O Lean Six Sigma é uma das filosofias de gestão mais utilizadas na indústria e na manufatura de produtos ou serviços. Mas por que se tornar um especialista Lean? Quais são os benefícios?
Um de seus expoentes, Jack Welch, aplicando essa metodologia na General Electric fez com que o valor da companhia atingisse 120 bilhões de dólares. Esse é o tamanho do impacto gerado pelo LSS ao ser aplicado na empresa.
Por isso, vamos te mostrar os motivos que respondem a sua pergunta "por que se tornar um especialista Lean?", trabalhando com o seguintes tópicos:
O Lean Manufacturing é uma metodologia desenvolvida para minimizar o desperdício de recursos de trabalho, melhorando os níveis de produção. Eles são implementados com o intuito de aumentar a produtividade de uma empresa.
A origem do Lean é japonesa, com o sistema de Produção Toyotista. Se você deseja conhecer mais sobre essa metodologia, como aplicar e quais são as principais barreira para a sua aplicação, faça agora o download do e-book Lean Manufacturing de A a Z.
Com esse material você será capaz de entender todos os desafios do Lean, seus princípios e suas ferramentas. Clique no botão abaixo e adquira o seu e-book!
Os princípios Lean aplicados pela Toyota incluem a fabricação "just-in-time", em que o estoque é mantido em níveis baixos conforme necessário. A automação supervisionada por trabalhadores humanos para manter a qualidade, conhecido como jidoka, e a minimização do tempo de inatividade e de transporte, entre outros.
Em resumo, as metodologias Lean consistem em eliminar o que não agrega valor e entregar o melhor produto possível para o cliente o mais rápido e com o mínimo de obstáculos.
A implementação de práticas Lean significa identificar e eliminar as práticas e procedimentos desnecessários, os substituindo por estratégias otimizadas. Na prática, isso quer dizer que sua implementação envolve:
O princípio do Lean mais importante é a satisfação do consumidor. Por isso, o processo tradicional da empresa é otimizado em todas as etapas da produção.
A empresa ganha valor entregando produtos de qualidade, com o maior custo-benefício, que atendam os padrões de exigência no menor tempo possível, sempre buscando a melhoria contínua.
Para tanto, existem algumas estratégias e ferramentas de implementação do Lean. Uma delas é o evento Kaizen. Outra técnica de implementação é a adoção do programa 5S. Esse consistem em cinco técnicas que são chamadas sensos que devem ser criados em todos os colaboradores.
Esses conceitos ajudam a garantir um ambiente de trabalho organizado e limpo. Desse modo, o Lean conta com uma série de ferramentas para te ajudar no trabalho.
Ser um especialista Lean é se tornar um profissional abrangente. Isso porque, o Lean, apesar de ter nascido na indústria, foi importado para diversas outras áreas. Vamos ver em quais delas o especialista Lean pode atuar:
O Lean Office consiste justamente na aplicação dos princípios Lean nos ambientes administrativos, como escritórios. Assim como nas grandes fábricas, também encontramos desperdícios nos escritórios.
Alguns desses desperdícios são: atividades repetitivas que não agregam valor, excesso de burocracia, tempo de espera muito alto, movimentações desnecessárias, necessidade de retrabalho ou checagem, falta de procedimentos formais, entre outros.
Na logística, aplicamos o Lean para identificar e eliminar atividades desnecessárias do supply chain. O objetivo é aprimorar o fluxo e a velocidade de produção.
Isto significa que o Lean Logistics serve para melhorar as operações em todos os níveis da cadeia de suprimentos, reduzindo desperdícios e melhorando o controle da rede. Na prática, isso quer dizer um melhor gerenciamento de estoque e materiais, eliminado passos desnecessários na entrega.
Já o Lean Healthcare é a aplicação dos princípios Lean em um hospital ou unidade de saúde, minimizando os desperdícios e otimizando os processos, procedimentos e tarefas.
Ele é aplicado sobre todos os setores e membros da organização, desde os agentes clínicos até o setor administrativo, identificando possíveis desperdícios e eliminando tudo o que não agrega valor para o paciente.
Já vimos como o Lean funciona e algumas de suas principais ferramentas. Mas então, por que se tornar um especialista Lean?
Quando um profissional busca conhecimentos dessa metodologia, sua se desenvolve muito mais. Isso significa que ele fará análises mais precisas dos processos, identificando falhas com maior facilidade e trazendo aperfeiçoamentos. Por isso, ele torna-se um colaborador fundamental para a organização.
O Lean promove a melhoria de processos, gerando eficiência, reduzindo desperdícios e aumentando a produtividade. Seus benefícios são muitos:
Deseja estar preparado para conduzir mudanças a caminho da excelência?
Para alcançar patamar profissional, nós oferecemos para você a Formação Especialista Lean. Com a nossa formação, você será capaz de dominar todas as ferramentas de controle de desperdícios nas empresas, aumentando a produtividade e a qualidade dos produtos ou serviços ofertados.
O pacote contempla Fundamentos Lean, 5S, Mapeamento de Fluxo de Valor, Kaizen e Manutenção Produtiva Total, que fornecerão todo o conhecimento necessário para que você aplique o Lean em qualquer área, da manufatura ao escritório!
Clique na imagem abaixo e inscreva-se!
Thiago é engenheiro de produção, pós-graduado em estatística e mestre em administração pela UFJF. Especialista Black Belt em Lean Six Sigma, trabalhou na Votorantim Metais e MRS Logística, onde foi gestor e especialista em melhoria contínua. Com certificações MOS® e Auditor Lead Assessor ISO 9001, atuou em projetos de consultoria e ministrou treinamentos e palestras em congressos como ENEGEP e Six Sigma Brasil. Professor nas áreas de Gestão e Empreendedorismo, é fundador do Grupo Voitto e mentor de empresas, dedicando-se à liderança executiva da Voitto, com a visão de torná-la a maior escola online de gestão do Brasil.
Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade.
Respeitamos sua privacidade e nunca enviaremos spam!