A produção de conteúdo deixou de ser um diferencial de um negócio e passou a ser um pré-requisito para que qualquer marca consiga se inserir no mercado de forma assertiva.
Diante disso, entender sobre a produção de conteúdo e conhecer mecanismos que possam evidenciar o seu negócio através dessa ferramenta é muito produtivo e ajuda no alcance dos resultados almejados.
Ficou curioso para saber mais sobre esse tema? Então, pode ficar tranquilo e conferir os tópicos a seguir, para saber mais detalhes sobre os seguintes assuntos:
Vamos à leitura?
A produção de conteúdo é uma estratégia de marketing digital que se encarrega de criar conteúdos para a web e distribuí-los em diversos canais de comunicação.
Dessa forma, trata-se de uma forma de transmitir um conteúdo relevante que geralmente está relacionado a um produto ou serviço do seu negócio.
Existe um tipo de conteúdo para cada finalidade, tal como: posts em blogs, e-books educativos, transcrição de podcasts, vídeos e imagens, infográficos, landing page, entre outros.
Os canais de transmissão da mensagem podem ser sites, redes sociais, emails, etc. Sendo assim, o principal objetivo é fazer com que uma mensagem chegue até o seu público alvo, atingindo a estratégia pretendida.
Além disso, vale ressaltar que as empresas podem adotar diversas estratégias de produção de conteúdo, contando com redatores internos ou terceirizados, dependendo da estratégia que melhor contempla seu negócio.
Vale ressaltar ainda que a produção de conteúdo traz inúmeros benefícios para sua marca, visto que ela agrega valor, aumenta os resultados, reduz os custos e amplia a visibilidade.
Depois de falar sobre o que é a produção de conteúdo, que tal entender mais sobre os mecanismos que podem te ajudar a implementá-la conferindo as dicas a seguir que podem te ajudar nesse processo? Veja no tópico a seguir!
Mas antes, você quer aprender como colocar todas as suas ideias criativas em prática?
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Ter uma ideia pode parecer algo impossível, ou no mínimo muito difícil. Isso acontece pelo fato de que a representação de ter uma “Ideia” parece ser algo abstrato e que “vem do nada”.
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Produzir conteúdo vai muito além de apenas criar textos, pois envolve estratégias e veículos certos para que chegue ao público-alvo e tenha os resultados esperados. Dessa forma, confira o passo a passo a seguir para fazer um conteúdo de sucesso:
A organização e planejamento é o primeiro passo para que qualquer projeto seja idealizado e as primeiras ações possam ser realizadas, afinal, é preciso saber onde se quer chegar para traçar o caminho até lá!
Dessa forma, planeje quais são as estratégias de produção de conteúdo que farão sentido ter aplicação em seu negócio e organize as ações que te farão alcançar esses objetivos.
O público alvo é sempre um ponto muito falado em todas as principais estratégias de qualquer negócio, e entender para quem seu conteúdo está sendo produzido é essencial.
Dessa forma, conheça o seu público, analise as principais informações sobre ele e personalize seu conteúdo para que ele possa suprir as dores que a sua persona apresenta.
O conhecimento está em constante atualização e passando pelo processo de inovação, por isso, se manter atualizado é um grande diferencial para se destacar na internet.
Logo, invista em capacitação para o seu marketing de conteúdo, alinhando suas estratégias às tendências.
Isso fará com que suas produções tenham mais visibilidade e se destaquem em meio a tantos conteúdos produzidos diariamente na internet.
Se você trabalha com produção de conteúdo, com certeza o nome SEO já deve ser familiar! Essa estratégia é a principal responsável por inserir o seu conteúdo nas principais palavras chaves dos mecanismos de busca.
A redação SEO, por exemplo, é responsável pela otimização do conteúdo postado, tornando a experiência mais amigável e satisfatória para o leitor e também entregando um conteúdo mais estruturado para os mecanismos de busca.
Além disso, através do uso das ferramentas de SEO é possível aumentar o alcance do seu conteúdo de forma significativa, ou seja, seu conteúdo pode cada vez mais atingir diversas pessoas do seu funil de vendas.
Quando seu usuário busca um conteúdo na internet , ele está em busca de algo que lhe proporcione informações de qualidade e mais do que isso, originalidade.
Por isso, prezar por fazer conteúdos de qualidade é tão importante, visto que contribui para agregar valor a sua marca e ainda contribui para a fidelização de clientes.
Para mensurar a eficiência das suas estratégias de marketing digital, é válido utilizar os dados gerados pela interação do seu público nas plataformas para tirar insights produtivos e norteadores.
Esses dados podem ser analisados através de métricas como taxa de cliques, autoridade domínio, taxa de rejeição, taxa de conversão, número de leads, número de visualizações, etc.
Logo, acompanhe periodicamente os resultados para que as estratégias possam ser adequadas aos objetivos de acordo com os dados mensurados, pois eles indicaram o que deu certo e o que ainda pode ser melhorado.
As ferramentas são facilitadoras do trabalho, o que pode ser usado de modo muito proveitoso. Assim, não deixe de usar ferramentas de controle de qualidade de conteúdo, como verificadores ortográficos e de plágio.
Além disso, é possível utilizar ferramentas que mensuram os dados do desempenho dos seus conteúdos na internet, tais como o Google Search Console, Google Analytics, Semrush, entre outras.
Outras ferramentas interessantes para a melhoria da produção de conteúdo é o sistema de feedbacks, em que seu público pode manifestar sua satisfação e até mesmo propor melhoriasque podem ser implementadas.
A constância é a chave para o sucesso, afinal, o crescimento é algo gradativo que acontece com muita persistência e alinhamento de estratégias para alcançar os resultados pretendidos.
Por isso, tenha um ritmo de produção de conteúdo para o seu negócio, pois dessa forma ele sempre agregará valor ao seu público alvo e isso trará reconhecimento e visibilidade para o mesmo.
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Thiago é engenheiro de produção, pós-graduado em estatística e mestre em administração pela UFJF. Especialista Black Belt em Lean Six Sigma, trabalhou na Votorantim Metais e MRS Logística, onde foi gestor e especialista em melhoria contínua. Com certificações MOS® e Auditor Lead Assessor ISO 9001, atuou em projetos de consultoria e ministrou treinamentos e palestras em congressos como ENEGEP e Six Sigma Brasil. Professor nas áreas de Gestão e Empreendedorismo, é fundador do Grupo Voitto e mentor de empresas, dedicando-se à liderança executiva da Voitto, com a visão de torná-la a maior escola online de gestão do Brasil.
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