como:
Simplicidade: Stephen declara que as atividades são muito simples de serem iniciadas, pois os esforços são somados dia após dia, e isso te motiva e não cria um peso em sua consciência.
Progresso: Diariamente após a conquista e realização das pequenas atividades você sente progredindo, com isso você cria estímulo para se superar cada vez mais.
Metas alcançáveis: Com a elaboração de pequenas metas, a probabilidade de você ter energia e dedicação para cumprir é muito maior do que em uma super meta.
Antes mesmo de definir mudanças radicais em seu comportamento ou personalidade, é preciso acreditar que você é capaz.
É necessário sentir e vibrar que você pode alcançar seus resultados a partir de pequenas ações que podem ser incluídas no seu dia a dia! Sempre um passo de cada vez!
Interessante, não é mesmo? Não deixe de acompanhar a Voitto aqui no Blog!
Se você gostou do conteúdo, então se liga nessa super dica!
E se você pudesse iniciar sua capacitação na metodologia tendência do mercado durante seu intervalo entre aulas ou expediente?
A certificação de White Belt da Voitto, com 4 horas de duração, tem acreditação internacional e te ajudará a conhecer os princípios mais básicos da melhoria de processos.
Você irá aprender o método DMAIC - Definir, Medir, Analisar, Melhorar (Improve) e Controlar - por meio de teoria e cases e, assim, poderá trazer melhorias à sua área de trabalho. Aprenda a reduzir custos, otimizar processos e esteja apto a participar do nível operacional da aplicação prática dos projetos de melhoria contínua!
E então, quer impulsionar sua carreira e ainda conhecer a plataforma da Voitto? Insira o cupom BLOG100 e se capacite gratuitamente!
Esperamos você para estudar com a gente e depois publicar o certificado no LinkedIn, hein? Clique no botão abaixo para saber mais a respeito!
Grad. em Engenharia de Produção UFPR. Possui curso Técnico em Administração pela ETEC-SP.
Participei como Bolsista no projeto de extensão NTE-TEIA, Núcleo de Tecnologias Educacionais.
Já atuei como Tesoureira do Centro Acadêmico- CAENPRO, como voluntária no projeto "Mais merenda, menos desperdício", bolsista no projeto "Sabão Solidário em tempos de pandemia".
Possui certificado de White Belt e Agile Scrum, Blog, Copywriting, Produção de Conteúdo e também Marketing de Conteúdo.
Atua no Grupo Voitto na área do Blog, acredita que compartilhar conhecimento é forma mais eficaz de melhor o mundo.
Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade.
Respeitamos sua privacidade e nunca enviaremos spam!