Um dos problemas mais evidentes em empresas que estão se desenvolvendo, e até mesmo nas que já atuam no mercado, é o controle eficiente do caixa. Assim, sem o entendimento correto de PMR, é muito comum que ocorram crises de liquidez.
Sem uma análise e controle bem feito dos prazos médios (PMR, PMP e PMF) é possível que, mesmo vendendo bastante, falte dinheiro para pagar as contas graças a um descasamento desses prazos.
Não é ideal, por exemplo, ter bastante dinheiro para receber daqui a 60 dias, mas possuir dívidas para pagar hoje. Na linguagem dos negócios, os ativos e passivos de prazos semelhantes devem andar em sincronia. Assim, se você quer entender de vez tudo sobre PMR, acompanha os tópicos abaixo:
PMR é o prazo médio de recebimento de vendas. Nesse sentido, ele é um indicador que nos ajuda a entender quantos dias, em média, a empresa demora para receber o pagamento pelas suas vendas por meio da projeção do fluxo de caixa.
Assim, a análise e controle eficiente do PMR contribui para um entendimento mais sólido da necessidade de capital de uma empresa, evitando crises de liquidez, nas quais o prazo das dívidas é menor do que o recebimento do dinheiro.
Muitas empresas ao começar suas atividades focam apenas em como aumentar as vendas (o que, obviamente, é de extrema importância), mas acabam negligenciando o controle do PMR, há um aumento constante da necessidade de capital de giro, por isso, é importante sempre atrelar o aumento das vendas com os prazos.
Assim, da mesma forma que toda empresa deve ter um processo de venda bem estruturado, é necessário também uma estratégia para encontrar e alcançar o PMR ideal. Desse modo, quanto maior for o PMR, mais cautela a empresa deve tomar, evitando estratégias arrojadas demais e alavancagens.
Um dos modos de melhorar o prazo médio de recebimento é diversificando e ampliando as fontes de renda. Expandir para o setor das vendas online, por exemplo, sempre analisando bem os prazos,
Outra maneira interessante é expandir a base de clientes. Com o foco em uma equipe de vendas bem sucedida, com uma boa criação do funil de vendas. Assim, é possível gerar mais leads, que são mais cliente em potencial.
Você já ouviu falar sobre fluxo de caixa? É um Instrumento de gestão financeira que projeta para períodos futuros todas as entradas e as saídas de recursos financeiros da empresa, indicando como será o saldo de caixa para o período projetado. Esse fluxo deixa fácil identificar os lucros e despesas da sua empresa.
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O PMR expressa quanto tempo demora entre a venda e o recebimento do pagamento. Assim, para se calcular o prazo médio de recebimento levamos em consideração as “Contas a Receber” e “Receita Líquida” (a razão entre esses dois termos). Temos então:
É sempre interessante ao se analisar indicadores, o fazer em conjunto (ponto abordado no próximo tópico deste artigo). Todavia, apenas o PMR sozinho já traz insights bastante úteis.
Assim, se uma empresa apresenta um PMR = 10, por exemplo, significa que, após um cliente realizar a compra de algum produto, ela leva em média 10 dias para receber o dinheiro.
Portanto, quanto menor o PMR melhor para a empresa. Pode-se realizar essa análise em relação às outras empresas do setor, com uma comparação com o benchmarking, por exemplo.
Com um conhecimento do PMR, as empresas podem realizar técnicas de projeções do fluxo de caixa para se anteciparem a crises de liquidez, ou até mesmo ao excesso dela.
Afinal, ter muito dinheiro parado gera um custo para a empresa (podemos pensar na inflação e nas possibilidades de lucro ao usar aquele dinheiro), então apenas alocar caixa exageradamente não é a solução. Por isso, o controle efetivo do PMR ajuda as empresas a entenderem sua situação financeira atual.
Para se entender o ciclo financeiro de uma empresa, é necessário unir o prazo médio de recebimento com outros dois indicadores: PMP (prazo médio de pagamento) e PME (prazo médio de estocagem). Esses 3 indicadores juntos nos ajudam a entender a duração de todo o processo financeiro.
Assim eles nos mostram, na média, quantos dias o produto passou no estoque até ser comprado pelo cliente, somado ao tempo que a empresa demora para receber o pagamento de fato, juntamente com o tempo que a própria empresa paga aos fornecedores (fechando o ciclo).
O PMP, ou prazo médio de pagamento, expressa quantos dias, em média, a empresa levou para pagar os seus fornecedores. Sendo assim, esse indicador nos mostra quanto tempo levou entre a compra da matéria prima (ou de algum produto) até o pagamento efetivo da mesma.
Nesse sentido, quanto maior for o PMP, melhor para empresa. Isso se relaciona com o fato já mencionado do valor do dinheiro no tempo. Assim, prolongar as dívidas e encurtar as receitas é benéfico para a empresa.
O PME, ou prazo médio de estocagem, nos indica quantos dias o produto fica armazenado no estoque antes de ser vendido. Então, esse indicador expressa quantos dias passaram entre a compra do estoque e a sua venda. Então, o CMV é o Custo da Mercadoria Vendida.
O PMF, ou prazo médio de faturamento está relacionado, no geral, a operações como parcelamento, em que o cliente assume o compromisso de pagar uma parte do produto no futuro.
Ela expressa quantos dias, em média, a empresa vai faturar o pedido, utilizando de uma média ponderada na qual cada parcela possui como seu peso o prazo de faturamento. Assim, temos sua fórmula, onde o somatório do valor das parcelas nada mais é do que o preço total pago pelo produto.
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Thiago é engenheiro de produção, pós-graduado em estatística e mestre em administração pela UFJF. Especialista Black Belt em Lean Six Sigma, trabalhou na Votorantim Metais e MRS Logística, onde foi gestor e especialista em melhoria contínua. Com certificações MOS® e Auditor Lead Assessor ISO 9001, atuou em projetos de consultoria e ministrou treinamentos e palestras em congressos como ENEGEP e Six Sigma Brasil. Professor nas áreas de Gestão e Empreendedorismo, é fundador do Grupo Voitto e mentor de empresas, dedicando-se à liderança executiva da Voitto, com a visão de torná-la a maior escola online de gestão do Brasil.
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