Ser líder é uma grande responsabilidade dentro das empresas, e para possuir uma boa gestão exercendo esse cargo de liderança é necessário ficar atento no estabelecimento das soft skills, estas são importantes habilidades pessoais para o sistema de gestão e ambiente empresarial.
As soft skills auxiliam no relacionamento subjetivo e também com o outro, visto isso, são elementos fundamentais para alcançar o título de “bom líder” dentro do seu espaço de trabalho.
Estas qualidades de comportamento, acopladas a sistemas eficientes de gestão e administração, podem ser essenciais para a virada de jogo de uma empresa. Análises, feedbacks e um bom controle emocional podem levar não apenas a empresa, mas também os colaboradores longe!
Mas você sabe identificar o que é ser um bom líder? Quais os pontos de melhorias que você indicaria agora para o seu atual líder?
Continue a leitura conosco e saiba mais sobre o assunto nos seguintes tópicos!
Para ser um bom líder, além de ter uma boa inteligência emocional, é necessário também alguns elementos cruciais para uma boa gestão. Visto isso, separamos para você quais são eles!
Para ser considerado um bom líder você precisa ter:
Um bom gestor, para liderar uma equipe, precisa dominar a arte da comunicação. Isto é, aplicar as práticas de feedback, ser assertivo, verbalizar de forma clara e concisa e também saber se posicionar com muita inteligência emocional perante as situações.
A empatiacomo habilidade interpessoal é de extrema importância para os cargos de liderança. Isso porque ao lidar com o outro é essencial que possamos entender as limitações subjetivas no dia a dia e compreendê-las ao delegar tarefas, por exemplo.
Além de uma boa comunicação e empatia, a desenvoltura do pensamento crítico é também um dos pontos fortes em uma liderança que precisa ser destacado. Aprender a olhar e analisar criticamente as situações é importante e ajuda também a alinhar as suas expectativas e a da equipe com a da empresa.
Um bom líder, além de tudo, precisa também transparecer autoridade. Mas calma lá, não confunda autoridade com despotismo! Existe uma linha muito tênue entre você conseguir afirmar que você é um líder com autoridade e abusar desse poder sendo autoritário!
Já te disseram que existem pessoas que nasceram para liderar? Mohamed, Martin Luther King, Steve Jobs e Oprah Winfrey são exemplos, não é?
Mas algo que não te contaram é que lideranças nascem em diversos locais diferentes, não devido a gene, mas sim por meio da aprendizagem!
Então a pergunta é: você quer transformar a sua maneira de lidar com pessoas, tornando-se um líder de alto desempenho?
Se sim, está no lugar certo! Estes líderes citados e até os que você já conviveu em uma empresa possuem características similares e neste eBook Guia prático para ser um líder de alta performance, vamos te apresentar algumas delas!
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Agora que vimos algumas qualidades que um líder deve possuir, vamos observar mais de perto algumas responsabilidades que devem ser realizadas por qualquer pessoa que está na liderança:
Este está intrinsecamente relacionado à qualidade de empatia mencionada anteriormente, afinal só conseguimos nos importar e oferecer apoio quando entendemos e nos colocamos no lugar dos outros.
Como líder, dar apoio para seus liderados significa maior confiança entre os membros da equipe e consequentemente não haverá bloqueios entre processos no trabalho, pois sempre ocorrerá uma comunicação efetiva.
Mais do que todos, o líder deve estar sempre motivado, isto pelo simples fato que seguimos aquilo que nos é demonstrado,. Sendo assim, uma pessoa no comando que é motivada vai consequentemente encorajar os outros também!
Entretanto, não se preocupe, ter alguns dias ruins não é um problema, pois seria uma exceção, o importante é a constância e estar disposta a repassar essa motivação para todos os membros. Veja um pouco sobre isso com o filósofo brasileiro Cortella:
Aqui vem um ponto crucial, harmonia do time é o que diz como o trabalho vai fluir no dia a dia, por isso é importante ressaltar o que deve ser feito de modo paliativo, em outras palavras, o líder deve realizar uma análise prévia da equipe para avaliar se o novo membro se encaixa no perfil dos antigos colaboradores.
Isto é um papel que o líder deve realizar, seja para entender queixas entre membros e como resolvê-las de forma a garantir o bem-estar do grupo.
Colocar cada colaborador em um espaço onde este brilhe mais é uma função vital para a eficiência e eficácia de um grupo, pois cada um terá uma qualidade em determinadas áreas, que podem ser exploradas e até melhoradas.
Primeiro, é bom realizar uma lista com o que é importante para a organização e depois avaliar, com o auxílio de testes ou análises do trabalho diário, o que cada um tem mais afinidade.
Após analisar com o que cada membro é mais hábil, vem o momento de designar funções para cada um. Aqui conta não apenas as habilidades, mas também a satisfação pessoal dos colaboradores, pois são eles que trabalharão nesta função.
E não se esqueça, sempre dê oportunidade para desenvolvimento pessoal se eles tiverem interesses em outras áreas, afinal capacitações estão aí para isso!
Se você é um líder, precisa ficar atento aos seus pontos de melhoria, e para ficar atento aos seus pontos de melhoria você precisa estar apto às mudanças!
Entender que a adaptação faz parte da mudança é um requisito importante. Se adaptar e ter a capacidade de perceber quando se deve melhorar em algum quesito ou não é um grande passo para a jornada de um bom líder.
Às vezes o que oferecemos ao outro não é suficiente, e o que nos dão não cumpre com as nossas expectativas, por isso, uma boa conversa e a prática dos feedbacks são importantes dentro das empresas.
Com os feedbacks podemos saber quais áreas podemos melhorar para ter um relacionamento melhor com a equipe.
Para identificar os seus próprios pontos de melhoria é necessário ter autoconhecimento.
Com o autoconhecimento podemos identificar quais características nossas precisam ser mudadas ou aprimoradas. Além disso, com o desenvolvimento do autoconhecimento podemos também respeitar e saber os nossos próprios limites.
Para saber identificar os seus pontos de melhoria, reflita sobre os seguintes requisitos:
Se após esses questionamentos você conseguir identificar algum ponto que precisa ser melhorado na sua comunicação social com o outro, comece a se planejar para mudá-lo em sua própria rotina.
Como visto, a principal ferramenta para identificação dos pontos de melhoria de um líder é a prática de feedbacks. Por isso, separamos duas práticas que podem ajudar na gestão da sua corporação incentivando o crescimento pessoal e profissional dos colaboradores.
As reuniões one-on-one são pequenos momentos entre o líder e o colaborador que servem para realizar a prática de feedbacks e também estreitar as relações entre líder e liderado.
Essas reuniões devem estar dentro de um limite de tempo curto e o ideal é serem feitas com recorrência, de modo quinzenal ou mensal.
Uma boa alternativa para recolher feedbacks verdadeiros é a utilização do Google Forms em forma anônima. Muitas pessoas possuem medo de expressar as suas opiniões e nesse caso as reuniões one-on-one se tornam superficiais.
Com o Google Forms em forma anônima é possível recolher feedbacks sem saber quem foi que deu. Essa, por sua vez, é uma ótima forma de conseguir colher de seus colaboradores o que eles acham da sua liderança e também da empresa em que trabalham sem se comprometer.
Interessante, não é mesmo? Agora vem descobrir com a gente como desenvolver este líder dentro de você.
Todos nós conhecemos exemplos de líderes de sucesso em nossa sociedade. Mas deveríamos nos perguntar: será que todos eles possuem características em comum? Trabalham da mesma forma?
Pensando nisso, Barry Posner e James Kouzes, após anos de entrevista e análise de líderes altamente eficazes, perceberam a existência de algumas práticas em comum entre esses grandes gestores.
Assim, chegou-se a conclusão de que existem cinco práticas básicas em comum adotadas por grandes líderes no mundo, que serão explicadas em nosso Ebook 5 práticas exemplares de liderança.
Além disso, no nosso Ebook 5 práticas exemplares de liderança é possível perceber ações concretas que podem ser utilizadas no seu dia-a-dia para melhorar sua atuação como líder e, consequentemente, o resultado de sua equipe.
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Grad. em Psicologia pela Universidade Nove de Julho (UNINOVE) e atual membro da Liga Acadêmica de Psicanálise e Patologia (LAPP). Especialista na área de Pesquisa e Desenvolvimento do grupo Voitto. Possui certificação em produção e interpretação de textos (UNINOVE), Recrutamento e Seleção (GUPY), copywriting, marketing digital e conteúdos para a web (VOITTO). Acredita que um bom desempenho pessoal depende da nossa percepção sobre o mundo.
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