Em um contexto onde as empresas buscam cada vez mais meios de aumentar a competitividade e se destacar no mercado, o Plano Mestre de Produção (PMP) surge como uma ótima oportunidade.
Produzir mais com menos é uma das grandes promessas dessa ferramenta, que otimiza a capacidade produtiva e reduz ao máximo os custos operacionais.
Para entender como obter esses resultados através do programa mestre de produção, a Voitto preparou um artigo completo para você! Aqui, você vai entender tudo sobre o conceito da ferramenta, a importância no sistema de gestão e como aplicá-la na prática. Vamos lá?
Toda empresa necessita gerenciar bem os seus processos de produção e recursos com um planejamento que gere redução dos custos da organização, melhoria na qualidade dos produtos, velocidade e confiabilidade das entregas, bem como a flexibilidade do processo produtivo.
Portanto, o domínio das práticas de PCP é essencial a qualquer profissional, independente do negócio ou produto que esteja realizando. Pensando nisso, desenvolvemos o curso Fundamentos de Planejamento e Controle da Produção que te capacitará a:
O Plano Mestre de Produção ou Master Production Planning (MPS) é um documento que reúne as informações acerca da quantidade a ser produzida e quando será produzido.
Com o MPS, é possível realizar a gestão de pedidos e entregas, pois ele torna visível quais produtos devem ser fornecidos em cada data e permite analisar se a empresa é capaz de atender ou não a demanda do cliente no prazo estipulado, dado à capacidade produtiva no momento.
Para tanto, o Plano Mestre de Produção leva em conta dois tipos de demanda:
Além disso, o MPS orienta a produção através dos níveis de prioridade de cada pedido de acordo com a sua urgência. Esse planejamento deve ser feito para o período de tempo de 6 a 12 meses.
Outro fato relevante sobre o Plano Mestre de Produção é que ele é feito a partir de um planejamento agregado que sofre uma desagregação. Desse modo, é originado um documento para cada produto da família para que seja feita uma análise individualizada.
Deve-se, então, verificar o nível de estoque dos produtos para saber quanto deve ser produzido de cada um deles em um determinado período, de forma a evitar retrabalho.
Como você já deve ter percebido, a execução de um Plano Mestre de Produção pode possibilitar o alcance de diversos benefícios a uma organização. Entre eles, destacam-se:
Agora que você entendeu o que é um Plano Mestre de Produção e sabe de todos os benefícios que ele é capaz de possibilitar a uma organização, com certeza deve estar se perguntando como fazê-lo.
Apesar de parecer algo complexo, o documento é de simples execução. Veja, na planilha montada abaixo, quais devem ser os campos que devem estar presentes ao montá-lo:
Previsão de demanda desagregada: primeiramente, é necessário realizar a desagregação de um plano agregado de produção, separando os itens da família para que cada um deles seja analisado de forma separada. Em seguida, deve-se realizar um previsão de quantas vendas de cada produto serão realizadas no período de tempo em questão.
Pedidos firmes (em carteira): são os pedidos que a equipe de vendas já fechou para os próximos períodos.
Estoque projetado: o estoque projetado será dado pelo estoque do mês anterior somada à quantidade de recebimento do MPS, subtraindo-se o consumo esperado. Mas, atenção, esse cálculo varia de acordo com o tipo de fabricação. Caso a política da empresa seja de produzir para estoque, deve-se considerar a previsão de demanda. Entretanto, se a produção é feita mediante apenas encomenda, utiliza-se os pedidos firmes para análise.
Na fórmula, o consumo esperado será o valor máximo entre a previsão de demanda para o período e a quantidade de pedidos firme no mesmo.
Recebimento do MPS: é a quantidade que deve ser produzida, quando o estoque é negativo, para atender o consumo esperado. Se o estoque for positivo, não é necessário receber do MPS e esse valor é nulo.
Ao construir um plano mestre de produção, você deve se atentar aos seguintes fatos:
Se você quer experiência e prática para se tornar uma referência em Planejamento e Controle da Produção, nós temos a oportunidade para você: nosso curso de Formação de Especialistas em PCP!
Na formação, você terá acesso a 3 cursos que farão você entender o sistema de gestão operacional e como trazer bons resultados por meio do planejamento, controle e programação do fluxo produtivo.
Tá esperando o que? Inscreva-se na Formação de Especialista em Programação e Controle da Produção e aprenda métodos, práticas e ferramentas estruturadas para garantir maior qualidade e produtividade dentro de uma organização.
Cliquena imagem abaixo e tenha acesso a maiores informações sobre esse pacote!
Thiago é engenheiro de produção, pós-graduado em estatística e mestre em administração pela UFJF. Especialista Black Belt em Lean Six Sigma, trabalhou na Votorantim Metais e MRS Logística, onde foi gestor e especialista em melhoria contínua. Com certificações MOS® e Auditor Lead Assessor ISO 9001, atuou em projetos de consultoria e ministrou treinamentos e palestras em congressos como ENEGEP e Six Sigma Brasil. Professor nas áreas de Gestão e Empreendedorismo, é fundador do Grupo Voitto e mentor de empresas, dedicando-se à liderança executiva da Voitto, com a visão de torná-la a maior escola online de gestão do Brasil.
Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade.
Respeitamos sua privacidade e nunca enviaremos spam!